sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Especial: 20 anos do assassinato da atriz Daniella Perez

O crime
Aos 22 anos, Daniella foi assassinada com 18 golpes de tesoura em 1992, quando interpretava Yasmin na novela de sua mãe "De Corpo e Alma". Os autores do crime foram seu companheiro de cena, o ator Guilherme de Pádua , e a mulher dele na época, Paula Thomaz . Daniella era casada com o ator Raul Gazolla.
Em depoimentos exclusivos ao portal iG, famosos relembram a carreira e os momentos ao lado da atriz, assassinada em 1992
Tarcísio Meira - “Na verdade o meu personagem transitava numa área diferente da dela, a minha história era muito separada. Ela era uma gracinha de pessoa, um amor de menina, um docinho. A gente ficou muito chocado não só por ser a Daniella, que era uma menina cheia de talento com um futuro muito bonito pela frente e que tinha tudo para vir a ser uma grande atriz, mas pela Gloria. Era filha da Gloria, então foi uma morte dupla, sabe? A Gloria estava tão próxima de nós por estar escrevendo a novela então foi um baque. Eu fiquei, todos nós ficamos, muito chocados porque somos pessoas do bem". "Nunca houve e nem nunca se pensou que pudesse haver uma violência tão grande, uma coisa tão chocante bem no nosso meio. Somos pessoas amorosas, carinhosas, que trabalham com sensibilidade e, de repente, vem uma coisa dessa tão brutal. Muito maluca demais para entrar na nossa cabeça. Me lembro que fiquei um tempão com uma enxaqueca que não passava. Ficamos todos estupefados. Mesmo eu que não fazia parte da turma dela. Foi muito, muito, muito triste. Não dá para entrar na minha cabeça um negócio desses".
Tarcísio Meira , que interpretava Diogo na novela "De Corpo e Alma", contracenava em outro núcleo. No entanto, como outros atores do elenco, ficou abalado com a morte da atriz.

Stênio Garcia - “Ela não foi só a minha filha em 'De Corpo e Alma'. No momento em que aconteceu aquela tragédia toda, como ela foi minha filha também em 'O Dono do Mundo' [de Gilberto Braga ], a gente estabeleceu uma relação de carinho muito grande, de pai mesmo. A gente quando é pai numa novela, apesar de serem personagens de ficção, já começa a estabelecer uma série de elos para que possa fluir na alma da gente o sentimento". "A Daniella tinha praticamente a idade das minhas filhas Cássia e Gaya . Eu transferia todo esse sentimento que tinha por elas para a Daniella e ela também me aceitava como pai fictício. Tem também o fato de eu ter feito várias novelas da mãe dela. Fiquei meio como produto das criações da Glória, então me senti sempre muito familiar dela. Em termos profissionais era uma atriz maravilhosa. Uma atriz com um futuro fantástico. Realmente acho que foi uma perda não só para a Glória, mas para todos nós que nos relacionávamos com ela e como atriz em perspectiva num futuro cenário artístico brasileiro”.
Stênio Garcia interpretou Domingos Bianchi, pai da personagem de Daniella em "De Corpo e Alma".
Marilu Bueno - “Ninguém entende e nunca vai entender essa situação. Nunca existiu nada como isso na história da dramaturgia mundial. Acho que nem Shakespeare seria capaz de escrever uma história dessas. Eu e Stênio (Garcia) gravamos as últimas cenas com a Dani antes de morrer. O cenário era o quarto da personagem dela. O pior foi ter que voltar a esse mesmo cenário dois dias após o enterro. Era preciso. A novela precisava continuar. Fomos gravar morrendo. Mas nós dois ficamos um longo tempo emocionados e sem conseguir falar os nossos textos".
Marilu Bueno viveu a personagem Lací, mãe de Danielle Perez em "De Corpo e Alma"
Eva Todor – “Posso dizer que era uma moça super bem criada, dedicada, instruída, boa atriz, linda, de família e é absolutamente inexplicável o que aconteceu, o que aquele bandido fez. Ele deve ter sido um tarado. Ele e a mulher dele que atacaram ela. Ela morreu nem sabendo o porque morreu! É a nossa impressão. Porque nunca, durante as gravações, vimos nenhum gesto sequer que indicasse algum namoro ou flerte que ela tenha tido com aquele bandido. A mulher dele deve ter sido uma tarada que estava perseguindo a moça. Quanto a ela acho que não merecia mesmo, porque se havia uma pessoa gentil, bem criada, bem educada, era ela. Com certeza. Digo isso sem nenhum interesse porque já faz tanto tempo... Justiça no Brasil é muito relativa. Às vezes não vem e quando vem, vem retardada”.
Eva Todor viveu a personagem Calú na novela "De Corpo e Alma"

Cinema: Amanhecer Parte 2 chega a marca de 10 milhões de espectadores



Um desfecho em grande estilo! Assim pode ser considerada a performance de A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2 nos cinemas brasileiros, já que o longa-metragem superou de longe todas as marcas alcançadas pelos filmes anteriores da série.

Na quinta-feira, 27 de dezembro, mais um número expressivo foi atingido: 10 milhões de espectadores. A título de comparação, o melhor filme da série era A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1, com 7,1 milhões de espectadores. Apesar do excelente desempenho, ainda assim Amanhecer - Parte 2 não é o filme mais visto nos cinemas brasileiros em 2012. O posto pertence a Os Vingadores - The Avengers, que atraiu 10,9 milhões de espectadores ao longo de sua trajetória no circuito nacional. O último episódio das aventuras de Bella Swan, Edward Cullen e Jacob Black é o segundo colocado do ranking, à frente de A Era do Gelo 4 (8,7 milhões).

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Os 25 Sucessos do Ano de 2012


2012 está acabando e que tal relembrar aquelas músicas que fizeram muito sucesso durante o ano e se tornaram “chicletes”, pois não saiam de nossas cabeças! Veja agora a lista com 25 músicas. E lembrando que você pode participar do sorteio e levar este CD para casa no Programa Atualize especial de Reveillón (que irá ao ar no dia 29 de dezembro).


1 - Gangnam Style - PSY


2 - Camaro Amarelo - Munhoz e Mariano


3 - Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha - João Lucas e Marcelo


4 - Assim você mata o Papai - Sorriso Maroto


5 - What makes you Beautiful - One Direction


6 - Call me Maybe - Carly Rae Jepsen


7 - Esse Cara sou Eu - Roberto Carlos


8 - Part of Me - Katy Perry


9 - Set fire to the Rain - Adele


10 - Fiorino - Gabriel Gava


11 - Sinal Disfarçado - Zé Ricardo e Thiago


12 - Moves like Jagger - Maroon 5


13 - Glad you Came - The Wanted

14 - Lê Lê Lê - João Neto e Frederico


15 - Gatinha Assanhada - Gusttavo Lima

16 - Humilde Residência - Michel Teló


17 - Sou o Cara pra Você - Thiaguinho


18 - Marry the Night - Lady Gaga


19 - Give your Heart a Break - Demi Lovato


20 - Incondicional - Luan Santana


21 - Paradise - Coldplay


22 - We Found Love - Rihanna


23 - Vem ni Mim, Dodge Ram - Israel Novaes


24 - Ai que Dó - Thaeme e Thiago


25 - Reza - Rita Lee

Relembre os Escândalos de 2012

Os escândalos sempre são assuntos muito comentados durante o ano. Assim, relembre o que abalou o mundo das celebridades em 2012.
Kristen Stewart, 22, namorava o ator Robert Pattinson, 26, quando foi fotografada com o diretor Rupert Sanders, 41. O casal se separou na época mas já estão juntos novamente.

Carolina Dieckmann foi vítima de hacker que publicou fotos da atriz em sua intimidade, incluindo algumas nua. Ela não foi a única, outras atrizes como Heather Morris, do seriado Glee, também teve fotos divulgadas.
               
A revista francesa "Closer" estampou na capa fotos de Kate Middleton fazendo topless durante suas férias na França ao lado do marido, o príncipe William.

Giovanna Ewbank se separou de Bruno Gagliasso após rumores de que ele seria o pai do filho que a modelo Carol Francischini está esperando. Dois meses depois de separação o casal reatou. Na última quarta-feira (12), Bruno descobriu que não é o pai da acriança após exame de DNA.

O site "TMZ" divulgou fotos do príncipe Harry completamente nu durante festa em Las Vegas. As fotos viraram motivo de piada com muitos internautas postando fotos sem roupas em apoio ao príncipe.

O participantes do BBB 12, Daniel e Monique, foram alvo de polêmica após a primeira festa do programa quando ele foi acusado de fazer sexo com enquanto a moça dormia. O primeiro expulso de todas as edições do programa teve o inquérito arquivado após meses do ocorrido.

A atriz Lindsay Lohan entrou na lista pelo "conjunto da obra". Com casos de prisão por bater brigar na boate, brigar com a mãe, ser expulsa de hotel por calote e destruir seu Porsche em um acidente, a atriz não sai das listas de escândalos.

Personagens de Novelas que marcaram em 2012

Entra ano e sai ano, uma novela substitui a outra, em vários horários e emissoras. 2012 foi um ano e tanto para a TV, com pelo menos três novelas que tiveram grande destaque: "Avenida Brasil", "Cheias de Charme" e "Carrossel". O ano trouxe uma galeria de personagens marcantes, que amamos, odiamos e torcemos, com os quais rimos e nos emocionamos. Que entraram para a história da TV ou, pelo menos, que ficarão por um bom tempo ainda na memória do público.

As irmãs Ana e Manuela Fonseca (Fernanda Vasconcellos e Marjorie Estiano): a sensível relação entre as duas irmãs de "A Vida da Gente" foi o alicerce da novela e mostrou que na vida real não existe vilão ou mocinho: todos somos passíveis de erros e fraquezas, bem como de atos grandiosos. No ar, a história com tons de realismo fez jus ao título da novela.

Melissa e Virgílio (Cássia Kis Magro e Osmar Prado): a dupla de vilões de "Amor Eterno Amor" foi o grande destaque da novela. Os atores souberam dar o tom certo para que seus personagens não caíssem na caricatura simples e fácil, tornando-os tipos complexos, muito mais do que alegóricos.

Personagens de "Avenida Brasil": uma novela que não dá para citar apenas dois ou três personagens que se destacaram. Foram tantos que caíram no gosto popular que inevitavelmente uns e outros ficarão de fora. As inimigas Carminha (Adriana Esteves) e Nina (Débora Falabella) para sempre serão lembradas, seja pela interpretação magistral das duas atrizes, ou pelos embates e dramas de suas personagens. Mas não dá para deixar de citar Tufão (Murilo Benício), Max (Marcello Novaes), Mãe Lucinda (Vera Holtz), Nilo (José de Abreu), Leleco (Marcos Caruso), Muricy (Eliane Giardini), Suelen (Ísis Valverde), Adauto (Juliano Cazarré), Darkson (José Loreto), Zezé (Cacau Protásio), Janaína (Cláudia Missura), as meninas Ágata (Ana Karolina Lannes) e Ritinha (Mel Maia), e tantos outros.

Empreguetes (Taís Araújo, Leandra Leal e Isabelle Drummond) + Chayene (Cláudia Abreu) + Socorro (Titina Medeiros): "Cheias de Charme" cativou o público como há muito tempo não se via no horário das sete da Globo. Com humor e o apelo musical, a vilã Chayene e sua "personal curica" Socorro arrancaram gargalhadas e marcaram as carreiras de Cláudia Abreu e de Titina Medeiros - uma das revelações do ano. Mas as empreguetes, também se destacaram com a Penha (Taís Araújo), o triângulo amoroso entre Inácio, Fabian (Ricardo Tozzi) e Rosário (Leandra Leal), além da doce Cida (Isabelle Drummond).

Elenco infantil de "Carrossel": o grande sucesso do SBT em 2012, com público infantil cativo e audiência fiel. Atualmente, é a única novela com audiência dentro da meta das emissoras. Os alunos da Escola Mundial tornaram-se adorados pela criançada. Em especial Cirilo (Jean Paulo Campos) e Maria Joaquina (Larissa Manoela).

Coronel Jesuíno Mendonça (José Wilker) e Dona Doroteia (Laura Cardoso): nem Gabriela, nem Nacib ou Mundinho Falcão. Os personagens da novela "Gabriela" que ficarão na memória do povo são coadjuvantes e se destacaram graças ao talento de seus intérpretes: o coronel bruto, mas que se revelou um homem sensível ao longo da trama, e a fofoqueira-mor de Ilhéus. De quebra, os bordões "Vou lhe usar!" (do Coronel Jesuíno), "Jesus Maria José!" e “Quenga” (de Dorotéia) se popularizaram, viraram memes na Internet e charges engraçadinhas no Facebook.

Baronesa Constância (Patrícia Pillar): a vilã de "Lado a Lado" já rendeu a Patrícia Pillar o apelido de "Flora de época", ou "bisavó da Flora" – referências à inesquecível personagem má que a atriz viveu na novela "A Favorita", em 2008.

Quem foi a personalidade do ano?

O ano de 2012 está chegando ao fim e durante o todo esse tempo, algumas pessoas se destacaram, seja por uma ação construtiva ou por um ato degradante. Assim, o que resta é escolher qual foi a personalidade que mais deu o que falar neste ano de 2012. Confira a descrição de cada um e depois vote na nossa enquete.

Barack Obama - O presidente reeleito dos Estados Unidos enfrentou o republicano Mitt Romney e venceu. Obama vai ficar mais quatro anos à frente da Casa Branca, com Joe Biden como vice. Além da vitória, Obama bateu recordes: sua foto abraçado com a mulher, Michelle, postada pela equipe de campanha no momento do anúncio da reeleição, foi a mais compartilhada da história do Twitter e do Facebook


Dilma Rousseff - A presidente do Brasil foi capa da edição de setembro da revista "Forbes", com as cem mulheres mais poderosas do mundo. A lista teve a chanceler alemã, Angela Merkel, na liderança e Hillary Clinton na segunda colocação. Dilma, que ilustrou a capa da publicação, ficou em terceiro lugar, repetindo a ordem do ano passado

Joaquim Barbosa - O relator do processo do mensalão foi também o primeiro negro a ser nomeado para o Supremo Tribunal Federal, em 2003. Nove anos depois, Barbosa condenou Dirceu e Genoino por corrupção e virou hit na internet. Em novembro, assumiu a presidência do STF após aposentadoria do ministro Carlos Ayres Britto

Carlinhos Cachoeira - O bicheiro construiu uma rede de colaboradores na esfera pública, principalmente atuando em Goiás e no Distrito Federal, que envolvia pagamento de favores e propinas a agentes públicos. Cachoeira foi solto em novembro, acusado de vários crimes, entre os quais exploração de jogo de azar, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e contrabando. Desde abril, uma CPI investiga o caso

Andressa Mendonça - A mulher de Carlinhos Cachoeira foi acusada de tentar corromper o juiz Alderico Rocha Santos, que julga o processo no qual Cachoeira é réu, para que o magistrado decidisse favoravelmente ao seu companheiro. Andressa, que deu entrevista ao "Fantástico" e permaneceu calada durante seu primeiro depoimento na CPI do caso, foi considerada a mensageira do esquema

Graça Foster - A primeira mulher a alcançar a presidência da Petrobras foi eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do mundo, segundo a revista norte-americana "Forbes". Foster ainda foi eleita pela CNN - em lista que não inclui empresas norte-americanas - como a mulher de negócios mais importante do mundo

Hugo Chávez - Após 14 anos no poder, o presidente da Venezuela foi reeleito para governar o país por mais seis anos. Com a vitória, Chávez ficará no poder até 2019, quando completará 20 anos como presidente. Em dezembro, indicou o vice, Nicolás Maduro, como sucessor por ter de viajar a Cuba para ser operado contra um câncer na região pélvica

Marcos Valério - O empresário e publicitário é considerado o articulador do esquema do mensalão. Foi condenado a mais de 40 anos pelo Supremo Tribunal Federal. Em depoimento em setembro à Procuradoria-Geral da República, Valerio disse que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu o OK para empréstimos do PT, que Lula usou dinheiro do mensalão para despesas pessoais e que foi ameaçado de morte após a denúncia de Roberto Jefferson. A acusação foi chamada de "mentira" por Lula

Gina Rinehart - A australiana, herdeira da empresa de mineração Hancock, é a mulher mais rica do mundo e disputa com três de seus quatro filhos o controle do fundo que administra as finanças da família. Famosa por declarações polêmicas, Gina disse que os pobres têm de "trabalhar mais e parar de perder tempo bebendo, fumando ou se divertindo"

Michel Nussenzweig - O imunologista brasileiro conseguiu desenvolver uma vacina experimental contra o vírus da Aids mais eficaz que os atuais tratamentos clínicos, como os medicamentos antirretrovirais existentes no mercado

Virgem de Santa Catarina - A catarinense Ingrid Migliorini, que usa o pseudônimo de Catarina, vendeu sua virgindade por US$ 780 mil (R$ 1,6 milhão), em leilão para promover o documentário australiano "Virgins Wanted", reality show sobre a primeira vez de alguns jovens. Ela declarou que parte do dinheiro seria usada para casas populares

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Sorteio - Ingressos para o Cinema!


Olá Pessoal! Hoje eu quero divulgar um sorteio que faremos no Programa Atualize, no sábado (22)! Que tal um presentão de Natal? Pois então, será realizado o sorteio de um par de ingressos para o filme “As Aventuras de Pi”, válido de segunda a quinta, enquanto o filme estiver em cartaz.

O sorteio será realizado da seguinte maneira: No final do programa Atualize, a primeira pessoa que ligar, no momento permitido, ganhará os ingressos. Mas será apenas quando for anunciado que pode ligar! Quem ligar antes não estará concorrendo! Então fiquem ligadinhos no programa deste sábado e torçam para serem atendidos, porque a linha pode congestionar com as ligações!

Estreias do Cinema

E com o Natal chegando, que tal pegar um cineminha e começar a aproveitar as férias? Então confira os filmes que estréiam nesta semana e programe-se!

Às vésperas de vender sua empresa milionária, Robert Miller (Richard Gere), um magnata da bolsa de valores, envolve-se em um acidente automobilístico causando a morte de uma pessoa. Para preservar sua imagem, ele esconde sua responsabilidade no caso. Mas um investigador (Tim Roth) está disposto a descobrir o verdadeiro culpado, sabotando todos os planos de Robert.

Trailer Oficial


O casal Maria (Naomi Watts) e Henry (Ewan McGregor) está aproveitando as férias de inverno na Tailândia junto com os três filhos pequenos. Mas na manhã de 26 de dezembro de 2004, enquanto curtiam aquele paraíso após uma linda noite de Natal, um tsunami de proporções devastadoras atinge o local, arrastando tudo o que encontra pela frente. Separados em dois grupos, a mãe e o filho mais velho vão enfrentar situações desesperadoras para se manterem vivos, enquanto em algum outro lugar, o pai e as duas crianças menores não têm a menor ideia se os outros dois estão vivos. É quando eles começam a viver uma trágica lição de vida, movida pela esperança do reencontro e misturando os mais diversos sentimentos.

Trailer Oficial

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Veja 10 presentes que ninguém gosta de ganhar e evite erros neste Natal



Todo mundo, pelo menos uma vez na vida, já ganhou algum presente de Natal que simplesmente detestou e se lembra muito bem do quanto o episódio foi frustrante. Para não fazer o mesmo na hora de tentar agradar alguém, siga as dicas e risque 10 itens da sua lista de compras de fim de ano.

Creme antirrugas: contenha a vontade de comprar para alguém, mesmo que seja de uma marca luxuosa. "Parece que você está insinuando que a pessoa está caída", explica a especialista em etiqueta e marketing pessoal Célia Leão. "Sem contar que é capaz de criar uma neurose e fazer o presenteado passar o ano-novo em depressão", diz Danielle Ferraz, consultora de imagem

Brinquedos que fazem sujeira: as crianças se divertem com massinhas de modelar, moldes de gesso, kits de pintura... Porém, segundo a consultora de imagem e comportamento Lilian Riskalla, é bom fugir de brinquedos pegajosos, grudentos ou que destruam a decoração e a ordem da casa dos pais. Isso sem contar que crianças não têm muita paciência para esperar e sempre querem experimentar na hora aquilo que ganham, podendo causar transtornos em plena festa de Natal

CD ou DVD da sua banda favorita: além de política, religião e futebol, gosto musical também rende discussão e polêmica. Cada um tem seu gosto e é melhor respeitar. Ao dar um álbum de rock para alguém que curte pagode ou sertanejo, por exemplo, você passa a impressão de depreciar as escolhas alheias. E se a pessoa gosta da mesma banda que você, pode achar que ganhou o presente só para ter de emprestar depois. Para a consultora de imagem Danielle Ferraz, dar CD de presente também é algo meio ultrapassado, já que hoje em dia todo mundo baixa música da internet. "Mas essa atitude é liberada para o os mais velhos", diz

Maquiagem falsificada: a consultora de imagem Danielle Ferraz afirma que aqueles estojos enormes, com muitos compartimentos e cosméticos das mais diversas cores, estão mais do que fora de moda: são cafonas. E de qualidade duvidosa (por isso são baratos). É melhor investir dinheiro em um único item de maquiagem --como um batom sofisticado, por exemplo-- do que pagar mico com esse presente

Brinquedos barulhentos: evite presentear as crianças com brinquedos ou bonecos com sons incômodos, muito altos ou que repetem a mesma frase sem parar. "Pense nos pobres pais, que serão obrigados a conviver com o ruído", diz a consultora de imagem e comportamento.

Livro de autoajuda com dica nada sutil: esqueça títulos que podem fazer com que a pessoa se sinta fracassada, que exponham demais seus sentimentos mais íntimos ou que menosprezem suas escolhas e até quem faz parte de seu círculo social, tais como "Eu te Amo, mas Não Estou Apaixonado por Você", "Manual da Incompetência Masculina", "Abrindo o Armário - Encontrando uma Nova Maneira de Amar e Ser Feliz", "Bem-vinda ao Clube do Divórcio" e "Como Trabalhar para um Idiota". Se tiver de dizer algo, converse. Não use um presente, ainda mais nessa época do ano, para dar indiretas

Itens com simbologia religiosa ou místicos: nada de Bíblias, anjinhos, livros de salmos, imagens, estatuetas de orixás, gnomos, fadas... Principalmente se houver dúvidas sobre a religiosidade do presenteado. "Pode parecer que você quer professar a sua própria fé como verdade ou que não respeita as crenças alheias", diz Célia Leão, especialista em etiqueta e marketing pessoal

Peças em liquidação: em geral, as lojas não permitem que sejam trocadas. "É desagradável não poder trocar o presente, seja porque já tem um igual, o tamanho está errado ou não gostou da cor", diz a consultora Lilian Riskalla. Portanto, só dê um presente adquirido em um bazar ou numa liquidação caso conheça muito bem a pessoa e tenha a certeza absoluta de que acertará na escolha. O mesmo cuidado vale para produtos comprados pela internet

Repassar um presente que você não gostou: todo mundo percebe o truque. As pessoas se esquecem de retirar a etiqueta da loja de presentes com a data antiga; mantêm no mesmo pacote, que está com cheiro de guardado; pode ser um item que saiu de linha e o presenteado saber disso... São muitas as razões para não repassar presentes. Se for de casamento, os riscos são ainda maiores: dificilmente as pessoas lembram quem deu cada item, pois foram muitos. Você pode acabar devolvendo o presente para quem lhe deu ou dando para alguém cujo comprador é tão próximo que a sua farsa acabará sendo descoberta

Meias: "Antes de comprar, responda: você gostaria de ganhar meias?", diz Danielle Ferraz. Mesmo que você seja uma das poucas pessoas que responderia sim a essa pergunta, evite. "Um par de meias é um presente sem imaginação e bem sem graça", declara a consultora de imagem Lilian Riskalla. Se você não pode gastar muito, e por isso decidiu por um item barato, use a criatividade.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Como preparar a casa para as festas e receber bem amigos e familiares


A noite de Natal e o almoço do dia 25 - ao contrário do Réveillon - costumam ganhar os contornos de festas mais íntimas, para pessoas queridas como familiares e amigos próximos. Mas esse caráter reservado não denota que a ocasião inspire menos cuidados em sua organização. Assim, quem vai receber e celebrar em casa precisa planejar. Sem muita complicação, mas com um pouco de atenção aos detalhes, é possível deixar qualquer ambiente bonito, confortável e no clima certo para inspirar os convidados – afinal, é hora de festejar o ano que vai terminando e tomar fôlego para o que vem por aí. 

Acompanhe algumas dicas e veja como preparar a sua casa para a festa dos dias 24 e 25 de dezembro e para a virada no dia 31:

Calcule o número de convidados
Uma festa confortável comporta no máximo duas pessoas por metro quadrado. A lista ultrapassou um pouco o tamanho ideal? Simples! Abra mais espaço nas áreas sociais guardando alguns móveis. Retire aqueles itens que não serão aproveitados durante a festa, como mesas de centro muito baixas e revisteiros, e guarde-os no quarto. Assim, se o número de convidados exceder muito o espaço disponível no apartamento ou casa, considere outras opções, como alugar o salão de festas do condomínio ou um espaço para eventos.

Retire excessos dos móveis
Deixe o mínimo de objetos nas mesas laterais, de centro e estantes. Ficam enfeites temáticos, como bonecos do Papai Noel e vidros cheios de bolas coloridas, e saem vasos de cristal, por exemplo. Quem espera receber crianças deve redobrar esse cuidado e retirar do alcance dos pequenos tudo o que for frágil e quebrável. Evite, também, colocar faixas e balões nas paredes: esses recursos dão peso aos espaços, além de causar possíveis estragos ao acabamento e à própria celebração. 

Monte uma mesa bonita
Escolha uma toalha bonita, de uma cor só ou com motivos natalinos, para compor a mesa principal. Para enfeitar, um arranjo central de flores ou frutas e um par de castiçais são suficientes. Com mais elementos, a mesa pode ficar visualmente poluída. Se dispuser de um aparador, use-o para acomodar os utensílios de servir e consumir. Coloque os copos lado a lado e organize os talheres, apoiando as facas nos dentes dos garfos a fim de montar conjuntos. Com os pratos, monte pilhas e tente manter uma coerência de cores e estilos para as louças. Copos, pratos e talheres de plástico devem ser evitados, pois tiram a elegância da festa. O uso de guardanapos de papel é liberado, mas dê preferência aos mais grossos e coloridos em verde, vermelho ou dourado e coloque-os dobrados sobre o aparador ou a mesa, preferencialmente sobre uma bandejinha ou um pratinho bonito.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Especial Novelas - Anjo Mau (1997)



Anjo Mau é uma adaptação da novela homônima escrita por Cassiano Gabus Mendes e exibida pela TV Globo em 1976. Diferentemente da versão original, que se passava no Rio de Janeiro, o remake tem São Paulo como cenário. A novela traz como protagonista e personagem-título a ambiciosa e dissimulada Nice (Glória Pires), cujo lado obscuro só é conhecido pelo telespectador. Filha adotiva de Augusto (Cláudio Corrêa e Castro) e Alzira (Regina Dourado), ela busca ascensão social a qualquer custo. A mãe, uma mulher amargurada, é a única capaz de perceber a perversidade da filha, mantendo-se sempre atenta a seus passos.

Inconformada com sua vida, que considera medíocre e sem perspectivas, Nice se enche de esperança quando surge uma oportunidade de trabalho na mansão dos Medeiros, onde seu pai é motorista há anos. Ela aceita a vaga de babá do filho de Stela (Maria Padilha) e logo percebe em Rodrigo (Kadu Moliterno), irmão da patroa, uma saída para seus problemas. Nice decide conquistá-lo, apesar de ele ser noivo de Paula (Alessandra Negrini), e passa por cima de todos para atingir seu objetivo, mas se apaixona de verdade. Nice acaba fazendo Rodrigo descobrir o romance de Paula com seu próprio irmão, o bon vivant Ricardo (Leonardo Brício). Arrasado, Rodrigo se torna um homem insensível, que não mais acredita nas mulheres. Para se vingar da ex-noiva, ele passa a sair com Nice, mas logo se sente culpado por estar usando a empregada. Desolado, começa a se relacionar também com Lígia (Lavínia Vlasak), que pertence à sua classe social e é apaixonada por ele desde menina. Mas Luiz Carlos (Márcio Garcia), irmão de Nice, também se envolve com a moça, e torna-se a maior arma da babá para tirá-la do caminho de Rodrigo.

Enquanto isso, o mecânico Julio (Luciano Szafir), ex-namorado de Nice, sofre por seu amor. Bonito e charmoso, ele atrai todos os tipos de mulheres, mas só tem olhos para a amada, cujo carinho passa a novela toda mendigando, em vão. No decorrer da trama, Nice descobre que é filha biológica de Alzira, fruto de um estupro. Depois de tê-la abandonado em um orfanato, Alzira se arrependeu e buscou a criança, sem nunca revelar seu segredo a ninguém. Mas a mãe nunca conseguiu amar a filha, mal escondendo sua rejeição ao longo de todos aqueles anos. Nice finalmente consegue se casar com Rodrigo e engravida. O parto, porém, não é tranquilo, e a ex-babá, com graves complicações de saúde, fica à beira da morte. No leito do hospital, ela recebe a visita de Alzira, que pede desculpas à filha por tê-la rejeitado, e de Rodrigo, que declara seu amor e implora que ela não o abandone sozinho com o filho. Mas Nice desfalece e entra em coma, deixando o marido desesperado.

 Tempos depois, Nice reaparece na casa de Rodrigo, durante um jantar que reúne toda a família Medeiros. Todos ficam muito surpresos com sua chegada, e a ex-babá diz que vai embora com seu filho para se conhecer melhor e resgatar a pessoa boa que ela sabia que era. A novela termina quando Nice, com seu bebê nos braços, tem uma grande surpresa ao encontrar Rodrigo no mesmo avião em que vai viajar. Na última cena, os dois brindam ao começo de uma nova vida.

TRAMAS PARALELAS
 
Tadeu e Stela
Anjo Mau tem como um de seus destaques o divertido casal Tadeu (Daniel Dantas) e Stela (Maria Padilha). Homem honesto, de origem humilde, Tadeu tem de provar, a todo instante, que não se casou por dinheiro. Mas, apesar da boa índole, no passado ele abandonou Goreti (Lilia Cabral) grávida, e escondeu o fato de todos. Agora ele tenta conquistar o amor da filha, a jovem Simone (Samara Felippo), sem que Stela saiba. Goreti, no entanto, tem medo de que a filha se deslumbre com a vida de rico do pai. Depois que a história vem à tona, Tadeu conta toda a verdade para Stela, e os dois terminam felizes. Simone, feliz com o acerto de contas entre o pai e a mãe, torna-se uma estilista bem-sucedida e viaja para a Europa em companhia do namorado, Bruno (Emilio Orciollo Netto).

Cor da pele
Um dos temas abordados em algumas tramas foi a valorização da etnia negra. Na mais importante delas, a fútil Tereza (Luiza Brunet), que se casou por interesse com Rui (Mauro Mendonça) e teve os filhos Paula (Alessandra Negrini) e Bruno (Emilio Orciollo Netto), esconde de todos sua verdadeira origem. Ela é filha de Cida (Léa Garcia), uma mulher negra, bondosa e resignada, que convive com a rejeição da filha sem questioná-la. Costureira, Cida vive modestamente, à margem da vida glamurosa e sofisticada de Tereza. Cida é, ainda, mãe adotiva de Vivian (Taís Araújo), uma ex-menina de rua que se tornou uma brilhante aluna, enchendo de orgulho a mãe de criação. Ao longo da novela, Vivian e Bruno se apaixonam, e a jovem passa a sofrer forte perseguição de Rui, que não tolera que o filho se relacione com uma negra. 

É o próprio Bruno quem descobre a verdade sobre sua avó e conta tudo ao pai. Indignado, Rui expulsa o filho e a mulher de sua vida. No final da novela, Cida é finalmente reconhecida por Tereza, e Rui acaba preso por suas falcatruas políticas. Com abuso de poder, porém, ele vai se esquivando de sua pena até o final da novela. Vivian e Bruno rompem a relação, mas se tornam grandes amigos. Ela se casa com Ricardo, depois que este abandona a fútil Paula. É graças à convivência com Vivian que Ricardo se transforma em um bom sujeito. Bruno, por sua vez, chega ao fim da trama namorando Simone (Samara Felippo). Já Paula, depois do fim do relacionamento com Ricardo, assume seu deslumbramento por dinheiro e se casa com o rico e corrupto político Olavinho (Gabriel Braga Nunes), fazendo planos de morar em Brasília e se tornar primeira dama.

CURIOSIDADES
Anjo Mau marcou duas importantes estreias: a do diretor Carlos Manga em novelas, depois de 50 anos de carreira, e a da autora Maria Adelaide Amaral que, pela primeira vez, assinava uma novela sozinha, após colaborar com Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu em outras produções. Maria Adelaide Amaral fez muitas modificações na história, e criou novos núcleos e personagens para adequar a trama ao ritmo e à linguagem das telenovelas do final da década de 1990.

 Os nomes de alguns personagens foram trocados no remake. O patriarca da família Medeiros se chamava Edmundo na versão original, tendo sido rebatizado de Eduardo na nova versão.

Beatriz Segall e Glória Pires se reencontraram anos depois do sucesso de Vale Tudo.

Assim como na novela exibida em 1976, o casal Stela (Maria Padilha) e Tadeu (Daniel Dantas) foi um sucesso. No original, os dois foram interpretados por Pepita Rodrigues e Osmar Prado, sendo que o personagem Tadeu se chamava Getúlio. Susana Vieira, a Nice da versão original, fez uma participação especial no último capítulo, como a nova babá contratada pelos Medeiros.

Na primeira versão de Anjo Mau, Nice morre no parto. Maria Adelaide Amaral, autora do remake, já havia decidido que não a mataria – muitos telespectadores se manifestaram contra a morte da personagem –, mas chegou a pensar em escrever para a babá um final semelhante ao da personagem Nora, da peça Casa de Bonecas, de Henrik Ibsen: ela iria embora sozinha. O desejo do público, porém, falou mais alto, e Nice terminou ao lado de Rodrigo.

AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS
Por meio de novos personagens e tramas que não existiam na versão original da novela, o remake abordou temas como a diferença de classes e o preconceito racial. A personagem Vivian (Taís Araújo) combate o racismo e defende os direitos dos negros, atuando como porta-voz de questões como a participação no mercado de trabalho e o acesso às universidades.

Anjo Mau também abordou a violência sexual, por meio da tentativa de estupro de Vivian por Ricardo (Leonardo Brício). Após a agressão, Vivian se dirige ao Instituto Médico Legal e submete-se a exame de corpo de delito. A novela informou todos os passos que a mulher deve tomar em um caso como esse. Na trama, Ricardo se transforma em uma pessoa melhor, desculpa-se, e é absolvido em seu julgamento. Ele e Vivian se casam no final da trama.

A reinserção social de um menor abandonado foi outra questão importante inserida na novela. Atendendo a um pedido de Ricardo, que passou a dedicar-se às causas sociais, Alzira (Regina Dourado) adota um menino de rua, dando-lhe a oportunidade de conviver em família. Em seguida, cria um orfanato em sua própria casa.

Elenco: 
Glória Pires - Eunice Noronha (Nice)
Kadu Moliterno - Rodrigo Medeiros
Alessandra Negrini – Paula Novaes
Leonardo Brício - Ricardo Medeiros
Maria Padilha – Stella Medeiros Facchini
Daniel Dantas – Tadeu Facchini
Regina Dourado – Alzira Noronha
Cláudio Corrêa e Castro – Augusto Noronha
Luiza Brunet – Teresa Novaes
Mauro Mendonça – Rui Novaes
Beatriz Segall – Clotilde Jordão (Clô)
Jackson Antunes – Frederico Jordão (Fred)
Lilia Cabral – Goretti Garcia
Lavínia Vlasak – Lígia Abreu Furtado
Márcio Garcia – Luís Carlos Noronha
Gabriel Braga Nunes – Olavo Jordão Ferraz (Olavinho)
Ariclê Perez – Elisinha Jordão Ferraz
José Lewgoy – Eduardo Medeiros
Mila Moreira – Marilu Abreu Furtado
Bel Kutner – Helena Jordão Ferraz
Raul Gazolla – Ciro Furtado
Taís Araújo – Vivian
Emílio Orciollo Neto – Bruno Novaes
Samara Felippo – Simone Garcia
Luciano Szafir – Júlio
Léa Garcia – Cida
Luis Melo – Muller
Nelson Xavier – Manoel
Carolina Kasting – Ucha Vidigal
Sérgio Viotti – Américo Abreu
Ana Beatriz Nogueira – Maria Eduarda Medeiros (Duda)
Luís Salém – Benny Garcia
Thelma Reston – Tiana
Ada Chaseliov – Dora
Júlio Braga – Aragão
Sérgio Mamberti – Otávio Ferraz
Otávio Muller – Caio
Licurgo Spínola – Celso
Carlos Kroeber - Conrado Medeiros

Bruno e Tiago - Téo (Teodoro Medeiros)

Trilha Sonora:
  1. "Ser Igual é Legal" - Vânia Abreu
  2. "Cruzando Raios" - Orlando Morais (tema de abertura)
  3. "Sonhos Não São Impossíveis (Killing Me Softly)" - Adriana
  4. "Hiper Conectividade" - Lulu Santos
  5. "Ai Mouraria" - Roberto Leal
  6. "Meu Mundo E Nada Mais" - Guilherme Arantes
  7. "Menina Moça" - Miltinho & Luiz Melodia
  8. "Um Amor, Um Lugar" - Fernanda Abreu e Herbert Vianna
  9. "O Sonho Acabou" - Roupa Nova
  10. "Estrela Do Meu Céu" - Cláudio Goldman
  11. "Un Jour Tu Verras" - Maysa
  12. "A História de Lili Brown" - Leila Pinheiro
  13. "Eu Sei Que Vou Te Amar" - Anna Lengruber
  14. "Moon River" - Roger Henri

  1. "Cantare E' D'Amore" - Amedeo Minghi
  2. "So Beautiful" - Chris de Burgh
  3. "Santería" - Sublime
  4. "Bésame Mucho" - Luis Miguel
  5. "Truly Madly Deeply" - Savage Garden
  6. "Virtual Insanity" - Jamiroquai
  7. "Let's Stay Together" - Big Mountain
  8. "Solo en Ti (Only You)" - Enrique Iglesias
  9. "Who Will Save Your Soul" - Jewel
  10. "Mouth" - Joan Evans
  11. "How Come, How Long" - Stevie Wonder & Babyface
  12. "Love 4 Two" - Lulu Joppert
  13. "I'd Love You To Want Me" - Lord Magoo
  14. "What do You Want for Me?" - Monaco

    Abertura da Novela

    Último Capítulo

    Chamada da Novela

    Capítulo 1

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize