terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014: Eles nos deixaram


Grandes estrelas da TV morreram em 2014 e deixaram um vazio em seus fãs, que foram conquistados com seus memoráveis papéis em novelas, séries ou na apresentação de programas. Relembre quem foram os artistas que deixarão saudades, mas ficarão eternizados em nossas memórias e imortais em suas obras.


A ex-jurada do "Programa Raul Gil", ex-vedete e atriz Marly Marley morreu, aos 75 anos, no dia 10 de janeiro, em São Paulo, devido a complicações relacionadas a um câncer de pâncreas. Nascida em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, Marly atuou em diversas peças e programas televisos na década de 60, entre eles, "Miss Campeonato" e "O Amor Tem Cara de Mulher". Seu último trabalho no cinema foi em 2007 no filme "Chega de Saudade". A ex-vedete foi casada com o humorista Ary Toledo por 45 anos.

A atriz Shirley Temple morreu no dia 10 de fevereiro, aos 85 anos. A morte foi de causas naturais e ela estava em casa, em Woodside, Califórnia, cercada por sua família. Com cachinhos loiros, olhos brilhantes e covinhas, Temple começou a carreira aos três anos de idade e se tornou um dos maiores fenômenos de Hollywood por sua dança, canto e interpretação. Menina prodígio, a atriz ajudou uma série de filmes a faturar milhões, principalmente na década de 1930. Entre seus filmes de maior destaque estão "A Princesinha" (1939), "Sangue de Heróis" (1948), "Heidi" (1937) e "Olhos Encantadores" (1934).

Paulo Goulart morreu no dia 13 de março, aos 81 anos, em São Paulo. O ator, um dos maiores nomes da teledramaturgia no Brasil, vinha lutando contra o câncer. Na Globo, atuou em papéis marcantes como o do industrial Claude Antoine Geraldi, de "Uma Rosa com Amor" (1972), o vilão Donato, de "Mulheres de Areia" (1993), e o padrasto da personagem de Deborah Secco em "América" (2005). Nos anos 90, Goulart também atuou em novelas do SBT ("As Pupilas do Senhor Reitor") e da TV Bandeirantes ("A Idade da Loba" e "O Campeão"). Com Nicette Bruno, com quem ficou casado por 62 anos, até o fim da vida, teve três filhos, sete netos e dois bisnetos.

Considerado um dos maiores atores de sua geração, José Wilker morreu dia 5 de abril, aos 69 anos, vítima de infarto fulminante. Com mais de 50 anos de carreira, o ator se destacou em papéis na TV, teatro e cinema. Entre seus personagens de novelas estão Jesuíno Mendonça, de "Gabriela" (2012), Giovanni Improtta, de "Senhora do Destino" (2004) e Waldomiro Cerqueira, de "Suave Veneno" (1999).

O narrador esportivo Luciano do Valle morreu aos 66 anos, no dia 19 de abril, após sofrer um infarto durante voo de São Paulo para Uberlândia. Luciano se preparava para narrar sua décima Copa do Mundo e acreditava em mais um título da seleção brasileira. Otimista por natureza, confiava que tudo daria certo no Mundial do Brasil e acreditava em uma evolução do país depois de receber o maior evento do futebol.

A atriz Manoelita Lustosa, de 72 anos, morreu em sua casa em Minas Gerais no dia 1° de julho, vítima de insuficiência respiratória. A atriz era viúva e deixou três filhas Manoela, Maria Bethânia e Mariana e seis netos. Em sua carreira, ela participou da novela "Mulheres Apaixonadas" (2003), como Inês, "Balacobaco" (2012) como Etelvina Pedrosa; de "Vidas em Jogo" (2011) com Nelize; de "Poder Paralelo" (2009) como Lurdes; de "Amor e Intrigas" (2007) como Telma. Seu último papel foi em "Dona Xepa", da Record, em 2013.

Fausto Fanti do programa "Hermes e Renato", foi encontrado morto em seu apartamento em São Paulo no dia 30 de julho. O humorista de 35 anos, que interpretava Renato e outros personagens como Padre Gato, Claudio Ricardo, Palhaço Gozo e Bandido da Luz Vermelha. A morte precoce de Fausto chocou fãs, amigos e familiares. "Hermes e Renato" se tornou popular na MTV Brasil, onde foi exibido de 1999 a 2009. Fausto, que estava em processo de separação, deixou uma filha de 8 anos.

Apesar da capacidade de provocar boas gargalhadas em suas interpretações e de ter mais de 60 filmes no currículo, Robin Williams deu um fim na própria vida no dia 11 de agosto. O ator, que tinha problemas com alcoolismo e cocaína, deixou sua imagem eternizada em seus longas, entre eles, "Uma Babá Quase Perfeita", "Sociedade dos Poetas Mortos" e "Popeye". Na TV, Williams se destacou no papel de Mork, na série de sucesso "Happy Days". No fim dos anos 70 e início dos anos 80, Williams divertiu com seus espetáculos de comédia stand-up, incluindo três especiais para a HBO. Em 1986, o ator ficou ainda mais famoso ao se apresentar na 58ª edição do Oscar.

A apresentadora de TV Joan Rivers morreu no dia 4 de setembro, aos 81 anos. A apresentadora do programa de moda "Fashion Police", no canal E!, estava em coma induzido desde 28 de agosto, quando teve complicações durante um procedimento cirúrgico em suas cordas vocais em uma clínica e foi levada às pressas para o hospital. Joan Rivers, cujo nome verdadeiro é Joan Alexandra Molinsky, é a mais ácida de uma geração de comediantes e apresentadoras de TV americanas.

O diretor e ator Hugo Carvana morreu no dia 4 de outubro devido a complicações de um câncer de pulmão. Carvana tornou-se conhecido do grande público atuando em novelas na televisão, entre elas, "O Dono do Mundo" (1991), "Fera Ferida" (1993), "Porto dos Milagres" (2001) e "Insensato Coração" (2011). De 1962 a 2013, foram 681 atuações no cinema. Entre elas, "Bravo Guerreiro", de Gustavo Dahl; "A Grande Cidade", "Os Herdeiros", "Quando o Carnaval Chegar" e "Deus é Brasileiro", de Cacá Diegues.


O humorista Roberto Bolaños, famoso intérprete dos personagens Chaves e Chapolin, morreu no dia 28 de novembro aos 85 anos em sua casa em Cancun, no México. A morte de Bolaños causou comoção entre milhares de fãs que cresceram assistindo suas séries no SBT. Com problemas respiratórios, dificuldades para se locomover e se mexer, o ator e comediante havia se isolado com a família em Cancún em busca de ar puro. Bolaños era casado com Florinda Meza, a atriz que interpretava Dona Florinda. Ele era pai de Roberto, Paulina, Graciela, Marcela, Teresa e Cecília, frutos do primeiro casamento, com Graciela Fernández Pierre. 

O candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, morreu aos 49 anos em um acidente de avião por volta das 10h do dia 13 de agosto, uma quarta-feira, em Santos (72 km de São Paulo). A aeronave modelo Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, vinha do Rio de Janeiro e tinha sete pessoas a bordo. Não houve sobreviventes. Ele era o terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto para as eleições. Eduardo Henrique Accioly Campos era casado com Renata Campos e tinha cinco filhos. Formado em economia, teve uma carreira de sucesso na política pernambucana. Foi governador do Estado por dois mandatos e chegou a ser ministro. Em 1986, participou ativamente da campanha que elegeu Miguel Arraes, seu avô -- morto exatamente nove anos antes --, para o governo de Pernambuco. Campos foi enterrado no Cemitério de Santo Amaro, em Recife.

O empresário e presidente de honra do Grupo Votorantim Antônio Ermírio de Moraes, 86, morreu de insuficiência cardíaca, em casa, em São Paulo, na noite do dia 25 de agosto. Ele deixa a mulher com quem teve nove filhos. Moraes era engenheiro metalúrgico formado pela Colorado School of Mines (EUA) e iniciou a carreira na Votorantim em 1949. Ele foi responsável pela instalação da Companhia Brasileira de Alumínio, em 1955. Foi sepultado no cemitério do Morumby, em São Paulo.

Emilio Botín, um dos homens mais poderosos da Espanha e que transformou o Santander de um pequeno banco doméstico no maior banco da zona do euro, morreu de um ataque cardíaco aos 79 anos no dia 10 de setembro. Emilio Botín, chamado de "El Presidente" pelos colegas de trabalho e terceiro da geração Botín a comandar o Santander, esteve à frente da operação para criar um banco global, oferecendo serviços múltiplos a empresas multinacionais e uma gama de serviços aos consumidores. Ele dirigiu seu olhar afiado para negócios para divulgar a marca do Santander ao redor do mundo, somando 1,4 trilhão de euros (US$ 1,8 trilhão) em fundos e cerca de 200 mil funcionários.

O poeta Manoel de Barros, um dos mais importantes representantes da poesia brasileira contemporânea morreu no dia 13 de novembro aos 97 anos. O poeta -- vencedor de dois prêmios Jabuti e chamado por Carlos Drummond de Andrade de "o maior poeta vivo" -- vivia na capital sul-mato-grossense com a mulher, Stella, e a filha, Martha. Conhecido por poemas que incluem elementos da natureza e do cotidiano, em linguagem que se aproximava da oralidade, Barros nasceu em Cuiabá (MT), mas passou parte da infância em Corumbá (MS), no Pantanal, fato que marcaria toda sua obra poética. Manoel de Barros foi enterrado no cemitério Parque das Primaveras, em Campo Grande.

O ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, 79, morreu no dia 20 de novembro no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado devido à piora de uma doença crônica no pulmão. Thomaz Bastos defendia a Camargo Corrêa e a Odebrecht, investigadas na Operação Lava Jato. Era considerado um dos principais advogados criminalistas do país, tendo participado em cerca de 700 processos. Como ministro, Bastos ficou conhecido por atribuir mais rigor à atuação da Polícia Federal. Fora do governo, voltou a advogar. Em 2012, participou do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal como advogado do ex-dirigente do Banco Rural José Roberto Salgado, condenado a uma pena de 14 anos e 4 meses de prisão.

Hilda Maia Valentim, conhecida como Hilda Furacão, morreu no dia 29 de dezembro , aos 83 anos, no asilo Guillermo Rawson, em Buenos Aires, na Argentina. Viúva do ex-jogador brasileiro do Boca Juniors, Paulo Valentim, Hilda teve a sua história eternizada no livro escrito por Roberto Drummond e que virou minissérie da TV Globo, em 1998.

Eusébio, um dos maiores jogadores da história da seleção portuguesa, morreu no dia 5 de janeiro em Lisboa. O ex-jogador, que completaria 72 anos no dia 25 do mesmo mês, não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. Conhecido como a "Pantera Negra" pelos portugueses, fez carreira no Benfica, um dos times mais tradicionais do país. O atacante defendeu as cores do time de Lisboa durante 15 anos e disputou mais de 600 jogos, tendo feito também mais de 600 gols. Apesar de ser um ídolo de Portugal, Eusébio nasceu em Moçambique, em Lourenço Marques (atual Maputo), quando o local ainda era uma colônia do país europeu.

O cantor Nelson Ned d'Ávila Pinto, mais conhecido como Nelson Ned, morreu no dia 5 de janeiro em Cotia, na Grande São Paulo. "O pequeno gigante da canção", apelido que recebeu por seu 1,12 m de altura, se consagrou na década de 60 como uma das vozes românticas mais famosas do Brasil. O sucesso internacional veio com a gravação de vários discos em espanhol. O corpo do cantor foi cremado no cemitério Horto da Paz em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.

O ator americano Philip Seymour Hoffman, 46, vencedor do Oscar por seu papel em "Capote" (2005), foi encontrado morto no dia 2 de fevereiro em seu apartamento no bairro de Greenwich Village, em Nova York. Seu corpo foi encontrado com uma agulha no braço. Ele teria tido uma overdose acidental de drogas. Hoffman era conhecido por sua versatilidade nos palcos e nas telas.

O ex-jogador da seleção brasileira Bellini morreu no dia 20 de março em decorrência de complicações causadas por uma parada cardíaca. Capitão na conquista da Copa do Mundo de 1958, Bellini, de 83 anos, sofria de mal de Alzheimer em estado avançado. Nascido em Itapira em 1930, Bellini imortalizou o gesto de levantar o troféu após conquista em campo. "Não foi nada programado", disse, posteriormente. "Os fotógrafos pediram que eu levantasse a taça." Ele foi enterrado no Cemitério Municipal de Itapira.

O escritor colombiano Gabriel García Márquez, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1982, morreu no dia 17 de abril, aos 87 anos, em sua residência na Cidade do México. O autor de clássicos da literatura universal, que enfrentou um câncer linfático em 1999, chegou a ser internado em março com infecção pulmonar e a saúde bem debilitada. O romance épico "Cem Anos de Solidão" vendeu mais de 50 milhões de cópias em mais de 25 idiomas. Publicado em 1967, é um dos exemplos principais do chamado realismo fantástico.

O cantor Jair Rodrigues morreu aos 75 anos no dia 8 de maio em sua casa em Cotia, na Grande São Paulo. Ao lado de Elis Regina, Jair Rodrigues se tornou um dos grandes nomes do samba ao participar do notório "O Fino da Bossa", programa da TV Record que foi ao ar entre 1965 e 1967. Com jeito brincalhão de malandro e voz potente, Jair ficou nacionalmente conhecido através dos duetos com a "Pimentinha". A interpretação de Jair ganhou dimensão que ressoa até hoje principalmente com a canção "Disparada", de Geraldo Vandré e Théo de Barros.

O escritor Rubem Alves morreu aos 80 anos no dia 19 de julho, no Hospital Centro Médico de Campinas, por falência múltipla dos órgãos. A trajetória de Rubem Alves foi em muito marcada pela religião. Nascido em 15 de setembro de 1933 em Boa Esperança (MG), passou a juventude no Rio de Janeiro e estudou teologia no Seminário Presbiteriano do Sul. Sua obra conta com mais de uma centena de livros -- entre infantis, de crônicas, educação, religião, teologia e até uma biografia. Seu corpo foi cremado no Crematório Metropolitano Primaveras, em Guarulhos (Grande São Paulo).

O escritor Ariano Suassuna, autor de livros como "O Auto da Compadecida" e "O Santo e a Porca", morreu no dia 23 de julho aos 87 anos, no Real Hospital Português de Recife. Ele teve uma parada cardíaca dias após sofrer um AVC hemorrágico. Eleito para a ABL em 1989, Suassuna escreveu mais de 15 peças teatrais e seis romances ficcionais. Ficou conhecido nacionalmente por "O Auto da Compadecida", de 1955. A história virou minissérie da TV Globo em 1999 com Matheus Nachtergaele e Selton Mello, e foi adaptada para o cinema em 2000. O escritor foi enterrado no Cemitério da Morada da Paz, em Recife.

Retrospectiva 2014: O melhor do pior do Desafio do Balde de Gelo

O ano de 2014 não foi só de tragédias, velórios e falta d'água... Aliás, falando em falta d'água, uma das coisas que bombou o mundo das celebridades foi o desafio do balde de água. Várias celebridades e subcelebridades decidiram chamar mais atenção, disfarçada de bondade, para encarar o desafio de tomar um banho com gelo.

A Diva Depressão selecionou os melhores, e claro, não poderia deixar de zoar!!

SUSANA VIEIRA 
A rainha da dramaturgia brasileira não poderia ficar de fora dessa campanha tão linda, não é? E olha que Susu vieira encarou com cara (sem make) e coragem (de ficar sem sutiã). Resultado: Susu gritando "JACKSONNNN" enquanto seus faróis cegavam os milhões de brasileiros que a amam!


DONATELA
Todo mundo encarou a brincadeira do balde, desde os pés-de-chinelo, aos ricos e poderosos, como foi o caso de Donatella Versace. Mostrando que seu embalsamento está conservado, Donatella apareceu riquíssima em sua poltrona, ostentando seu jardim que vale milhões, além de boys magia seminus e make tão pesado que não sairia nem se fosse jogada a água do Oceano Atlântico todo na cara dela.


LADY GAGA
Enquanto uns encaravam o desafio na brincadeira, Lady Gaga apelou para o lado artístico e conceitual. Toda trabalhada no make gótico e na cara de cool, Gaga, que estava a cara da Daniele Hipólito, ficou estática na pose "eu sou a diva que você quer copiar", foi usada uma vasilha de água que lavaram a salada do almoço pra jogar na cabeça da cantora, que não esboçou reação. Eu não sei vocês, mais fiquei com medo. Parece a samara saindo do poço.


PALMIRINHA
Já abastecida da vacina contra a gripe na 3ª idade, Palmirinha ganhou o prêmio de "mais fofa" durante o desafio. Eu não sei quem foi a pessoa que teve coragem de jogar água gelada nessa senhora, certeza que foi aquele fantoche que apresentava o programa com ela, deve ser até por isso que a Palmirinha demitiu ele! Se tem uma coisa que eu aprendi com os filmes é: Nunca confie em bonecos! Beijo Chuck, beijo Anabelle!


FÁTIMA BERNARDES
Espontaneamente obrigada a fazer o desafio ao vivo em seu programa matinal, já que deve ter alguma cláusula no seu contrato com a globo que a obriga a pagar um mico por dia, sendo dançando ou fingindo interesse em convidados que não importam, Fatinha entrou na onda do desafio, com direito a piscina, mas sem perder o glamour e a cara de rica.


INÊS BRASIL
Inês Brasil não é uma subcelebridade e nem uma celebridade, ela é mais que isso, ela é uma webdiva do povo! E, nem por isso, menos digna da campanha do balde! Nesse vídeo super educativo, Inês não somente joga em si um balde com água e pedras de gelo, mas como também é possuída pelo ritmo ragatanga, bate cabelo, se despiroca toda e se apóia na parede e senta a mão no próprio bumbum, pra mostrar que você nunca terá esse corpo malhado, magro e virgem como o dela! Detalhe para o tamanho das pedras de gelo que Inês coloca no balde antes de jogar na cabeça, não sei como a moça não teve um traumatismo craniano.


GOMINHO
Quem é Gominho? Morrerei sem saber... Mas o fato é que ele já participou da Fazenda (grande coisa) e decidiu fazer o desafio do balde com um look maravilhoso. Como se não bastasse se molhar com o balde, logo depois mergulhou em uma piscina ao lado, daí os tsunamis acontecem e ninguém sabe o porque, né? Cadê o FBI, gente?


RAFINHA BASTOS - POLÊMICA
Rafinha Bastos fez questão de usar o desafio do balde pra esfregar na cara da sociedade que a falta de água é coisa séria! Ele jogou sobre si um monte de vento num balde vazio e mencionou a falta de água que os paulistanos estão vivendo nesse final de ano. Gosto assim, gente! Se não for pra causar polêmica eu nem apareço!


ANA MARIA BRAGA
Sobre o desafio da nossa Diva de todas as manhãs, Ana Maria Braga, uma imagem vale mais que mil palavras, né? É muito amor.

Retrospectiva 2014: O ano que fotos íntimas das famosas caíram na rede


2014 não foi um ano gentil para com a privacidade das celebridades. Em agosto, no maior escândalo de vazamentos de fotos já ocorrido, hackers divulgaram ilegalmente imagens íntimas de uma centena de famosas, incluindo Jennifer Lawrence, Kirsten Dunst, Kim Kardashian e Kate Upton. O incidente expôs uma brecha de segurança do serviço iCloud, da Apple, de onde muitas das imagens teriam sido roubadas, e rendeu uma ameaça milionária de processo contra o Google – caso a empresa não removesse todas as imagens ilegais do seu sistema de buscas.


Outros famosos também sofreram com a exposição indesejada ao longo do ano. Marina Ruy Barbosa foi vítima de um homem que fotografou suas partes íntimas por baixo de sua saia, eDemi Lovato teve divulgadas fotos em que aparecia em momentos íntimos com o namorado, Wilmer Walderrama. Estrela da adaptação de "50 Tons de Cinza", Dakota Johnson foi flagrada com os seios à mostra em uma praia. Já Luana Piovani foi alvo de polêmica depois que seu marido, Pedro Scooby, publicou uma foto em que ela parecia estar nua em uma banheira. 

Retrospectiva 2014: Com radicalização e decapitações, Estado Islâmico se expande e causa medo


O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) conquistou regiões do norte e do centro do Iraque e da Síria, onde em junho proclamou um califado. Em resposta, os Estados Unidos e seus aliados ocidentais articularam uma ofensiva aérea para tentar conter sua expansão.

A instabilidade nos dois países facilitou o avanço dos radicais: a Síria é palco de um conflito armado há mais de três anos, enquanto o Iraque vive uma espiral de violência e disputas políticas, após a retirada das tropas americanas do país.
O ano de 2014 foi marcado pelo crescimento do EI, embora suas origens remetam a 2006, como um grupo vinculado à Al Qaeda contra a ocupação americana, sob o nome Estado Islâmico do Iraque. Na Síria, ele começou a operar dois anos depois do início do conflito em 2011 e alterou sua denominação para Estado Islâmico do Iraque e do Levante. Mais tarde, declarou a criação de um califado, sistema político-religioso nascido no século 7 que se centra na figura do califa, considerado um sucessor do profeta Maomé. A rápida expansão pelo território sírio fez com que as maiores facções rebeldes e a Frente al Nusra, braço da Al Qaeda na Síria e inimiga do EI, declarassem guerra ao grupo no início do ano para expulsá-lo da região. Enquanto isso, no Iraque, o EI travava conflitos contra o Exército do país e milicianos tribais na província de Anbar (oeste), em uma tentativa de aumentar seus domínios.

No início de junho, o grupo conquistou a segunda maior cidade iraquiana, Mosul (norte), quando o Exército iraquiano se retirou sem esboçar resistência -- a chamada "grande derrubada". A queda de Mosul foi o primeiro passo da instauração do califado dos jihadistas, em  junho, assim como a proclamação do líder do EI, Abu Bakr al Baghdadi, como o "califa de todos os muçulmanos". Com o decorrer dos meses, os extremistas ampliaram seus "domínios" com a conquista quase total da província síria de Deir ez Zor e a tomada da região iraquiana de Sinjar. O avanço dos jihadistas também causou a substituição do premiê iraquiano, o xiita Nouri al Maliki que, apesar de ter vencido as eleições de abril, foi forçado a renunciar para dar lugar a um novo governo, liderado pelo também xiita Haidar Abadi.

Top 10: Os maiores erros e as decepções da TV em 2014


10 - Domingo Show: Lançado em março, com o único objetivo de elevar a audiência da Record aos domingos, o programa comandado por Geraldo Luis foi palco de todo tipo de exagero, exploração de dramas variados, sensacionalismo explícito e boas doses de desfaçatez, como quando debateu a sério se Michael Jackson ainda está vivo. Um momento engraçado ocorreu quando Rafinha Bastos, convidado do programa, reclamou ao vivo do sensacionalismo da atração.

9 - Programa da Sabrina: Principal contratação da Record em 2014, a ex-integrante do "Pânico" ganhou um programa para chamar de seu aos sábados, a partir de abril. Muito bem produzida, a atração me decepcionou pela falta de originalidade e por explorar pouco os talentos da "japa mais querida do Brasil". Sabrina está comandando uma espécie de genérico de programa de auditório, com a mesma cara de inúmeros outras atrações do gênero.

8 - Sabe ou Não Sabe: A Band comprou os direitos de um formato estrangeiro, exibido com sucesso na Argentina, mas com um pequeno problema: o SBT já exibia antes um quadro quase idêntico, chamado "Patricia Tá na Rua". Apresentado pelo boa gente Andre Vasco no início da tarde, a atração nunca decolou, de fato, além de sempre deixar a impressão de "deja vu". "Sabe ou Não Sabe" é desses programas que passam sem deixar maiores marcas.

7 - Caso Encerrado: A trajetória deste programa na grade do SBT dá uma ideia de sua qualidade. Lançado em meados de fevereiro, saiu do ar duas semanas depois, em março. Após esta estreia nada impactante, já voltou e saiu da grade outras vezes. Trata-se de um programa de brigas em um auditório, mediadas por uma "juíza" mal-humorada. Feito para o mercado hispânico nos Estados Unidos, é sensacionalista e de péssimo gosto. Para o brasileiro ainda tem o agravante de ser dublado.

6 - The Bachelor: A principal estreia da RedeTV!, em 2014, ocorreu em novembro. Isso já dá uma boa ideia de como anda a emissora. O programa, exibido nos Estados Unidos desde 2002, oferece a um solteirão a chance de escolher uma mulher entre duas dúzias de candidatas. A versão brasileira, bem tosca, promete tudo o que o espectador pode imaginar -- inclusive sexo, que está liberado. É mais uma atração que diverte mesmo quando não tem esta intenção.

5 - Arena SBT: Em ano de Copa do Mundo, a emissora de Silvio Santos estreou em março um programa de auditório de duas horas sobre esportes, área que sempre negligenciou. Como outros atrações de rádio e TV já fizeram, o "Arena SBT" tentou misturar humor, música e jornalismo com um time fixo e atrações convidadas. Não deu certo. Muito longo, com um auditório histérico, serviu especialmente para mostrar o talento de Porpetone como imitador. Em julho, de forma abrupta, sem aviso, o programa saiu do ar.

4 - Carnaval da RedeTV!: O melhor pior programa da TV brasileira contou com uma mudança importante em 2014. Saiu o bizarro Dr. Rey, entrou a desinibida Andressa Urach. A ex-vice-Miss Bumbum fez uma série de entrevistas surreais, quase sempre girando em torno do assunto preferido do programa. "Esse bumbum é natural?'' "Não. Comprei."' "Gente, é prótese." "Gira o bumbum. Arrasou. Na trena, deu 110 cm?" Tomara que Urach esteja recuperada a tempo do Carnaval 2015.

3 - Geração Brasil: Novela difícil, abordou como tema principal o universo da tecnologia, dos nerds, abusando de um humor até certo ponto sofisticado, com referências ao universo pop, igualmente distantes do senso comum, além de personagens muito pouco convencionais. Mais do que atenção, o texto de Izabel de Oliveira e Filipe Miguez, os mesmos da divertidíssima "Cheias de Charme", exigia cumplicidade do espectador. Não funcionou. Pouca repercussão e uma audiência medíocre.

2 - Em Família: Anunciada pela Globo como a última novela de Manoel Carlos, foi uma grande decepção. O autor defendeu até o fim que, como todas as suas novelas, "Em Família" foi uma história baseada em diálogos de qualidade. Não enxergou, porém, que desta vez faltaram boas histórias e uma direção mais intensa. Sobraram conversas longas e cansativas. Pecado mortal, a trama não repercutiu, não provocou polêmica (com exceção do "beijo lésbico") e, muitas vezes, deu sono.

1 - Tá na Tela: Desde a estreia, em agosto, Luiz Bacci parecia imbuído da missão de levantar a audiência vespertina da Band a qualquer preço. Para isso, o "menino de ouro" não teve o pudor de recorrer aos mais baixos artifícios. Gritando, fazendo suspense, largando assuntos pela metade, conversando com espíritos, o apresentador ganhou a fama de rei da "bacciaria". Ao que parece, o programa não voltará em 2015.

Retrospectiva 2014: Cinema brasileiro perdeu espaço


O cinema brasileiro perdeu espaço em 2014 e a culpa é dos filmes --ou de sua falta de competitividade. Ao menos essa é a avaliação de parte do setor cinematográfico para os resultados deste ano, que apontam encolhimento do longa nacional em seu mercado.

O público acumulado pelos filmes brasileiros do início deste ano até o último dia 3/12 é de 17,8 milhões de espectadores, o que representa 12,4% do total. Em 2013, foram 27,7 milhões de espectadores ou 18,6% do total. A participação na renda também caiu –de 16,9% para 11,5%. Enquanto em 2013 dez longas brasileiros ultrapassaram a marca de 1 milhão de espectadores, neste ano somente cinco atingiram esse resultado até agora. O número de lançamentos também mostra redução –105 (até 3/12) contra 129 em 2013.

É pouco provável que nas semanas que faltam para 2014 terminar haja mudança significativa desse cenário. Já em relação ao filme estrangeiro, a perspectiva é de que haja empate ou até aumento do desempenho neste ano em relação ao obtido no ano passado.

Mesmo assim, para Jorge Peregrino, presidente do Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do Rio de Janeiro, a queda da performance do cinema brasileiro está dentro da normalidade. "O padrão é eternamente o mesmo e é igual a ibope de novela: se a novela é boa, sobe o ibope. Se é ruim ou o público não gosta, não tem jeito. O mercado como um todo vai crescer ou, no mínimo, empatar com 2013, e o share [participação] do filme brasileiro vai cair. Portanto, o desempenho do cinema brasileiro está dentro da mais absoluta normalidade".

Dependência das comédias
O produtor André Carreira, da Camisa Listrada, que assina a produção do campeão nacional de bilheteria do ano ("O Candidato Honesto", de Roberto Santucci, 2,2 milhões de espectadores) reconhece que, no panorama geral, "não foi um ano bom" para o cinema brasileiro.

"Alguns defendem que se trata da safra, que teve menos filmes competitivos. Isso com certeza é um fator, mas acredito que ainda dependemos muito dos sucessos das nossas comédias e filmes biográficos. Conseguir competir em outros gêneros, como o suspense, o policial e o infanto-juvenil, pode ser a chave para uma maior participação. Mas é realmente um desafio, pois esses filmes normalmente possuem um valor mais alto de produção, demandam um volume maior de financiamento, sem a garantia de êxito", diz Carreira.

Para o crítico da Folha de S.Paulo Inácio Araujo, o sucesso das comédias brasileiras é um sintoma de debilidade do cinema. "O cinema brasileiro continua a buscar seu público. E a referência desse público amplo, hoje, é a estética dos programas da Globo ou os blockbusters americanos. Esses últimos não podemos imitar. Então o cinema imita, no que pode, a Globo. São essas comédias idiotas, com atores que se esforçam para imitar atores de teatro colegial, aquela luz esbranquiçada. O público responde bem a isso. Que dizer? Não é o cinema brasileiro que está doente. É o cinema (ao menos como o concebemos aqui)".

Retrospectiva 2014: Séries brasileiras ganharam destaque na TV


Em um ano no qual as novelas patinaram na audiência, as séries conquistaram um posto de destaque na TV brasileira. Não só as emissoras investiram mais no formato, como o público também o aprovou, na esteira do sucesso de produções norte-americanas como "Game of Thrones" e "Breaking Bad".

Sozinha, a Globo lançou quatro séries neste ano - "A Teia", "O Caçador", "Segunda Dama" e "Dupla Identidade" – e ainda chamou atenção no começo do ano com a minissérie "Amores Roubados, que foi reconhecida com prêmios da APCA. Todas as produções contaram com nomes importantes da casa, como Cauã Reymond, Isis Valverde, Bruno Gagliasso e Heloísa Perissé.

Bruno Gagliasso foi o destaque na série Dupla Identidade, de Glória Perez

A Record também apostou no formato. A emissora lançou "Plano Alto" e "Conselho Tutelar", que foram bem recebidas pela crítica especializada e devem ter segundas temporadas lançadas em 2015. No mesmo ano, estreará a série "Na Mira do Crime", produzida em parceria com a Fox.

As séries nacionais também caíram ainda mais no gosto dos canais pagos. O FX lançou a série "Politicamente Incorreto", estrelada por Danilo Gentili, e a Fox deu início à parceria com o Porta dos Fundos com uma série que mesclava trechos de vídeos do grupo para a web com participações de seus atores.

Edson Celulari e Cristiana Oliveira em Animal
O GNT, que já tem tradição em séries nacionais, lançou outras novidades: "Lili, a Ex", "Os Homens São de Marte e É Pra Lá Que Eu Vou", "Animal" e "Questão de Família", investindo em nomes que fazem sucesso junto ao grande público, como Maria Casadevall, Eduardo Moscovis Moscovis, Cristiana Oliveira e Edson Celulari.

Retrospectiva 2014: Separações, casamentos, namoros e traições


Casamentos, separações, namoros e traições marcaram o ano. Relembre agora o que aconteceu nos corações dos famosos em 2014

Namorados desde 2009, os comediantes Gregorio Duvivier, de 28 anos, e Clarice Falcão, de 25, anunciaram que não estão mais juntos no final de novembro. Procurado pelo UOL, Gregorio confirmou a separação, mas preferiu não entrar em detalhes. A assessoria do ex-casal afirmou que os dois continuam amigos e mantêm suas agendas profissionais normalmente. Acostumados a trabalhar juntos no grupo "Porta dos Fundos", no qual muitas vezes interpretaram um casal que fazia graça deles mesmos, os atores também contracenaram no longa-metragem "Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida", de Matheus Souza, em 2013.

A atriz Thaís Pacholek, de 30 anos, casou-se com o cantor Bruno Belutti, 33, da dupla sertaneja Marcos & Belutti, na Igreja Nossa Senhora do Brasil, no bairro Jardim Europa, em São Paulo. A cerimônia, repleta de convidados famosos, foi realizada em 25 de novembro.

Rodrigo Scarpa, mais conhecido como "Repórter Vesgo", trocou alianças em 21 de novembro com a estudante de engenharia Gabriela Baptista, em uma cerimônia luxuosa no Espaço Villa Lobos, na zona oeste de São Paulo. Em meio a mais de 500 convidados, entre familiares e amigos, estava o líder religioso Inri Cristo, acompanhado de seus seguidores, que foi ao local para fazer uma "pegadinha" com os noivos durante a cerimônia, o que já é tradição entre os integrantes do "Pânico", mas acabou não acontecendo.

Miley Cyrus trocou beijos com Patrick Schwarzenegger, filho de Arnold Schwarzenegger e Maria Shriver, enquanto acompanhava uma partida de futebol americano em Los Angeles em 13 de novembro. A cantora e o modelo, ambos de 21 anos, foram fotografados em clima de romance durante o jogo entre os California Golden Bears e os USC Trojans. Nas imagens, é possível ver os dois tirando uma selfie do momento romântico.

Até então sem assumir publicamente o relacionamento, Alexandre Pato e Fiorella Mattheis não esconderam mais que estão apaixonados um pelo outro. O casal foi fotografado de mãos dadas e abraçados por alguns convidados durante o VV Gala Beneficente, na Casa NTX, em Porto Alegre, no dia 7 de novembro. Rumores de que havia um relacionamento entre os dois começaram em outubro, quando Fiorella foi flagrada conversando através de um aplicativo em seu celular com o jogador de futebol. Os boatos ficaram ainda mais intensos quando a atriz e o ex-judoca Flávio Canto confirmaram o fim do casamento.

O meia-atacante Kaká e a empresária Carol Celico se separaram depois de quase nove anos de casamento. A assessoria de imprensa do jogador confirmou o fim da relação que gerou dois filhos: Isabella, de 3 anos, e Luca, de 6. Neste ano, vários rumores de que o casal não estava mais junto já tinham surgido, e Carol Celico chegou a admitir que a relação passou por uma crise, mas que estava superada. Durante o São Paulo Fashion Week, a empresária surpreendeu ao aparecer no primeiro dia do evento simultaneamente ao anúncio de sua separação. Ela foi cercada pela imprensa, mas não quis comentar o fim do casamento.

Depois do flagrante da traição do marido, Marcelo Adnet, que foi pego beijando uma loira no dia 7 de novembro no Rio, Dani Calabresa se manifestou ao vivo durante o programa "CQC" na segunda-feira seguinte (10) sobre a repercussão do caso: "Tem muita gente se metendo na minha vida, gente pentelha, às vezes as pessoas erram, viu". Depois Dani "deu o troco" no marido ao beijar na boca de Marco Luque. "Pessoas perfeitas, santos canonizados, já podem guardar a pedra, tá. Valeu, tchau tchau", disparou.

Júnior Lima se casou com a modelo Monica Benini em uma cerimônia para amigos e familiares realizada em 25 de outubro na Fazenda Santa Bárbara, em Itatiba, interior de São Paulo. O casal reuniu cerca de 200 convidados, entre eles, o tio Chitãozinho, a prima Aline Lima e o guitarrista, Andreas Kisser, em uma celebração conduzida por Picky Talarico, amigo da família.

Após terminar o relacionamento de três anos com o ator Klebber Toledo, Marina Ruy Barbosa engatou um namoro com o empresário Caio Nabuco, que mora em São Paulo, em meados de setembro. Em entrevista para a revista "Glamour" de novembro, a atriz assumiu o romance e afirmou lidar com facilidade com a ponte Rio-São Paulo. "Quando duas pessoas se gostam, confiam uma na outra, são sinceras e leais, a distância é moleza. Mas você tem que se organizar pra estar com a pessoa, e quando estiverem juntos, fazer de tudo pra que seja legal", afirmou Marina ao ser questionada sobre o namoro a distância.

Um dia após César Tralli publicar uma foto ao lado de Ticiane Pinheiro e se declarar para a amada, a apresentadora confirmou que os dois reataram o namoro em outubro. O término havia sido no início de setembro. "Estamos namorando novamente. Voltamos e estamos muito felizes", disse ela durante evento em São Paulo. Ticiane e Cesar se conheceram no salão de beleza e seguem firmes e fortes.

Thais Feroza e Michel Teló se casaram em segredo, em uma cerimônia íntima, realizada em 14 de outubro. Thais fez questão de cuidar de todos os detalhes do seu casamento com o sertanejo. Da lista fechada aos familiares e amigos mais íntimos até o buffet e ornamentação da festa, passando pelo seu visual de noiva. Foram três meses de preparação e sigilo total por parte das pessoas envolvidas na cerimônia, realizada no apartamento do casal em São Paulo.

George Clooney, que tinha fama de solteiro convicto, se casou com a advogada Amal Alamuddin em 27 de setembro. A cerimônia, que começou um dia antes em Veneza, na Itália, teve as presenças de Matt Damon e Cindy Crawford, Bono Vox, Anna Wintour, Miguel Ferrer. No sábado, o ator e a advogada se casaram em uma festa no hotel Aman Canal Grande. De acordo com uma fonte próxima ao hotel, houve aplausos e assobios quando o ator, eufórico, tomou sua mulher em seus braços para beijá-la, e suas mãos tremeram quando cortou o bolo. A festa teria custado US$ 4,6 milhões.

Após quase um ano separados, Cauã Reymond e Grazi Massafera teriam voltado a namorar. Amigos mais próximos dos dois atores garantem que eles estão juntos novamente. "Cauã e Grazi continuam morando em casas separadas, mas estão juntos, sim, e felizes", contou uma pessoa ligada à atriz ao UOL. Segundo a mesma fonte, apesar da separação, a atriz sempre deixou escapar entre as amigas que ainda gostava de Cauã.

A imprensa do mundo todo repercutiu as fotos do casamento de Angelina Jolie e Brad Pitt, divulgadas pelas revistas "People" e "Hello!" no início de setembro. Na cerimônia, que aconteceu em agosto, a noiva escolheu a estilista Donatella Versace para fazer um vestido simples em tom marfim, que combina um véu com desenhos feitos pelos filhos do casal. O noivo decidiu usar uma roupa que já tinha no armário e a gravata foi emprestada por um dos filhos. "Queríamos que as crianças fizessem parte de tudo, incluído o vestido porque isso é nossa família", declarou Angelina na entrevista.

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize