terça-feira, 24 de novembro de 2015

Turquia abate avião de guerra russo perto de fronteira síria


A Turquia abateu um avião de guerra da Rússia perto da fronteira com a Síria nesta terça-feira, dizendo que a aeronave violou seu espaço aéreo repetidamente, e o vice-comandante de uma brigada turca na Síria disse que seus homens mataram a tiros os dois pilotos da aeronave quando eles desciam de paraquedas, em um dos atritos mais sérios entre um país da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a Rússia em meio século.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que o avião foi atacado quando estava um quilômetro dentro da Síria e alertou para as "consequências sérias" do que classificou como "uma punhalada nas costas". As ações das bolsas russa e turca caíram devido ao temor de uma escalada entre os ex-inimigos da Guerra Fria.


Os dois países convocaram seu respectivos representantes diplomáticos, e a Otan pediu uma reunião de seus embaixadores para a tarde desta terça-feira. 

Imagens da emissora de televisão turca Haberturk TV mostraram o avião de guerra despencando em chamas em uma área de floresta e deixando um rastro de fumaça atrás de si. A aeronave caiu em uma região conhecida pelos locais como "Montanha dos Turcos", afirmou o canal.

Oito estados do Nordeste e Goiás têm 739 casos suspeitos de microcefalia

Países com evidência de transmissão do vírus Zika. (1) casos adquiridos localmente ou isolamento do vírus; (2) somente dados de levantamento soro epidemiológico 
O número de casos suspeitos de microcefalia em recém-nascidos de oito estados da Região Nordeste (Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas, Ceará e a Bahia) e de Goiás chegou a 739 neste ano, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Esses estados nordestinos têm registrado aumento significativo no número de casos de microcefalia em relação aos anos anteriores. A notificação de Goiás foi a primeira fora do Nordeste. No ano passado, em todo o país, foram registrados 147 casos de microcefalia.

O maior número de casos está em Pernambuco (487), primeiro estado a identificar aumento de microcefalia na região. Em 2014, Pernambuco registrou 12 casos. Em seguida, estão a Paraíba (96), Sergipe (54), o Rio Grande do Norte (47), o Piauí (27), Alagoas (dez), o Ceará (nove), a Bahia (oito) e Goiás (um). Entre esses casos, há uma morte que pode estar relacionada à microcefalia, de acordo com o ministério. O caso está em investigação.

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, disse que, desde o início da notificação do aumento no número de casos de microcefalia, pesquisadores analisam a hipótese de relação da doença com a infecção pelo vírus Zika, que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue.


Agentes da PF prenderam Bumlai durante café da manhã em hotel


O pecuarista e empresário do setor sucroalcooleiro José Carlos Bumlai se preparava para tomar café da manhã no hotel Royal Tulip, em Brasília, onde estava hospedado junto com seus dois filhos, quando a Polícia Federal chegou, por volta das 7h40 desta terça-feira (24), para prendê-lo.

Em seguida, ele foi levado para a superintendência da PF, em Curitiba, onde estão concentradas as investigações da Operação Lava Jato, que apura desvio de recursos da Petrobras.

Bumlai estava em Brasília para prestar depoimento à CPI do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), na Câmara dos Deputados. A comissão apura suposto tráfico de influência do pecuarista em contratos firmados pelo banco estatal. Bumlai é amigo de Luiz Inácio Lula da Silva e supostamente tinha acesso ao gabinete presidencial no período em que ele era presidente da República.


No hotel, a polícia apreendeu computadores e documentos, material que Bumlai trouxe para apresentar à CPI. Segundo amigos da família, esses documentos são extratos bancários e recibos que serviriam de argumento para o empresário afirmar à CPI que os empréstimos com o BNDES foram legais e que nenhuma dívida foi perdoada.

Macri vence na Argentina e põe fim ao kirchnerismo


Depois de 12 anos de kirchnerismo, o liberal Mauricio Macri, da coligação Cambiemos (Mudemos), foi eleito presidente da Argentinana noite deste domingo (22). Com 99,17% das seções apuradas, ele vencia com 51,40% do candidato da posição, Daniel Scioli. Macri perdeu no primeiro turno, obtendo 34,3% nas urnas, e também foi derrotado nas prévias de agosto.

Segundo o jornal Clarín, Macri, que é atual prefeito de Buenos Aires e líder do Partido Proposta Republicana (PRO), fez 4 milhões de votos a mais do que no primeiro turno. Sua coligação ganhou em nove das 24 províncias argentinas, enquanto nas eleições de 25 de outubro ele havia vencido somente em cinco.

Em seu discurso de vitória, o novo presidente, que assume em 10 de dezembro, prometeu trabalhar para unir os argentinos e para ter boas relações com todos os países do mundo. De acordo com o jornal, o governo de Macri será histórico por ele ser o primeiro engenheiro a comandar a Casa Rosada e um empresário que vive fora da política, ligado a marketing e aos esportes – ele já presidiu o clube Boca Juniors.


American Music Awards: veja a lista de ganhadores da premiação


A cantora canadense Céline Dion prestou uma homenagem emocionada neste domingo (22) às vítimas dos ataques de Paris durante a premiação American Music Awards (AMA) em Los Angeles, nos Estados Unidos. A boyband britânica One Direction levou a principal categoria disputa, Artista do Ano.

Céline cantou em francês o clássico de Edith Piaf "Hymne à l'amour" ("Hino ao amor"), enquanto o telão exibia imagens da Torre Eiffel e da bandeira da França.

Ela subiu ao palco após um discurso emotivo do ator Jared Leto, que disse já ter se apresentado com sua banda, Thirty Seconds to Mars, na casa de espetáculos Bataclan, principal ponto da tragédia em paris.

No total, 130 pessoas morreram em 13 de novembro na capital francesa após uma onda de ataques jihadistas, mas "outras 7 bilhões de pessoas sempre terão medo por esta terrível tragédia sem sentido", afirmou Leto.

"A França importa, a Rússia importa, a Síria importa, Mali importa, o Oriente Médio importa, Estados Unidos importam, o mundo inteiro importa. E a paz é possível", disse o vencedor do Oscar de ator coadjuvante em 2014 por "Clube de compras Dallas".

Durante a cerimônia, o principal prêmio do AMA, que tem seus vencedores definidos por votação do público, ficou com o One Direction, que pelo segundo ano consecutivo triunfou na categoria Artista do Ano.

Taylor Swift, que não compareceu ao evento, venceu em três categorias: Canção do Ano, por "Blank Space"; Álbum pop/rock favorito, por "1989"; e Artista Contemporânea favorita.

Ariana Grande e Ed Sheeran venceram como nas categorias artistas pop/rock.
Nicki Minaj venceu na categoria rap/hip hop com o álbum "The pinkprint", enquanto The Weeknd levou o prêmio de soul/R&B com o disco "Beauty behind the madness".

Confira os vencedores:

Artista do Ano: One Direction
Artista Revelação: Sam Hunt
Canção do Ano: "Blank Space" - Taylor Swift
Colaboração do Ano: "Where Are u Now (Feat. Justin Bieber)" - Skrillex & Diplo
Cantor Favorito de Pop/Rock: Ed Sheeran
Cantora Favorita de Pop/Rock: Ariana Grande
Grupo Favorito de Pop/Rock: One Direction
Álbum Favorito de Pop/Rock: "1989" - Taylor Swift
Cantor Favorito de Country: Luke Bryan
Cantora Favorita de Country: Carrie Underwood
Grupo Favorito de Country: Florida Georgia Line
Álbum Favorito de Country: "Anything Goes" - Florida Georgia Line
Artista Favorito de Rap/Hip-Hop: Nicki Minaj
Álbum Favorito de Rap/Hip-Hop: "The Pinkprint" - Nicki Minaj
Cantora Favorita de Soul/R&B: Rihanna
Cantor Favorito de Soul/R&B: The Weeknd
Álbum Favorito de Soul/R&B: "Beauty Behind the Madness" - The Weeknd
Artista Favorito de Rock Alternativo: Fall Out Boy
Artista Favorito - Adulto Contemporâneo: Taylor Swift
Artista Latino Favorito: Enrique Iglesias
Artista Favorito de Música Eletrônica: Calvin Harris
Melhor Trilha Sonora: A Escolha Perfeita 2  


Top 5: Melhores e Piores Looks do AMA 2015

No domingo (22), foi realizado o American Music Awards (AMA) 2015! E como em todos os eventos, nós convidamos a blogueira de moda Stéphanie Segal, do Look Day, para analisar os looks apresentados pelas celebridades no tapete vermelho!!

Aproveitem e vejam as dicas do Look Day! No blog tem ótimas matérias para os apaixonados por moda. Acessem: http://lookday.blogspot.com.br/

TOP 5 - Melhores:

Ariana Grande

Giuliana Rancic

Selena Gomez

Zendaya

Chloe Grace Moretz

TOP 5 - Piores:


Alanis Morissette


Gwen Stefani

Rebel Wilson

Jenny McCarthy


Z Lala



Outros looks


Ciara

Demi Lovato

Gigi Hadid


sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Estreias do Cinema


Jogos Vorazes: A Esperança - O Final
Ainda se recuperando do choque de ver Peeta (Josh Hutcherson) contra si, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) é enviada ao Distrito 2 pela presidente Coin (Julianne Moore). Lá ela ajuda a convencer os moradores locais a se rebelarem contra a Capital. Com todos os distritos unidos, tem início o ataque decisivo contra o presidente Snow (Donald Sutherland). Só que Katniss tem seus próprios planos para o combate e, para levá-los adiante, precisa da ajuda de Gale (Liam Hemsworth), Finnick (Sam Claflin), Cressida (Natalie Dormer), Pollux (Elder Henson) e do próprio Peeta, enviado para compôr sua equipe.


Chatô - O Rei do Brasil
O magnata das comunicações Assis Chateaubriand (Marco Ricca) é a estrela principal de um programa de TV chamado "O Julgamento do Século", realizado bem no dia de sua morte. É nele que Chatô relembra fatos marcantes de sua vida, como os casamentos com Maria Eudóxia (Letícia Sabatella) e Lola (Leandra Leal), a paixão não-correspondida por Vivi Sampaio (Andréa Beltrão), como manipulava as notícias nos veículos de comunicação que comandava e a estreita e conturbada ligação com Getúlio Vargas (Paulo Betti), que teve início ainda antes dele se tornar presidente.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Gaúcha Marthina Brandt é a nova Miss Brasil


O Rio Grande do Sul voltou a consagrar a mulher mais bonita do Brasil. Nesta quarta-feira, Marthina Brandt, de 23 anos, foi eleita a Miss Brasil. A gaúcha de Vale Real, no Vale do Caí, superou outras 26 candidatas de todo o país para ser a soberana de 2015 e representar o país no Miss Universo. A 61ª edição do concurso foi realizada em São Paulo, com representantes de todos os estados e do Distrito Federal. As três finalistas foram as candidatas de Santa Catarina (Sabrina Meyer) e São Paulo (Jéssica Voltolini).


Após o desfile final, de maiô, veio a hora da revelação.  A miss São Paulo foi definida como terceira colocada e restou o suspense entre Sabrina e Marthina. Depois do seu último desfile com a coroa, a Miss Brasil 2014 Melissa Gurgel, do Ceará, entregou a coroa para a representante do Rio Grande do Sul.

Dilma declara guerra ao islã, a presidente quer acabar com o Estado Islâmico


A presidenta Dilma Rousseff já foi a favor do diálogo e criticou os Estados Unidos pelos ataques, mas depois dos atentados em Paris, a presidente mudou de opinião e entrou na guerra contra o Estado Islâmico, se posicionando a favor dos ataques. Dilma participou da reunião com vários chefes de estados na Brics, no último domingo (15) e ela defendeu uma ação conjunta para um "combate sem trégua ao terrorismo". Após o pronunciamento da presidente foram vários comentários nas redes sociais criticando tal atitude e lembrando que o Brasil não consegue combater os traficantes, ladrões, não tem condições de vigiar suas fronteiras e vem atravessando um momento difícil, principalmente por causa da corrupção que se instalou no governo de Dilma Rousseff.

Conselho suspende sessão que discutiria relatório sobre Cunha


O Conselho de Ética suspendeu, às 11h13 desta quinta-feira (19), a sessão marcada para a leitura e análise do relatório preliminar pela continuação do processo de investigação do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Alvo da Operação Lava Jato, Cunha é investigado no colegiado por suposta quebra de decoro parlamentar porque teria mentido, em depoimento à CPI da Petrobras, ao dizer que não tem contas no exterior, além de não ter informado a existência dessas contas secretas.

Segundo a Procuradoria Geral da República, documentos comprovam que ele é dono das contas. Cunha, porém, afirma apenas ter o usufruto delas.

A sessão foi suspensa pelo presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PSD-BA), após Cunha abrir a ordem do dia no plenário da Câmara. De acordo com o regimento da Casa, nenhuma comissão pode deliberar enquanto as votações em plenário estiverem ocorrendo. Após suspender a sessão, Araújo informou que retomaria os trabalhos tão logo a ordem do dia fosse encerrada.


Samarco tem 24 horas para impedir chegada da lama ao mar


A determinação é da Justiça Federal no Espírito Santo, baseada na previsão do Ibama de que os rejeitos cheguem ao litoral nesta sexta-feira. A cada dia não cumprido, a mineradora será multada em 10 milhões de reais. A mineradora Samarco, responsável pela barragem que se rompeu em Mariana, em 5 de novembro, tem 24 horas para impedir a chegada da lama ao Oceano Atlântico, no litoral capixaba. A determinação é da Justiça Federal no Espírito Santo.

A cada dia não cumprido da decisão, a empresa será multada em 10 milhões de reais. O prazo começa a contar a partir da intimação da Samarco.

A determinação, proferida pelo juiz federal Rodrigo Reiff Botelho nesta quarta-feira (18/11), foi dada a partir de uma ação do Ministério Público Federal (MPF), com base na previsão do Ibama de que os rejeitos devem chegar ao mar nesta sexta-feira.

O Serviço Geológico do Brasil, responsável por monitorar a Bacia do Rio Doce e o avanço da lama procedente da barragem, não confirma a previsão do Ibama. De acordo com o último relatório do órgão, divulgado na noite desta quarta-feira, os rejeitos se encontram na altura da cidade de Colatina e devem demorar pelo menos três dias para chegar perto do litoral.


Nas últimas duas semanas, desde o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, uma onda de lama percorre o rio Doce, impedindo a captação de água e prejudicando o ecossistema da região.

Em um ano, 470 mil perderam emprego com carteira assinada


Em outubro, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), foram fechados 230 mil postos de trabalho no país, um recuo de 1% na comparação com o mês anterior. Em relação a outubro do ano passado, a população ocupada caiu ainda mais, 3,5%, o que significa uma perda de 825 mil vagas. Os dados do IBGE mostram forte queda nos empregos com carteira assinada no setor privado. Ante setembro, foram 95 mil pessoas a menos resguardadas com esse tipo de benefício trabalhista - o que significa uma queda de 0,8%. Em relação a outubro do ano passado, o tombo chegou a 4%, 470 mil pessoas perderam o emprego com carteira assinada. Em outubro, cresceu o número de trabalhadores por conta própria: mais 43 mil pessoas nesse grupo em um mês. Na comparação com outubro de 2014, a alta nessa posição na ocupação foi de 0,6%, incremento de 28 mil pessoas.

Fonte: Valor Econômico (http://www.valor.com.br/brasil/4322262/ibge-em-um-ano-470-mil-perderam-emprego-com-carteira-assinada)

Estado Islâmico divulga foto que seria de bomba que derrubou avião russo


Uma revista pertencente ao Estado Islâmico postou uma foto nesta quarta-feira (18) do que seria uma bomba improvisada que derrubou o avião russo que caiu no Sinai, no Egito, no mês passado. A foto mostra uma lata de refrigerante e o que aparenta ser um detonador em um fundo azul.

O grupo afirmou ainda que colocou a bomba no avião russo depois de descobrir uma brecha na segurança do aeroporto de Sharm al-Sheikh, no Egito.

O EI publicou também uma foto que afirma ser de passaportes pertencentes a russos mortos.

Não foi possível identificar a veracidade da autenticidade das imagens, postadas na revista online em inglês Dabiq, que pertence ao grupo.

“Os cruzados do Leste e do Oeste acreditam que estão salvos em seus jatos enquanto bombardeiam covardemente os muçulmanos do Califado”, afirma a revista. “A vingança foi colocada em prática contra aqueles que se sentem seguros nos cockpits.”

Segundo a revista, o grupo havia planejado derrubar um avião de país ocidental sobre a península do Sinai, no Egito, mas houve mudança de alvo após a Rússia lançar ataques na Síria.

Terrorista apontado como mentor de ataques em Paris morreu em operação


O belga Abdelhamid Abaaoud, apontado como mentor dos ataques terroristas de Paris, está morto, informou nesta quinta-feira (19) a Procuradoria de Paris. No total, 129 pessoas morreram e mais de 350 ficaram feridas nos atentados. O Estado Islâmico reivindicou sua autoria.

Abaaoud morreu durante operações da polícia francesa em Saint-Denis nesta quarta-feira (18) - seu corpo foi encontrado dentro do apartamento onde ocorreu a ação policial. O corpo crivado de balas foi encontrado ao fim da operação no apartamento onde um grupo de jihadistas se entrincheirou, e a identidade foi determinada graças às impressões digitais, explicou a procuradoria. A polícia francesa também confirmou que a mulher que morreu na mesma operação era prima. Ela se explodiu após a ação policial. Os dois foram os únicos mortos na ação- outras oito pessoas foram presas.


Segundo a emissora CNN, Abaaoud seria próximo do líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, e provavelmente era a ligação entre a liderança do grupo jihadista e seus integrantes na Europa.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Atentado em Paris


As autoridades francesas que investigam os atentados ocorridos em Paris na sexta identificaram até agora sete suspeitos de participar dos ataques, assumidos pelo grupo autoproclamado “Estado Islâmico” ("EI"). Cinco desses suspeitos morreram ao detonar explosivos que carregavam junto a suas roupas. Outro foi preso pela polícia e liberado sem que fosse feita qualquer acusação, segundo sua advogada.

O último, Salah Abdeslam, de 26 anos, está sendo caçado após a polícia francesa emitir um mandado internacional para sua prisão. Outros dois autores dos atentados, que se explodiram durante os ataques, ainda não foram identificados. Ao menos 129 pessoas morreram na série de disparos e explosões.

Veja, a seguir, um breve perfil de cada suspeito.

Salah Abdeslam
O francês de 26 anos é considerado um suspeito-chave e está sendo caçado pela polícia. Acredita-se que ele alugou na Bélgica o veículo VW Polo encontrado perto da casa de shows Bataclan, onde 89 pessoas foram mortas. No sábado, ele estava com outros dois homens em um carro parado pela polícia nas proximidades da fronteira com a Bélgica. O veículo acabou liberado. Ainda não está claro se as autoridades francesas já haviam ligado Salah Absdelam ao carro achado no Bataclan quando o grupo foi parado pelos policiais perto da fronteira.
A polícia descreveu o suspeito como perigoso, e alerta as pessoas para que não se aproximem dele. 

Brahim Abdeslam
Irmão de Salah Absdelam, morreu após detonar os explosivos grudados às suas roupas nas proximidades de um café na Boulevard Voltaire, segundo os investigadores. O homem de 31 anos havia alugado um veículo Seat que foi encontrado após os ataques. Ele já havia aparecido em várias investigações da polícia belga junto a Abdelhamid Abaaoud, apontado como mentor dos atentados da sexta. Os documentos são relacionados a casos criminais em 2010 e 2011. Brahim Abdeslam e Abaaoud moraram em Molenkeek, bairro degradado de Bruxelas com grande população muçulmana, descrito por algumas autoridades como um “celeiro para jihadistas”. Acredita-se que Abaaoud, descendente de marroquinos de 27 anos, agora esteja na Síria, onde teria se juntado ao “Estado Islâmico”.

Omar Ismail Mostefai
O francês de 29 anos, que morreu no ataque ao Bataclan, viveu em Courcouronnes e em Chartres, nas proximidades de Paris. Uma autoridade turca confirmou à BBC que ele entrou na Turquia em 2013, mas que não há registros de sua saída do país. Essa autoridade, que falou sob condição de anonimato, contou que a França solicitou informações sobre quatro suspeitos à Turquia em outubro de 2014. Ele acrescentou que, durante a investigação, as autoridades turcas identificaram um quinto indivíduo, Omar Ismail Mostefai, e notificou os franceses duas vezes – em dezembro de 2014 e junho deste ano. “Não tivemos, porém, nenhuma resposta da França sobre o assunto”, afirmou. Segundo essa fonte turca, apenas após os ataques em Paris é que a Turquia recebeu da França um pedido formal de informações sobre Mostefai.

Ahmad al-Mohammad
Acredita-se que o homem de 25 anos, sírio da cidade de Idlib, morreu após se autoexplodir do lado de fora do estádio Stade de France. Um passaporte sírio em seu nome foi encontrado no local. Investigadores estão tentando descobrir se o passaporte é verdadeiro –existe a possibilidade de que essa não seja a verdadeira identidade do homem-bomba. A Promotoria de Paris afirmou que digitais do autor do ataque batem com a de uma pessoa que veio para a Europa com um grupo de imigrantes que chegou ao continente pela ilha grega de Leros.

Bilal Hadfi
O jovem de 20 anos foi identificado como um dos autores do ataque ao Stade de France. Ele, que morreu no local, é francês, mas morava na Bélgica. Alguns relatos sugerem que ele chegou a atuar como combatente do “EI” na Síria.

Samy Animour
O francês de 28 anos era um dos homens-bomba que se matou no Bataclan. Ele vivia perto de Paris, segundo os serviços de inteligência franceses. Ele foi acusado de ligação com terroristas em 2012 ao planejar viajar para o Iêmen. Animour foi colocado sob supervisão judicial, mas em seguida saiu do radar, o que levou as autoridades a emitirem um mandado de captura internacional. Três parentes dele foram detidos após os ataques.

Mohammed Abdeslam
O irmão de Salah e Brahim Abdeslam foi preso pela polícia belga em Molenbeek no sábado, e apontado como suspeito pelas autoridades francesas. Porém, acabou liberado nesta segunda, sem que qualquer acusação fosse feita. Sua advogada, Natalie Gallant, afirmou que ele soube apenas nesta segunda que seu irmão Brahim morreu nos ataques. 

Caçada ao mentor de atentados em Paris deixa dois mortos


A polícia e militares da França realizaram uma operação, nesta quarta-feira (18), no subúrbio de Saint-Denis, norte de Paris, que provocou um intenso tiroteio, deixou dois mortos e sete presos.

A ação, que começou na madrugada e terminou às 9h, foi uma caçada a suspeitos de terrorismo, em especial ao mentor dos ataques contra a capital francesa, Abdelhamid Abaaoud. O paradeiro dele segue desconhecido.

Segundo a Reuters, os alvos da operação planejavam realizar um ataque ao distrito financeiro parisiense de La Defense. A informação é de uma fonte próxima às investigações.

O procurador de Paris, Francois Molins, explicou que, inicialmente, três pessoas foram detidas em um apartamento em Saint-Denis. Em seguida, no mesmo local, uma mulher ativou um colete com explosivos e morreu. As forças de segurança vasculharam, então, o apartamento e encontraram um suspeito baleado e ferido com a explosão de granadas.

Outras quatro pessoas foram abordadas e presas fora do local. As identidades dos suspeitos não foram reveladas.

As agências internacionais noticiaram, com base em informações da polícia, que os dois mortos seriam terroristas, com envolvimento nos atentados da última sexta-feira (13). 

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Especial Novelas: Sangue Bom (2013)


O desejo de se manter em evidência, de conquistar fama a qualquer custo, sem mérito e com o mínimo esforço, é o tema central de Sangue Bom, novela de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari. A trama é protagonizada por seis jovens - Bento (Marco Pigossi), Amora (Sophie Charlotte), Malu Campana (Fernanda Vasconcellos), Fabinho (Humberto Carrão), Giane (Isabelle Drummond) e Maurício (Jayme Matarazzo) –, conectados por histórias de amor. Giane ama Bento, que ama Amora, que gosta de Maurício, que é o grande amor de Malu. Fabinho não ama ninguém, a não ser ele mesmo, e faz tudo para conquistar dinheiro e poder.

Bento, Amora e Fabinho se conhecem, ainda crianças, no lar de adoção de Gilson (Daniel Dantas) e Salma (Louise Cardoso), no bairro da Casa Verde, em São Paulo. Bento chega recém-nascido, após ser abandonado em uma rodoviária pela avó Glória Pais (Yoná Magalhães). O menino é fruto da relação de Lívia (Letícia Cannavale), filha de Glória, com Wilson (Marco Ricca), motorista da família. Glória consegue separar o casal, mas, para a sua tristeza, Lívia morre no parto. A criança é encontrada por Sílvério, faxineiro da rodoviária, e levada para o orfanato.

Fabinho teve uma história um pouco diferente. A mãe Irene (Deborah Evelyn), suspeita que está sendo traída pelo marido, Plínio (Herson Capri), e se afasta do pai do menino. Entra em depressão durante a gravidez, piora após dar à luz e passa anos na ala psiquiátrica de um hospital. Decide, então, entregar Fabinho, ainda bebê, a uma enfermeira. Amora é abandonada pela irmã, Simone (Andreia Horta), na rua, aos nove anos. As duas eram crianças, e Simone não tinha como criá-la sozinha. Amora chega ao lar descalça e com roupas rasgadas. A primeira coisa que pede é um sapato, paixão pela qual terá ao longo da vida.

No decorrer da trama, cada personagem toma um rumo diferente e se esbarra com os outros protagonistas. Malu é irmã de criação de Amora. Giane trabalha com Bento em sua cooperativa de flores, a Acácia Amarela, e é apaixonada pelo amigo. Fabinho é adotado por uma família falida do interior do estado, mas volta à capital disposto a encontrar os pais biológicos. Nesse momento, reencontra Bento e Amora. Maurício é um playboy que só quer curtir a vida, mas tem um caráter de ouro. Amora é noiva do rapaz, só não imagina que sua irmã também seja apaixonada por ele. 

Tramas Paralelas

Dinheiro a qualquer preço:
Bárbara Ellen (Giulia Gam) só pensa em fama e dinheiro. No começo da trama, está casada com Jonathan James (Pablo Morais), um rapaz mais novo que conquista espaço na mídia por ser casado com ela. Com a morte do marido, Bárbara logo investe em outro bom partido: o publicitário Natan Vasquez (Bruno Garcia), futuro sogro de Amora (Sophie Charlotte). Bárbara é interesseira e capaz de destruir casamentos, inventar histórias e interferir na vida dos filhos para manter a aparência. No passado, casou-se com o famoso cineasta Plínio Campana (Herson Capri) apenas para garantir poder e fama. Na época, ele era apaixonado por Irene (Deborah Evelyn), uma atriz em ascensão. Bárbara, no entanto, armou uma cena de traição e conseguiu separar o casal.

Pais adotivos:
O casal Gilson (Daniel Dantas) e Salma (Louise Cardoso) dedicam a vida ao próximo. Como Salma não conseguia engravidar, os dois decidem acolher menores abandonados em sua casa. Salma engravida de Érico (Armando Babaioff), mas o projeto é mantido. Pelo lar, passaram Bento (Marco Pigossi), Amora (Sophie Charlotte) e Fabinho (Humberto Carrão). Gilson é irmão mais velho de Wilson (Marco Ricca). Além de cuidarem de crianças abandonadas, Gilson e Salma são donos do Cantaí - um bar de música ao vivo. Moram em sua casa os órfãos Socorro (Tatiana Alvim), presidente do fã clube de Amora (Sophie Charlotte), e o webdesigner Jonas (Sergio Malheiros), muito amigo de Bento (Marco Pigossi). 

Curiosidades:
Uma das inspirações para a criação da personagem de Giulia Gam, a Bárbara Ellen, foi a atriz britânica Elizabeth Taylor. 

Maria Adelaide Amaral começou a se interessar por moda quando escreveu a peça Mademoiselle Chanel, em 1991. Na novela Ti-Ti-Ti(2011), mergulhou ainda mais nesse universo. Nesse período, as estilistas Gloria Kalil e Costanza Pascolato já falavam nas it girls,jovens que ditavam tendências e geralmente eram blogueiras. Elas tinham prestígio entre os editores de grandes revistas de moda. Para explorar o fenômeno, a autora escreveu a personagem Amora (Sophie Charlotte). Na trama, a personagem era apaixonada por sapatos e chegou a ter 180 pares.

A cidade de São Paulo, que serve de pano de fundo para a novela, foi mostrada pelo lado menos convencional. A ideia dos autores era revelar os hábitos da classe C paulistana e lugares menos frequentados, como as pinacotecas, o Pacaembu, o Museu da Língua Portuguesa.

Grande parte dos personagens da novela pertencia a quatro locais de trabalho: Luxury, Para Sempre, Crash Mídia e Cantaí. O programa de entretenimento Luxury era comandado por Lara (Maria Helena Chira), que foi substituída por Amora (Sophie Charlotte) em sua licença-maternidade. A Para Sempre funcionava como assessoria de casamentos e pertencia à Verônica (Letícia Sabatella). A agência de publicidade Crash Mídia era de Natan (Bruno Garcia). E o bar Cantaí, propriedade de Gilson (Daniel Dantas) e Salma (Louise Cardoso), revelava diversos talentos do folhetim.

O universo circense e cores fortes – tons de vermelho, roxo, verde, laranja e amarelo- foram usados como referência para a montagem do cenário do Kim Park. As cenas gravadas nesse ambiente contaram com 20 figurantes, desde profissionais de perna de pau até patinadores.

Ações Socioeducativas
Bento (Marco Pigossi) e Giane (Isabelle Drummond) participaram do projeto Verdejando na ficção. Numa das cenas, o florista distribui mudas de árvores, enquanto Giane o fotografa. Verdejando é um projeto do departamento de Jornalismo, no qual todos os telejornais locais da Globo de São Paulo exibem reportagens especiais mostrando quantas árvores, ou espaços verdes, a cidade perdeu e ganhou ao longo do tempo e qual o impacto dessa ação na vida da população.

Além de falar sobre o tema da adoção, a novela também mostrou o drama de pessoas que têm leucemia e ficam na fila de espera por um doador compatível. Simone (Andreia Horta), irmã de sangue de Amora (Sophie Charlotte), morre em decorrência da doença. Amora atende ao pedido da irmã de criar os sobrinhos André (Carlos Alexandre Saddy) e Mayara (Marcella Ramalho). 

Elenco:

Sophie Charlotte – Amora
Marco Pigossi – Bento
Isabelle Drummond – Giane
Humberto Carrão – Fábio
Fernanda Vasconcellos – Malu
Jayme Matarazzo - Maurício
Giulia Gam – Bárbara Ellen
Herson Capri - Plínio
Malu Mader - Rosemere
Felipe Camargo - Perácio
Letícia Sabatella – Verônica
Marco Rica – Wilson
Deborah Evelyn - Irene
Yoná Magalhães – Glória
Ingrid Guimarães – Tina
Armando Babaioff – Érico
Marisa Orth – Damáris
Bruno Garcia – Natan
Louise Cardoso - Salma
Daniel Dantas - Gilson
Regiane Alves – Renata
Joaquim Lopes – Lucindo
Maria Helena Chira – Lara Keller
Rômulo Neto – Tito
Mayana Neiva – Charlene
Rodrigo Lopez – Vitor
Letícia Isnard – Brenda
Josafá Filho – Filipe
Felipe Lima – Alexandre
Tuna Dwek – Sueli Pedrosa
Edwin Luisi – Ulysses
Fafy Siqueira – Madá
Tarcísio Filho – Nelson
Ellen Roche – Mulher Mangaba
Thiago Amaral – Caio
Thaila Ayala – Camila
Tato Gabus Mendes – Franklin
Andrea Horta - Simone
Carmem Verônica – Carmem Lúcia Lancaster
Maurício Destri – Vinícius
Carla Salle – Mel
Bia Arantes – Cléo
Bruna Hamú – Karolina
Sérgio Malheiros – Jonas
Caroline Figueiredo – Júlia
Norival Rizzo – Silvério
Mila Moreira – Sílvia
Cris Nicolotti – Odila
Wandi Doratiotto – Nestor
Mônica Torres – Áurea
Pedro Inoue – Douglas
Izabella Bicalho – Eunice
Júlio Oliveira – Peixinho
Eliana Pittman – Francisca
Nanda Lisboa – Sheila
Thais Garayp – Mariza
Mariah da Penha – Emília
Priscila Camargo – Nancy
Yaçanã Martins – Celinha
Antônio Firmino – Evandro
Miguel Arraes – Pedrinho
Xuxa Lopes – Bluma Lancaster




Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize