sábado, 29 de junho de 2013

Segue a Trilha: Michael Jackson


Michael Joseph Jackson nasceu em Gary, no dia 29 de agosto de 1958 e morreu em Los Angeles, em 25 de junho de 2009. Foi um famoso cantor, compositor, dançarino, produtor e  empresário. Segundo a revista Rolling Stone, Michael Jackson faturou em vida cerca de sete bilhões de dólares, fazendo dele o artista mais rico de toda a história, e um ano após sua morte faturou cerca de um bilhão de dólares.

Infância:
Michael era o sétimo de nove filhos de Joseph e Katherine Jackson. A família inteira – incluindo os irmãos mais velhos, Rebbie, Jackie, Tito, Jermaine, LaToya e Marlon, e os mais novos, Randy e Janet – viveram juntos em uma pequena casa de dois quartos, que o pai sustentava trabalhando em uma usina siderúrgica. Por vontade da mãe, mas contra o desejo do pai, as crianças tornaram-se Testemunhas de Jeová e passaram a praticar a evangelização de porta em porta. De acordo com as regras rígidas do pai, as crianças eram mantidas trancadas em casa enquanto ele trabalhava até tarde da noite. Os irmãos mais velhos costumavam mexer na guitarra do pai sem sua permissão enquanto ele estava trabalhando. Até que um dia Joseph tomou consciência do talento de seus filhos e resolveu ganhar dinheiro com isso, e assim, ir para a Califórnia, para mais tarde serem contratados pela Motown.

Jackson 5:
Na Motown, Michael e seus irmãos gravaram vários álbuns, o que lhes rendeu fama mundial. Com apenas treze anos, Michael, através dos Jackson 5, havia colocado quatro canções no topo das paradas: "I Want You Back", "ABC", "I'll Be There", "The Love You Save". Michael iniciou sua carreira solo quando ainda estava na Motown, quando lançou os álbuns Got to Be There, Ben, Music & Me e Forever, Michael, todos com pelo menos um sucesso mundial. A partir de 1973 a popularidade do grupo começou a diminuir, embora eles tivessem sucessos razoáveis como "I Am Love" e "Dancing Machine". Neste último, durante as apresentações, Jackson simulava um robô dançando. A dança tornou-se bastante popular no mundo todo.

Durante sua infância Michael e seus irmãos sofreram constante abuso de seu pai, que batia frequentemente nas crianças, e as aterrorizava psicologicamente. Os ensaios eram supervisionados pelo pai com um cinto na mão. Durante sua entrevista a apresentadora Oprah Winfrey, em 1993, Michael disse que durante sua infância chorou várias vezes por solidão e que muitas vezes vomitava só de ver seu pai. 

Em 1975, os Jackson 5 saíram da Motown e assinaram contrato com a Epic em busca de mais liberdade para produzir suas canções. Como resultado do processo judicial, tiveram que mudar o nome para The Jacksons. Michael foi o principal compositor do grupo, escrevendo sucessos como "Shake Your Body (Down to the Ground)", "This Place Hotel", "Can You Feel It?". Durante a sua adolescência sofreu de depressão por não aceitar estar crescendo, enquanto sua pele passava por um período de alto grau de acne.

Apesar de ter vendido com um único álbum solo mais do que os The Jacksons haviam conseguido na carreira de 11 anos, Michael resolveu continuar com os irmãos, atendendo a pedidos da mãe. Em 1979 durante um ensaio, Michael Jackson caiu e quebrou o nariz, sendo obrigado a operar. Sua primeira rinoplastia não foi um completo sucesso, e Jackson reclamou de dificuldades respiratórias que afetavam sua carreira.

Era Thriller (1982):
Michael aceitou um convite do cineasta Steven Spielberg para narrar a história do filme “E.T., O Extraterrestre” (1982) em um disco que ainda incluiria a canção inédita "Someone in the Dark". A Sony Music entrou na Justiça e conseguiu cancelar o projeto. Enquanto isso, Jackson concluiu as gravações de Thriller. O álbum foi finalizado em seis meses e lançado em novembro de 1982, depois de vários adiamentos.

Thriller é atualmente o álbum mais vendido da história, com mais de 110 milhões de cópias vendidas no mundo. Nos dois anos que se seguiram ao lançamento, o álbum foi a maior sensação da América, influenciando não somente a música, como também a dança, a moda e a televisão.  Sete compactos foram lançados e dois conquistaram o primeiro lugar, "Billie Jean" e "Beat It".

Thriller foi também um marco na luta contra a discriminação racial na indústria fonográfica. Jackson tornou-se o primeiro artista negro cuja música estava no ar na MTV, com o videoclipe de "Billie Jean". A canção "Beat It", que tinha participação do guitarrista Eddie Van Halen, fez rádios de rock, na época orientadas a um público essencialmente branco, tocarem a canção de um negro. Um feito inédito até então.

Moonwalk
Durante a divulgação de Thriller na noite de 16 de maio de 1983, 3 mil celebridades norte-americanas lotaram um teatro em Los Angeles para assistir a uma apresentação comemorativa dos 25 anos da gravadora. Ele começou a cantar "Billie Jean", sucesso do álbum que havia lançado. De repente, Michael parou de cantar, andou até o canto esquerdo do palco e voltou deslizando de costas. Naquela noite, Michael imortalizou o passo de dança batizado como "Moonwalk". Naquela noite, Michael Jackson consagrou-se como o Rei do Pop.

Acidente:
Em 27 de janeiro de 1984, Michael Jackson sofreu um acidente enquanto gravava o segundo comercial para a televisão do contrato de 5 milhões de dólares que havia assinado para ser garoto-propaganda da Pepsi. O cabelo do astro foi incendiado por fogos de artifício. Ele teve queimaduras de segundo grau no couro cabeludo. Michael foi liberado do hospital um dia depois da internação. Em março de 1984, Jackson lançou em VHS o videoclipe de "Thriller" acompanhado por um documentário sobre os bastidores da produção. Em maio seguinte,  Thriller entrou para o livro dos recordes e Michael ganhou uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.

We are the World:
Com o sucesso de Thriller, o interesse do público e da imprensa por Michael Jackson era crescente. Tornaram-se notórios não somente os hábitos pouco usuais do músico, mas também os trabalhos humanitários de Michael, especialmente em prol de  crianças e  adolescentes. Em maio de 1984, Jackson participou do lançamento de uma campanha contra as drogas na Casa Branca como convidado do presidente americano na época Ronald Reagan. Em 1985, Michael se uniu a Lionel Richie e Quincy Jones na missão de arrecadar fundos para a campanha USA for Africa. A ideia era gravar uma canção cujos lucros seriam revertidos para reduzir os índices de mortalidade pela fome no continente africano. Lionel compôs, no piano, a melodia. Michael escreveu a letra em um único dia. O resultado eles chamaram de "We Are The World". Para gravar a canção, Quincy Jones convidou 44 celebridades da música  e  televisão, incluindo Cyndi Lauper, Diana Ross, Ray Charles e Stevie Wonder. O projeto arrecadou 200 milhões de dólares para a luta contra a fome na Etiópia. Michael ganhou dois Grammys por "We Are the World": "Canção do Ano" (com Lionel Richie) e "Gravação do Ano" (com Quincy Jones).

Era Bad:
Jackson lançou Bad em agosto de 1987, com dois anos de atraso. Para a mídia especializada, o álbum era pouco ousado e uma decepção em comparação com Thriller(1982) ou Off the Wall (1979). Em contrapartida, o público respondeu bem e fez da música Bad um grande sucesso. O álbum vendeu 30 milhões de cópias em todo o mundo e permaneceu durante algum tempo como o segundo mais vendido da história. O álbum ainda trazia a música “Man in the Mirror”.

Excentricidades e Vitiligo:
Durante a divulgação de Bad, a publicação de excentricidades sobre a vida de Michael adquiriu contornos enfáticos. Verdades ou mentiras, tornaram-se parte da imagem que se criou em torno de Jackson. Foi noticiado, por exemplo, que o astro tentou comprar os ossos e roupas de John Merrick, o Homem Elefante. Que ele teria uma parte do próprio nariz, retirada em cirurgia plástica, conservada em uma jarra dentro de casa. Que dormia em uma câmara hiperbárica para retardar o envelhecimento. Mais tarde essas notícias foram desmentidas pelo próprio. Na época, as alterações na aparência de Michael eram visíveis e geravam muita polêmica. Os jornais especulavam sobre dezenas de cirurgias plásticas, apesar do músico confirmar apenas duas, e possíveis razões para a mudança na cor da pele dele, que estava branca. Especialistas acreditavam que Michael teria se submetido a um tratamento intensivo com hidroquinona, uma substância capaz de clarear a pele. Em 1993, durante entrevista à apresentadora Oprah Winfrey, Jackson afirmou sofrer de vitiligo, uma doença autoimune não contagiosa em que ocorre a perda da pigmentação. Devido as suas supostas excentricidades, Michael ganhou o apelido ‘Wacko Jacko’, do tabloide The Sun.

Neverland:
Em maio de 1988, Michael se mudou da residência da família para um rancho recém adquirido, ao norte de Los Angeles. A propriedade foi batizada de Neverland (Terra do Nunca) - uma referência ao livro Peter Pan. Ele morou sozinho no rancho por 17 anos em busca de privacidade. Não funcionou. Pelo contrário, o isolamento só fez com que aumentasse o interesse do público e, consequentemente, da imprensa sobre a vida dele.

Black or White, o videoclipe de maior estreia
Depois de um ano longe das paradas de sucesso, Michael pôde ser ouvido novamente nas rádios em novembro de 1991 com a canção "Black or White”. Michael convidou o diretor John Landis (de "Thriller") para gravar o videoclipe da canção. Quando foi transmitido, o curta-metragem, que tinha dez minutos de duração, gerou controvérsia, mostrando o astro quebrando vitrines de lojas e destruindo um carro com um pé-de-cabra. A reação foi imediata. O segmento considerado violento foi retirado do curta-metragem. Michael se retratou em um comunicado dizendo que o comportamento simulava o instinto de uma pantera, animal em que se transforma durante a história. O videoclipe contava com a participação do ator Macaulay Culkin.

Alegações de abuso sexual
Em agosto de 1993 o jovem Jordan Chandler, de 13 anos, acusou Michael de abuso sexual. As declarações, feitas à imprensa, nunca foram entregues à Justiça e, por consequência, o astro não chegou a ser indiciado pelo crime. Apesar disso, o promotor distrital Tom Sneddon deu início a investigações paralelas no final do mês pelo condado de Santa Ynez, residência oficial de Jackson. As acusações geraram frenesi em todo o mundo. Michael cancelou o seguimento da turnê do álbum Dangerous em outubro. Durante uma semana daquele mês não se soube o paradeiro do astro. Ele reapareceu internado aos cuidados de um terapeuta na Irlanda do Norte, em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos alegando a necessidade de se restabelecer de um vício em analgésicos. Depois de seis meses de negociações, contra a vontade do cantor e do seu advogado, sua companhia de seguros  fechou um acordo de confidencialidade com o dentista Evan Chandler, pai de Jordan que o acusava. Especula-se que a família tenha embolsado quase 15 milhões de dólares. As investigações paralelas da Justiça foram arquivadas em 1994 por falta de provas.

Casamento:
Em 26 de maio de 1994, Michael Jackson casou-se com Lisa Marie Presley, numa cerimónia na República Dominicana. A união foi amplamente divulgada e criticada pela imprensa, que especulava sobre a conveniência do casamento, realizado meses depois do término das investigações criminais contra o astro. O matrimônio durou dois anos.

Scream, o clipe mais caro da história
O primeiro compacto lançado da Era History foi Scream, um dueto musical com a irmã Janet, estreou durante uma entrevista concedida por Michael e Lisa Marie à apresentadora Diane Sawyer, um dia antes do lançamento de HIStory. O videoclipe de Scream é o vídeo musical mais caro da história: custou cerca de sete milhões de dólares, sendo certificado pelo Guinness World Records em 2006, desde então o livro não registrou nenhum outro.

Filhos:
Michael teve se primeiro filho, Prince Michael Jackson I em 1997, seguido por sua filha Paris Michael Katherine Jackson em 1998. Cinco anos depois, Jackson teve seu terceiro filho, Prince Michael Jackson II (Blanket) em 2002. A mãe da última criança se mantém anônima, Jackson revelou que a criança era resultado de inseminação artificial. Em novembro do mesmo ano, durante sua estadia em Berlim, Jackson apareceu na janela da varanda do quarto de hotel com seu filho recém-nascido. O cantor surpreendeu a todos quando pôs seu filho com um pano no rosto para fora da janela durante 3 segundos. Supostamente, ele fizera isto para mostrar seu filho aos fãs que se encontravam à entrada do hotel, que teriam pedido que ele o mostrasse. Este ato provocou severas críticas. Em 2003 a Sony lançou a coletânea Number Ones que vendeu 10 milhões no mundo todo. No mesmo ano foi exibido o documentário Living with Michael Jackson, que mostrava o dia a dia do cantor. Em 2003, foi novamente acusado de abuso sexual de menor por Gavin Arvizo. O cantor negou tal alegação. A atriz Elizabeth Taylor defendeu Michael em um programa de televisão dizendo que ela tinha estado lá, quando Gavin se encontrava na casa do cantor, assistindo televisão. O julgamento durou cinco meses, até o final de maio de 2005. Durante o julgamento, o cantor novamente sofreu de estresse e grave perda de peso, que viria alterar sua aparência. Em junho, Jackson foi absolvido de todas as acusações, por falta de provas. Depois do julgamento Michael abandonou Neverland e se mudou para o Bahrain. O cantor disse que apesar de amar Neverland, ela tinha trazido coisas ruins para sua vida e que nunca mais andaria com crianças novamente.

Morte:

Em 25 de junho de 2009, foi noticiado que Michael Jackson sofreu uma parada cardíaca em sua casa, na vizinhança de Holmby Hills, Los Angeles. Os serviços de emergência médica socorreram o cantor em sua casa, na tentativa de reanimá-lo. Porém, como Jackson se encontrava em estado de coma profundo, ele foi levado às pressas para o hospital. Desde sua internação, rumores haviam se espalhado pela imprensa confirmando seu falecimento. Sua morte teve uma repercussão internacional instantânea, sendo motivo de preocupação por parte dos fãs em muitas partes do mundo. A morte foi atribuída a uma overdose de fármacos que Michael Jackson tinha tomado nas horas anteriores para dormir, e administrados pelo seu médico pessoal Dr. Conrad Murray. O adeus a Michael Jackson foi no dia 7 de julho de 2009. Primeiro o corpo foi velado em cerimônia privada no Forest Lawn Memorial Park's Hall of Liberty, somente para familiares e amigos íntimos . Logo em seguida o corpo foi levado para um ato público no Staples Center, onde 17.500 pessoas acompanharam o tributo.

ABC

I´ll be There

Thriller

Beat It

Billie Jean

Black or White

You are not Alone

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Vai viajar nas férias? Saiba o que fazer com seu pet nesse período


As férias de julho chegaram! E a criançada está pronta para aproveitar aquela viagem inesquecível. Mas a preocupação com o animal de estimação sempre aparece. Onde deixa-lo? Pensando no bem estar do cachorro, algumas empresas especializadas em serviços para pets podem ser uma ótima opção no que diz respeito a hotéis e hospedagens para os animais.

Essas empresas oferecem o abrigo, brinquedos, estrutura para diversão, salas de descanso aconchegantes, monitores treinados, assistência veterinária e até webcam ao vivo com acesso pela web ou móbile para que os donos não sintam tanta falta do animalzinho.

Segundo Luciana Praxedes, proprietária do Planet Dog Resort, o trajeto da viagem, seja de carro ou de avião, muitas vezes estressa o cãozinho, prejudicando sua saúde. “As viagens para a maioria dos animais é complicada. Muitos ficam desconfortáveis e enjoados. O movimento do veículo e a altitude e pressurização do avião prejudicam os sentidos do cão”, afirma.

“Para quem quer o bem estar do seu melhor amigo, o ideal é deixá-lo em um hotel para cães. Dessa forma, ele ficará tranquilo e bem cuidado, enquanto o dono acompanha tudo pelas câmeras online”, completa Luciana.

Mas se a única saída for levar o cãozinho durante a viagem, é importante seguir algumas dicas:

- Certifique-se de que o cão está usando uma coleira com plaquinha de identificação onde haja seu endereço e telefone;

- Se for uma viagem longa, é importante levar o cão ao veterinário antes da saída para que seja feita uma avaliação clínica. Leve bastante água fresca, especialmente se o tempo estiver quente e pare regularmente para que seu cão possa beber água e esticar as patas;

- Nunca deixe seu cão sozinho dentro do carro;


- Caso seu cão costume enjoar com o movimento do carro, não o alimente uma hora antes do início da viagem. Você pode diminuir os enjoos dirigindo de forma ponderada. Acelerar e frear suavemente ajuda bastante.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Relembrando a Carreira: os 37 anos de Wagner Moura


Carandiru
Wagner Maniçoba de Moura nasceu em 27 de junho de 1976, em Salvador, mas por ter sido criado em Rodelas, é erroneamente dito em diversas fontes que ele é natural dessa cidade do sertão baiano. Como José Moura, seu pai, era militar, a família, constituída ainda da mãe, Alderiva, e da irmã mais nova Lediane habituou-se a mudar de cidade e até mesmo de estado, indo para o Rio de Janeiro certa vez. Iniciou Teatro no Colégio Mendel no grupo formado pela professora Cristina Rodrigues, chamado Grupo Pasmem. Investiu na carreira de ator quando seguiu com a peça “A Máquina” para o Rio de Janeiro junto com seus amigos Lázaro Ramos e Vladimir Brichta. Em Recife filmava Deus é Brasileiro e lia o livro de Dráuzio Varella quando ficou sabendo dos testes para o filme Carandiru. Pediu para o encarregado do making of lhe ajudar a gravar uma fita que seria enviada para a produção, a qual ficou muito escura, e só possibilitava ouvir o ator lendo trechos do livro. Tempos depois Hector Babenco o chamaria para testes, que o fariam integrar o elenco como o presidiário, traficante e viciado em drogas Zico.

Paraíso Tropical
Partiu para a televisão a convite de Antônio Fagundes que o chamou para a retomada do seriado Carga Pesada, no qual fez Pedrinho, o filho de Bino (Stênio Garcia). Em seguida veio o seriado Sexo Frágil, peça que após virar quadro do Fantástico seguia a trilha para substituir Os Normais nas noites de sexta-feira. Estreou em novelas no horário das sete com “A Lua me Disse” de Miguel Falabella, protagonizando o galã Gustavo, ao lado da vilã interpretado pela atriz Natália Lage. Emendou em seguida à novela a minissérie “JK”, em que fazia o personagem-título quando jovem.


Tropa de Elite
Fez grande sucesso ao interpretar o vilão Olavo e fazer par romântico com Camila Pitanga em “Paraíso Tropical”. Logo em seguida, veio o convite para o filme “Tropa de Elite”, onde interpretou o policial do BOPE, Capitão Nascimento. Já fez grandes participações no teatro e no cinema. Em 2012 foi o vocalista convidado para o MTV ao vivo Tributo à Legião Urbana realizado no Espaço das Américas, em São Paulo.

Manifestantes atacam a polícia em protesto realizado em Fortaleza


Pessoas que participaram de uma manifestação que reúne cerca de 5.000 em Fortaleza atacaram com pedras e paus um grupo de policiais que bloqueou uma avenida de acesso à Arena Castelão na manhã desta quinta-feira (27). A manifestação, que protestava principalmente contra os gastos públicos com a Copa do Mundo, saiu da Universidade Estadual do Ceará e marchou pela avenida Dedé Brasil até o bloqueio policial. Às 16h, o Castelão recebe o jogo entre Espanha e Itália, pela semifinal da Copa das Confederações. Por volta das 13h, parte do grupo arremessou paus, pedras, bombas caseiras e fogos de artifício contra policiais militares que bloqueiam a avenida para impedir que o protesto se aproxime da Arena Castelão.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Senado aprova projeto que torna corrupção crime hediondo

O presidente do Senado, Renan Calheiros
Atendendo a um apelo da presidente Dilma Rousseff, o Senado aprovou na quarta-feira (26), em votação simbólica, um projeto de lei que transforma a corrupção ativa e passiva em crime hediondo. Com isso, esse delito passa a ser considerado tão grave quanto homicídio qualificado e estupro, por exemplo. Na prática, as penas serão mais severas: de 2 a 12 anos passarão a ser de 4 a 12 anos de prisão. O projeto também enquadra a prática de recebimento de dinheiro indevido e obtenção de vantagens por servidor público como crime hediondo. A pena de 2 a 8 anos de prisão para este delito passará a ser de 4 a 8 anos. A proposta, que tramitava na Casa havia dois anos, ainda precisará passar pela Câmara dos Deputados antes de ir à sanção presidencial. O encaminhamento do projeto, de autoria do senador Pedro Taques (PDT-MT), atende a um pedido da presidente feito durante encontro em Brasília com prefeitos e governadores na segunda (25).

Polícia italiana investiga lavagem de dinheiro em transferência de jogadores


A polícia financeira da Itália realizou na terça-feira (25) operações de busca e apreensão em 41 clubes de futebol por suspeita de evasão fiscal e lavagem de dinheiro em transferências de jogadores. Promotores de Nápoles informaram que a operação "Futebol Doente" busca documentos de praticamente todos os times da divisão de elite, incluindo três listados em bolsa: Lazio, Roma e Juventus, o atual campeão italiano. Inter de Milão, Milan, Napoli, Udinese e Parma --além de clubes da segunda divisão-- também receberam visitas da polícia fiscal italiana para buscar documentação relativa aos contratos entre os clubes, jogadores e agentes esportivos. A investigação também inclui 12 agentes de jogadores, disse a polícia. Um tribunal de Nápoles autorizou as buscas como parte de uma investigação sobre crimes de formação de quadrilha, evasão tributária internacional, lavagem de dinheiro e falsificação de notas fiscais. O futebol italiano sofreu uma série de escândalos de manipulação de resultados nos últimos anos. A Juventus teve dois títulos cassados em 2006, e posteriormente a Itália foi o foco de um esquema internacional de manipulação de jogos.

Câmara aprova projeto que destina 75% dos royalties do petróleo para educação e 25% para saúde

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que destina 75% dos royalties do petróleo para a educação e os 25% restantes para a saúde. O projeto foi aprovado na madrugada de quarta-feira (26), por consenso, após negociação entre as lideranças. Originalmente, o PL destinava 100% dos royalties para educação. Ficou também com a educação 50% do Fundo Social -- em vez de 50% dos rendimentos do montante desse fundo. E o critério para começar o repasse dos recursos é "declaração de comercialidade" em vez de ser a assinatura dos contratos. O setor da educação receberá  esses recursos até que sejam atingidos os 10% do PIB, meta do PNE (Plano Nacional de Educação) que tramita no Senado. Horas antes, a Câmara engavetou a PEC 37 que restringia os poderes de investigação do MP (Ministério Público). Os royalties são uma espécie de taxa cobrada das concessionárias que vão explorar o petróleo -- e ficam com o poder público (União, Estados produtores e municípios produtores).

terça-feira, 25 de junho de 2013

Berlusconi é condenado a 7 anos de prisão e perda de direitos políticos


O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi foi condenado na segunda-feira pelo Tribunal de Milão a sete anos de prisão e a perda perpétua de seus direitos políticos pelo caso Ruby, que julgava o político por abuso de poder e incitação à prostituição de menores. O caso julgava a suposta incitação à prostituição de menores que Berlusconi cometeu ao manter relações sexuais pagas com uma jovem marroquina, conhecida como Ruby, quando esta não tinha completado ainda 18 anos. Já o abuso de poder ocorreu quando o ex-primeiro-ministro fez uma ligação para uma delegacia de Milão para exigir que a jovem fosse libertada após ser detida por um roubo.

Estreia de Saramandaia atinge 27 pontos


Na noite de segunda-feira (24), a Globo estreou mais um remake dentro do seu pacote de novelas das onze (após “O Astro”, em 2011, e “Gabriela”, ano passado). Desta vez, Saramandaia, pelas mãos de Ricardo Linhares, terá a missão de trazer novamente o universo fantástico criado por Dias Gomes em 1976. E, em seu primeiro capítulo, Saramandaia obteve média de 27 pontos no Ibope com picos de 31, segundo dados referentes a São Paulo. No mesmo horário, o SBT teve 6,5 pontos e a Record, 6,1. Um resultado satisfatório, mas inferior ao conquistado por Gabriela, em 2012. 

Imagem do Dia


Acrobata Nik Wallenda, de 34 anos, caminhou por 426,7 metros equilibrando-se em um cabo de aço de 5 centímetros de diâmetro instalado a 457,2 metros de altura em seção remota do Grand Canyon, no Arizona (Estados Unidos). O feito demorou 22 minutos e 54 segundos e tornou Wallenda o primeiro equilibrista a atravessar o Grand Canyon, de acordo com o "Telegraph"

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Geraldo Alckmin suspende reajuste de pedágios


O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou na segunda-feira (24) a suspensão do reajuste de pedágios nas rodovias do Estado. Ele negou que a medida seja populista."Estamos trabalhando nisso há dois anos e meio. Fizemos reajustes no orçamento, mas vamos manter todos os contratos", disse. Atualmente o governo paulista tem contrato com 19 concessionárias. Pelos contratos com estas empresas, o reajuste começaria a valer em 1º de julho. Segundo Alckmin, o aumento seria de até 6,2%, de acordo com o índice IGP-M, já que sempre se usa o que aponta menor inflação. O governador citou uma série de medidas que, conforme ele, viabilizam a suspensão do aumento. Uma delas é a redução do valor pago às concessionárias pela Artesp (agência que regula os contratos do Estado no setor), que caiu de 3% para 1,5%. 

Mortos na Índia em decorrência de inundações podem chegar a 8.000


O Norte da Índia é alvo de inundações que sacrificam a população, principalmente na região de Uttarakhand. O último balanço das autoridades revela que o número de mortos na área pode chegar a 8.000 pessoas. Há cerca de 19 mil adultos, jovens e crianças presos no alto das montanhas da região, áreas que não estão ao alcance das operações de resgate. No último dia 21, o governo do Brasil, por intermédio do Ministério das Relações Exteriores, lamentou a tragédia na Índia. Em comunicado, o Itamaraty manifestou solidariedade. Para as operações de resgate, o Exército da Índia disponibilizou equipes de resgate. Há 22 helicópteros envolvidos nas operações. Os deslizamentos de terra, segundo dados oficiais, destruíram casas e pontes em diversas regiões do país. 

Quem é Quem em Saramandaia


O texto original de Saramandaia, escrito por Dias Gomes, já completou 37 anos, mas a essência da história parece sob medida para os dias de hoje. Primeira comédia da nova faixa das 23h da Globo, a adaptação de Ricardo Linhares utiliza o realismo fantástico para discutir, de maneira inusitada, temas que estão em quase todas as tramas produzidas pela emissora. Confira quem é quem na nova novela das 11!

João Gibão (Sérgio Guizé) - Filho de Leocádia, irmão de Lua e namorado de Marcina, tem esse apelido porque nunca tira o seu gibão. Chama atenção pela corcunda e pelas visões premonitórias. Toca tuba na banda de Totó, e é também vereador e dono da loja de aves.
Versão Original: Juca de Oliveira

Marcina (Chandelly Braz) - Trabalha com o pai Cazuza na sua botica, e vive brigando com a mãe, Maria Aparadeira, por causa de seu namoro com o misterioso João Gibão, que nem pode ouvir falar de casamento. Por essas e por outras, ela arde de desejo não consumado.
Versão Original: Sonia Braga
Zico Rosado (José Mayer) - Filho de Candinha. É casado com Helena, pai de Laura e avô de Stela. Sua Usina Rosado fabrica a tradicional cachaça Bole-Bole. É o líder político dos tradicionalistas e, dizem os opositores, foi o prefeito mais corrupto da história de Bole-Bole.
Versão Original: Castro Gonzaga

Vitória Vilar (Lilia Cabral) - Filha do coronel Tibério Vilar, a empresária recém-viúva volta a Bole-Bole com o caçula Tiago, para acompanhar os preparativos do casamento da filha Zélia. É também mãe de Pedro. Sua família tem um longo histórico de rivalidade com os Rosado.Versão Original: Não existia o personagem

Tibério Vilar (Tarcísio Meira) - Pai de Vitória, e avô de Pedro, Zélia e Tiago, o coronel dedicou sua vida à guerra contra a família Rosado. Ranzinza, hoje só quer mesmo sombra e água fresca. Passa o dia cochilando e tomando conta da vida dos outros, enraizado na sua poltrona.Versão Original: Não existia o personagem

Leocádia (Renata Sorrah) - Viúva, é mãe de João Gibão e Lua. Rendeira de mão cheia, o capricho do seu artesanato é conhecido em toda a região. Sabe guardar os segredos que lhe confiam. Ficará bastante próxima de Vitória, mãe da noiva de Lua, Zélia.Versão Original: Lidia Costa

Zélia Vilar (Leandra Leal) - Veterinária, cabeça-dura como a mãe Vitória, herdou do avô Tibério o ódio à família Rosado. Testemunhou a ladroagem da prefeitura corrupta de Zico Rosado, homem que despreza. Lidera o movimento saramandista, com seus irmãos Pedro e Tiago.Versão Original: Yoná Magualhães

Aristóbulo Camargo (Gabriel Braga Nunes) - Filho de Pupu e Belisário, nasceu depois de sete irmãs, o que dizem que dá em lobisomem. Sofre de insônia crônica há mais de dez anos. É professor de Latim e orador oficial da cidade, além de coletor de impostos e presidente do Centro Cívico.Versão Original: Ary Fontoura

Risoleta (Débora Bloch) - Depois de anos longe de Bole-Bole, tornou-se dona da pensão e do bar que atrai homens de família e tira o sono de esposas. Vive sorrindo, mas esconde uma grande tristeza do passado. Sente atração pelo lado selvagem do professor Aristóbulo.Versão Original: Dina Sfat

Dona Redonda (Vera Holtz) - Bolebolense juramentada, é casada com Encolheu, com quem teve a filha Bia. Come a todo instante, por qualquer motivo, e não tolera que se metam em sua vida. Suas companheiras inseparáveis são Fifi e Aparadeira, também beatas e fofoqueiras.
Versão Original: Wilza Carla

Cazuza (Marcos Palmeira) - Casado com Maria Aparadeira e pai de Marcina, trabalha com ambas na sua botica, a única farmácia da cidade. Bolebolense roxo, costuma colocar o coração pela boca quando o assunto é política. Frequenta o bar da pensão de Risoleta.Versão Original: Rafael de Carvalho

Maria Aparadeira (Ana Beatriz Nogueira) - Mulher de Cazuza e mãe de Marcina, é a parteira oficial da região e vive na igreja cercada por Fifi e Redonda. É também ambiciosa, sonsa e fuxiqueira. Tradicionalista, odeia o namoro da filha com João Gibão, a quem chama de “vendedor de alpiste”.Versão Original: Eloisa Mafalda

Dona Pupu (Aracy Balabanian) - Teve sete filhas que se mudaram para outras cidades, e mora com o caçula Aristóbulo, a quem chama de Neném. Quando o filho não está em casa, ela cuida de seus gatos e perturba o descanso eterno de seu marido Belisário.Versão Original: Elza Gomes


Candinha Rosado (Fernanda Montenegro) - Hoje avoada, nem parece a mulher de fibra que no passado vingava cada Rosado morto. Por conta dessa guerra contra os Vilar, abriu mão do seu grande amor, Tibério, patriarca da família rival. Mora com o filho Zico, a nora Helena e a bisneta Stela.Versão Original: Maria do Carmo Veloso

Especial Novelas: Escalada (1975)


Tarcísio Meira era o protagonista Antônio Dias
Escalada conta a trajetória de um homem que conhece o fracasso, dá a volta por cima e busca a vingança ao longo de três décadas, marcadas por momentos importantes na história do Brasil. A trama começa no início dos anos 1940, quando o jovem caixeiro-viajante Antônio Dias (Tarcísio Meira) chega à cidade de Rio Pardo, no interior de São Paulo, disposto a crescer na vida. Dinâmico e com jeito para os negócios, ele começa a incomodar o cafeicultor Armando Alcântara Magalhães (Milton Moraes), o homem mais poderoso da região, e os dois se tornam inimigos. Isso não impede que Antônio se apaixone por Marina (Renée de Vielmond), a irmã do rival. Embora também esteja apaixonada, ela cede à pressão do irmão e casa-se com o fazendeiro Paschoal Barreto (Cecil Thiré), com quem vai morar nos Estados Unidos. Desiludido, Antônio se casa, mais tarde, com Cândida (Susana Vieira), dona da fazenda Santa Isabel. 

Renée de Vielmond viveu Marina
A crise mundial do café está em curso, e o mercado procura novas formas de diversificar a economia. Antônio decide apostar todas as suas fichas na plantação de algodão, na fazenda de Cândida, mas sua inexperiência, somada à oposição constante de Armando, o levam a perder toda a safra e a falir. Forçado a vender a fazenda e as terras ao inimigo, e envergonhado da própria desgraça, ele vai embora de Rio Pardo para recomeçar a vida em outro lugar.  A segunda fase da novela começa em 1956. Antônio Dias é agora um pequeno empresário baseado no Rio de Janeiro, capital da República. Já maduro, ele parece ter perdido o velho ímpeto empreendedor e se tornado um homem amargurado e frustrado. Não superou os fracassos do passado e não se satisfaz com a vida confortável que leva com a mulher, o filho Ricardo (Mário Cardoso) e o sogro Arthur (Ênio Santos). Também não conseguiu jamais esquecer Marina. Seu casamento com Cândida está acabando, e os dois frequentemente falam em separação.

Nathália Timberg e Sérgio Britto
A vida de Antônio muda quando ele conhece o industrial italiano Valério Fachini (Sérgio Britto), dono de uma firma de materiais de construção. Os dois se tornam sócios e decidem se arriscar numa aventura: participar da construção da futura capital do país. Antônio viaja para o local onde está sendo construída Brasília e passa a representar a empresa de Fachini no fornecimento de material para as obras. Quando a capital é concluída, ele já é um homem rico. Nesse meio tempo, Antônio se separa de Cândida e reencontra Marina, que voltara separada dos Estados Unidos. Os dois descobrem que ainda se amam. Os 12 capítulos finais de Escalada constituem a terceira fase da história de Antônio Dias. Aos 70 anos, ainda casado com Marina e morando em uma fazenda perto de Rio Pardo, ele trama a vingança que significará sua realização pessoal, e arremata as terras de Armando. 
 
Tarcísio Meira e Lutero Luiz
Produção 
O enredo de Escalada apresentava diferentes fases. A cada mudança de época na trama, a equipe de produção praticamente começava outra novela. Novos cenários eram construídos, novos profissionais se juntavam ao elenco, e a maquiagem e o figurino dos atores, cujos personagens envelheciam durante a história, eram alterados. Para fazer a maquiagem dos atores no epílogo da novela, ambientado em 1975, foi chamado o norte-americano Victor Merinow. Ele trabalhou com formas de gesso preparadas por Flory Gama, responsável pela máscara mortuária de Getúlio Vargas. O produtor Mariano Gatti utilizou um expediente curioso para simular a plantação de algodão de Antônio Dias (Tarcísio Meira): colou centenas de pedaços de algodão em outras espécies de arbusto. 


Curiosidades:
Ney Latorraca
 Escalada foi a estreia do autor Lauro César Muniz no horário das 20h da TV Globo. A novela abordou a questão do divórcio e estimulou o debate sobre a necessidade de leis que regulamentassem de maneira sistemática a separação dos casais. A Lei do Divórcio seria aprovada dois anos depois. 


Ney Latorraca estreou na TV Globo em Escalada. Felipe Alcântara Magalhães, a princípio um tipo pouco expressivo – que, segundo seu intérprete, passava o tempo deitado em uma rede, sem falar nada –, ganhou a simpatia do público, e o ator começou a fazer sucesso. A boa repercussão influenciou, inclusive, na trajetória do personagem. 

Suzana Vieira era Cândida
Susana Vieira fazia par romântico com Tarcísio Meira. Muito mais baixa que o galã, a atriz conta que tinha que subir numa lista telefônica durante as cenas de beijo. 

Lauro César Muniz considera Escalada um divisor de águas na sua carreira. Foi com esta novela que ele começou a elaborar tramas que estavam amarradas ao contexto social e político da história do Brasil. Curiosamente, a sinopse original nada tinha a ver com a novela que foi ao ar. O autor conta que havia escrito outra história, mais cerebral. Daniel Filho leu o texto, achou muito bom, mas observou que não reconhecia nele a sua marca. O autor decidiu, então, escrever uma nova sinopse, dessa vez baseando-se na trajetória do seu pai, um imigrante português que construiu a vida no Brasil trabalhando com algodão. 

Sandra Bréa
Censura:
Por imposição da Censura Federal, o nome do presidente Juscelino Kubitschek não podia ser mencionado pelos personagens, apesar da referência à construção de Brasília, da qual participava o protagonista da trama. Fabio Sabag, que também dirigiu a novela, lembra que a Censura Federal chegou a vetar uma cena em que o personagem Horácio, interpretado por Otávio Augusto, lia a carta-testamento de Getúlio Vargas – a passagem era fundamental para a trama. O diretor Daniel Filho, no entanto, ignorou o veto e a cena foi para o ar. Ninguém reclamou. 

Elenco:

Tarcisio Meira – Antônio Dias
Renée de Vielmond – Marina
Suzana Vieira – Cândida
Mário Cardoso – Ricardo
Milton Moraes – Armando
Ney Latorraca – Felipe
Nathália Timberg – Fernanda
Sérgio Britto – Facchini
Sandra Bréa – Roberta
Lutero Luiz – Tadeu/Miguel
Cecil Thiré – Pascoal
Oswaldo Louzada – Gabino
Ênio Santos – Arthur
Roberto Pirillo – Sérgio
Myriam Pérsia – Celina
Julio Cesar – Ricardo
Kátia D’Angelo – Vivian
Cristina Bittencourt – Vivian
Carlos Duval – Estevão
Tessy Callado – Marieta
Zeny Pereira – Braulina
Jorge Coutinho – Bastião
Paulo Ramos – Gastão
Nelson Dantas – Zé Sereno
André Valli – Zoreia
Zanoni Ferrite – Valdir
Otávio Augusto – Horácio
Rosita Thomaz Lopes – Noêmia
Henriqueta Brieba – Vó Dita
Maria Helena Dias – Odete
Tony Ferreira - Bruno


Trilha Sonora:
Nacional
Loura Ou Morena - Trama
Procissão de Saudade - Sílvio Caldas
Velho Realejo - As Três Meninas
Marina - Dick Farney
Pedreira - Coral Som Livre
Adeus Batucada - Carmen Miranda
Escalada - Orquestra Som Livre
Beatrice - Walker
Renúncia - Nelson Gonçalves
Aos Pés da Cruz - Orlando Silva
A Voz do Violão - Francisco Alves
Lábios Que Beijei - Orlando Silva
Dobrado 27 de Janeiro - A Bandinha
Festa de Algodão - Ruy Maurity

Internacional
Blue Suede Shoes - Elvis Presley
Bésame Mucho - Ray Conniff and Orchestra
Stupid Cupid - Neil Sedaka
Blue Gardenia - Nat King Cole
Banana Boat-Day-O - Harry Belafonte
Diana - Paul Anka
Only You - The Platters
Rock Around The Clock - Bill Halley & His Comets
Matilda - Harry Belafonte
Kiss Me Quick - Elvis Presley
Moonlight Serenade - The Glenn Miller Orchestra
Oh! Carol - Neil Sedaka
Tenderly - Nat King Cole
Put Your Hand On My Shoulder - Paul Anka

Abertura: (a partir de 8 minutos)

Sobre a novela

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize