domingo, 30 de setembro de 2012

Especial Novelas - Guerra dos Sexos (1983)


Guerra dos Sexos tem como personagens principais Charlô (Fernanda Montenegro) e Otávio (Paulo Autran), primos que cresceram juntos e tiveram um romance durante a adolescência. A paixão juvenil, no entanto, acabou se transformando em ódio mortal. Charlô e Otávio se detestam e fazem tudo para manter distância um do outro. Mas o destino lhes prega uma peça: um tio milionário morre, deixando uma herança incalculável para seus queridos sobrinhos. Sabendo das desavenças entre eles, o tio impõe uma condição: para ficarem com a fortuna, os dois terão que morar na mesma casa e trabalhar na mesma empresa. Eles aceitam o desafio, para tormento de todos que os cercam. Charlô e Otávio passam a conviver diariamente, irritando ao máximo um ao outro, numa cômica batalha que rendeu cenas hilárias à novela. Ele a chama de Cumbuca, apelido que ela abomina. Ela revida, chamando-o de Bimbo, o que o deixa enfurecido.

Charlô propõe a Otávio uma aposta: ela e sua equipe, essencialmente feminina, têm 100 dias para elevar os lucros da rede de lojas de roupas herdada, a Charlô’s. Se não conseguir alcançar a meta, Otávio passa a ser o único proprietário dos bens. Os dados são jogados, e a guerra dos sexos, iniciada. Otávio tem como aliado Felipe (Tarcísio Meira), filho adotivo de Charlô. Ardilosos e trapaceiros, os dois tentam de todo modo impedir o sucesso da loja. Charlô, por sua vez, conta com o apoio de Vânia (Maria Zilda Bethlem), seu braço direito na loja, e Roberta Leone (Glória Menezes), viúva do empresário Vitório Leone (Carlos Zara), que deixara a mulher sozinha no comando da fábrica do casal, a Ravello Sports, fornecedora de peças de roupas para as lojas Charlô’s.

As mulheres unem suas forças contra o sexo oposto
e estabelecem uma regra importantíssima para a disputa: estão terminantemente proibidas de se envolverem com homens durante os 100 dias da aposta. Elas não contavam, no entanto, com a traição de Carolina (Lucélia Santos), a ambiciosa sobrinha de Roberta, que se envolve com Felipe, obrigando-o a romper com Vânia, com quem ele mantinha um romance secreto. Vânia descobre as más intenções de Carolina e luta para desmascará-la. Com sabotagens, intrigas e muita sedução barata, Otávio e Felipe conseguem derrotar as mulheres. Charlô não se conforma e leva a disputa aos tribunais. Nesse momento, Otávio desaparece misteriosamente, entrando em cena Dominguinhos (também Paulo Autran), um primo português de Charlô, que ela desconfia ser Otávio querendo lhe pregar mais uma peça.

Romances
Paralelamente à animada disputa entre os primos Charlô (Fernanda Montenegro) e Otávio (Paulo Autran), outras tramas merecem destaque na novela. A personagem Juliana (Maitê Proença), filha de Felipe, apaixona-se por Nando (Mário Gomes), o motorista da família, mas tem de disputá-lo com a irmã, Analu (Ângela Figueiredo), que faz loucuras para conquistar o rapaz, chegando a mantê-lo sequestrado numa ilha deserta. Juliana sofre ainda mais quando descobre que Roberta (Glória Menezes) também está apaixonada pelo motorista. Apesar da diferença de idade, Roberta luta com todas as suas armas para conquistar Nando. Ela fica encantada por aquele jovem de olhos azuis, corpo escultural e tatuagem no peito. No final da novela, é com Roberta que Nando decide ficar.

Frô, a feiosa
- A personagem Frô, interpretada pela atriz Cristina Pereira, foi outra boa surpresa da trama. Feiosa funcionária de uma lanchonete, ela se achava irresistível, proporcionando muitas cenas engraçadas.
 
Realidade e ficção
- Silvio de Abreu misturou ficção e realidade por meio da personagem Nieta (Yara Amaral), que era apaixonada por novelas e achava Felipe (Tarcísio Meira) muito parecido com o galã Tarcísio Meira. Ao longo da trama, ela fez inúmeras referências a novelas que estavam no ar ou seriam exibidas em breve na TV Globo. Em uma das cenas, Otávio (Paulo Autran) aparece na casa de Nieta para assistir ao primeiro capítulo da novela Eu Prometo, e pergunta se ela gosta das novelas de Janete Clair, autora do folhetim. Ela responde animada: “Muitíssimo.” Em outra cena, Nieta comenta sobre a estreia de Champagne, de Cassiano Gabus Mendes.

CENAS MARCANTES
Guerra dos Sexos reuniu dois ícones do teatro brasileiro, Fernanda Montenegro e Paulo Autran, cujos personagens viviam um antagonismo sem tréguas. Tornaram-se antológicas as cenas das brigas entre os dois, no melhor formato pastelão, com direito até a torta na cara.

CENSURA
- Guerra dos Sexos sofreu com a Censura Federal, que considerou imorais várias cenas e diálogos. O autor Silvio de Abreu foi diversas vezes a Brasília para discutir os cortes dos censores. O romance de Fábio (Herson Capri) e Juliana (Maitê Proença), por exemplo, desagradou porque ele era um homem casado. A personagem Vânia (Maria Zilda) também não foi bem vista, por ser emancipada. Com o decorrer da novela, Silvio de Abreu foi conseguindo impor seu ponto de vista. 

CURIOSIDADES
- Com Guerra dos Sexos, Silvio de Abreu se firmou como autor de farsas que uniam o lúdico escrachado à crítica bem-humorada do cotidiano, lançando mão de cenas típicas das chanchadas nacionais, e buscando inspiração em clássicos do cinema americano. A novela foi pontuada por referências e homenagens, incluindo o capítulo final, em que o autor homenageou explicitamente Carlos Manga, diretor das famosas chanchadas da Atlântida, antiga companhia cinematográfica brasileira. Guerra dos Sexos também inovou ao apresentar o tradicional par romântico Tarcísio Meira e Glória Menezes fazendo comédia. O casal voltou a atuar junto, o que não acontecia desde Espelho Mágico, novela de Lauro César Muniz, exibida em 1977. Na trama de Silvio de Abreu, no entanto, a proposta era outra. Foi a primeira vez que Tarcísio Meira viveu um papel que não correspondia à imagem de galã já conhecida do público.

Ao longo de toda a trama, a personagem Frô (Cristina Pereira) fazia referência à amiga fofoqueira Carlotinha Bimbati. Carlotinha só apareceu no último capítulo da novela, interpretada por Regina Casé. Silvio de Abreu ressuscitou a personagem Carlotinha Bimbati em 1998, na novela Torre de Babel: a atriz Nair Belo, em participação especial, desempenhou o papel da fofoqueira.
  
Amante da sétima arte, Silvio de Abreu prestou várias homenagens ao cinema. Uma delas foi a sequência em que Charlô deu uma festa à fantasia, na qual os convidados deveriam incorporar personagens famosos das telas: Otávio (Paulo Autran) se vestiu de Rodolfo Valentino; Charlô (Fernanda Montenegro), de Theda Bara; Roberta (Glória Menezes) encarnou Doris Day; Olívia (Marilu Bueno) e Ismael (Wilson Grey) foram de O Gordo e o Magro; e Kico (Diogo Vilela) imitou Elvis Presley.

- Paulo Autran sofreu um enfarte durante a novela
e teve de se afastar das gravações por um tempo.

- Guerra dos Sexos foi reapresentada entre janeiro e junho de 1989, às 17h, numa versão compacta, na faixa de programação Sessão Aventura.

O Adeus a Hebe Camargo

Roberto Carlos chega ao velório de Hebe Camargo. "Muita tristeza, vai deixar saudade para nós e para o público brasileiro", comentou com os olhos marejados.

Ana Hickmann e Ticiante Pinheiro se despedem de Hebe Camargo no velório no Palácio dos Bandeirantes.

Marcello Camargo, filho da apresentadora, cumprimenta o apresentador Otávio Mesquita no velório da apresentadora Hebe em São Paulo.

Silvio Santos presta última homenagem à Hebe Camargo. O dono do SBT deu um selinho na apresentadora, a sua grande marca na televisão brasileira.

A jornalista Ana Paula Padrão e a atriz Bruna Lombardi se despedem de Hebe Camargo.

Emocionada, Lolita Rodrigues, amiga de Hebe há 68 anos, chega ao velório.

Emocionada, a apresentadora Eliana se despede acompanhada de seu marido, João Marcelo Bôscoli.

Ratinho concede entrevista a jornalistas no velório da Hebe no Palácio dos Bandeirantes.

Rogrigo Faro (à esq.) deu depoimento emocionado sobre Hebe no velório da apresentadora. "Vai ser duro pegar o microfone e continuar apresentando sem ter ela como inspiração", completou.

Aguinaldo Rayol no velório da apresentadora Hebe Camargo, no Palácio dos Bandeirantes.

Padre Marcelo Rossi reza missa no velório de Hebe Camargo, no Palácio dos Bandeirantes. A cerimônia foi encerrada com canção de Roberto Carlos.

Apresentadora Hebe Camargo é enterrada no cemitério Gethsêmani, no Morumbi. Fãs ultrapassaram cordão de isolamento para chegar mais perto do local.

sábado, 29 de setembro de 2012

Morre a apresentadora Hebe Camargo

A apresentadora Hebe Camargo morreu na madrugada deste sábado (29), aos 83 anos, após sofrer uma parada cardíaca em sua casa, no Morumbi, em São Paulo. Hebe lutava contra um câncer no peritônio, diagnosticado em janeiro 2010. A saúde de Hebe se agravou nos últimos seis meses. Em março, ela passou por uma cirurgia de emergência para a retirada de um tumor no intestino, em junho ela precisou retirar a vesícula. Um mês depois, Hebe não estava conseguindo se alimentar adequadamente e ficou cinco dias internada para um tratamento de suporte nutricional e metabólico. O mesmo aconteceu em agosto. Na quinta (27), o SBT anunciou que a apresentadora voltaria à emissora, de onde havia saído para apresentar um programa na Rede TV!

Apresentadora participou da primeira transmissão ao vivo da TV brasileira:

Hebe Camargo nasceu na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, no dia 8 de março de 1929. Cursou somente até o quarto ano primário e um de seus primeiros empregos foi de arrumadeira, na casa de um parente rico. Aos 11 anos, participava de programas de calouros em emissoras de rádio para ajudar a sustentar a família. Em 1943, formou com a irmã Stella a dupla musical Rosalinda e Florisbela. Seguiu na carreira de cantora com apresentações de sambas e boleros em boates até que abandonou a música para se dedicar ao rádio e à TV. Estava no grupo que foi ao porto de Santos, em São Paulo, para buscar os equipamentos de televisão para a formação da primeira rede brasileira, a TV Tupi. Também foi convidada por Assis Chateaubriand para participar da primeira transmissão ao vivo da TV brasileira, no bairro do Sumaré, em São Paulo, em 1950. Estreou na TV em 1955, no primeiro programa feminino da TV brasileira, "O Mundo é das Mulheres", da emissora de TV carioca, na qual chegou a apresentar cinco programas por semana. Em 10 de abril de 1966 foi ao ar, pela primeira vez, o programa dominical de Hebe pela TV Record. Passou por quase todas as emissoras de TV do Brasil, entre elas a Record e a Bandeirantes, nas décadas de 1970 e 1980. Em 1986 foi para o SBT, emissora na qual apresentou três programas: "Hebe"; "Hebe Por Elas"; e "Fora do Ar".
 
Famosos lamentam a morte de Hebe Camargo:

Adriane Galisteu (apresentadora): “Não estou conseguindo pensar direito. Atordoada, arrasada, muito triste. Sem palavras. #Luto a melhor, minha inspiração, minha amiga querida, meu amor. Hebe para sempre! Para sempre vou te amar”.
Miguel Falabella (ator e diretor): "É a maior de todas, o primeiro rosto a aparecer na televisão. A Hebe tinha um carinho genuino pelos entrevistados, colegas. A primeira vez que fui entrevistado por ela foi em 1983, estava começando, e ela foi encantadora. Me lembro de ter saído conquistado por aquela mulher. Isso, para mim, é inesquecível. O Brasil inteiro perde uma amiga".

Ana Maria Braga (apresentadora): "Os amigos do Sorriso da Tv brasileira, Hebe, choram a Estrela que se vai. Saudade. De Portugal onde vim trabalhar, estou dolorida na alma".


Otávio Mesquita (apresentador): "Minha Hebe ! Minha amiga ! Meu ponto de referencia .. Meu tudo !! Nem sei o que falar ... To sem chão!".

Gloria Perez (autora): "Hebe Camargo: o Brasil fica muito mais triste sem você! saudade, amiga!".

Susana Vieira (atriz): "Perdemos a Grande Diva da Televisão Brasileira... Descanse em paz querida Hebe!

Ana Hickmann (apresentadora): "A rainha da televisão brasileira, Hebe Camargo, nossa eterna "gracinha", se foi. Hebe, descanse em paz! Obrigada por tudo que nos ensinou nesses tantos anos de tv. Que Deus a receba de braços abertos e console toda sua família e seus fãs".

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Destaque - O Sucesso de Cheias de Charme


E nesta sexta-feira (28) chega ao final a novela Cheias de Charme, um grande sucesso do horário das 19h. Quando a Globo aprovou a sinopse da novela, a direção da emissora carioca sabia que era uma decisão ousada. A novela seria um sucesso ou um tremendo fracasso. A trama de estreia dos autores Filipe Miguez e Izabel de Oliveira mostrou a que veio já no primeiro capítulo, quando marcou a melhor audiência no horário desde “Cobras & Lagartos”, em 2006.

O ótimo elenco fez com que a novela estourasse, já que Cláudia Abreu (Chayenne) e as Empreguetes Leandra Leal, Taís Araújo e Isabelle Drummond viveram grandes personagens que marcaram a novela e a carreira de cada uma. Embalado pelo último capítulo, o Blog do Programa Atualize listou os pontos altos e baixos do folhetim.

Taís Araújo, Leandra LealIsabelle Drumond deram um show. Literalmente. O trio arrasou na interpretação na pele das empregadas domésticas que não desistem da vida mesmo diante das dificuldades. E convenceram na pela do trio musical Empreguetes. O sucesso das cantoras ultrapassou a ficção e fez muito telespectador sonhar com a possibilidade de assistir a um show real do grupo. Leandra deixou de lado a persona chatinha e mostrou seu carisma, Isabelle elevou seu passe dentro da emissora e Taís provou mais uma vez ser uma atriz multifacetada.

O carisma de Chayene e o talento de Claudia Abreu fizeram da cantora paraense mais que uma simples vilã. O público adorava as cenas da 'patroete'. Não teve quem não se pegasse rindo com as tiradas da estrela do techno brega. Claudia criou um tipo memorável e a personagem entra para a galeria de seus melhores trabalhos na carreira.
Quem roubou mesmo a cena foi Titina Medeiros. O desempenho da atriz transformou sua Socorro praticamente na quarta 'Empreguete'. A fiel escudeira de Chayene protagonizou os melhores momentos do folhetim e deu a Titina a oportunidade de mostrar todo seu talento em seu primeiro papel na TV.

Ricardo Tozzi conseguiu escapar das armadilhas de interpretar dois personagens na mesma trama e montou duas pessoas diferentes por meio do gestual e do tom de voz. Marcos Palmeira teve a oportunidade de encarar um papel completamente diferente dos tipos feito por ele na última década. O malandro Sandro conquistou o público e garantiu seu final feliz.

A trama de Lígia (Malu Galli) foi um belo oásis de drama em meio a tanto humor. O núcleo da advogada serviu de contraponto para as loucuras e o show de animação dos alegres e coloridos personagens do folhetim. A entrada de Marcos Pasquim deu um gás na história.
Os autores abusaram das participações de celebridades reais no folhetim. Os cantores da ficção gravaram em quase todos os programas da emissora e levou para o estúdio os maiores nomes da música nacional. De Ivete Sangalo a Michel Teló, todo mundo arriscou dar uma de ator ao lado de Chayene, de Fabian e das Empreguetes.

A produção soube usar como nenhuma outra novela o site do folhetim. O vídeo das Empreguetes vazou na web na ficção e, antes de ir ao ar, foi postado na página da trama. O resultado deu super certo: tornou-se viral na internet e causou burburinho entre os internautas que se sentiram parte da obra ao assistir o clipe antes de ser exibido no horário das 19h.

Os autores criaram diálogos deliciosos, exploraram a vida das protagonistas além da cozinha, promoveram viradas sensacionais no roteiro do começo ao fim e flertaram com inúmeras referências pop. Foram desde a semelhança de Isabelle com a 'Gossip Girl' Leighton Meester, passando por Socorro imitando a antiga abertura do 'Fantástico' em Sobradinho, até a paródia de 'Gabriela' com Chayene. Tudo totalmente dentro do contexto e sem forçar a barra.

Um dos poucos pecados cometidos pela equipe foi não ter lançado uma trilha sonora com os sucessos criados para as estrelas da ficção. 'Vida de Empreguete' caiu na boca do povo e tocou até em boates cariocas. Todo mundo que assiste à trama já se viu cantando o famoso 'Xote da Brabuleta'.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Imagem do Dia



Acompanhado por numerosa militância do PSDB e da União Geral dos Trabalhadores (UGT), cujo presidente, Ricardo Patah, é ligado ao PSD, José Serra caminhou algumas centenas de metros e cumprimentou lojistas e eleitores. E tudo isso resultou em uma cena inusitada! O candidato ganhou um beijo na boca de uma eleitora durante campanha nesta quinta-feira. A cena foi no mínimo esquisita! E você, o que achou?


Esporte - Mano Menezes convoca seleção para amistosos contra Iraque e Japão


Após uma ausência de mais de dois anos, Kaká está de volta à Seleção Brasileira. Nesta quinta-feira, o meia do Real Madrid foi convocado por Mano Menezes para os amistosos contra Iraque (11 de outubro, na Suécia) e Japão (16, na Polônia), e voltará a vestir a camisa amarela pela primeira vez desde a participação na Copa do Mundo de 2010, ainda sob o comando de Dunga. Kaká já havia sido convocado uma vez por Mano: foi em 27 de outubro de 2011, para jogos contra Gabão e Egito. Porém, o atleta precisou ser cortado devido a uma lesão.
Outros destaques da lista são o zagueiro Leandro Castán, ex-Corinthians e atual Roma (ITA), convocado pela primeira vez; o goleiro Victor, do Atlético-MG, que retorna à Seleção; e os meio-campistas Fernando (Grêmio) e Giuliano (Dnipro-UCR), que acabaram ficando de fora da Olimpíada após participarem de amistosos preparatórios. Mano optou por convocar no máximo um jogador de cada clube brasileiro, para preservar clubes que perderiam muitos atletas importantes em três rodadas da reta final do campeonato nacional.

Confira a lista de convocados de Mano Menezes:

Goleiros
Diego Alves (Valencia-ESP)
Jefferson (Botafogo)
Victor (Atlético-MG)
Laterais
Adriano (Barcelona-ESP)
Alex Sandro (Porto-POR)
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Zagueiros
David Luiz (Chelsea-ING)
Dedé (Vasco)
Leandro Castán (Roma-ITA)
Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA)
Meio-campistas
Fernando (Grêmio)
Giuliano (Dnipro-UCR)
Kaká (Real Madrid-ESP)
Oscar (Chelsea-ING)
Paulinho (Corinthians)
Ramires (Chelsea-ING)
Sandro (Tottenham-ING)
Thiago Neves (Fluminense)
Atacantes
Hulk (Zenit-RUS)
Leandro Damião (Internacional)
Lucas (São Paulo)
Neymar (Santos)

Saúde - Número de transplantes cresceu 12,7% no Brasil, diz Ministério da Saúde



O número de transplantes realizados no Brasil no primeiro semestre deste ano cresceu 12,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e junho de 2012, foram realizados 12.287 transplantes contra 10.905 nos primeiros seis meses de 2011. Os dados são de um balanço nacional divulgado nesta quinta-feira (27) pelo Ministério da Saúde. Entre os estados, o Acre contabilizou a maior alta (1.033%), seguido pelo Amazonas (217%), Pará (104%), Distrito Federal (76%) e Pernambuco (74%). Em números absolutos, São Paulo foi o estado que realizou mais transplantes, 4.754 no total. O transplante de pulmão registrou o maior aumento (100%), seguido pelo de coração (29%), de medula óssea (17%), de rim (14%), de córnea (13%) e de fígado (13%).No caso específico do transplante de córnea, seis estados conseguiram zerar a fila de espera: Acre, Paraná, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e São Paulo.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Imagem do Dia



O americano Dave Engledow bolou uma forma de documentar a infância de sua filha, Alice Bee, de uma forma com que o material se tornasse um tesouro para quando ela se tornasse adulta. Dave, que mora em Maryland (EUA), diz que não imaginava a repercussão que suas fotos teriam na internet. O projeto surgiu também como uma ideia de entreter a família e amigos com fotos engraçadas. Ele posta as fotos na página do Facebook e encoraja os visitantes a curtir e compartilhá-las.

Celebridades - Paulo Goulart está internado em tratamento de câncer


O ator Paulo Goulart, de 79 anos, está internado no setor de oncologia do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. O ator está em tratamento desde o início de 2012 e se internou há algumas semanas para cuidar de um tumor no mediastino, uma cavidade no centro do tórax, localizada entre os pulmões.
"Paulo está muito bem. Não precisou raspar o cabelo e está consciente, conversando com amigos e família", informou Monica Simões, assessora de Paulo e de sua mulher, a atriz Nicette Bruno. Nicette tem ido e voltado para São Paulo, para acompanhar o tratamento do marido, enquanto grava no Rio seu papel em "Salve Jorge", próxima novela das nove da Globo. Já em tratamento, Paulo Goulart participou em 2012 das gravações do filme "O Tempo e o Vento", adaptação para o cinema do clássico de Erico Veríssimo, com direção de Jayme Monjardim.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Celebridades - Nasceu Eva! Filha de Angélica e Luciano Huck


Nasceu na tarde desta terça-feira (25), a terceira filha de Angélica e Luciano Huck. Após Benício de 7 anos e Joaquim, de 4, os apresentadores são pai de uma tão esperada menina chamada Eva, com 48 cm e 2,8kg. Angélica deu entrada na maternidade Perinatal, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, por volta de 13h30 com vestido florido e óculos escuros. Acompanhada da assessora e de seguranças, a apresentadora demonstrava tranqulidade. O papai Luciano Huck era só alegria, pelo twitter ele agradeceu as mensagens que estava recebendo.

Receita - Rocambole de Forno



Ingredientes:

1 xícara de leite morno
1 colher (sopa) de açúcar
2 ovos
3/4 de xícara de óleo
1 pitada de sal
4 a 5 xícaras de farinha de trigo
1 gema de ovo ligeiramente batida para pincelar

Recheio:
 3 tomates grandes sem pele cortados em cubinhos
1 colher de sopa de azeite
1/2 colher de sopa de vinagre
Sal e orégano a gosto
300 g de presunto cortado em fatias finas
300 g de mussarela cortada em fatias finas


Modo de Preparo:

1 - Dissolva o fermento no leite com o açúcar

2 - Em uma tigela grande misture os ovos com o óleo e o sal

3 - Junte o fermento dissolvido e acrescente a farinha pouco a pouco, mexendo sem parar

4 - Quando a massa ganhar consistência, coloque sobre uma superfície lisa e polvilhada e amasse, adicione mais farinha até que solte das mãos

5 – Sove bem, volte a massa para a tigela cubra com um pano e deixe descansar em lugar protegido de corrente de ar (pode ser dentro do forno desligado), até dobrar de volume por cerca de 1 hora


Recheio:

1 - Tempere o tomate picado com azeite, vinagre, sal e orégano a gosto
2 - Divida a massa em 2 partes, coloque uma delas sobre uma superfície polvilhada com farinha e abra com rolo de macarrão, no formato de um retângulo, sem deixar uma espessura muito grossa

3 - Por cima distribua a metade do tomate, do presunto e da mussarela, deixando um espaço livre de 1 cm nas bordas

4 - Enrole, como rocambole, comece pelo lado mais comprido e depois feche as laterais, dobrando-as para baixo para não vazar o receio

5 - Transfira para uma assadeira untada e enfarinhada, pincele com a gema (se quiser polvilhe orégano ou queijo ralado) repita o processo com a outra parte da massa

6 - Leve ao forno moderado (180°), pré-aquecido, por 40 minutos até dourar.


Fonte: Site Tudo Gostoso - www.tudogostoso.uol.com.br

PS: Caso você queira fazer alguma pergunta, dar dicas, sugestões, fazer críticas ou comentários, basta mandar um recado para o e-mail felipelange.faria@hotmail.com! Agora nós voltamos com outra receita somente na próxima terça-feira!

Saúde - Aedes aegypti que não transmite dengue é criado em Laboratório


Cientistas criaram em laboratório um tipo de mosquito Aedes aegypti que não transmite o vírus da dengue. O resultado da pesquisa, liderada pela Universidade de Monash, na Austrália, e feita em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, está sendo apresentada no 18º Congresso Internacional de Medicina Tropical, no Rio de Janeiro. Os pesquisadores introduziram no Aedes aegypti a bactéria Wolbachia, presente em 70% dos insetos do mundo. Essa bactéria atua como uma espécie de vacina para o mosquito e bloqueia a multiplicação do vírus dentro do inseto. Desta forma, o mosquito não transmite mais a dengue. A colônia de Aedes aegypti com Wolbachia é criada em laboratório. Depois, os insetos são liberados na natureza. Livres, eles se reproduzem com mosquitos locais e a bactéria é transmitida de mãe para filho pelos ovos. No Brasil, o projeto está na primeira fase. Os cientistas estão fazendo, em laboratório, a manutenção de colônias dos mosquitos com Wolbachia e o cruzamento com Aedes aegypti de populações brasileiras.


SINTOMAS E TRATAMENTOS

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize