terça-feira, 30 de junho de 2015

Dilma e Obama defendem internet "transparente e inclusiva"

Os presidentes Barack Obama (EUA) e Dilma Rousseff (Brasil) defenderam nesta terça-feira (30) o entendimento de que a internet deve ser “transparente e inclusiva”. A declaração foi feita após dois anos de relações estremecidas devido à espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA) a Dilma. A descoberta levou ao cancelamento de uma visita de Estado prevista para 2013.


Em comunicado conjunto, Dilma e Obama concordaram que o gerenciamento da rede deverá ter a “participação dos governos, sociedade civil, do setor privado e das organizações internacionais”. Com isso, segundo os presidentes, “a internet cumprirá o potencial como ferramenta poderosa para o desenvolvimento econômico e social”. Os países ainda definiram a criação de um grupo de trabalho sobre internet e tecnologias de informação. A intenção é discutir assuntos como prevenção de crimes cibernéticos e segurança nas redes. 

Ex-gremista decide e Chile volta à final da Copa América após quase 30 anos


O sonho vive. No sábado, o Chile poderá, enfim, conquistar pela primeira vez a Copa América, e justamente diante dos seus torcedores. Na noite desta segunda-feira, a equipe comandada por Jorge Sampaoli contou com uma atuação inspirada do atacante Eduardo Vargas, ex-Grêmio e agora artilheiro da competição com quatro gols, para derrotar o rival Peru pelo placar de 2 a 1, no Estádio Nacional de Santiago, e avançar à decisão do torneio.

Uma das peças importantes de Sampaoli no esquema chileno, Eduardo Vargas assumiu para si a responsabilidade no grande compromisso da equipe até aqui. Mesmo convivendo com a sombra das estrelas Alexis Sánchez e Arturo Vidal, o ex-gremista anotou os dois gols; o segundo, em um momento de tensão, logo depois de Gary Medel, contra, empatar para os peruanos.

Os dois tentos de Vargas garantiram o Chile pela primeira vez na decisão em quase 30 anos. A última vez que os chilenos estiveram na disputa pelo título foi em 1987, quando a Roja perdeu para o Uruguai, o maior campeão da história da Copa América com 15 taças obtidas.

Agora, mais próximo do sonho, o Chile já pensa no sábado. A partir das 17h (de Brasília), Sampaoli e os seus comandados jogarão 90 minutos por um sonho. O adversário sai nesta terça-feira, quando Argentina e Peru decidem, a partir das 20h30, o outro finalista da Copa América 2015.


Diretores da Globo se irritam com Zeca Camargo e temem boicote


Repercutiu muito mal nos bastidores da Globo a polêmica na qual se Zeca Camargo se envolveu no último domingo (28) ao analisar na Globo News o panorama cultural nacional a partir da morte do cantor Cristiano Araújo. Impressionado com o tamanho da cobertura da TV, o jornalista provocou a ira de fãs e cantores de música sertaneja ao afirmar que a idolatria a "uma figura relativamente desconhecida" revela a "pobreza da atual alma cultural brasileira".

Para executivos da Globo, Camargo foi no mínimo infeliz e inoportuno. Comprar uma briga com fãs e artistas sertanejos, às vésperas de estrear um novo programa, é péssimo para a emissora. Teme-se que uma legião gigantesca de telespectadores rejeitem o É de Casa, programa que terá Camargo como um dos apresentadores, no ar nas manhãs de sábado a partir de agosto. Isso sem contar o provável boicote de cantores sertanejos, que poderão recusar convites para se apresentarem no programa.

O gesto de Zeca Camargo de pedir desculpas no Vídeo Show de ontem não aliviou a situação do jornalista. Pelo contrário, só piorou. Isso porque Camargo se referiu a Cristiano Araújo como Cristiano Ronaldo. Para boa parcela dos fãs do cantor (e para profissionais da Globo também), pareceu que a gafe foi de propósito, para reforçar ainda mais a ideia de o sertanejo era um ilustre desconhecido, a ponto de ser confundido com jogador de futebol.

Zeca Camargo será o assunto de reuniões na emissora nos próximos dias. Suas declarações vão influenciar na estratégia de lançamento do novo programa. Há quem defenda que ele desapareça do ar até agosto. Os mais radicais acham que ele deveria ficar de fora do É de Casa, atração cuja principal missão será treinar novos apresentadores, como Tiago Leifert, Patricia Poeta e André Marques, entre outros.


Texto: Notícias da TV

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Especial Novelas: Flor do Caribe (2013)


Na fictícia Vila dos Ventos, entre dunas, salinas e belas praias, a guia de turismo e bugueira Ester (Grazi Massafera) vive uma forte paixão por Cassiano (Henri Castelli), piloto do esquadrão de caças da Aeronáutica. O amor que nasceu na adolescência perdura, e o casamento passa a fazer parte dos planos do casal. Tudo muda, no entanto, com o retorno de Alberto (Igor Rickli) ao vilarejo, depois de três anos afastado. O herdeiro da rica família Albuquerque reencontra os amigos e, aparentemente, fica feliz ao vê-los juntos. Só que uma mágoa do passado implode essa amizade. Alberto, rejeitado por Ester há alguns anos, decide conquistá-la a qualquer custo, nem que para isso tenha de passar por cima de seu melhor amigo. Por considerar Alberto um irmão, Cassiano não percebe suas más intenções.

Amigos, amigos, amores à parte

A oportunidade de Alberto (Igor Rickli) se livrar do amigo Cassiano (Henri Castelli) surge com uma proposta de seu avô, Dionísio (Sérgio Mamberti). Doente e cansado, o empresário acredita que seja a hora de seu neto assumir a presidência do Grupo Albuquerque, um conglomerado de salinas, minas de diamante e tungstênio. O passado dos negócios é sombrio. Dionísio abriu a empresa em 1940. Durante a Segunda Guerra Mundial, o empresário colaborou com o Eixo – reunião de países que propagavam ideologias autoritárias, como o nazismo e o fascismo – fornecendo, ilegalmente, tungstênio para a fabricação de munição. O patriarca dos Albuquerques também denunciou o esconderijo de várias famílias para a polícia secreta, mas não sem antes roubar suas joias e objetos de valor. Alberto sequer desconfia de tudo isso.

De início, o rapaz não acredita ser uma boa ideia assumir o conglomerado. Ele gosta da vida sem responsabilidades que leva, mas logo percebe que pode usar o cargo para se livrar de Cassiano e se aproximar de Ester (Grazi Massafera). Alberto, então, abandona a vida de playboy no Rio de Janeiro e se entrega à nova função. Nos primeiros dias de trabalho, faz papel de bom patrão. Entrega seu carro aos salineiros, funcionários do Grupo Albuquerque, para que o vendam e fiquem com o dinheiro como uma forma de amortizar a dívida que a empresa tem com eles. E vai além. Compromete-se a pagar todos os atrasados. Os salineiros, liderados por Seu Chico (Cacá Amaral), pai de Cassiano, não acreditam na promessa do novo dono do Grupo Albuquerque. Mas Alberto não desiste de provar seus bons propósitos. Sabendo que Seu Chico e os salineiros estão, além de insatisfeitos, ficando cegos, devido aos anos de trabalho nas salinas, convence Cassiano a participar de uma transação milionária que garantiria o pagamento de todos os atrasados dos funcionários e ainda os ajudaria no tratamento de saúde.

Seu Chico nunca aceitou a amizade entre Alberto e seu filho. Acha que o empresário não é confiável. Cassiano, no entanto, concorda em entregar um carregamento de diamantes a Dom Rafael (Cesar Troncoso), no Caribe. Aparentemente, uma operação legal. Cassiano iria em um dia e voltaria no outro. O piloto só não imaginava que estava caindo numa armadilha. Dom Rafael é um mafioso, antigo parceiro de Dionísio na distribuição de diamantes do Grupo Albuquerque pela China, Países Árabes, Europa, Antuérpia e Holanda.
Ester não gosta da ideia de ficar longe do amado. Pressente que algo ruim está para acontecer. Mas nem ela consegue convencer o rapaz a desistir da missão. Cassiano confia em Alberto como em um irmão e não vê maldade na proposta. Além disso, a relação entre os amigos de infância está mais forte do que nunca. Poucos dias antes, Alberto ofereceu o anel de sua avó, uma belíssima joia, a Cassiano para que ele pedisse Ester em casamento. Tudo na intenção de construir a imagem de um bom companheiro. Depois de uma atitude como essa, seria impossível imaginar que Alberto seria capaz de orquestrar um golpe contra Cassiano. Nem Ester poderia prever a traição.

Dom Rafael é capaz de matar quem tentar enganá-lo. E é por isso que Alberto, sem o conhecimento do avô, inclui o mafioso no plano de tirar Cassiano de seu caminho. Na remessa de diamantes, Alberto substitui as pedras preciosas por cristais de sal. Ao chegar ao Caribe, o plano de Alberto se desenrola como previsto. Dom Rafael descobre que as pedras são falsas, e Cassiano é feito prisioneiro. Alberto acredita que Cassiano jamais conseguirá fugir do domínio do mafioso. Seria, então, uma questão de tempo para que Alberto conseguisse se aproximar de Ester. Cassiano  descobre o golpe e passa a lutar, diariamente, por sua liberdade. Um de seus companheiros de carceragem, o falsário Duque (Jean Pierre Noher), há três anos no cativeiro, tenta ajudá-lo nessa empreitada. É com o apoio dele que Cassiano se mantém vivo. Se dependesse de Dom Rafael, o militar já estaria morto. Duque convence o mafioso de que o rapaz pode lhe ser útil como piloto. 

Atestado de óbito

Ester (Grazi Massafera) não se conforma com o sumiço do amado e parte com Alberto (Igor Rickli) para o Caribe na esperança de reencontrá-lo. O empresário consegue convencê-la a deixá-lo ver sozinho Dom Rafael (Cesar Troncoso). Alberto, então, entrega os verdadeiros diamantes ao traficante e recebe, em troca, uma falsa certidão de óbito de Cassiano (Henri Castelli). A notícia da morte do piloto é dada para Ester por um delegado. O policial afirma que Cassiano era um traficante foragido. A moça não se convence da história, mas, diante do atestado de óbito, leva o corpo do noivo para o Brasil e mantém a história da quadrilha internacional em segredo, para não manchar a imagem de Cassiano.

Ester (Grazi Massafera) descobre estar grávida de Cassiano (Henri Castelli) e conta com o apoio de seus pais – Samuel (Juca de Oliveira) e Lindaura (Angela Vieira) – para levar adiante a gravidez. Pouco depois de dar à luz a Samuca (Vitor Figueiredo) – batizado assim em homenagem ao avô materno –, é pedida em casamento por Alberto (Igor Rickli). De início, não aceita a proposta, afinal ainda não esqueceu Cassiano e acha melhor refazer sua vida antes de se envolver com outra pessoa. Alberto não desiste e decide financiar uma ONG para a moça trabalhar. E não fica só por aí. Ele tenta fragilizá-la emocionalmente, dizendo que vai embora de Vila dos Ventos. Ester, então, pede o empresário em casamento. O que não significa que tenha esquecido Cassiano.

Tramas Paralelas

Ases Indomáveis
A bordo de potentes caças da Força Aérea Brasileira, a FAB, Cassiano (Henri Castelli), Ciro (Max Fercondini), Amadeu (Dudu Azevedo) e Rodrigo (Thiago Martins) viajam o mundo em missões secretas. O quarteto faz parte do grupo de pilotos de elite da Aeronáutica. Longe do trabalho, Cassiano dedica-se ao noivado com Ester (Grazi Massafera). Ciro, Amadeu e Rodrigo moram em uma república de pilotos em Vila dos Ventos. No decorrer da novela, eles recebem, como hóspede, a tenente Isabel (Thaíssa Carvalho). A jovem conquista seu lugar na casa, no esquadrão e ainda passa a ser alvo de paquera dos pilotos. O sumiço de Cassiano é visto com desconfiança pelos colegas de trabalho. Nenhum deles acredita que o piloto possa ter fugido e abandonado seus dois amores: a Aeronáutica e Ester. Ao final da novela, Rodrigo se casa com Amaralina (Sthefany Brito), neta de Duque (Jean Pierre Noher), em Las Vegas. Isabel se rende a Amadeu. Ciro termina a trama ao lado de Mila (Tainá Müller). De início, ela não queria compromisso, mas não tardou a se apaixonar pelo rapaz.

Bar de Bibiana
Bibiana (Cyria Coentro) é uma cozinheira de mão cheia. Moradores e turistas não resistem a seu tempero. Todos os dias, prepara moquecas fresquinhas com os peixes trazidos por seu marido, o pescador Donato (Luiz Carlos Vasconcelos). Bibiana sofre com os constantes conflitos entre seu filho mais velho, Hélio (Raphael Viana), e o pai. Ambicioso, Hélio não se conforma com a origem humilde da família e despreza o trabalho de Donato. Não aceita ter de seguir os passos do pai e ser pescador a vida inteira. Os outros filhos do casal, Marizé (Lívian Aragão) e Lipe (Pablo Mothé), sofrem com as brigas. Tudo se complica quando Hélio provoca um acidente que leva à morte um turista e deixa sua esposa ferida. Donato assume a culpa do crime para livrar o filho. O pescador encontra as vítimas no meio da estrada e decide pedir socorro. Quando a polícia chega, percebe que o pescador tem sinais de embriaguez – passou a noite bebendo depois de brigar com o filho – e que sua caminhonete está com um amassado na lateral e marcas de tinta da moto das vítimas. Donato, apesar de inocente, assume o crime e é condenado a 20 anos de prisão, em regime fechado. Bibiana sequer desconfia da verdade. Nunca suspeitou que o filho pudesse ser o verdadeiro culpado.

Hélio passa no vestibular e dedica-se aos estudos para deixar para trás a vida de pescador. Quando Donato sai da prisão, após sete anos – ganhou liberdade condicional devido a bom comportamento –, descobre que o filho está trabalhando como advogado do Grupo Albuquerque. Ao descobrir que o marido pagou por um crime no lugar de Hélio, Bibiana decide afastá-lo da família. Os irmãos do advogado também ficam decepcionados. Hélio acaba se envolvendo em mais ações ilegais, orquestradas por Dionísio (Sérgio Mamberti), e termina a novela preso. Ele sempre fez as vontades do patrão, com a promessa de que sua carreira daria um salto. Mas não consegue escapar da acusação de sequestro de Samuel (Juca de Oliveira), pai de Ester (Grazi Massafera). Apesar de demonstrar sinais de arrependimento e de todo o esforço dos pais para que ele tivesse um bom acompanhamento jurídico, o rapaz é condenado a seis anos de prisão.  

Dona Veridiana e seus netos
Um bom dia em Vila dos Ventos é garantido por Candinho (José Loreto). Acompanhado de sua cabra Ariana, ele oferece, de porta em porta, leite fresco. O rapaz não desgruda do animal por nada e conversa com Ariana como se fosse sua melhor amiga. Candinho é um rapaz sem maldades, fantasioso e imaginativo. No fundo, tem alma de criança. 
Candinho mora com a avó Veridiana (Laura Cardoso) e os irmãos Lino (José Henrique Ligabue) e Dadá (Renata Roberta) em um sítio. Dona Veridiana, neta de sertanejos sobreviventes das grandes secas do século passado, é uma mulher de fibra. Cria os netos sozinha no sítio onde cresceu e os leva na rédea curta. Veridiana não sabe o paradeiro da filha, Maria Adília (Inez Viana), que desapareceu e deixou as crianças aos seus cuidados. Os três jáestão criados, mas ainda sofrem a ausência da mãe. Dadá é doida para se casar, e Lino é um rendeiro de mão cheia. O rapaz só morre de medo de ser taxado de afeminado.

No decorrer da novela, Lino se envolve com Carol (Maria Joana), que tenta ajudar a família a descobrir o paradeiro de Maria Adília. A moça sugere que Veridiana e os netos gravem um vídeo, que será divulgado por ela na internet. E a resposta não tarda a aparecer. Um homem, que diz ter sido marido de Maria Adília, afirma que ela teria morrido há três anos. Mas, para a surpresa de todos, ainda havia esperanças. Na cidade para um show no bar Flor do Caribe, a cantora Elba Ramalho conta para Lino que conheceu uma autora de livros de cordel. A mulher conta histórias parecidas com as de Veridiana, insinuando que a moça possa ser Maria Adília. Lino e Carol vão à Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, à procura de Maria Adília e, finalmente, encontram-na. Ela aceita voltar para Vila dos Ventos, com a condição de que ninguém saiba de seu retorno. Maria Adília, no fundo, teme ser vista por Dionísio (Sérgio Mamberti). Ela teve um caso com o empresário, nos tempos em que trabalhava em sua casa, e engravidou. Dionísio se recusou a assumir o bebê, Candinho, e ameaçou matá-lo, se ela não desaparecesse. Adília, então, foi obrigada a ir embora de Vila dos Ventos.

O encontro entre Adília e Dionísio acaba acontecendo, apesar de ela tê-lo evitado a todo custo. Dionísio promete deixá-la em paz, contanto que ela guarde segredo sobre a paternidade do rapaz. Mas a verdade vem à tona. Dionísio decide se aproveitar da situação, para melhorar sua imagem pública, e assume a paternidade de Candinho. O rapaz, no entanto, não recebe o mínimo de carinho do pai e decide se afastar. No final da novela, a aptidão de Lino com as rendas é reconhecida, graças ao incentivo de Carol. Ela traz para Vila dos Ventos o produtor de moda mais famoso do circuito fashion internacional, Jeff Glam (Leandro Hassum), que lança o rapaz no mercado mundial. Taís (Débora Nascimento), também graças ao estilista, ganha as passarelas como modelo.  

Recomeço
Recém-divorciada do empresário Reinaldo (Marcos Winter), a bióloga Natália (Daniela Escobar) muda-se para Vila dos Ventos com as filhas Carol (Maria Joana) e Ludmila (Tainá Müller) em busca de uma nova vida. A pesquisadora também decide ir para a região costeira para se dedicar aos estudos da vida marinha. No decorrer da novela, encanta-se pelo jovem pescador Juliano (Bruno Gissoni). Natália engravida, e os dois se casam. 

Ações Socioeducativas
O bullying escolar foi retratado na novela através de Lipe (Pablo Mothé), filho de Bibiana (Cyria Coentro) e Donato (Luiz Carlos Vasconcelos). O menino, aluno exemplar, é ofendido por Matheus, colega de classe, sendo chamado de otário, medroso e frouxo. Matheus chega a quebrar o tablet de Lipe e ameaça bater no menino caso seja denunciado. Quirino (Ailton Graça), professor de história, percebe que Matheus trata Lipe de maneira hostil. Decide, então, contar o que está acontecendo para Bibiana e Donato. O professor sugere que o casal vá à escola conversar com a direção e os professores. Com o apoio da família, Lipe consegue superar o problema.

Curiosidades:
Para interpretar pilotos de caça em Flor do Caribe, Henri Castelli, Max Fercondini, Dudu Azevedo e Thiago Martins receberam aulas teóricas na base aérea de Natal. Os atores aprenderam a prestar continência e a voar em caças.
Outros atores também passaram por preparações específicas para desempenharem seus papeis. Para compor o rico empresário Alberto, Igor Rickli fez aulas de esgrima. José Henrique Ligabue, que viveu Lino, recebeu aulas de sanfona. José Loreto, intérprete de Candinho, aprendeu a ordenhar cabra. As mulheres, por sua vez, se dedicaram às aulas de direção – Sthefany Brito teve aulas com tuc-tuc, carro típico da Guatemala, e Grazi Massafera e Débora Nascimento aprenderam a dirigir buggy.

Walther Negrão abordou a Segunda Guerra Mundial através, principalmente, de dois personagens, Samuel (Juca de Oliveira) e Dionísio (Sérgio Mamberti). A primeira cena da novela, inclusive, ilustrava Amsterdã, na Holanda, em 1944, e destacava as lembranças de Samuel sobre os campos de extermínio nazista que levaram à morte de seus pais. Mesmo passados 70 anos, os fantasmas desses tempos de terror e abandono ainda o assombram. Ele fica atormentado ao ouvir barulho de aviões, por exemplo. Walther Negrão se encantou pelo tema ao trabalhar como assistente de direção na peça O Diário de Anne Frank – uma jovem judia descreve o seu dia a dia, o de familiares e amigos judeus, escondidos em Amsterdã durante a ocupação nazista.

O primeiro trabalho de Jayme Monjardim como diretor-geral foi em Direito de Amar, uma novela de Walter Negrão. Monjardim apontou o vento intenso e a mudança das marés como desafios para a equipe. O visual já era outro, meia hora depois de uma cena ter sido gravada.

A novela contou com atores estrangeiros: Moro Anghileri, da Argentina, e Cesar Troncoso, do Uruguai.

A cantora Elba Ramalho subiu ao palco do bar Flor do Caribe, de propriedade de Cassiano (Henri Castelli) e Duque (Jean Pierre Noher). Ela interpretou Minha Vida é te Amar, parte da trilha da novela, e o forró Deitar e Rolar.

A trama contou também com a participação de Neguinho da Beija-Flor, a porta-bandeira Selminha Sorriso e a bateria da escola de samba de Nilópolis. A apresentação se deu no casamento de Natália (Daniela Escobar) e Juliano (Bruno Gissoni).

O jogador Fred interpretou o namorado de Cristal (Moro Anghileri).

Elenco:
Henri Castelli – Cassiano

Grazi Massafera – Ester
Igor Rickli – Alberto
Ângela Vieira – Lindaura
Juca de Oliveira – Samuel
Cláudia Netto – Guiomar
Sérgio Mamberti - Dionísio
Débora Nascimento – Taís
José Loreto – Candinho
Laura Cardoso – Dona Veridiana
Elias Gleizer - Manolo
Raphael Viana – Hélio
Daniela Escobar – Natália
Bruno Gissoni – Juliano
Tainá Muller – Ludmila
Jean Pierre Noher – Duque de Charllain
Maria Joana – Maria Carolina
Dudu Azevedo – Amadeu
Thaíssa Carvalho – Isabel
Aílton Graça – Quirino
Rita Quedes – Doralice
Luiz Carvalho Vasconcellos - Donato
Sthefany Brito – Edwirges
Cyria Coentro – Bibiana
Thiago Martins – Rodrigo
Bete Mendes - Olívia
Max Fercondini – Ciro
Cinara Leal - Nicole
Marcos Winter – Reynaldo
Suzana Pires – Aurora / Cigana Safira
Licurgo – Franco Mantovani
Patrícia Naves – Yvete
Cacá Amaral – Francisco
Josie Pessoa – Kátia
Rafael Almeida – Paçoquinha
Viviane Victorette – Marinalva
Gésio Amadeu – Alaor
Livian Aragão – Marizé
Fernanda Pontes – Vanessa
Jonas Mello – Arruda
Sabrina Petraglia – Simone
Igor Cotrim - Diego 

Trilha Sonora
Nacional
Capa: Grazi Massafera


LUZ ACESA – Ana Carolina 

EM PAZ – Maria Gadú E 5aseco 
FEITO PRA ACABAR – Marcelo Jeneci 
DONA DE SETE COLINAS – Alceu Valença 
MIRAGEM – Dani Black 
CANÇÃO DA TERRA – O Teatro Mágico 
PONTE – Paula Fernandes E Marcus Viana
CUIDA DE MIM (DREAMING OF YOU) – Tânia Mara 
ERA SÓ PRA SER (LOVE) – Maurício Manieri
CACOS DE AMOR – Luiza Possi E Zizi Possi (
VALSA DO ADEUS – Rafael Almeida 
FACE DE NARCISO – Jorge Vercilo 
SORRISO DE LUZ – Djavan 
A CANÇÃO QUE FALTAVA – Isabella Taviani 
PRIMEIRO RAIO DE SOL – Banda Nego Joe 
MINHA VIDA É TE AMAR – Elba Ramalho 
XOTE DAS MENINAS – Alinne Rosa 
RAINHA – Maciel Melo, Naná Vasconcelos E Xangai 

Internacional
Capa: Henri Castelli


BLUES DE MAR – Gaby Moreno 

ES POR TI – Juanes 
LOVE IS A VERB – John Mayer 
BOTTOM OF THE SEA – Matt Nathanson 
MI NOVIA SE ME ESTA PONIENDO VIEJA – Ricardo Arjona 
SABIA MANERA – Juan Luis Guerra 
LIKE A ROSE – Maria Gadú 
IT´S A FLUKE – Tiago Iorc 
IF – Sam Harris 
QUEDATE – Blank & Jones Ambient Mix 
INVISIBLE – Pet Shop Boys 
THE REASON OF MY SMILE – Kevin White 
HOLOCENE – Jesuton 
INMENSIDAD – Mystic Diversions featuring Farias 
DREAMING ABOUT ANOUSHKA – Buddhattitude 
LA CHICA DE IPANEMA – Jarabe de Palo e Tere Bautista 
NOSTALGIA PASAJERA – Antônio Villeroy



sexta-feira, 26 de junho de 2015

Estreias do Cinema

Minions
Seres amarelos unicelulares e milenares, os minions têm uma missão: servir os maiores vilões. Em depressão desde a morte de seu antigo mestre, eles tentam encontrar um novo chefe. Três voluntários, Kevin, Stuart e Bob, vão até uma convenção de vilões nos Estados Unidos e lá se encantam com Scarlet Overkill (Sandra Bullock), que ambiciona ser a primeira mulher a dominar o mundo.


Virando a Página
Keith Michaels (Hugh Grant) já foi um roteirista de sucesso, vencedor do Oscar, mas décadas mais tarde, a fama desapareceu e ele enfrenta graves problemas financeiros. Por isso, este homem amargo e machista aceita dar aulas de roteiro para universitários, embora despreze a profissão de professor. Durante os cursos, ele deve lidar com a sua fama, com a falta de prática no ensino e com a atração pela mãe solteira Holly Carpenter (Marisa Tomei), que decide assistir às suas aulas.

Advogados entram com pedido de liberdade a presidente da Odebrecht


A defesa do presidente da construtora Odebrecht, Marcelo Odebrecht, ingressou nesta quarta-feira (24) com um pedido de liberdade ao executivo, preso preventivamente na última sexta-feira (19), durante a 14º fase da Operação Lava Jato. O recurso foi impetrado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre.

Nesta quinta (25), o TRF-4 negou a liberdade a dois diretores da empresa, César Ramos Rocha, e Rogério Santos de Araújo.

Na quinta-feira (18), o Tribunal já havia negado pedidos de habeas corpus a dois executivos da construtora Andrade Gutierrez, presos na mesma operação: o presidente Otavio Marques de Azevedo e o diretor da empreiteira Elton Negrão de Azevedo Júnior.


A defesa de César Rocha alegou que não há provas concretas contra o executivo e negou qualquer relação entre ele o doleiro Alberto Youssef, delator nos processos da Lava Jato. Além disso, o advogado argumentou que o estado de saúde do executivo recomenda que ele seja colocado em liberdade.

Ataque a hotel deixa mortos na Tunísia


Um hotel foi atacado na cidade de Sousse, na Tunísia, nesta sexta-feira (26), informaram autoridades locais. Tiros foram ouvidos no local e o atirador teria morrido. Segundo o ministério do Interior, ao menos 27 pessoas morreram - a maioria turistas.

Uma fonte de segurança disse que o corpo do atirador, armado com um fuzil Kalashnikov, estava no local onde a polícia o matou. Não há informações sobre se havia outro atirador.

A polícia está restringindo o acesso ao hotel Imperial Marhaba. Ao menos seis pessoas ficaram feridas.

Detalhes do ataque, que uma fonte de segurança no local e rádios relataram ter sido no hotel Imperial Marhaba, ainda estão sendo apurados.

Sousse é um dos mais conhecidos balneários do norte da África, atraindo turistas da Europa e de países vizinhos. A Tunísia tem estado sob forte alerta de segurança desde março, quando militantes em aliança com o grupo Estado Islâmico atacaram o museu do Bardo, em Tunis, matando um grupo de 20 turistas estrangeiros em um dos piores ataques do tipo no país africano.


Obama dá bronca em convidada que interrompeu discurso na Casa Branca


Na noite desta quarta (24), Obama foi interrompido quando fazia um discurso na Casa Branca. Ele falava para representantes do Movimento LGBT, lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, quando uma convidada começou a gritar frases contra a deportação de imigrantes ilegais. Obama ainda tentou convencer a manifestante a se calar, mas, como não conseguiu, pediu que ela fosse retirada da sala. E explicou: "Normalmente, eu sou tolerante, mas não quando estou na minha casa! Você está comendo os meus canapés e bebendo os meus drinques, entende?".

No fim após gritarias dentro da Casa Branca, se ouviu um “Vai Corinthians”, com um suposto sotaque americano. E isso virou febre com os torcedores corintianos nas redes sociais.

Assista ao vídeo: (O "Vai Corinthians" acontece em 1:37)



Tragédia nas estradas: relembre outros famosos que também morreram nas pistas


Paul Walker se tornou conhecido pelo seu papel na série 'Velozes e Furiosos'. O ator morreu em novembro de 2013, ironicamente, em um acidente de carro. O Porsche Carrera GT que ele dirigia se chocou contra um poste de luz e explodiu.

A bela atriz norte-americana Grace Kelly casou-se com o príncipe de Mônaco e virou a princesinha de Hollywood. Morreu em setembro de 1982, em Mônaco, após o carro que dirigia sair da estrada e cair de um penhasco. A filha, que estava com ela, sobreviveu.

Ex-mulher do príncipe de Gales, Lady Di morreu em 1997, quando era perseguida por paparazzi. O carro perdeu o controle por alta velocidade e bateu no pilar de um túnel, em Paris. Investigações concluíram que o motorista estava embriagado.

João Paulo foi dupla do cantor sertanejo Daniel por mais de uma década. Em 1997, ele voltava de um show em São Caetano do Sul quando seu carro perdeu o controle e capotou por várias vezes. O cantor ficou preso às ferragens e o carro explodiu em seguida.

Dupla de Buchecha, Claudinho morreu m Julho de 2013, em um acidente na descida da Serra das Araras, no Rio de Janeiro. O carro em ele que viajava derrapou e colidiu com uma árvore. A concessionária foi condenada por irregularidades na via.

O cantor e compositor Gonzaguinha, filho de Luiz Gonzaga, morreu em abril de 1991 aos 45 anos, quando voltava de uma apresentação no Paraná. O carro dirigido pelo cantor bateu de frente com um caminhão, cujo motorista fugiu.

Sucesso pelo seu timbre melancólico, Maysa viveu seus últimos dias isolada e com depressão. Em 1972, depois de alguns dias sem dormir por conta de remédios, a cantora perdeu o controle do veículo na Ponte Rio-Niterói e bateu em um cabo de proteção.


Ídolo brasileiro e três vezes campeão mundial de Fórmula 1 - nos anos de 1988, 1990 e 1991 - Ayrton Senna morreu em um acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Cristiano Araújo é enterrado em Goiânia


Sob o silêncio dos familiares e o canto dos fãs, o corpo do cantor Cristiano Araújo foi enterrado por volta do meio-dia desta quinta-feira (25) no cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. Emocionado, o pai, João Reis, permaneceu por alguns minutos chorando em cima do caixão e balançando a cabeça em sinal negativo. Próximo do túmulo do sertanejo foi enterrada a namorada, Allana Moraes, que também morreu após grave acidente de carro em uma estrada em Goiás.

O caixão de Cristiano, coberto por uma bandeira do Brasil e uma do time goiano Vila Nova, saiu do Centro Cultural Oscar Niemeyer em cima de um carro do Corpo de Bombeiros. O pai e o irmão do sertanejo, Felipe, estavam muito emocionados e foram amparados pelos familiares. O cortejo passou pelas principais vias da cidade e fãs se aglomeraram nas avenidas da região.

O velório, que foi aberto ao público por volta das 19h30 de quarta-feira, teve visitação de 30 mil pessoas, segundo a Polícia Militar. O cantor Leonardo esteve presente e passou a maior parte do tempo ao lado da família do sertanejo. Matheus, da dupla Jorge e Matheus, e Bruno, da parceira com Marrone, também prestaram suas homenagens no local. Por volta das 8h30, uma missa foi celebrada pelo padre Marcos Rogério, da Paróquia Nossa Senhora de Assunção, igreja que Cristiano frequentava.

O governador de Goiás, Marconi Perillo, compareceu ao local por volta das 8h e decretou três dias de luto no Estado. Em área reservada para familiares e amigos, Marconi abraçou o pai do cantor, João Reis, que estava muito emocionado. "Goiás e Brasil perdem um talento nato, um jovem cheio de vigor que projetava Goiás a mil fronteiras. Um menino de coração ótimo, simples, que venceu com seu esforço. O governo decretou luto oficial de três dias. O pai dele está fortemente emocionado e disse que não sabe se irá suportar essa dor", disse Perillo.

Durante a noite, as duplas Guilherme & Santiago, Munhoz & Mariano, o cantor Israel Novaes e a cantora Thaeme, da dupla Thaeme & Thiago, prestaram as últimas homenagens a Cristiano Araújo. "Ele era especialíssimo e muito simples. Já o admirava pela postura profissional e pela seriedade com que conduzia a carreira", disse Guilherme ao UOL.

"Não uso cinto de segurança no banco traseiro. Ontem [terça], não sei se por uma mensagem de Cristo, puxei o cinto. Então, fica a lição. Às vezes, a gente tem que apanhar para aprender", disse Mariano, da dupla com Munhoz. "O sorriso e o sotaque goiano é que ficam. Essa imagem bonita do Cris." Já Thaeme, que chorava muito, disse que não tinha condições de falar.


Corpo de Allana Moraes é enterrado em Goiânia


Allana Moraes, namorada de Cristiano Araújo, foi enterrada antes do cantor na manhã desta quinta-feira, 25, no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. O corpo da jovem de 19 anos, que deixou o Centro Cultural Oscar Niemeyer bem cedo para que sua família pudesse fazer um velório mais privado em um capela do próprio cemitério, seguiu para o túmulo às 10h e foi sepultado por volta das 10h30.

O clima entre os familiares e amigos de Allana era de muita emoção. "A família está chorando muito, está desesperada. A avó está em uma cadeira de rodas", informou um dos fotógrafos presentes ao local.

Segundo ele, após os preparativos para o sepultamento, uma pessoa da família da jovem pediu que a imprensa se afastasse e não registrasse o momento em que o caixão fosse colocado no túmulo: "Pediram para não filmar nem fotografar quando o caixão descesse. Todo mundo respeitou e está mais distante".


Desemprego sobe a 6,7%, maior taxa para maio desde 2010

O desemprego em maio chegou a 6,7%, a maior taxa para um mês de maio desde 2010, quando foi de 7,5%. A taxa teve leve alta em relação a abril deste ano, quando foi de 6,4%, resultado considerado estável pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando era de 4,9%, o desemprego aumentou 1,8 ponto percentual. 

Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (25) e fazem parte da PME (Pesquisa Mensal de Emprego). A PME é baseada nos dados das regiões metropolitanas de Recife, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Em maio, o número de desempregados foi estimado em 1,6 milhão, estável em comparação com abril e aumento de 38,5% na comparação com maio de 2014. Para a pesquisa, o IBGE não considera como desempregadas as pessoas que não trabalham nem procuraram emprego nos 30 dias anteriores à pesquisa.

O número de trabalhadores e a população não economicamente ativa (pessoas que não trabalham, como crianças e aposentados, por exemplo) permaneceram estáveis.


Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize