quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Pai de Miley Cyrus comenta polêmica do VMA


O cantor country Billy Ray Cyrus comentou a polêmica apresentação de sua filha, Miley Cyrus, no Video Music Awards 2013, que aconteceu no último domingo, 25, em Nova York. Apesar da repercussão negativa do episódio, ele afirma que vai continuar do lado da jovem estrela.

“É claro que eu sempre vou estar lá para a Miley. Mal posso esperar para ela chegar em casa”, disse Billy ao Entertainment Tonight. “Ela continua sendo minha garotinha e eu continuo sendo o pai dela, apesar de todo circo que o show business armou. Eu a amo incondicionalmente e isso nunca irá mudar”, falou.

Miley se tornou alvo de críticas nos Estados Unidos após uma performance bastante ousada no prêmio musical da MTV. O Parents Television Council, fundação que avalia todo conteúdo televisivo nos Estados Unidos, definiu a apresentação dela como uma ‘exploração sexual’ e criticou a MTV por ter deixado a cantora ter feito o que fez.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Prédio em construção desaba em São Paulo


Um prédio de dois pavimentos desabou na manhã desta terça-feira (27) em São Mateus, na zona leste de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, há ao menos 15 vítimas sob os escombros --a primeira foi resgatada às 9h07 e, até as 9h30, outras três haviam sido resgatadas com ferimentos leves. Elas foram encaminhadas a hospitais da região. O prédio que desabou por completo, do tipo comercial, estava em construção na avenida Mateo Bei, na altura do número 2600. Ao menos 20 veículos dos bombeiros estão no local, além de dois cães farejadores e dois helicópteros da Polícia Militar. Em entrevista à Globonews, o porta-voz dos bombeiros, capitão Marcos Palumbo, informou que um posto médico avançado foi montado no local para atender as vítimas que forem localizadas e resgatadas. As causas do desabamento, segundo ele, serão periciadas.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Segue a Trilha: As Frenéticas


As Frenéticas, grupo musical feminino formado por seis vocalistas, que surgiu em 1976, no Rio de Janeiro, no auge do sucesso das discotecas. Em 5 de agosto, o compositor e produtor musical Nelson Motta inaugurou num shopping no bairro da Gávea, Rio de Janeiro, a discoteca Frenetic Dancing Days, que se tornou a febre das noites cariocas. Para servir as poucas mesas no espaço ocupado por uma enorme pista de dança, Motta teve a ideia de contratar garçonetes que, vestidas de malhas colantes, com saltos altíssimos e maquiagem carregada, fariam o atendimento, mas com uma inovação: no meio da noite, subiriam de surpresa ao palco, cantariam três ou quatro músicas, antes de voltar a servir.

O grupo foi formado por Lidoka Martuscel, Sandra Pêra, Leiloca Neves, Regina Chaves, Dudu Moraes e Edyr de Castro. O público foi capturado por uma combinação inusitada de humor picante, erotismo nas roupas e na letra das músicas, ritmo contagiante e uma performance esfuziante no palco. Em 1977 lançaram o primeiro disco, "Frenéticas", pela WEA, seguindo a linha disco music, que era o que cantavam na boate. O LP "Frenéticas" foi um estouro instantâneo, vendendo 150 mil cópias rapidamente, ganhando o disco de ouro, puxado por um grande sucesso composto especialmente para o grupo, a canção "Perigosa".

Em 1978 a música "Dancin' days", (Ruban Barra - Nélson Motta), foi transformada em tema da telenovela homônima, escrita por Gilberto Braga, superando o sucesso da música anterior e transformando As Frenéticas na sensação do momento, e a canção num dos maiores clássicos do Pop brasileiro. No final da década de 1970, gravaram o tema da novela "Feijão Maravilha", da Rede Globo: "O preto que satisfaz" (Gonzaguinha), reiterando o sucesso do grupo. Essas duas músicas foram incluídas no LP "Caia na Gandaia" (1978). Em 1979, o terceiro disco “Soltas na Vida” trazia um novo sucesso, a música Agito e Uso.

Em 1980, já com o sucesso diminuindo, gravaram um LP somente com composições de Lamartine Babo, intitulado "Babando Lamartine". Neste disco mesclavam o ritmo das marchinhas de Lamartine com elementos pop. Em 1983 lançaram o LP "Diabo a quatro", já sem contar com as presenças de Regina e Sandra. Neste mesmo ano, o grupo se desfez, indo cada uma das cantoras realizar atividades diversas. Em 1992, o grupo se reuniu novamente para gravar o tema de abertura da novela da Globo "Perigosas Peruas", que logo se tornou um sucesso do grupo.

Em 1998, a WEA lançou a coletânea "Sempre Frenéticas", com os sucessos gravados na década de 70, e o grupo voltou a se reunir com a formação original, apresentando-se em show dirigido por Miguel Falabella. Atualmente, algumas frenéticas ainda fazem sucesso. Sandra Pêra está no elenco de Chiquititas, no SBT. Edy de Castro atuou em novelas da Globo e da Record, sendo sua ultima produção Poder Paralelo. Regina Chaves, após se casar com Chico Anysio saiu da mídia. Dhu Moraes fez diversas telenovelas na Rede Globo, sendo a última Cheias de Charme. Já Leiloka e Lidoka saíram do meio artístico.

Perigosa

Dancin Days

O Preto que Satisfaz

Perigosas Peruas

Especial Novelas - Renascer (1993)


A novela é dividida em duas fases. Na primeira, nos quatro capítulos iniciais, José Inocêncio (Leonardo Vieira) chega às roças de cacau de Ilhéus, na Bahia e finca seu facão ao pé de um jequitibá , fazendo uma promessa: não morrer. A árvore passa a representar sua sorte, força e existência, acompanhando a trajetória do personagem ao longo de toda a narrativa. Corre a lenda de que ele morrerá quando o facão for engolido pela terra.  Com o passar dos anos, valente, trabalhador e obstinado, José Inocêncio constrói um verdadeiro império do cacau, e se casa com a doce e ingênua Maria Santa (Patrícia França), por quem devota um amor incondicional. Ela lhe dá quatro filhos, mas morre ao dar à luz João Pedro, rejeitado desde então pelo pai, que o culpa pela morte de seu grande amor.

Na segunda fase da novela, o coronel José Inocêncio (Antonio Fagundes) é um contador de histórias, que mantém uma aura mística a seu redor. Um dos episódios que não cansa de contar é que seu amigo, o turco Rachid (Luiz Carlos Arutin), costurou sua pele com linha e agulha depois de ela ter sido arrancada por um bando de jagunços assim que chegou à região. José Inocêncio é um homem reconhecido pelo senso de justiça, e querido pelos empregados, que lhe são inteiramente fiéis. Como Deocleciano (Leonardo Brício na primeira fase e Roberto Bomfim na segunda), amigo e companheiro inseparável, casado com Morena (Regina Dourado) - ambos trabalham e vivem na fazenda de cacau, e são adorados por João Pedro (Marcos Palmeira), de quem cuidaram desde criança –; e a fiel Inácia (Chica Xavier), empregada da fazenda, que ajudou na criação dos meninos e tem grande devoção ao patrão. É uma mulher simples e sensível, que costuma ter visões e prever o destino das pessoas. 

Os filhos José Augusto (Marco Ricca), José Bento (Tarcísio Filho) e José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) moram e trabalham na cidade grande. Já o caçula João Pedro (Marcos Palmeira), que nunca deixou a fazenda, mantém-se ao lado do pai, mesmo sofrendo com sua indiferença. A desavença do fazendeiro com o filho mais novo rege diversas tramas paralelas da história. A relação dos dois piora com a chegada de Mariana (Adriana Esteves), por quem João Pedro se apaixona. Ele a leva para trabalhar na fazenda do pai sem saber que a jovem é neta de Belarmino (José Wilker), inimigo de José Inocêncio morto na primeira fase da novela, e que sua intenção é se aproximar da família somente para se vingar. Ela não contava, no entanto, que se apaixonaria pelo coronel, a quem chama carinhosamente de “painho”. Depois de anos viúvo e sofrendo com a perda de Maria Santa, José Inocêncio se apaixona por Mariana e decide se casar com a moça, num duro golpe para João Pedro, que se vê obrigado a sufocar o amor que sente pela jovem. A notícia do casamento faz com que José Augusto, José Bento e José Venâncio exijam que o pai divida seus bens entre os filhos. Interessados na herança, os três, liderados por José Bento, acham que Mariana é uma aproveitadora, de olho apenas na fortuna do coronel. Eles chegam à fazenda do pai dispostos a enfrentá-lo, e diversas tramas se desenrolam a partir daí. 

O primogênito, José Augusto, escolheu a profissão de médico para agradar ao pai, não tem nenhuma vocação para a medicina. Solteiro, ele é simpático, mas mentiroso, e tem dificuldade em gerir a própria vida. José Bento é formado em direito, e é tão mimado quanto seus irmãos, acostumados desde pequenos a receber tudo de mão beijada. Ele vive com Valquíria (Cláudia Lira) no Rio de Janeiro, mas os dois mantêm uma relação sem amor. O terceiro filho de José Inocêncio, José Venâncio, trabalha como engenheiro, mas também é sustentado pelo pai. No início da história, está casado com Eliana (Patrícia Pillar), com quem não é feliz. Fria e oportunista, Eliana não quer ter filhos – a principal desavença do casal –, temendo que a gravidez estrague seu corpo. Desiludido com seu casamento, José Venâncio conhece a doce e feminina Buba (Maria Luisa Mendonça), que o leva a romper o relacionamento com Eliana. Buba, no entanto, esconde dele que é hermafrodita. Ao descobrir o segredo de seu novo amor, José Venâncio se vê diante da dificuldade de encarar o problema. O rapaz vai para a fazenda do pai na Bahia, mas acaba morto em uma tocaia preparada para atingir José Inocêncio. Posteriormente, Buba se envolve com José Augusto e, incentivada por este, faz uma cirurgia e deixa de ser hermafrodita.

Outro personagem importante na trajetória de José Inocêncio (Antonio Fagundes) é Teodoro (Herson Capri), vizinho de sua propriedade, que vive de olho em suas terras. Autoritário e mau-caráter, Teodoro é casado com Yolanda (Eliane Giardini), a quem chama de Dona Patroa, uma mulher submissa que finge não saber das traições do marido. Os dois têm uma filha, Sandra (Luciana Braga). A certa altura, Yolanda dá uma reviravolta em sua vida e abandona Teodoro em busca de sua felicidade. Ele, por sua vez, casa-se com a interesseira Eliana (Patrícia Pillar). O inescrupuloso fazendeiro foi o responsável pela morte de José Venâncio, e é assassinado durante a trama. O crime levanta suspeitas sobre alguns personagens da novela, entre eles José Inocêncio, João Pedro (Marcos Palmeira) e o matador Damião (Jackson Antunes). Damião havia sido contratado por Teodoro para acabar com a vida de José Inocêncio, mas acaba virando empregado e fiel seguidor do homem que deveria matar. No fim, descobre-se que Teodoro foi morto por Mariana.

A mágoa de José Inocêncio com João Pedro só é superada no leito de morte, no capítulo final da trama. José Inocêncio, cansado e com a saúde debilitada, vai à cidade sozinho e sofre um acidente na volta para a fazenda. Uma forte chuva cai sobre a região, e João Pedro decide ir atrás do pai. No caminho,  ele encontra o facão aos pés do jequitibá  praticamente coberto pela terra. João retira o facão do pai e põe o seu no mesmo lugar, repetindo o gesto de Zé Inocêncio de anos atrás. Com muita dificuldade, José Inocêncio consegue chegar em casa, mas se recusa a receber medicação, e agoniza. Nesse momento, João Pedro se aproxima do pai, que pede um abraço do filho como perdão por tantos anos de indiferença. A cena é uma das mais emocionantes da novela. Após a reconciliação, José Inocêncio morre e é recebido por Maria Santa. João Pedro consegue finalmente esquecer Mariana e termina a novela ao lado de Sandra, com quem tem uma filha. Mariana, sozinha, deixa a fazenda de cacau.

Tramas Paralelas:

Tião Galinha:
Um dos personagens de maior destaque de Renascer é o catador de caranguejos Tião Galinha (Osmar Prado), porta-voz do autor na denúncia das precárias condições de vida e trabalho no Brasil. Ele se muda com os filhos e a mulher, Joaninha (Tereza Seiblitz), dos manguezais para a zona do cacau com a esperança de melhorar de vida. A ingenuidade e a ignorância de Tião fazem com que ele acredite que o sucesso alcançado pelo coronel José Inocêncio (Antonio Fagundes) se deve ao fato de ele ter criado um diabo dentro de uma garrafa, seu amuleto. Segundo a crença popular, o diabinho da garrafa fecha o corpo de quem o possui e traz prosperidade quando urina em cima dos cacaueiros. Tião Galinha se agarra a essa ideia e transforma sua vida em um tormento, para desespero de sua mulher.

A novela trouxe ainda a discussão sobre o celibato religioso e a corrupção política no Brasil através de Padre Lívio (Jackson Costa), que se apaixona por Joaninha. Em diversos diálogos, Padre Lívio discursa a favor da reforma agrária, questiona os governos militares e chega a debater sobre um possível fechamento do Congresso Nacional. 

Cenas Marcantes
A primeira fase de Renascer foi uma atração à parte. O diretor Luiz Fernando Carvalho conferiu uma linguagem cinematográfica aos capítulos iniciais, que ganharam direção de fotografia de Walter Carvalho, e a novela recebeu muitos elogios de crítica e público. A empatia dos atores Leonardo Vieira e Patrícia França, ambos estreantes em novela, encantou os telespectadores. Destaque também para a atriz Fernanda Montenegro, que deu vida à personagem Jacutinga, dona de um bordel na zona cacaueira de Ilhéus. Grande amiga de José Inocêncio (Leonardo Vieira/Antonio Fagundes), ela se torna uma figura importante na vida de Maria Santa (Patrícia França) e dos filhos do casal.

Produção
O norte-americano Bob Clark, que já colaborara na produção dos efeitos especiais da novela Vamp (1991), deu assessoria para a gravação da cena em que o jovem José Inocêncio (Leonardo Vieira) tem a pele arrancada por jagunços ao chegar em Ilhéus.

Curiosidades:
Inicialmente, Bumba-Meu-Boi seria o título da novela, mas após pesquisas de opinião feitas pela TV Globo, a história foi batizada de Renascer.

A apresentação do último capítulo de Renascer  fugiu ao padrão. Devido à exibição de uma partida de futebol, metade do capítulo foi ao ar na sexta-feira, e a outra metade, no sábado. O último capítulo foi reprisado no domingo, na íntegra, após o Fantástico. A mudança se deu por conta da final do Campeonato Brasileiro daquele ano, que seria disputada na sexta-feira, às 21h30, por Internacional e São Paulo. Como o capítulo final tinha 80 minutos de duração, e não uma hora como os anteriores, não daria tempo de exibi-lo na íntegra. A direção da emissora, avaliando a importância da partida de futebol e da novela, optou por dividir o último capítulo em duas partes.

Renascer marcou a estreia de Benedito Ruy Barbosa no horário nobre da TV Globo depois do sucesso obtido com a novela Pantanal (TV Manchete, 1990). 

Benedito Ruy Barbosa começou a trabalhar no projeto de Renascer no início dos anos 1970, após escrever a novela Meu Pedacinho de Chão (1971), exibida pela TV Globo. O autor rodou três mil quilômetros no sertão baiano colhendo informações, impressões e histórias que desenvolveu posteriormente na trama.

A atriz Patrícia França, que vinha do sucesso da minissérie Tereza Batista (1992), estreava em novelas na TV Globo, ao lado do também iniciante Leonardo Vieira. O trabalho dos dois atores na primeira fase de Renascer rendeu-lhes um convite para integrar o elenco da novela seguinte das 18h, Sonho Meu (1993), de autoria de Marcílio Moraes, na qual voltaram a protagonizar um par romântico. 

Renascer foi a primeira novela de Jackson Antunes, Maria Luisa Mendonça, Marco Ricca, Paloma Duarte e Isabel Fillardis na TV Globo. 

Benedito Ruy Barbosa explorou na novela lendas e personagens com que se deparou em uma viagem à Bahia – como a história do diabo trancafiado na garrafa. O personagem de Jackson Antunes, Damião, foi inspirado em um ex-matador que o autor conheceu nessa viagem, chamado “Seu Visita”. 

A crendice do diabinho dentro da garrafa já havia sido usada por Benedito Ruy Barbosa em outra novela de sua autoria, Paraíso (1982). 

Osmar Prado define o simplório Tião Galinha como um representante do povo brasileiro subjugado pelo poder econômico, e atribui a força do personagem à identificação do povo com a dor de alguém tão desprovido de tudo quanto o catador de caranguejos da novela. O ator citou o final do personagem (e suas últimas palavras) como o símbolo de sua condição de explorado. O bilhete deixado por Tião após se enfocar em sua cela dizia o seguinte: “Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém. Quem ganha mais do que come sempre ganha o pão de alguém.”

Além de Osmar Prado, vencedor do prêmio de melhor ator coadjuvante, a Associação Paulista de Críticos de Arte elegeu Antonio Fagundes como melhor ator e Regina Dourado como melhor atriz coadjuvante do ano de 1993. Jackson Antunes, que interpretava Damião, foi premiado como revelação. Renascer foi considerada, ainda, a melhor novela do ano pela APCA. 

O bordão do personagem de José Wilker (Belarmino) – “É justo, é muito justo, é justíssimo” – nasceu de um improviso. O ator esquecera sua fala durante a gravação de uma cena trabalhosa, que envolvia o diretor de fotografia Walter Carvalho, e, sem graça de ficar em silêncio, criou a fala que se tornou marca de seu personagem. 


A novela foi reapresentada entre 14/08/1995 e 01/03/1996, em Vale a Pena Ver de Novo. 

Renascer foi vendida para Bolívia, Chile, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, entre outros países.

Ações Socioeducativas
Por meio da história da personagem Buba (Maria Luisa Mendonça), a novela abordou o hermafroditismo e o preconceito que o acompanha. Renascer também falou sobre o universo dos meninos de rua. O tema foi sugerido num congresso da Unicef para autores latino-americanos de novelas, do qual participaram Benedito Ruy Barbosa e Gloria Perez. Através dos personagens Teca (Paloma Duarte), Neno (Cassiano Carneiro) e Pitoco (Oberdan Junior), o autor discutiu temas como gravidez precoce, violência e preconceito, além de mostrar o drama e os anseios pessoais de cada jovem. Teca engravida precocemente, e é acolhida por José Inocêncio (Antonio Fagundes). A chacina da Candelária, no Rio de Janeiro, ocorrida no ano de exibição da novela, fez com que o autor mudasse o destino do pai do filho de Teca, que morre assassinado.  

Elenco:
Antônio Fagundes – José Inocêncio
Adriana Esteves – Mariana
Marcos Palmeira – João Pedro
Patrícia Pillar – Eliana
Herson Capri – Teodoro
Luciana Braga – Sandra
Eliane Giardini – Dona Patroa
Tarcísio Filho – Zé Bento
Maria Luisa Mendonça – Buba (Alcides)
Marco Ricca – Zé Augusto
Regina Dourado – Morena
Roberto Bonfim – Dioclesiano
Osmar Prado – Tião Galinha
Tereza Seiblitz – Joaninha
Taumaturgo Ferreira – Zé Venâncio
Jackson Antunes – Damião
José de Abreu - Eriberto
Paloma Duarte – Teca
Chica Xavier – Inácia
Leila Lopes – Lu
Cosme dos Santos – Zinho Jupará
Luiz Carlos Arutin – Rachid
Nelson Xavier – Norberto
Isabel Fillardis – Ritinha
Jackson Costa – Padre Lívio
Ruy Rezende – Bernardo
Grande Otelo – Seu Francisco
Mara Carvalho – Aurora
Oberdan Júnior – Pitoco
Cecil Thiré – Delegado Olavo
Kadu Moliterno – Rafael
Íris Nascimento – Lurdinha
Cláudia Lira – Valkiria


Participação na 1ª Fase:
Leonardo Vieira – Zé Inocêncio
Patrícia França – Maria Santa
José Wilker – Belarmino
Fernanda Montenegro – Jacutinga
Solange Couto – Inácia
Leonardo Brício - Diocleciano
Cacá Carvalho – Venâcio
Ana Lucia Torre – Quitéria
Gésio Amadeu – Jupará
Cyria Coentro – Morena
Betty Erthal – Nena
Daniele Rodrigues – Marianinha
Pablo Sobral – João Pedro (criança)
Toninho da Cruz – Zinho Jupará (criança)


Trilha Sonora
Nacional 1:
Dito e Feito - Roberto Carlos
Ai Que Saudade De Ocê - Fábio Júnior
Lindeza - Caetano Veloso
Só Para Te Mostrar - Daniela Mercury e Herbert Vianna
O Lado Prático do Amor - Guilherme Arantes
Sport Time - Sunshine Orchestra
Confins - Batacoto e Ivan Lins
Lua Soberana - Sérgio Mendes
Me Diz – Fagner
Parabolicamará - Gilberto Gil
De Volta Ao Começo - Roupa Nova
Mentiras - Adriana Calcanhoto
Em Nome do Amor - Agnaldo Rayol
To Aim - Franco Perini

Nacional 2:
Além da Última Estrela - Maria Bethânia
Cheiro de Saudade - Ney Matogrosso
Eu Quero Meu Amor - Elba Ramalho
Romance - 14 Bis (tema de Teca)
Lavrador - Moraes Moreira
Memórias - Franco Perini
Essa Tal Felicidade - Tim Maia
Sete Desejos - Alceu Valença
Dois Corações - Nana Caymmi
Palavra Acesa - Quinteto Violado
Joaninha - Itamara Koorax
Renascer - Franco Perini

Abertura

Chamada de Elenco

Novelão da Semana

Após confessar crime, motoboy Sandro Dota revela que sentia raiva de Bianca Consoli


O motoboy Sandro Dota, que confessou ter matado a universitária Bianca Consoli, afirmou que não estava atraído pela jovem e revelou que sentia raiva dela. Durante entrevista exclusiva ao Domingo Espetacular, exibida no domingo (25), o acusado afirmou que achava a cunhada "metida". Segundo Dota, ele era constantemente ignorado pela jovem e Bianca fazia comentários sobre a profissão do motoboy e falava que a irmã tinha se "casado com um pobre".


O crime 
Dota, porém, mantém a sua versão e diz que, no dia do crime, resolveu tirar satisfação com a cunhada. Ele conta que pulou o muro e, ao chegar na porta da cozinha, chamou por Bianca. Como ela não respondeu, ele entrou na casa e, chamando por ela, foi até o quarto da jovem.

- Ela estava pronta para ir na academia, ela já estava de roupa da academia, tudo. Me lembro até hoje, uma roupa acho que era preta. Aí ela se assustou por me ver ali. Ela ainda perguntou: "O que você está fazendo aqui?" Eu falei: "Olha, Bianca, eu vim só falar com você. Eu não admito mais que você rele um dedo no Danilo, porque o dia que você bater no Danilo, eu vou quebrar você, eu vou quebrar a sua cara". Foi com essas palavras que eu falei.

Dota continua a versão e diz que Bianca o mandou embora.

- Eu não sei se ela quis correr naquele momento. Ela passou por mim e ela me empurrou. O braço dela bateu no meu queixo, eu até bati na televisão e minha reação foi rápida. Na hora que ela fez isso, eu dei um murro no rosto da Bianca.

O acusado conta que nesse momento Bianca conseguiu passar por ele e correu a escada. Com medo que ela gritasse, ele correu atrás dela e puxou o seu cabelo. Segundo Dota, eles entraram em uma briga corporal, porque Bianca não parava de tentar agredi-lo.

- Foi quando ela tentou fugir pela porta balcão. Quando ela fugiu, eu fiquei desesperado. Eu puxei ela, falei: "Bia,Bianca, não dá essa, que eu estou indo embora. Quando eu puxei ela, eu tropecei, ela caiu em cima de mim. Quando eu virei, a cor dela já tinha mudado. Eu entrei em desespero.

Segundo a versão do réu, ele ficou com medo que Bianca conseguisse viver e "todos saberiam" que ele foi o responsável pelas agressões. Nessa hora, ele encontrou uma sacolinha plástica azul.

- O meu desespero era tão grande que, na minha concepção, se eu colocasse aquela sacola na boca dela, ela não ia respirar. E se ela tentasse voltar a viver, ela não iria viver. (...) Eu não queria matá-la. Eu estava desesperado.

Nesse momento, contou, ele levantou, pulou o muro e foi embora para casa. Apesar de dizer que estava desesperado, ao ser questionado pelo repórter se o caso foi um acidente, ele diz que não: "foi um assassinato".

No dia seguinte ao crime, no enterro de Bianca, o assassino estava ao lado da família. Segundo Dota, ele esteve presente por medo que descobrissem que ele era o assassino. Ele conta, porém, que não chegou a entrar no velório e ver o corpo de Bianca.

- Eu não teria coragem de ver a Bianca, não teria coragem de ver. Eu não entrei em nenhum momento 
.

domingo, 25 de agosto de 2013

Mitos e Verdades: Cravos e Espinhas


Cravos e espinhas. Está aí um problema que incomoda, e muito. A acne é uma doença do folículo piloso, causada quando ocorre fechamento dos poros, aumento da produção e alteração da composição do sebo e consequente proliferação bacteriana. Alguns indivíduos podem passar a adolescência sem qualquer sinal da doença, porém a maioria deles possui tendência genética e pode sofrer dias, meses e até mesmo anos por causa de espinhas e cravos, que podem aparecer em qualquer estágio da vida do ser humano. É possível, entretanto, tomar mais alguns cuidados que ajudam a atenuar a gravidade do caso. Veja o que é mentira e o que é real no quadro “Mitos e Verdades” desta semana.

1 - A acne é contagiosa - MITO
Apesar de ser causada por uma bactéria, não é contagiosa. Sua origem é genética e hormonal e não há um agente que possa ser passado de um indivíduo para outro. "A bactéria que infecta as lesões da acne, "Staphylococcus aureus", está presente em todas as pessoas, e seu universo aumenta quando há acne", explica o dermatologista Anderson Bertolini.

2 - O adolescente ganha marcas na pele se espremer as espinhas – VERDADE
Embora a influência genética seja o que mais determina o surgimento de marcas, as cicatrizes também são consequência da manipulação de cravos e espinhas, conforme esclarece o dermatologista Adilson Costa. Já Anderson Bertolini aconselha o máximo cuidado ao mexer na acne. "O ato de espremer promove um aumento da inflamação, não só pela agressão, mas também porque as mãos carregam uma infinidade de bactérias". Então, já sabe: jamais esprema a acne inflamatória, aquela em que há pontos vermelhos e amarelos, pois você pode adquirir uma cicatriz permanente.

3 - Uma maneira caseira, e eficiente, de secar a espinha é passar creme dental sobre ela – MITO
"Este tipo de produto não foi desenvolvido para tal finalidade, sendo incompatível com a pele", adverte o dermatologista Adilson Costa. Quer dizer, não só pode irritá-la como piorar o quadro, contaminando o local e dificultando a eliminação da secreção sebácea. "Há a falsa impressão de que, ressecando a cútis, a acne melhorará. Isso não é verdade, pois a pele entenderá que está sendo agredida e aumentará ainda mais a produção de oleosidade", diz o também dermatologista Anderson Bertolini.

4 - Comer muito chocolate ou amendoim provoca acne – INCONCLUSIVO
"Os trabalhos ainda não são conclusivos na relação da acne com a alimentação. Acredita-se, porém, que itens ricos em carboidratos, principalmente os refinados (arroz, massa e pão brancos, bolos, doces, sorvetes, tortas, pizzas), e o leite, especialmente o desnatado, podem piorar o problema", considera o dermatologista Adilson Costa. Ele acrescenta: "Atualmente, pesquisas apontam para uma possível relação de ingestão de leite e piora do quadro de acne. De todos, de fato, parece que o desnatado tem mais essa associação, pois, na sua manufatura, altera-se a biodisponibilidade de substâncias que agem na glândula sebácea, estimulando-a, bem como são retiradas muitas substâncias que fazem com que o leite perca as suas características físicas. Para compensar tal perda, usa-se a alfa-lactoalbumina que também é estimulante da glândula sebácea". Seu colega, Anderson Bertolini ainda observa que muitas pessoas são sensíveis a alguns alimentos e, por isso, o ideal é analisar se aparecem espinhas e cravos após a ingestão:"Nestes casos, não custa evitar".

5 - Masturbação causa espinhas – MITO
Como o surgimento das espinhas acontece na mesma época em que os jovens descobrem a sexualidade e a masturbação, nasceu a crença. "Nessa fase da vida, há um estímulo hormonal de todas as glândulas: tanto as da pele, que elevarão a produção de oleosidade, quanto as sexuais, responsáveis por transformar o corpo da menina e do menino. A maior percepção do corpo e o aumento da libido levam à masturbação, que não causa espinhas", assegura o dermatologista Anderson Bertolini.

6 - A limpeza de pele ajuda a controlar a acne – VERDADE
É um recurso simples, que pode ser usado se os cravos persistirem apesar da higienização normal do dia a dia. Mas, atenção: ela deve ser realizada por profissional competente, que estabelecerá a frequência ideal (uma vez a cada um, dois ou três meses, por exemplo) e saberá que a extração será apenas de cravinhos, e jamais de espinhas inflamadas. "O ideal é o dermatologista, antes da assepsia, tratar com antibiótico. E, durante a sessão, utilizar material esterilizado e descartável", aconselha o dermatologista Anderson Bertolini.

7 - Se lavar o rosto várias vezes por dia, não terei acne – MITO
Higienizar o rosto em excesso, inclusive, pode desencadear o efeito rebote: a pele reage à tentativa de ressecá-la e produz mais sebo ainda. "O exagero em lavar altera o equilíbrio hídrico", diz o dermatologista Adilson Costa, que enumera os cuidados básicos: limpar com produtos específicos para pele com acne, evitar exposição prolongada ao sol e passar sempre filtro solar adequado.


8 - Cosméticos em excesso prejudicam a pele e causam espinhas – VERDADE
Se uma pessoa de pele oleosa lança mão de cremes inadequados ou com efeito excessivamente hidratante, é provável que ganhe cravos e espinhas. Por isso, é muito importante, sempre, usar itens formulados especificamente para o seu tipo.

9 - Um dos fatores que agrava o problema é o estresse – VERDADE
"O estresse e a ansiedade não provocam, mas podem piorar o quadro", diz o dermatologista Adilson Costa, acrescentando que, nessas situações, o organismo libera radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, e substâncias pró-inflamatórios, capazes de intensificar a acne. "Além disso, cai a imunidade da pele". Anderson Bertolini lembra que ambos os estados psíquicos alteram a produção hormonal, causando um subsequente aumento da produção de oleosidade, e agravamento das lesões.

10 - No caso de homens com tendência à acne, é recomendável evitar fazer a barba com lâmina – VERDADE
Os aparelhos elétricos removem a barba de forma mais branda que as lâminas. Quem optar por estas últimas pode, no entanto, passar água e sabão no local e, depois, um creme para barbear, fazendo com que o deslizar da lâmina seja suave, evitando ferimentos sobre as espinhas. "É preciso muito cuidado para não aumentar as escoriações infectadas, ampliando a inflamação e dando origem a sequelas, como as cicatrizes", adverte o dermatologista Anderson Bertolini.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Estreias do Cinema

Confira as estreias deste fim de semana nos cinemas e programe-se para se divertir!

Sem Dor, Sem Ganho
Flórida. Daniel Lugo (Mark Wahlberg) é um fisiculturista que sonha com o chamado "sonho americano", no qual tem dinheiro à vontade para levar a vida como quiser. Para alcançar este objetivo ele conta com a ajuda de um colega, Adrian Doorbal (Anthony Mackie), e do ex-presidiário Paul Doyle (Dwayne Johnson). Juntos eles planejam o sequestro e a extorsão de um conhecido criminoso local, Victor Kershaw (Tony Shalhoub). Só que, ao realizarem o golpe, eles não contavam com as inevitáveis consequências que ele traria. 

Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos
Clary Fray (Lilly Collins) presenciou um misterioso assassinato, mas ela não sabe o que fazer porque o corpo da vítima sumiu e parece que ninguém viu os envolvidos no crime. Para piorar a situação, sua mãe desapareceu sem deixar vestígios e agora ela precisa sair em busca dela em uma Nova Iorque diferente, repleta de demônios, magos, fadas, lobisomens, entre outros grupos igualmente fantásticos. Para ajudá-la, Fray conta com os amigos Simon (Robert Sheehan) e o caçador de demônios Jace Wayland (Jamie Campbell Bower), mas acaba se envolvendo também em uma complicada paixão.

Sem Dor Sem Ganho

Os Instrumentos Mortais

As 10 + Tocadas da Rádio Verde Vale


Sexta-feira é dia de Música aqui no Blog do Programa Atualize! Então, nada melhor do que ouvir as 10 músicas que são sucesso na Rádio Verde Vale!

1 - Jeito Carinhoso - Jads e Jadson

2 - Pantera Cor de Rosa - Munhoz e Mariano

3 - Prefácio - João Carreiro e Capataz

4 - Se Tudo Fosse Fácil - Michel Teló e Paula Fernandes

5 - Applause - Lady Gaga

6 - Vai e Chora - Sorriso Maroto

7 - All the Pretty Girls - Fun

8 - Ela só Vai se for de Camarote - Grupo Revelação

9 - Não tô Valendo Nada - Henrique e Juliano

10 - Mô - Fernando e Sorocaba

Bônus

Show das Poderosas - Anitta

Te esperando - Luan Santana

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize