segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Especial Novelas - Belíssima (2005)


Em Belíssima, o autor Silvio de Abreu lançou mão de uma trama de ação e mistério para falar sobre a importância da imagem em uma sociedade regida pelas aparências, discutindo valores como beleza, sucesso e honestidade. A história começa na Grécia, quando Pedro (Henri Castelli) e Vitória (Cláudia Abreu) preparam seu casamento. Pedro é neto da poderosa Bia Falcão (Fernanda Montenegro), uma mulher ardilosa, capaz de tudo para atingir seus objetivos. Rica, fria e calculista, ela é contra o casamento de seu neto com Vitória, uma ex-menina de rua, e tenta separá-los a qualquer custo. A neta mais velha de Bia, Júlia (Glória Pires), também sofre com as maldades da avó. Júlia é dona e administradora da Belíssima, reconhecida e luxuosa fábrica paulista de roupas íntimas que fora de sua mãe, Stella Assunção, uma mulher linda e talentosa que morreu precocemente em um acidente de avião. Stella deixou uma carreira promissora pela frente e dois filhos pequenos, Júlia e Pedro, que foram criados pela avó materna. Além de herdeira, Júlia administra as empresas do Grupo Assunção, que, além da Belíssima, inclui a moderna academia de ginástica Physical. Muito discreta e reservada, ela vive à sombra de sua falecida mãe e tem dificuldades de encontrar seu próprio espaço.

Bia compara Júlia a Stella, afirmando que ela jamais será uma mulher inteligente e interessante como a mãe. Cruel, ela não se cansa de atacar a simplicidade da neta. Além disso, não consegue ser feliz ao lado de nenhum homem, pois Bia sempre atrapalha seus relacionamentos, julgando e afastando todos os seus pretendentes. Oprimida pela avó, Júlia conta com a amizade de seu tio Gigi (Pedro Paulo Rangel), que sempre está a seu lado contra as maldades de Bia. Na Grécia, onde Pedro e Vitória moram com a filha Sabina (Marina Ruy Barbosa) e o irmão de Vitória, Tadeu (Thiago Martins), também vive o alegre Nikos Petrakis (Tony Ramos), padrinho de Sabina, um grego que trabalha no bar de Pedro e Vitória. Nikos se apaixona por Júlia ao conhecê-la no dia do casamento dos patrões e compadres. Os dois bebem, dançam e acabam passando a noite juntos, mas, no dia seguinte, Júlia se arrepende, e cada um segue seu caminho. O destino, no entanto, acabaria unindo os dois novamente. A trama dá uma reviravolta quando uma tragédia modifica a vida de todos: na Grécia, Pedro é misteriosamente assassinado, e Vitória, sem alternativas para sobreviver, decide voltar para o Brasil com a família. Nikos os acompanha e também deixa a Grécia. Sua grande tristeza é não conhecer o filho, Cemil (Leopoldo Pacheco), fruto de seu relacionamento com Katina (Irene Ravache), uma grega que fugiu para o Brasil com outro homem, carregando um filho seu.

A vida de Júlia se transforma inteiramente quando ela conhece André (Marcello Antony), por quem se apaixona. Bonito e muito sedutor, André consegue um emprego na Belíssima através de Cemil, e se aproxima de Júlia, deixando-a inteiramente encantada. Apaixonada, Júlia se sente forte e segura e, pela primeira vez, enfrenta sua avó, que tenta atrapalhar a felicidade da neta mais uma vez. O que ela não podia imaginar é que esse homem tão maravilhoso seria capaz de lhe trazer tanta decepção. 

Vitória é uma mulher alegre, bonita e batalhadora. Apesar de ter perdido seu grande amor, luta para levar uma vida digna, ao lado da filha e do irmão, no Brasil. Depois de trabalhar na lanchonete da Physical, Vitória decide abrir um restaurante grego em parceria com Nikos. Ao longo da trama, Vitória sofre muito e chega até a ser presa, acusada por Bia de matar o próprio marido. Na cadeia, é vítima de um atentado que a deixa entre a vida e a morte. A trama tem nova reviravolta com a morte de Bia Falcão. Ela sofre um acidente de carro e morre, levantando a suspeita de ter sido assassinada. Muitos são indiciados como suspeitos, e inicia-se uma investigação para descobrir a identidade do assassino. Enquanto isso, André dá um golpe em Júlia e rouba toda sua fortuna, assumindo a direção da Belíssima e da Physical, e tornando-se o único proprietário da bela e sofisticada casa onde ela morou durante anos. Para aumentar ainda mais sua desilusão e seu sofrimento, Júlia descobre o envolvimento de André com sua filha, Érica (Letícia Birkheuer).

Ao longo dos capítulos, as tramas se cruzam e os mistérios se revelam. O primeiro é a identidade dos assassinos de Pedro e Bia Falcão. A segunda é o que levou André a dar o golpe em Júlia. Para surpresa de todos, o vilão se mostra apaixonado por Júlia, e descobre-se que alguém está por trás de suas atitudes. Tudo o que ele faz é a mando de alguém e, arrependido, ele tenta alertar Júlia. Outra questão que vem à tona é a existência de um herdeiro de Bia Falcão, fruto de seu relacionamento com o turco Murat (Lima Duarte). Para se vingar do homem que a desprezou, Bia entregou a criança para adoção assim que ela nasceu. Outra mudança marcante ocorre com o retorno de Bia Falcão. Depois de meses, ela volta para sua casa como se nada tivesse acontecido.

As investigações sobre os crimes e mistérios ganham um reforço com a chegada do delegado Gilberto (Marcos Palmeira), um profissional incorruptível que se esforça para colocar Bia Falcão atrás das grades. Gilberto e Vitória se apaixonam. No último capítulo da história, todas as peças do quebra-cabeça se encaixam. O público descobre que André fora contratado por Bia Falcão para seduzir Júlia e roubar todos os seus bens. A vilã queria afastar a neta da liderança das empresas para ser a única dona da Belíssima. Quem morreu no lugar de Bia foi Valdete (Leona Cavalli), com quem André teve um caso no início da história. A vilã também é acusada pela morte de Pedro. Seu alvo era Vitória, mas, por um engano fatal, Bia encomendou a morte do próprio neto. Sem saída, ao ver seus planos irem por água abaixo, Bia decide fugir do Brasil e levar com ela a bisneta, Sabina. Sem controle, Bia atira em Vitória, mas André se joga na frente dela, salvando sua vida. Gilberto conta à vilã que foi descoberta a identidade de sua filha com Murat. Vitória está presente, e faz a revelação: ela própria é a filha abandonada ainda bebê. Bia Falcão termina a novela ilesa, num sofisticado apartamento em Paris, ao lado do jovem e belo Mateus (Cauã Reymond), filho de Cemil, que optou por viver como garoto de programa.
 

TRAMAS PARALELAS

A família Murat
Um núcleo importante na história é a família do turco Murat (Lima Duarte). Ele é casado com a grega Katina (Irene Ravache), e os dois são pais de Cemil (Leopoldo Pacheco), Safira (Claudia Raia) e Narciso (Vladimir Brichta). Na realidade, Cemil é filho de Nikos (Tony Ramos), segredo que Katina esconde há muitos anos. A única pessoa que sabe a verdade sobre a paternidade de Cemil é a fofoqueira Tosca (Jussara Freire), amiga de Katina, e dona do açougue próximo à sua casa. No desenrolar da trama, Nikos se aproxima de Cemil e os dois passam a ser grandes amigos. 

Pascoal e Safira
A filha de Murat (Lima Duarte) e Katina (Irene Ravache), Safira (Claudia Raia), também é um personagem importante na trama. Ela foi casada cinco vezes. Primeiro, com um italiano; depois, com um português; mais tarde com um judeu; logo após, com o mesmo italiano, e, em seguida, com um japonês. Cada um dos seus três filhos, Giovana (Paola Oliveira), Maria João (Bianca Comparato) e Isaac (Vitor Morosini), é de um pai diferente. Se apaixona por Pascoal (Reynaldo Gianecchini), mecânico da oficina vizinha à sua casa. Safira tem vergonha de assumir o amor pelo mecânico, e os dois passam a se encontrar sempre às escondidas. A situação se complica quando Pascoal começa a namorar Vitória (Cláudia Abreu), sua namorada de adolescência e, depois, é paquerado por Rebeca (Carolina Ferraz), deixando Safira louca de ciúmes.

A modelo Giovana
A filha mais velha de Safira (Claudia Raia), Giovana (Paola Oliveira), é fruto de seu casamento com Alberto (Alexandre Borges), um dos diretores da Belíssima. O sonho de Giovana é ser modelo e ela batalha muito para isso, para desgosto do pai, um típico machão. Ela encontra em Érika, a filha de Júlia (Glória Pires), (Letícia Birkheuer) sua maior rival como modelo. Seu grande amor é o primo Mateus (Cauã Reymond), filho de Cemil (Leopoldo Pacheco) com uma mulher que abandonou a família. Ao longo da trama, porém, Giovana se envolve com o pai de Érika, o italiano Cyro Laurenza  (Nicola Siri).
 
Mateus, o garoto de programa
Mateus (Cauã Reymond), filho de Cemil (Leopoldo Pacheco), é um jovem bonito e muito sedutor, que finge ser estudioso, mas trabalha como garoto de programa. Uma de suas fiéis clientes é Ornela (Vera Holtz) – amiga de Bia Falcão (Fernanda Montenegro) –, uma mulher madura e experiente que acaba se apaixonando pelo rapaz. Mas no fim da trama, é com a própria Bia que Mateus termina.

Gigi e as ex-vedetes
Gigi (Pedro Paulo Rangel) é um solteirão apaixonado por cinema. Sempre foi maltratado por Bia (Fernanda Montenegro), e é um dos suspeitos de seu assassinato. É amigo das divertidas Mary Montilla (Carmen Verônica) e Guida Guevara (Íris Bruzzi). Mary Montilla é uma ex-vedete, ex-cantora e ex-apresentadora de programa infantil, que enriqueceu ao se casar com um rico industrial, o qual era disputado a tapas com Guida Guevara, sua parceira no programa Os Furacões de Cuba, um enorme sucesso na extinta TV Tupi. 

Racismo
Através dos personagens de Dagmar (Sheron Menezes), Fladson (Marcelo Médici) e Tosca (Jussara Freire), a novela discutiu o racismo. Fladson se apaixona por Dagmar, para desgosto de sua mãe, que não admite que o filho namore uma moça negra. A abordagem do tema teve um tom bem-humorado, muito por conta da personalidade atrapalhada de Fladson, e de sua relação de submissão à mãe.

PRODUÇÃO
Durante 30 dias, as equipes de direção, produção e elenco da novela ficaram na Grécia registrando cenas e paisagens de um lugar mítico e paradisíaco. A ideia de gravar na Grécia foi do autor Silvio de Abreu, que tinha a intenção de mostrar ao público um pouco da beleza e da história do lugar que foi berço da civilização europeia, um dos maiores patrimônios históricos da humanidade. Foram escolhidas a capital, Atenas, mais as ilhas de Milos e Santorini.

CURIOSIDADES
Bia Falcão (Fernanda Montenegro), apesar de vilã, era adorada pelos telespectadores da novela, assim como o mau-caráter Alberto Sabatini (Alexandre Borges), também muito querido. Quando o público tomou conhecimento de que Bia morreria por volta do capítulo 70, houve inúmeras manifestações para que o autor não a tirasse da história. Posteriormente, quando a vilã voltou à cena, a expectativa também foi enorme: os fãs ficaram satisfeitos por poderem acompanhar a trama de Bia até o último capítulo da novela.

Glória Pires contou que, para manter o suspense sobre o desfecho da trama, ela e Tony Ramos só receberam o texto do último capítulo da novela no avião, quando embarcaram para gravar as cenas finais na Grécia. Segundo a atriz, ela só teve acesso às cenas em que sua personagem Júlia participava, assim como Tony Ramos e todo o elenco. Grande sucesso de público, crítica e audiência, Belíssima manteve o suspense até o capítulo final. Para despistar a imprensa, Silvio de Abreu chegou a divulgar o último capítulo com desfechos alterados.

A ideia inicial de Silvio de Abreu era ter Sônia Braga, Glória Pires e Edson Celulari nos papéis de Bia Falcão, Júlia e André. Sônia seria mãe de Glória, uma brincadeira com a novela Dancin’ Days (1978), de Gilberto Braga, na qual as duas viveram mãe e filha. Mas como Sônia não pôde aceitar o papel, o autor mudou o perfil dos personagens. E Marcello Antony foi escalado para fazer André.
 
Silvio de Abreu teve de driblar alguns imprevistos durante a novela. Na fase em que Bia Falcão (Fernanda Montenegro) é dada como morta, Vitória (Cláudia Abreu) leva uma facada na prisão e fica à beira da morte, e a história ficaria concentrada em Júlia. Mas Glória Pires, intérprete da personagem, foi obrigada a se ausentar das gravações por conta de uma hepatite. A solução foi fazer Júlia ser internada por André devido a um colapso nervoso, em uma clínica ignorada pelos demais personagens da trama.
 
Jamanta (Cacá Carvalho), personagem criado por Silvio de Abreu para a novela Torre de Babel, voltou à cena em Belíssima como o ajudante do mecânico Pascoal (Reynaldo Gianecchini). No último capítulo da trama, quando ele está prestes a se casar com Regina da Glória (Lívia Falcão), Chaveirinho (Eliane Costa), sua namorada em Torre de Babel, aparece com cinco filhos no colo e impede o casamento.

AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS
Através da personagem Taís (Maria Flor), a novela abordou o tráfico internacional de mulheres. A brasileira aceita a oferta para trabalhar como bailarina na Grécia, e acaba vítima de um grupo de traficantes de mulheres. Ela conta com a amizade de Nikos (Tony Ramos) e apaixona-se por Tadeu (Thiago Martins). No decorrer da trama, Taís consegue voltar para o Brasil e acaba se envolvendo com Narciso (Vladimir Brichta), filho de Murat (Lima Duarte) e Katina (Irene Ravache). Silvio de Abreu afirmou ter decidido abordar o tema após assistir a um documentário sobre tráfico de mulheres na América Latina. 

PRÊMIOS
Em 2005, Fernanda Montenegro foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como melhor atriz, na categoria Televisão, por seu desempenho como a vilã Bia Falcão. A novela venceu cinco das 14 categorias da oitava edição do Prêmio Contigo, realizada naquele ano: melhor novela; melhor figurino, para Gogóia Sampaio e Ro Gonçalves; melhor atriz coadjuvante, para Claudia Raia; melhor atriz, para Fernanda Montenegro; e melhor ator, para Tony Ramos. 

Elenco:
Glória Pires – Julia Assumpção
Fernanda Montenegro – Bia Falcão
Tony Ramos – Nikos Petrakis
Cláudia Abreu – Vitória Rocha Assumpção
Marcello Antony – André Santana
Irene Ravache – Katina
Lima Duarte – Murat
Cláudia Raia – Safira
Reynaldo Gianecchini – Pascoal
Vera Holtz – Ornela Sabatini
Alexandre Borges – Alberto Sabatini
Camila Pitanga – Mônica
Marcos Palmeira – Gilberto Moura
Carolina Ferraz – Rebeca Cavalcanti
Pedro Paulo Rangel – Gigi Falcão
Vladimir Brichta – Narciso
Letícia Birkheuer – Érica Assumpção
Jussara Freire - Tosca
Henri Castelli – Pedro Assumpção
Nelson Xavier – Bento Pereira
Leopoldo Pacheco – Cemil
Carmem Verônica – Mary Montilla
Íris Bruzzi – Guida Guevara
Cauã Reymond – Mateus
Nicola Siri – Ciro Laurenza
Ítalo Rossi – Dr. Fernando Medeiros
Cacá Carvalho – Jamanta
Marcelo Médici – Fladson Rodrigues
Maria Flor – Taís
Paola Oliveira - Giovana
Sheron Menezes – Dagmar
Gianfrancesco Guarnieri – Pepe Molina
Carlos Takeshi – Takae Shigeto
Serafim Gonzalez – Aquilino Santana
Guilherme Weber – Freddy Schneider
Leona Cavalli – Valdete Pereira
Mônica Torres – Karen
Thiago Martins – Tadeu
Lívia Falcão – Regina da Glória
Lui Mendes – Lourenço
Bianca Comparato – Maria João
Angelita Feijó – Yvete Barroso
Marina Ruy Barbosa – Sabina Assumpção

Triha sonora nacional
  1. "Ai, Ai, Ai… (Deep Lick Radio Mix)" - Vanessa da Mata
  2. "Feliz" - Maria Rita
  3. "Então me Diz (The Blower's Daughter)" - Simone
  4. "Encantado (Nature Boy)" - Maria Bethânia
  5. "Sina" - Djavan
  6. "Dor Elegante" - Zélia Duncan
  7. "Pensar em Você" - Daniela Mercury
  8. "Bonita Demais" - Daniel Jobim
  9. "Coisa Mais Linda" - Gal Costa e Paulo Bellinati
  10. "As Aparências Enganam" - Elis Regina
  11. "Belíssima" - Ney Matogrosso
  12. "Você é Linda" - Caetano Veloso (tema de abertura)
  13. "Mistura Fina" - Os Mulekes
  14. "Meu Fraco é Mulher" - Art Popular
  15. "Do It" - Lenine
  16. "Todo Mundo Gosta de Mim" - Ultraje a Rigor
  17. "Love for Sale" - Zizi Possi
  18. "Usted" - Luis Miguel

Trilha sonora internacional

  1. "You're Beautiful" - James Blunt
  2. "The Blower's Daughter" - Damien Rice
  3. "Quelqu'un M'a Dit" - Carla Bruni
  4. "Mind Trick" - Jamie Cullum
  5. "Seven Days In Sunny June" - Jamiroquai
  6. "Perfect Love" - Simply Red
  7. "Because Of You" - Kelly Clarkson
  8. "Suddenly I See" - KT Tunstall (tema de Giovana)
  9. "All The Way" - Michael Bolton
  10. "Dance me to the End of Love" - Madeleine Peyroux
  11. "Fake" - Lorrah Wizz
  12. "Έπεφτε βαθιά σιωπή" ("Épefte Vathiá Siopí") - Iannis Poulopoulos
  13. "Usted" - Luis Miguel
  14. "Suave" - Slow Down
  15. "Quando Ti Penso" - Paolo
Abertura da Novela


Chamada de Elenco

Chamada da Novela

Cena: Bia Falcão aparece viva

Cena Final de Bia Falcão

Morte de Bia Falcão

Último Capítulo de Belíssima

Cena: Vitória revela ser filha de Bia Falcão

Pascoal e Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize