quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Confira as dicas de como usar as luzinhas de Natal ao ar livre de maneira mais bonita e segura

É fácil concordar que as luzinhas de Natal encantam e deixam a decoração de fim de ano ainda mais bonita. No entanto se a variedade de cores, formatos e piscadas dessas micro-lâmpadas for combinada de forma desordenada, o resultado pode ser um visual desastroso. Assim, a fim de garantir a beleza dos arranjos nesta época, seguir algumas dicas simples pode orientar como usar estes enfeites luminosos e ainda indicar certos cuidados para um manuseio e instalação seguros.


Não saia comprando tudo
Antes de comprar qualquer "pisca-pisca", primeiro pense na execução da decoração. Não se perca na infinidade de modelos dos enfeites luminosos.

Aposte nos contornos
Para áreas externas, uma aposta certeira é instalar as micro-lâmpadas no contorno da casa a fim de realçar seu formato. No entanto, tome muito cuidado ao fixar os enfeites em locais altos. Outra ideia seria fazer desenhos com essas luzes para que, no escuro, essas figuras se destaquem e passem uma mensagem. Não quer enfeitar a casa toda ou não pode gastar muito? Aplique essa mesma premissa às janelas, distribuindo os enfeites luminosos nas bordas das vidraças ou limites das esquadrias. Para fugir dos convencionais pisca-pisca nestes pontos, uma boa opção são as mangueiras ou fitas, em LED, que são maleáveis, de fácil instalação e baixo consumo de energia.

Que cor?
Siga com o mesmo olhar criterioso na hora de escolher as cores das luzes. Para não sobrecarregar a decoração, invista na luz branca que garante uma unidade harmônica ao visual final. No caso de decorar elementos do jardim, as coloridas podem render efeitos lúdicos. Uma outra ressalva é quanto à sincronia das luzinhas: se escolher as que piscam, regule o pulsar dos focos de modo a não haver conflitos entre os jogos.

Instalação segura
Para evitar problemas de sobrecargas, curtos-circuitos, choques elétricos, e em casos extremos, incêndios, tome alguns cuidados quanto à instalação dos enfeites luminosos:

- Evite o uso de adaptadores do tipo benjamim que podem sobrecarregar as tomadas e causar danos elétricos à residência.

- Como são produtos elétricos, as luzinhas não podem ficar em contato direto com a água ou umidade excessiva, como também não podem ser manuseadas com as mãos ou pés molhados, para evitar choques.  

- Se quiser fixá-las nas árvores, é necessário redobrar os cuidados com fios, cabos e acessórios utilizados, porque as plantas podem atrair raios durante a chuva. Um item primordial a ser observado é o bom isolamento das conexões elétricas.

- Não deixe as micro-lâmpadas ligadas por longos períodos. Por serem condutoras de energia elétrica, elas podem aquecer o material isolante usado na fixação. Para as mangueiras luminosas com lâmpadas incandescentes - que têm mais proteção - o limite gira em torno de 6 horas, enquanto as equipadas com diodos de LED podem permanecer acesas por até 12 horas. A situação, porém, complica quando as luzes usadas são as comuns, os conhecidos pisca-pisca: mais do que 2 h podem ser suficientes para que o produto apresente o superaquecimento dos fios. Portanto, seja prudente, períodos longos de uso podem acarretar incêndios.

- Observe para que as lâmpadas estejam afastadas de materiais inflamáveis como enfeites de papel, papelão ou plástico; cortinas; tapetes e sofás.

- Lembre-se de que as fiações devem ficar fora do alcance das crianças e dos animais domésticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize