domingo, 27 de outubro de 2013

Especial Novelas: Água Viva (1980)




Raul Cortez e Betty Faria
Miguel Fragonard (Raul Cortez), casado com Lucy (Tetê Medina) e pai de Sandra (Gloria Pires), é um cirurgião plástico de sucesso que condena o estilo de vida do irmão, Nélson (Reginaldo Faria), um bon vivant que nunca trabalhou e vive de renda. Após perder a mulher na explosão de uma lancha, o médico se apaixona por Lígia (Betty Faria), sem saber de sua relação com Nélson. Lígia é uma mulher ambiciosa, mãe de dois filhos, que não mede esforços para ascender socialmente. Ela se encanta com Nélson, mas não imagina que ele perdeu toda a sua fortuna. Campeão de pesca e cercado por amigos influentes, Nélson tenta reconstruir a vida sem revelar sua nova condição financeira. A trama principal de Água Viva mostra a disputa dos irmãos Fragonard pelo amor de Lígia.

Reginaldo Faria
Outra trama importante envolvendo os protagonistas traz o drama da órfã Maria Helena (Isabela Garcia), que tem de lidar com a possibilidade de deixar o orfanato onde passou grande parte da sua vida. Sua única amiga, a assistente social Suely (Ângela Leal), descobre que ela é filha de Nélson. Ao saber disso, Lígia (Betty Faria) decide adotar a menina. Mas apenas nos últimos capítulos Nélson fica sabendo que é seu pai. Ainda nos capítulos finais, Miguel é assassinado, criando um clima de suspense na trama e ajudando a manter os altos índices de audiência da novela. Por fim, descobre-se que o assassino é Kleber Simpson (José Lewgoy), ex-tutor de Miguel e Nélson. Miguel foi assassinado por Kleber após descobrir que ele estava envolvido na perda dos bens de seu irmão. Kleber vai preso e escreve um livro de memórias.

Tramas Paralelas:


Marcos e Janete:
Lucélia Santos
A história de amor de Janete (Lucélia Santos) e Marcos (Fábio Jr.) fez sucesso. Janete é uma jovem forte e batalhadora, que discorda da situação econômica dos pais, dependentes financeiramente de sua tia Irene (Eloísa Mafalda). Por conta de sua origem humilde, a jovem é rechaçada pela vilã Lourdes Mesquita (Beatriz Segall), mãe de Marcos, que faz o que pode para acabar com o romance do filho. Lourdes consegue provas de que Ewaldo (Mauro Mendonça), pai de Janete, está envolvido em contrabando, e chantageia a moça. Janete, fiel a seus valores, recusa-se a abandonar Marcos, levando Lourdes a denunciar Ewaldo, que vai parar na prisão. 

Stella Simpson:
Tônia Carrero e John Herbert
Outra personagem marcante na novela é a excêntrica milionária Stella Simpson (Tônia Carrero), que tenta esconder de todas as formas os problemas financeiros que enfrenta.

Topless:
A novela abordou um tema polêmico na época, o topless nas praias do Rio de Janeiro. Personagens como Beth, interpretada por Maria Padilha, apareceram sem o sutiã do bíquini. As cenas procuravam retratar as diferentes reações da população, algumas até agressivas, com relação a esse comportamento.

Curiosidades:

Beatriz Segall
Manoel Carlos foi convidado por Gilberto Braga para assumir a coautoria da trama a partir do capítulo 57.

Durante a gravação de uma cena no Posto 9 da Praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, em que as atrizes Tônia Carrero, Maria Padilha, Maria Zilda e Gloria Pires tinham que fazer topless, algumas pessoas protestaram e tentaram agredir a equipe da novela. A cena teve que ser gravada na Praia de São Conrado.

 Isabela Garcia e Ângela Leal
O cantor Peter Tosh gravou uma participação especial na trama: cantou para todo o elenco durante uma festa na casa da personagem Stella Simpson (Tônia Carrero).

Glória Pires e Maria Padilha
Água Viva marcou a estreia do ator Raul Cortez na TV Globo.

A colaboradora Leonor Bassères lançou o livro Água Viva duas semanas antes do final da novela. O livro foi inspirado nas 3.200 laudas escritas pelo autor Gilberto Braga.

José Lewgoy e Kadu Moliterno
Em Água Viva, a atriz Beatriz Segall interpretou a sua primeira grande vilã na televisão, a personagem Lourdes Mesquita. Anos depois, ela voltaria a interpretar uma vilã em uma novela do Gilberto Braga. Odete Roitman parou o Brasil em Vale Tudo.

A personagem de Lucélia Santos foi batizada de Janete por Gilberto Braga em homenagem a sua amiga Janete Clair.

Claudio Cavalcanti
A trama foi vendida para muitos países, entre eles Canadá, Paraguai, Argentina, Venezuela e República Dominicana, onde obteve grande sucesso de audiência. Na Itália, Água Viva se transformou em livro.

Água Viva foi reapresentada na TV Globo em 1984, na faixa Vale a Pena Ver de Novo.

Elenco:
Reginaldo Faria – Nélson Fragonard
Betty Faria – Lígia
Raul Cortez – Miguel Fragonard
Beatriz Segall – Lourdes Mesquita
Lucélia Santos – Janete
Fábio Jr – Marcos Mesquita
Tônia Carrero – Stella Simpson
Glória Pires – Sandra Fragonard
Ângela Leal – Suely
Claudio Cavalcanti – Edir Mesquita
Eloísa Mafalda – Irene
Tamara Taxman – Selma
Natália do Vale – Márcia Mesquita
José Lewgoy – Kléber Simpson
Isabela Garcia – Maria Helena
Maria Padilha – Beth
Kadu Moliterno –Bruno
Milton Moraes – Sérgio
Arlette Salles – Celeste
Mauro Mendonça – Ewaldo
Carlos Eduardo Dolabella – Heitor
John Herbert – Jaime
Jorge Fernando – Jáder
Terezinha Sodré – Marinete
Grande Otelo – Canivete
Clementino Kelé – Tinhorão
Ilva Niño – Antônia
Dary Reis – Joel
Jardel Mello – Carlos
Edson Silva – Lafaiette
Ísis Koschdoski – Cíntia
Maria Zilda – Gilda Sarpo
Lícia Magna – Edite
Maria Helena Dias – C;ara
Cleyde Blota – Marlene
Ricardo Petraglia – Max
Francisco Dantas – Marciano
Lucy Mafra – Rosa
Nildo Parente – Fonseca
Aracy Cardoso – Wilma
Ivan Cândido – Técio
Ricardo Blat – Jofre
Maria Helena Pader – Mary
Enio Santos – Delegado Rômulo
Jacqueline Laurence – Clarice
Fernando Eiras – Alfredo
Hermílcio Fróes - Mauro

Trilha Sonora:

Nacional:
Grito de Alerta - Maria Bethânia
Desesperar Jamais – Simone
Altos e Baixos - Elis Regina
20 e Poucos Anos - Fábio Jr.
Noites Cariocas - Gal Costa
Menino do Rio - Baby Consuelo
Realce - Gilberto Gil
Amor, Meu Grande Amor - Ângela Rô Rô
No Tempo dos Quintais - Elizeth Cardoso
Peito Vazio - Lúcia Araújo
Wave - João Gilberto
Cais - Milton Nascimento


Internacional
Lead Me On - Maxine Nightingale
Love I Need - Jimmy Cliff
Do That To Me One More Time - Susan Case & Sound Around
Ships - Barry Manilow
D.I.S.C.O. – Ottawan
Just When I Needed You Most - Tony Wilson
Memories – Bianchi
Babe – Styx
Just Like You Do - Carly Simon
I Don't Want To Fall In Love Again – Voyage
Cruisin' - Smokey Robinson
The Second Time Around – Shalamar
Never (Gonna Let You Go) – Charme
Mandolay - La Flavour


Abertura

Glória Pires e Fábio Jr


Cláudio Cavalcanti e Natália do Valle

Capítulo 1

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Estreias do Cinema

O Conselheiro do Crime:
Michael Fassbender é "O Conselheiro do Crime", um advogado que se envolve com o tráfico de drogas ao mesmo tempo em que conhece seu amor (Penélope Cruz). O personagem tenta evitar os perigos do mundo do crime, mas seus negócios ilegais fogem 
Elenco: Brad Pitt, Michael Fassbender, Cameron Diaz, Penélope Cruz e Javier Bardem.
Direção: Ridley Scott

Meu Passado me Condena:
O filme conta a história de um casal que se casa com apenas um mês de namoro e vai passar a lua de mel num cruzeiro. A confusão começa quando eles encontram antigos parceiros no mesmo navio.
O filme trata-se de uma adaptação da série de mesmo nome, exibida pelo canal a cabo Multishow e escrita por Tati Bernardi. A trama do filme é a mesma da série: Fábio Porchat e Miá Mello formam um casal que acaba de se casar, um mês depois de se conhecer.
Elenco: Fábio Porchat, Miá Mello, Alejandro Claveaux e Juliana Didone
Direção: Júlia Rezende 

Capitão Phillips:
O filme é baseado em uma história real sobre o marinheiro mercante capitão Richard Phillips, que foi levado como refém por piratas somalis durante o sequestro do navio Maersk Alabama em 2009. O longa teve sua estreia mundial na abertura do Festival de Cinema de Nova York de 2013, onde recebeu diversas críticas positivas, incluindo a interpretação de Tom Hanks, cotado para levar mais um Oscar pelo papel. O ator já ganhou duas estatuetas por atuações nos filmes "Filadélfia" e "Forrest Gump".

Elenco: Tom Hanks, Catherine Keener, David Warshofsky, Corey Johnson, Max Martini, Omar Berdouni e John Magaro
Direção: Paul Greengrass 

Receita: Lasanha de Frango com Molho Branco




O Brasil é o terceiro maior produtor de massas do mundo, com 1.300 mil toneladas, segundo pesquisa anual da Organização Internacional da Pasta, divulgada em 2012. As exportações brasileiras no ano passado, correspondentes a 14 milhões de dólares, somaram 11 mil toneladas e tiveram como destinos países como Chile e Paraguai, seguidos de Bolívia e Portugal. E nesta sexta-feira (25) comemora-se o Dia Internacional da Massa. Para comemorar, que tal aprender uma receita de Lasanha de Frango com Molho Branco:




1 peito de frango
4 tomates picados (sem pele e sem semente)
1 cebola picada
2 colheres de óleo
1 lata de molho de tomate
2 xícaras de água
folhas de louro
sal e pimenta a gosto
cheiro-verde a gosto

Molho
1 colher de manteiga
4 xícaras de leite
1 cebola ralada
2 colheres de amido de milho
1 lata de creme de leite
sal a gosto

Montagem
300g de mussarela
1 pacote de massa de lasanha pré-cozida verde ou branca




Cozinhe o frango com a folha de louro, depois de cozido desfie e, em uma panela, refogue a cebola no óleo e vá acrescentando os ingredientes. Depois deixe-o ferver por uns 20 minutos e coloque o cheiro verde por último.

Molho
Doure a cebola na manteiga, acrescente uma parte do leite e dissolva o amido de milho na outra.  Em seguida, acrescente a mistura na panela, acrescente o sal e vá mexendo para não empelotar.  Quando abrir fervura, deixe cozinhar por 5 minutos, apague o fogo e acrescente o creme de leite.

Montagem
Vá intercalando, camadas de molho de frango, massa, Molho branco e mussarela, até que acabe todos os ingredientes, deixando o Molho branco para última camada. Cubra com mussarela e leve ao forno com papel laminado por mais ou menos 30 minutos e sirva com arroz branco.

Polícia de Portugal reabre caso Madeleine McCann



Mais de seis anos após o desaparecimento da menina Madeleine McCann, o Ministério Público de Portugal ordenou a polícia para que reabra a investigação sobre o caso após encontrar novas evidências. A investigação ocorre sob sigilo judicial. Os pais de Madeleine, Kate McCann e Gerry McCann, mantiveram, durante todo esse tempo, sua campanha para que a investigação em Portugal continuasse. Madeleine desapareceu pouco antes do seu quarto aniversário. A polícia portuguesa decidiu encerrar o caso em 2008, após as autoridades não detectarem nenhum crime. Em março de 2011, uma equipe de detetives da cidade do Porto, que não esteve envolvida no inquérito inicial, começou a rever as provas. A Scotland Yard disse que a investigação dos portugueses será executada paralelamente aos esforços da polícia britânica, com viagens programas regularmente a Portugal. 

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize