sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Entretenimento - Quem deu o que Falar


E um dos nossos quadros de maior sucesso no Programa Atualize, também estará presente aqui no Blog. Quem será que deu o que falar nesta semana?


A apresentadora global Xuxa leva a medalha de Ouro! O tema era a fama, mas o último “Na Moral”, de Pedro Bial, acabou sendo sobre a fama de Xuxa, a principal convidada da noite. Ela dominou o programa, repetindo revelações que fez na célebre entrevista ao “Fantástico”, sobre a violência sexual que sofreu na infância, mas também dando declarações bem engraçadas sobre o assunto. Convidada a dizer o que faria se tivesse 15 segundos de anonimato, falou: “Eu ia beijar muito, eu ia namorar muito, eu ia dar muito… eu ia para alguns lugares que não posso ir, fazer o que eu quisesse e ninguém ia escrever em lugar nenhum”. Também observou: “A fama deixa a gente meio cega, surda e paralítica”. 

Especial - 15 anos da morte de Diana



No dia 31 de agosto de 1997, a princesa Diana morreu aos 36 anos após um acidente de carro no túnel junto à Ponte D’Alma, em Paris. Seu namorado, o empresário egípcio Dodi Al Fayed e o motorista francês, Henri Paul, morreram na hora. Diana chegou a ser transportada para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. O único sobrevivente foi o guarda-costas de Al Fayed, Trevor Rees-Jones.

Após o anúncio da morte da chamada “princesa do povo”, a comoção foi geral, e na Grã-Bretanha a rainha Elizabeth 2ª foi a mais criticada por seus súditos pela frieza. A Rainha estava na Escócia e não voltou imediatamente a Londres para tratar do assunto, apesar do palácio de Buckingham ter virado um ponto de peregrinação para os fãs de Lady Di, que encheram seus arredores de flores, bichos de pelúcia e mensagens em demonstração de carinho à mãe de William e Harry. As investigações feitas constataram que o motorista do veículo estaria bêbado, e foi declarado culpado pela tragédia. Três fotógrafos que perseguiam o carro que levava Diana e Dodi al Fayed foram condenados por invasão de privacidade em 2006.

A família real 15 anos depois
A morte da princesa Diana chocou o mundo e gerou uma onda de tristeza e dor na Grã-Bretanha. A população não esperava a reação fria que teve a rainha Elizabeth 2ª. Sua atitude causou uma indignação geral e uma onda de críticas até então inimaginável para a soberana. As teorias de conspiração de que a princesa teria sido morta pelo serviço secreto britânico por ordem da família real também não ajudaram a popularidade da rainha. Mas após 15 anos, Rainha Elizabeth 2ª conseguiu de volta o seu prestígio, o que pôde ser visto em junho, quando celebrou seus 60 anos no trono, o Jubileu de Diamante. O príncipe Charles, que não era a personalidade mais querida da família pelo público, continua não sendo. Ele e sua eterna amante, Camilla Parker-Bowles, se casaram, finalmente, em 2005, e apesar da resistência inicial dos súditos em aceitar Camila como mulher do futuro rei, a rejeição agora é menor, e eles são vistos como um agradável e bem humorado casal de sexagenários.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Internacional - Explosão em mina de carvão na China



Vinte e seis pessoas morreram e 21 permanecem soterradas após uma explosão no interior de uma mina de carvão na província de Sichuan, no sudoeste da China, informou nesta quinta-feira a agência de notícias "Xinhua". De acordo com a fonte estatal, o acidente aconteceu ontem na mina de Xiaojiawan, na cidade de Panzhihua. No momento da explosão, 154 trabalhadores estavam no interior da mina, sendo que 107 conseguiram ser resgatados. Os feridos foram transferidos aos hospitais da região, enquanto o dono da mina, que está sob custódia policial, aguarda as investigações sobre a causa da explosão. Neste momento, as equipes de resgate ainda buscam possíveis sobreviventes. A cada ano, mais de 3 mil trabalhadores morrem nas minas chinesas, especialmente nas dedicadas à extração de carvão, principal fonte de energia da segunda economia mundial. 

Esporte - Grupos da Liga dos Campeões



A Uefa sorteou os grupos da próxima fase da Liga dos Campeões nesta quinta-feira, em evento realizado no Fórum Grimaldi, em Mônaco. Com a presença de ex-jogadores e de atletas da atualidade, como o argentino Lionel Messi, as chaves foram definidas, com destaque para a presença dos tradicionais Real Madrid, Manchester City, Borussia Dortmund e Ajax disputando duas vagas no Grupo D.
O sorteio dos cabeças de chave contou com a participação dos ex-jogador Denis Law, ídolo da história do Manchester United, que retirou as bolinhas das caixas e distribuiu Porto, Arsenal, Milan, Real Madrid, Chelsea, Bayern de Munique, Barcelona e Manchester United pelos oito grupos. A segunda leva de clubes teve como celebridade o ex-atacante George Weah, da Libéria, que fez história nos anos 90 com a camisa do Milan e foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em 1995 e recebendo a Bola de Ouro. Assim, o africano colocou Real Madrid e Manchester City na mesma chave.  A terceira celebridade do futebol a participar do sorteio foi o holandês Ruud Gullit, que fez história com a camisa laranja nos anos 80 e 90. Ídolo de PSV e Feyenoord, o ex-atleta "colaborou" para colocar o Ajax no chamado "grupo da morte", ao lado de Real Madrid e Manchester City. O italiano Fabio Canavarro foi o responsável pelo quarto e último pote do sorteio. Campeão do mundo com a Itália em 2006, o ex-zagueiro esbanjou carisma e ajudou a colocar o alemão Borussia Dortmund na mesma chave que Real Madrid, Manchester City e Ajax, fortalecendo assim ainda mais o "grupo da morte".

A próxima fase da Liga dos Campeões da Europa começa no próximo dia 18 de setembro, e dura até o dia 5 de dezembro deste ano. Depois, os clubes se encaram entre 12 de fevereiro e 13 de março pelas oitavas de final, em 2 e 10 de abril pelas quartas, em 23 de abril e 4 de maio pela semi e no dia 25 de maio pela decisão, no Estádio Wembley, em Londres.

Confira como ficaram os grupos da próxima fase da Liga dos Campeões da Europa:

Grupo A 
1 - Porto 
2 - Dínamo de Kiev 
3 - Paris St. Germain 
4 - Dínamo de Zagreb

Grupo B 
1 - Arsenal 
2 - Schalke 04 
3 - Olympiacos 
4 - Montepellier

Grupo C 
1 - Milan 
2 - Zenit 
3 - Anderlecht 
4 - Málaga

Grupo D 
1 - Real Madrid 
2 - Manchester City 
3 - Ajax 
4 - Borussia Dortmund

Grupo E 
1 - Chelsea 
2 - Shakhtar Donetsk 
3 - Juventus 
4 - Nordsjaelland

Grupo F 
1 - Bayern de Munique 
2 - Valencia 
3 - Lille 
4 - BATE Borisov

Grupo G 
1 - Barcelona 
2 - Benfica 
3 - Spartak de Moscou 
4 - Celtic

Grupo H 
1 - Manchester United 
2 - Braga 
3 - Galatasaray 
4 - Cluj

Entretenimento - Viviane Araújo vence A Fazenda 5


Com 84% dos votos, Viviane Araújo foi escolhida pelo público como a grande campeã de “A Fazenda 5”, cuja final aconteceu na noite desta quarta-feira (29). A atriz e dançarina levou o prêmio máximo de R$ 2 milhões ao disputar com o ator Felipe Folgosi e a performer Léo Áquilla – respectivamente, segundo e terceiro colocados (12% e 4%). "É a alma. As pessoas quando me vêem sabem que eu sou verdadeira", disse Viviane para o apresentador Britto Jr. quando ele perguntou sobre o que ela acredita ser o motivo de sua vitóra. Em entrevista ao UOL, ela revelou que pretende abraçar o legado de Gretchen e disse ter ficado "honrada" com o convite da amiga. A atriz minimizou as brigas que teve com Nicole Bahls dentro da casa. "É pequena perto do que eu fui aqui dentro”, afirmou. Enquanto ela comemorava, nem Nicole nem Penélope Nova foram abraçá-la.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Imagem do Dia

Rapaz corre para não ser atingido por onda gigante em Qingdao, na China, provocada pela passagem do tufão Bolaven pela região 

Pelo menos 15 pessoas morreram, entre elas cinco pescadores chineses, e dezenas seguem desaparecidas na Coreia do Sul após a passagem do tufão "Bolaven", que causou graves danos materiais, cancelamentos no sistema de transporte e deixou sem eletricidade cerca de 1,76 milhões de casas. O tufão, que continua seu percurso rumo ao norte, deixou chuvas torrenciais de até 700 milímetros e ventos que derrubaram árvores, telhados e postes de luz, enquanto as fortes ondas destruíram numerosas estruturas pesqueiras.

Internacional - Furacão nos Estados Unidos


O furacão Isaac, com ventos de 130 km/h, se aproximava nesta quarta-feira de Nova Orleans, sete anos depois do Katrina, que devastou esta cidade e deixou um saldo de 1.800 mortos e danos bilionários.

Depois de ter chegado à costa americana no extremo sudeste da Louisiana na terça-feira à noite, o olho do furacão se encontrava 95 km ao sul/sudoeste de Nova Orleans, onde já são sentidos fortes ventos e produzidas fortes chuvas, segundo o Centro Nacional de Furacões (CNH). A tempestade, um furacão de categoria um na escala Saffir Simpson de cinco níveis, com ventos sustentados de 130 km/h, se desloca para oeste/noroeste a 13 km/h, o que leva a crer que seu centro permanecerá sobre a Louisiana nesta quarta-feira e na quinta-feira, de acordo com o relatório das 09h00 GMT (06h00 de Brasília) do CNH. O serviço meteorológico advertiu que as fortes chuvas podem provocar "inundações significativas em áreas baixas" da Louisiana, no sul do Mississippi e no sudoeste do Alabama. No entanto, as autoridades mostram-se otimistas, assegurando que desta vez Nova Orleans escapará do pior graças aos bilhões de dólares destinados a trabalhos que foram realizados nos últimos sete anos com o objetivo de reforçar os diques e os sistemas de bombeamento.

Internacional - Verdade sobre a morte de Osama Bin Laben


Osama Bin Laden foi atingido por uma bala na cabeça quando olhou pela porta de seu quarto para o corredor na casa em Abbottabad, no Paquistão. O líder da Al Qaeda não portava nenhuma arma e no momento em que as tropas norte-americanas entraram no cômodo, já estava morto.

Estas são as revelações do livro “Não Há Dia Fácil: Um líder da Tropa de Elite Americana Conta Como Mataram Osama Bin Laden" escrito por um ex-oficial que participou da operação. O autor, que preferiu manter o anonimato sob um pseudônimo de Mark Owen, discorda da versão oficial de que Bin Laden foi morto depois de um tiroteio com as forças dos Estados Unidos e descreve uma cena de execução. O livro será lançado na próxima terça-feira (04/09), mas a agência Associated Press e o jornal norte-americano Huffington Post conseguiram adquirir cópias e divulgaram as informações. “A menos de cinco passos do topo da escada”, o ex-militar conta que escutou o som de tiros “Bop! Bop!”. As balas vinham de seu companheiro à frente, que estava liderando a tropa especial, e havia visto “um homem espiando pela porta”. O corpo caiu para dentro do quarto e o grupo de operações especiais da Marinha seguiu em direção ao cômodo, relata o antigo oficial. 

Recordando a Carreira - 42 anos de Alessandra Negrini


A atriz Alessandra Negrini nasceu em São Paulo, no dia 29 de agosto de 1970. Filha do engenheiro Luiz Eduardo Osório Negrini, e da pedagoga Neusa Vidal de Negreiros, a atriz passou a infância e a adolescência em Santos. Aos 18 anos se matriculou num curso de teatro, e nessa época, foi chamada para fazer testes na Rede Globo. Sua estreia na TV foi na telenovela Olho no Olho, de Antônio Calmon, e no ano seguinte, participou do elenco de Cara e Coroa, do mesmo autor, ambas como coadjuvante. Em 1995, fez grande sucesso ao protagonizar a minissérie Engraçadinha: Seus Amores e Seus Pecados, baseada na obra de Nelson Rodriguez. Em 1997 viveu sua primeira vilã, no remake de Anjo Mau, adaptação de Maria Adelaide Amaral.


Depois, em 1998, interpretou sua primeira protagonista de novelas, em Meu Bem Querer, de Ricardo Linhares. Em 2000, deu vida a Isabel Olinto da elogiada minissérie A Muralha, uma homenagem aos 500 anos do Brasil. Por conta do apelo sensual de sua personagem na minissérie, estampou a capa da edição brasileira da revista Playboy de abril daquele ano. Em 2002, colheu muitos elogios pela vilã Selma, da novela Desejos de Mulher, de Euclydes Marinho. Em 2003, fez uma participação na telenovela Celebridade, de Gilberto Braga, e na série infantil Sítio do Picapau Amarelo.

Em 2006, participou, como a socialite carioca Yedda Schmidt, da minissérie JK, que conta a trajetória de Juscelino Kubitschek. Além da televisão, Alessandra, também possui uma carreira sólida tanto no teatro quanto no cinema, já tendo feito nove filmes, como O Que É Isso, Companheiro?, Sexo, Amor e Traição e Os Desafinados. No teatro, participou das peças Os Credores e A Gaivota, na qual viajou para a Europa, Canadá e Japão. Em 2007, protagonizou a novela Paraíso Tropical, de Gilberto Braga. Na trama, a atriz interpretou as irmãs gêmeas Paula e Taís, tendo obtido muito sucesso.

A atriz foi casada com o ator Murilo Benício, com quem teve seu primeiro filho, Antônio. Depois teve romances rápidos com os atores Marcos Palmeira e André Gonçalves. Em 2001, conheceu o cantor Otto. Em 2003, nasceu a filha do casal, Betina. Em 2008, ocorreu a separação. Seu último trabalho na televisão foi na série As Cariocas, onde interpretou Marta, no episódio A Iludida de Copacabana. Em 2012 prepara-se para voltar na novela Lado a Lado.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Receita - Salada com molho de mostarda e mel


Olá Pessoal! A partir de hoje, todas as terças-feiras teremos a publicação de um receita fácil e deliciosa para o preparo no dia-a-dia. Hoje começamos com uma Salada com molho de mostarda e mel, uma dica saudável e muito nutritiva.


Ingredientes
- 1 pé de alface
- 1 maço de folhas de rúcula
- 2 kiwis cortados em fatias
- 12 tomates-cereja
- 100 g de queijo tipo estepe cortado em cubos
- 100 g de queijo parmesão cortado em lascas
 Molho:
- 2 colheres (sopa) de mostarda
- 2 colheres (sopa) de mel
- 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de sementes de gergelim
Modo de preparo
Em uma saladeira, disponha as folhas de alface e de rúcula. Distribua as fatias de kiwi, os tomates-cereja, os cubos de queijo tipo estepe e as lascas de queijo parmesão. Reserve. Em uma molheira, misture todos os ingredientes para o molho. Sirva-o à parte com a salada reservada.
Dica: Você pode substituir os kiwis por uma manga cortada em tiras. Fica uma delícia também!
Bom Pessoal! Então a receita da semana é essa! Agora voltamos com outra somente na próxima terça-feira! Caso queria contar ou perguntar alguma coisa, entre em contato comigo pelo e-mail felipelange.faria@hotmail.com

Saúde - Cérebro Humano tem capacidade de captar informações durante o sono



O cérebro humano tem a capacidade de captar informações novas durante o sono, concluiu uma pesquisa publicada na segunda-feira por pesquisadores do instituto israelense Weizmann. A pesquisa, realizada ao longo de três anos pela neurobióloga Anat Arzi, examinou a correlação entre olfato e audição e a memória armazenada no cérebro. "Esta é a primeira vez que uma pesquisa científica consegue demonstrar que o cérebro é capaz de aprender durante o sono", disse Arzi à BBC Brasil. Segundo a cientista, estudos prévios já demonstraram a capacidade de bebês aprenderem enquanto dormem, mas a pesquisa recém-divulgada descobriu que o mesmo vale para adultos.

'Aprendizagem associativa'

O experimento, realizado por Arzi em colaboração com o professor Noam Sobel, diretor do Laboratório do Olfato do instituto, examinou as reações de 55 pessoas que foram expostas a sequências de sons e cheiros enquanto dormiam. As sequências, que incluiam um intervalo de 2,5 segundos entre o som e o cheiro, expunham os participantes a odores agradáveis (de perfume ou xampu) ou desagradáveis (de peixes podres ou outros animais em decomposição), de forma sistemática e sempre antecedidos por sons que se repetiam. "A vantagem de se utilizar o olfato é que os cheiros geralmente não interrompem o sono, a não ser que sejam muito irritantes para as vias respiratórias", explicou a cientista. Durante o experimento os cientistas observaram sinais de que os participantes adormecidos passaram por uma "aprendizagem associativa". "Com o tempo, criou-se um condicionamento. Bastava que (os participantes) ouvissem determinado som para que a respiração deles se alterasse e se tornasse mais longa e profunda - em casos de associação com odores agradáveis -, ou mais curta e superficial - em casos de sons ligados a cheiros desagradáveis", afirmou Arzi. A cientista também relatou que as mesmas reações ocorriam na manhã seguinte, quando os participantes acordavam. Se fossem expostos a um som associado com um odor agradável, respiravam longa e profundamente.

Informações gravadas

"O fato de que as informações ficaram gravadas no cérebro e causaram reações fisiológicas idênticas, mesmo quando os participantes estavam despertos, demonstra que eles passaram por uma aprendizagem associativa enquanto dormiam", disse. Pessoas com lesões no hipocampo - região do cérebro relacionada à criação da memória - não registraram as informações, disse a neurobióloga. Para Arzi, a descoberta pode ser "um primeiro passo no estudo da capacidade do cérebro humano de obter uma aprendizagem mais complexa durante o sono". No entanto, segundo a cientista, são necessárias mais pesquisas para examinar as diferenças entre o funcionamento dos mecanismos cerebrais de pessoas adormecidas e despertas.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Imagem do Dia





Imagem várias cabras em cima de árvore argânia em região árida nas proximidades de Essaouira, no Marrocos, no domingo. Incrivelmente, caprinos desta região são capazes de escalar árvores em busca de frutas.

Internacional - Incêndio em refinaria na Venezuela

Refinaria pega fogo na Venezuela

O fogo continuava queimando pelo terceiro dia em dois depósitos de combustível da maior refinaria da Venezuela nesta segunda-feira, colocando em dúvida os planos para reativar rapidamente a instalação após um dos acidentes mais letais do mundo na indústria de petróleo. Repórteres da Reuters viram uma espessa coluna de fumaça escura e chamas saindo dos tanques na refinaria Amuay. 

As autoridades dizem que se não conseguirem extinguir o incêndio com espuma, eles vão deixar queimar até apagar sozinho, o que poderia levar dois ou três dias. O ministro da Energia, Rafael Ramírez, disse à Reuters por telefone do local que os bombeiros trabalharam durante toda a noite e continuavam seus esforços nesta segunda-feira. "O vento está mudando de direção o tempo todo, por isso temos de mover as equipes de combate ao incêndio para continuar tentando apagar o fogo", disse Ramírez. "Ontem à noite, um caminhão de bombeiros foi tomado pelo incêndio, felizmente sem vítimas ou danos. Continuaremos os mesmos esforços hoje." Um vazamento de gás causou uma explosão e depois o incêndio antes do anoitecer de sábado, em uma instalação com capacidade para produzir 645 mil barris por dia que faz parte do segundo maior complexo de refinaria de petróleo do mundo. Casas nas redondezas foram destruídas e pelo menos 41 pessoas morreram e dezenas de outras ficaram feridas.

domingo, 26 de agosto de 2012

Especial Novelas - REI DO GADO (1996)




O Rei do Gado  mostra o romance do latifundiário pecuarista Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) com a boia-fria Luana (Patrícia Pillar), ambos descendentes de duas famílias de imigrantes italianos rivais, os Mezenga e os Berdinazi, que fizeram fortuna no Brasil com criação de gado e plantações de café, respectivamente. A novela, dividida em duas fases, levantou um debate sobre a luta por posse de terra que ultrapassou o universo ficcional e ganhou repercussão na mídia e na sociedade em geral. 

- Em 1943, durante o período de decadência do café, a bela Giovanna (Letícia Spiller) vive sob ostensiva vigilância dos pais, Marieta (Eva Wilma) e Giuseppe Berdinazi (Tarcísio Meira). A moça descobre a paixão nos braços de Henrico (Leonardo Brício), filho de Nena (Vera Fischer) e Antônio Mezenga (Antonio Fagundes), inimigos ferrenhos de sua família. Antônio Mezenga é um homem forte, determinado e sofrido. Giuseppe Berdinazi, pai de Giovanna, é igualmente passional ao defender seus interesses. É um pai severo, porém carinhoso, mas espera que os quatro filhos nutram pelos Mezenga o mesmo ódio que o corrói. Sofre grande desgosto quando Giovanna declara seu amor por Henrico, e aceita o casamento apenas pela promessa de receber o pedaço de terra que disputa há anos. Berdinazi termina seus dias louco, inconformado com a traição da filha e com a morte do filho mais velho, Bruno (Marcello Antony), na Segunda Guerra Mundial, durante a tomada do Monte Castelo, na Itália. 


 - A segunda fase da novela tem início no final do sétimo capítulo, em 1996, quando o filho de Henrico e Giovanna já é um rico proprietário de terras e de milhares de cabeças de gado. Bruno Berdinazi Mezenga (Antonio Fagundes) é conhecido por todos como o “Rei do Gado”. Embora casado com Léia (Silvia Pfeifer), e pai dos jovens Marcos (Fábio Assunção) e Lia (Lavínia Vlasak), Bruno é um homem solitário, dedicado integralmente aos negócios. Léia, por sua vez, é amante do mau-caráter Ralf (Oscar Magrini), que só está interessado no dinheiro que ela pode lhe dar.

- Um personagem fundamental na segunda fase de O Rei do Gado é Geremias Berdinazi (Raul Cortez), irmão de Giovanna. Rico e poderoso, seus negócios estão ligados à cafeicultura e à produção de leite. Apesar de muito bem-sucedido, é um homem cheio de culpa por ter construído seu império traindo a família. Arrependido, vive ansioso para encontrar um herdeiro, já que não reconhece Bruno Mezenga como seu sobrinho. Geremias acaba sendo enganado pela impostora Marieta (Glória Pires), que se faz passar por sua sobrinha, filha de Giácomo. A moça levanta as suspeitas de Judite (Walderez de Barros), fiel e ciumenta criada do fazendeiro, que desconfia que Marieta quer roubar a fortuna do patrão. 

- O debate sobre posse de terra se amplia na trama quando uma das fazendas de Bruno Mezenga é invadida por um grupo liderado por Regino (Jackson Antunes), um sem-terra contrário à violência e à radicalização do movimento. Regino critica a ocupação de terras produtivas e se opõe à corrupção que envolve a desapropriação de terras por parte do governo. É um idealista, e seu lema na luta pela reforma agrária é “terra, sim; guerra, não”. O personagem vive um dilema com a mulher, Jacira (Ana Beatriz Nogueira), sua brava companheira na marcha. A discussão ganha a adesão do incorruptível senador Roberto Caxias (Carlos Vereza), político dedicado, defensor dos direitos das minorias. Idealista e responsável, ele passa os fins de semana em Brasília, e não falta a uma sessão no Congresso Nacional. Muito amigo de Bruno, é a ele que o fazendeiro recorre quando suas terras são invadidas. Ao longo da trama, Caxias se envolve na luta pela reforma agrária.

- Entre o grupo dos sem-terra está a bela e valente Luana (Patrícia Pillar), a verdadeira sobrinha de Geremias. Sobrevivente de um acidente que matou sua família, Luana desconhece a própria origem. Já no primeiro encontro com Bruno Mezenga, ela desperta o amor do pecuarista, que a emprega em uma de suas fazendas. Tratada com a dignidade e o carinho que nunca teve, Luana se encanta por Bruno, e os dois se envolvem numa forte história de amor. Juntos, ambos passam por duras adversidades, até que Luana engravida e desperta a ira de Léia, que vê ameaçada sua parte na herança do marido.   Geremias reconhece Luana como sobrinha, e as duas famílias se enlaçam, num clima de alegria e pressa de viver a harmonia sempre adiada. 

TRAMAS PARALELAS
Amor bandido
- Chamou a atenção na trama a relação doentia de Léia (Silvia Pfeifer) com o amante, Ralf (Oscar Magrini). Ela dá dinheiro a ele, sustentando sua vida fácil, que inclui outras amantes. Malandro fino e envolvente, Ralf está de olho na fortuna que receberá no caso de Léia se divorciar de Bruno Mezenga (Antonio Fagundes). Mas o marido desconfia da traição, põe um detetive para espioná-los e arma um flagrante; em seguida, abandona a esposa. Ralf também rompe com a amante que, desesperada, implora por seu amor. Ele a esbofeteia, dando início a uma história de violência e coerção, em que a obriga a extorquir dinheiro de Bruno e a aceitar sua vida de cafajeste. Volta e meia, Ralf a espanca.
 
Zé do Araguaia
- Outro grande personagem da novela é Zé do Araguaia (Stênio Garcia), que traz no nome a região em que nasceu e foi criado, Goiás, onde também fica a principal fazenda de Bruno Mezenga (Antonio Fagundes), seu patrão. Ele ajudou o pecuarista a derrubar as primeiras árvores e plantar suas pastagens iniciais. Zé recebe Luana (Patrícia Pillar) de braços abertos quando a moça chega à fazenda e, junto com a mulher, Donana (Bete Mendes), adota a moça como a filha que não teve. Ambos têm grande respeito e carinho pelo patrão, mas não medem palavras para dizer-lhe o que pensam, formando a dupla de conselheiros de Mezenga. Em determinado momento da trama, o avião em que o empresário viaja cai na região, e ele desaparece. O copiloto é encontrado morto. São 18 capítulos de angústia e suspense, até que Mezenga reaparece, vivo, às margens do rio. 

CENAS MARCANTES
- O senador Roberto Caxias, interpretado por Carlos Vereza, protagonizou uma das cenas mais emblemáticas da novela: aquela em que o personagem faz um discurso emocionado sobre os sem-terra para um plenário ocupado apenas por três colegas – um cochilando, outro lendo jornal e o terceiro falando ao celular. A cena causou protestos de senadores. No dia seguinte, o então senador Ney Suassuna subiu à tribuna do Senado para protestar contra o que classificou de “distorção da realidade”. Segundo ele, a cena induzia a população a acreditar que não havia senadores honestos no país.

- O líder Regino (Jackson Antunes) e o senador Caxias são assassinados em uma emboscada num acampamento de trabalhadores sem-terra, no Pontal do Paranapanema, em São Paulo. Mais uma vez na novela, o autor Benedito Ruy Barbosa fundiu realidade e ficção, desta vez na cena do velório do político, que contou com a participação dos senadores Eduardo Suplicy e Benedita da Silva. A princípio reticente em fazer uma cena dentro de um caixão, Carlos Vereza acabou dormindo durante a gravação.

PRODUÇÃO
- Para as gravações de O Rei do Gado, foram utilizados pelo menos cinco pólos de produção: Itapira, Ribeirão Preto e Amparo (SP), Guaxupé (MG) e Aruanã (GO) – por onde se espalhavam as fazendas usadas como locação –, além do Projac, onde ficavam os estúdios e a cidade cenográfica construída para a novela. A reconstituição das cenas de batalha da Segunda Guerra Mundial, exibidas na primeira fase da história, foi feita com cerca de 300 figurantes, na cidade de Craco, uma das regiões mais pobres da Itália. As cenas foram filmadas em película 16mm. Na Itália, também foram feitas algumas sequências em Guardiã Perticara e no monumento dos pracinhas brasileiros, na Toscana.

CURIOSIDADES
- Stênio Garcia, Bete Mendes, Antonio Fagundes e Patrícia Pillar foram escalados para passar um tempo no Mato Grosso pesquisando a região, suas paisagens e os tipos humanos locais. Ali Stênio Garcia foi construindo seu personagem que, junto com o de Bete Mendes, tinha a responsabilidade de representar na novela o clima bucólico da vida rural brasileira. Em depoimento ao Memória Globo, o ator contou que, ao trabalhar sobre a foto de Zé das Águas – um habitante local no qual os passarinhos gostavam de pousar –, ele pôde vislumbrar um personagem já realizado. A imagem havia sido um presente do poeta Manoel de Barros ao ator. 

- Antonio Fagundes conta que foi prometido ao elenco um intervalo de pelo menos um mês entre as duas fases da novela. Como ele fazia o avô na primeira e o neto na segunda, engordou para o primeiro personagem e esperava perder peso até a outra fase. Mas o intervalo foi de apenas 12 horas. Segundo o ator, os sete capítulos da primeira fase levaram cerca de três meses para ficar prontos, tamanho o capricho e a dedicação da equipe. 


O Rei do Gado estreou dois meses após a morte de 19 trabalhadores sem-terra em Eldorado dos Carajás, no Pará. A reforma agrária e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) foram abordados pela primeira vez numa telenovela. O tema teve grande repercussão na mídia e na sociedade em geral. 

PRÊMIOS
- O Rei do Gado  recebeu o Certificado de Honra ao Mérito no San Francisco International Film Festival, concorrendo com 1.525 produções de 62 países.
- A primeira fase da novela, considerada um dos grandes momentos da teledramaturgia brasileira, e cujos sete capítulos mostravam a decadência do ciclo do café e a participação do Brasil na II Guerra Mundial, foi transformada pela Divisão Internacional da Rede Globo na minissérie Giovanna e Henrico. A obra foi selecionada como hors-concours no Festival Banff, do Canadá, entre 720 produções de 38 países. 
- O Rei do Gado conquistou excelentes índices de audiência e ganhou o Troféu Imprensa de melhor telenovela. 


Elenco:
Antônio Fagundes – Bruno Berdinazzi Mezenga
Patrícia Pillar – Luana (Marieta)
Glória Pires – Rafaela Berdinazzi
Raul Cortez – Geremias Berdinazzi
Fábio Assunção – Marcos Mezenga
Sílvia Pfeiffer – Léa Mezenga
Lavínia Vlasak – Lia Mezenga
Carlos Vereza – Senador Caxias
Ana Rosa – Maria Rosa
Mariana Lima – Liliana Caxias
Walderez de Barros – Judite
Stênio Garcia – Zé do Araguaia
Bete Mendes – Donana
Guilherme Fontes – Tavinho (Otávio)
Sérgio Reis – Zé Bento (Saracura)
Almir Sater – Aparício (Pirilampo)
Ana Beatriz Nogueira – Jacira
Jackson Antunes – Regino
Oscar Magrini – Ralf
José de Abreu – Coronel Geraldo Macedo
Lúcia Veríssimo – Joana Patrício
Leila Lopes – Suzane
Jairo Mattos – Fausto
Rogério Márcico – Olegário
Iara Jamra – Lurdinha
Maria Helena Pader - Júlia
Chica Xavier – Freira
Mara Carvalho – Bia
Luciana Vendramini – Marita
Amilton Monteiro – Detetive Clóvis
Paulo Coronato – Dimas
Adenô de Souza – Lupércio
Carlos Takeshi – Olavo Takashi
Cosme dos Santos – Formiga
Arieta Corrêa - Chiquita



Participação na 1ª Fase:
Tarcísio Meira – Giuseppe Berdinazzi
Ewa Wilva – Marieta Berdinazzi
Vera Fischer – Nena Mezenga
Letícia Spiller – Giovanna Berdinazzi
Leonardo Brício – Enrico Mezenga
Marcello Antony – Bruno Berdinazzi
Caco Ciocler – Geremias Berdinazzi
Cláudio Correa e Castro – Tony Vendacchio
Manuel Boucinhas – Giácomo Berdinazzi

Trilha Sonora:

Rei do Gado - Orquestra da Terra
Coração Sertanejo - Chitãozinho & Xororó
Admirável Gado Novo - Zé Ramalho
La Forza Della Vita - Renato Russo
Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo - Roberta Miranda
Correnteza – Djavan
À Primeira Vista - Daniela Mercury
Sem Medo de Ser Feliz - Zezé Di Camargo & Luciano
Doce Mistério - Leandro & Leonardo
Vaqueiro de Profissão - Jair Rodrigues
The Woman In Me - Shania Twain
O Que Vem a Ser Felicidade - Orlando Morais
Cidade Grande - Metrópole 
Caminhando Só - Evara Zan 
Glory of Love - Peter Cetera 


Abertura da Novela - O Rei do Gado (1996)

Chamada de elenco Original - O Rei do Gado (1996)

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize