domingo, 31 de janeiro de 2016

Especial Novelas: Lado a Lado (2012)


Lado a Lado gira em torno da sólida amizade de Laura (Marjorie Estiano) e Isabel (Camila Pitanga), duas mulheres de classes sociais diferentes, que lutam por seus amores, desejos e independência. A trama aborda os anseios e dificuldades enfrentadas por mulheres em busca de um novo papel na sociedade, além de mostrar a afirmação dos negros e de sua cultura no Brasil após o fim da escravidão. Os acontecimentos históricos do período, como a Revolta da Vacina e a Revolta da Chibata, por exemplo, servem como pano de fundo dos conflitos vividos pelos personagens, dando um panorama da formação da cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, na primeira década após a instauração da República. O nascimento das favelas, o surgimento do samba e a introdução do futebol no país ajudam a compor o cenário da história.

Laura, filha de ex-barões do café, e Isabel, jovem negra, pobre e trabalhadora, se conhecem na igreja, enquanto aguardam seus futuros maridos para subir ao altar. Ali, entre meias confidências, nasce uma amizade genuína entre as duas, que perpassa toda a trama. Enquanto Isabel espera ansiosa e feliz pela chegada do noivo Zé Maria (Lázaro Ramos), convicta de que é isso que quer para sua vida, Laura não esconde suas dúvidas e temores diante de um casamento que não deseja: ela vai se casar com Edgar (Thiago Fragoso) contra sua vontade, já que o que gostaria mesmo é de estudar e trabalhar para ser independente e, um dia, tornar-se escritora. Desejos que não correspondem ao papel imposto para as mulheres da época e, portanto, incompreendidos pela sociedade.

Laura e Edgar
Laura (Marjorie Estiano) e Edgar (Thiago Fragoso) ficaram noivos muito jovens, pouco antes de ele ir para Portugal estudar Direito. Ao longo de quatros anos de separação, já não se amam mais, mas não têm coragem de romper o compromisso, receando magoar um ao outro. Interessada na aproximação de sua família com a família de Edgar, filho de um senador da República, a ex-baronesa Constância (Patrícia Pillar), mãe de Laura, fez o que pôde para manter esse noivado, como enviar poemas e presentes para o rapaz como se fosse Laura. Os jovens se casam sem amor, mas vão encontrando muitas afinidades até se descobrirem apaixonados. A felicidade do casal, porém, é interrompida por uma carta da cantora lírica Catarina (Alessandra Negrini), com quem Edgar viveu um romance em Portugal. Ela conta que os dois tiveram uma filha, Melissa, e que o bebê está muito doente. Edgar viaja para Portugal para acudir a menina. Logo após a partida, Laura descobre que está grávida. Abalada e sofrendo muito sem notícias do marido, ela acaba perdendo a criança.

Edgar retorna ao Brasil com Catarina e Melissa, para que a filha tenha a assistência paterna. Catarina trama vários planos para separar o ex-amante de Laura, levantando suspeitas sobre a fidelidade dele. Laura pede o divórcio, um escândalo para a época, e vai embora do Rio de Janeiro, voltando à cidade seis anos depois. Por coincidência, ela se torna professora na escola de Melissa (Eliz David), que se tornou uma criança frágil, que inspira cuidados. Laura se afeiçoa à menina, sem saber que ela é filha de Edgar. Quando os dois se reencontram, percebem que ainda se amam. Laura, no entanto, em nome de sua independência, não quer voltar a morar com o ex-marido no momento. O divórcio de Edgar e Laura se torna público depois que ela volta à cidade, e Laura perde o emprego de professora. Com o tempo, passa a atuar como jornalista, escrevendo com o pseudônimo de Paulo Lima. Paralelamente, Edgar exerce a mesma atividade, e também assina seus artigos e reportagens com outro nome. Um admira os artigos do outro, sem desconfiar dos nomes falsos. Quando Laura descobre que Edgar é o autor dos textos que tanto a fascinam, os dois superam a crise, revogam o pedido de divórcio e voltam a viver juntos. Depois de cometer várias maldades, Catarina, que se envolvera com Fernando (Caio Blat), o irmão inescrupuloso de Edgar, é presa no fim da trama. A polícia descobre que ela é a responsável pelo incêndio criminoso que atingiu a escola do morro da Providência e que colocou sua própria filha em perigo.

Isabel e Zé Maria
Isabel (Camila Pitanga) é negra, filha de um ex-escravo, o barbeiro Seu Afonso (Milton Gonçalves). Trabalha desde os 14 anos na casa de Madame Besançon (Beatriz Segall), que a ensinou a falar francês, e mora com o pai em um cortiço, núcleo dos personagens pobres da novela. Zé Maria (Lázaro Ramos) também é um dos moradores do local. Homem íntegro e justo, trabalha com Seu Afonso na barbearia, sendo conhecido como Zé Navalha. Ele não hesita em defender seus direitos, especialmente em uma sociedade ainda extremamente preconceituosa com os negros. A ficção reconstitui a realidade ao encenar o “bota abaixo”, quando inúmeros cortiços foram demolidos por ordem do prefeito Pereira Passos para a execução de um plano de reforma do espaço urbano da então capital federal. No dia do casamento, Zé Maria se envolve em um confronto com policiais para defender os moradores do cortiço onde mora, e é levado preso, com o agravante de ter usado a capoeira, prática proibida na época, para enfrentar a polícia.

Zé Maria é exímio capoeirista, mas não pratica em prejuízo de ninguém, apenas como manifestação genuína de sua cultura. Como a capoeira está associada à bandidagem, ele é mantido preso. Sem notícias do que pode ter acontecido com o noivo, Isabel volta para casa desolada, e tem mais um dissabor ao descobrir que ela e o pai, assim como vários moradores, não têm mais casa. Todos vão morar no morro da Providência, no centro do Rio, a primeira favela surgida na cidade. Certa de que Zé Maria a abandonou, Isabel é seduzida por Albertinho (Rafael Cardoso), filho de Constância (Patrícia Pillar), com quem tem sua primeira noite de amor. Quando Zé sai da cadeia e vai à procura de sua amada, descobre que ela está esperando um filho, e rompe a relação. Isabel também é rejeitada pelo pai, que não aceita a desonra da filha. Meses se passam e Isabel dá à luz o filho de Albertinho. Constância, que nunca aprovou essa história, arma um plano para que a moça pense que seu filho nasceu morto. Sofrendo muito, Isabel decide embarcar para a França, onde se torna uma dançarina bem-sucedida. Elias (Cauê Campos), seu filho, é criado no morro da Providência, perto do avô, sem que ninguém saiba que é o filho de Isabel. Já Zé Maria, para esquecer Isabel, alista-se na Marinha do Brasil, tendo atuação relevante na Revolta da Chibata.

De volta ao Brasil, com uma bem-sucedida carreira de dançarina na Europa, Isabel reencontra Zé Maria, e os dois retomam o romance. Isabel brilha no palco do Teatro Alheira com seu show de samba, mas Zé, desempregado, sente-se diminuído, e incomodado com o sucesso da amada. Quando consegue um emprego num jornal, ele pede Isabel em casamento. A essa altura, Isabel descobre que seu filho está vivo. Sabendo que terá de se aproximar de Albertinho, o pai do menino, ela rompe o noivado com Zé Maria, para poupá-lo do incômodo de ter de conviver com o janota. Zé Maria inicia um romance com a médica Fátima (Juliana Knust), enquanto Isabel tenta conquistar o filho que, a essa altura, já foi “envenenado” por Constância contra ela. A refinada avó de Elias se afeiçoa de verdade ao menino, ainda que continue preconceituosa em relação aos negros, e tenta fazer com que ele rejeite a mãe. No final da trama, Zé Maria e Isabel reatam a relação e se casam em uma cerimônia no morro da Providência. Albertinho, por sua vez, após deixar-se conduzir pela mãe durante toda a trama, pede perdão a Elias por tê-lo rejeitado como filho, arruma um emprego e reconstrói sua vida.

Curiosidades:
Lado a Lado conquistou o prêmio Emmy Internacional 2013 como Melhor Novela. Concorreu, entre outras produções, com Avenida Brasil, de João Emanuel Carneiro.

Lado a Lado foi premiada em 2013 pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), que promoveu a sétima edição do Prêmio Camélia da Liberdade, no Rio de Janeiro. A novela venceu na categoria "Veículo de Comunicação" por mostrar a situação dos negros após a abolição da escravatura e fazer os telespectadores refletirem sobre a condição atual do negro no Brasil.

Esta foi a primeira novela de autoria do jornalista e escritor João Ximenes Braga. João Ximenes foi correspondente do jornal O Globo em Nova York, por quatro anos. Tem quatro livros lançados: os romances Juízo (7 Letras) e Porra (Objetiva);  a seleção de contos A Mulher que Transou com o Cavalo e Outras Histórias(Língua Geral); e uma das crônicas que publicou no Globo, A Dominatrix Gorda.  O jornalista ingressou na oficina de autores da Globo em 2004, e começou sua carreira na teledramaturgia como colaborador de Gilberto Braga e Ricardo Linhares nas novelas Paraíso Tropical (2007) e Insensato Coração (2011).  

Lado a Lado também é a primeira novela da escritora Claudia Lage, que é formada em literatura e teatro. Ela é autora do livro de contos A Pequena Morte e Outras Naturezas (Record, 2000) e deMundos de Eufrásia (Record, 2009), indicado ao Prêmio São Paulo de Literatura 2010 como melhor romance de estreia. Desde 2001, dá aulas em oficinas de criação literária. Também fez parte da oficina da Globo em 2004, tendo trabalhado como colaboradora das novelas Páginas da Vida (2006) e Viver a Vida (2009), ambas de Manoel Carlos.

Vinícius Coimbra é diretor de TV e cinema. Começou a carreira em 1989, fazendo publicidade. Foi assistente de direção dos filmes A Hora Mágica (1999), de Guilherme de Almeida Prado, e Central do Brasil (1998), de Walter Salles. 

Em 2011, foi o grande vencedor do Festival do Rio com o filme A Hora e a Vez de Augusto Matraga, arrebatando cinco prêmios, entre eles o de melhor filme pelos júris oficial e popular, feito inédito na história do festival. Vinícius ingressou na Globo em 1998, e desde então já assinou a direção de onze novelas e minisséries, como Sabor da Paixão, Celebridade e JK, entre outras. Sua primeira direção-geral foi a novela Insensato Coração, também ao lado de Dennis Carvalho.

Elenco:
Marjorie Estiano – Laura 

Thiago Fragoso – Edgar

Camila Pitanga – Isabel
Lázaro Ramos – José Maria
Patrícia Pillar – Constância
Cássio Gabus Mendes – Bonifácio Vieira
Alessandra Negrini – Catarina
Rafael Cardoso – Alberto
Maria Padilha – Diva Celeste
Caio Blat – Fernando
Sheron Menezes – Berenice
Milton Gonçalves – Afonso
Zezeh Barbosa – Tia Jurema
Paulo Betti – Mário
Beatriz Segall – Madame Besançon
Isabela Garcia – Célia
Emílio de Mello – Carlos Guerra
Maria Clara Gueiros – Neusa
Priscila Sol – Sandra
Tuca Andrada – Frederico
Christiana Guinle – Carlota
Marcello Melo Jr. – Caniço
Bia Seidl – Margarida
Werner Schunemann – Alberto
Susana Ribeiro – Teresa
Álamo Facó – Vasco Queirós
Débora Duarte - Eulália
Guilherme Piva – Heráclito
Klebber Toledo – Umberto
André Arteche – Luciano
Daniel Dalcin – Teodoro

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Das 50 cidades mais violentas do mundo, 21 são brasileiras


A gente sabe que o Brasil é um lugar violento. De acordo com o 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado no ano passado, mais de 58,5 mil assassinatos foram registrados em 2014. São mais de 160 homicídios por dia. A novidade é que esses números estão deixando o país com cada vez mais destaque nos rankings de violência mundo afora. O mais recente, um estudo da ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal, afirma que entre as 50 cidades mais violentas do mundo, 21 são brasileiras. O estudo não explicita quantas cidades foram analisadas além das 50 apontadas no ranking, mas sua metodologia deixa claro que apenas localidades com mais de 300 mil habitantes entraram na conta - o que excluiu cidades em pequenos países, principalmente na África. O Brasil é o país que mais ocupa o levantamento, mas a cidade mais violenta não fica por aqui. A pesquisa aponta que o local mais perigoso do mundo é Caracas, na Venezuela. De acordo com os dados exibidos, em 2015, o local registrou 3,946 homicídios. As cidades brasileiras são Fortaleza  (12), Natal (13), Salvador (14), João Pessoa (16), Maceió (18), São Luis (21), Cuiabá (22), Manaus (23), Belém (26), Feira de Santana (27), Goiânia (29), Teresina (30), Vitória (31), Vitória da Conquista (36), Recife (37), Aracaju (38), Campos dos Goytacazes (39), Campina Grande (40), Porto Alegre (43), Curitiba (44), Macapá (48). Além das 21 Brasileiras, foram colocadas na lista 8 cidades da Venezuela, 5 no México, 3 na Colômbia, 2 em Honduras, 1 em El Salvador, 1 na Guatemala e 1 na Jamaica. De modo que 41 das cinquenta sejam localizadas nas Américas Central e do Sul. O restante da lista era preenchido por 4 cidades nos Estados Unidos e outras 4 na África do Sul.

  1. Caracas (Venezuela): 119,87
  2. San Pedro Sula (Honduras): 111,03
  3. San Salvador (El Salvador): 108.54
  4. Acapulco (México): 104,73
  5. Maturín (Venezuela): 86,45
  6. Distrito Central (Honduras): 73,51
  7. Valencia (Venezuela): 72,31
  8. Palmira (Colômbia): 70,88
  9. Cidade do Cabo (África do Sul): 65,53
  10. Cali (Colômbia): 64,27
  11. Ciudade Guayana (Venezuela): 62,33
  12. Fortaleza (Brasil): 60,77
  13. Natal (Brasil): 60,66
  14. Salvador e região (Brasil): 60,63
  15. St. Louis (Estados Unidos): 59,23
  16. João Pessoa (Brasil): 58,40
  17. Culiacán (México): 56,09
  18. Maceió (Brasil): 55,63
  19. Baltimore (Estados Unidos): 54,98
  20. Barquisimeto (Venezuela): 54,96
  21. São Luís (Brasil): 53,05
  22. Cuiabá (Brasil): 48,52
  23. Manaus (Brasil): 47,87
  24. Cumaná (Venezuela): 47,77
  25. Guatemala (Guatemala): 47,17
  26. Belém (Brasil): 45,83
  27. Feira de Santana (Brasil): 45,50
  28. Detroit (Estados Unidos): 43,89
  29. Goiânia e Aparecida de Goiânia (Brasil): 43,38
  30. Teresina (Brasil): 42,64
  31. Vitoria (Brasil): 41,99
  32. Nova Orleans (Estados Unidos): 41,44
  33. Kingston (Jamaica): 41,14
  34. Gran Barcelona (Venezuela): 40,08
  35. Tijuana (México): 39,09
  36. Vitória da Conquista (Brasil): 38,46
  37. Recife (Brasil): 38,12
  38. Aracaju (Brasil): 37,70
  39. Campos dos Goytacazes (Brasil): 36,16
  40. Campina Grande (Brasil): 36,04
  41. Durban (África do Sul): 35,93
  42. Nelson Mandela Bay (África do Sul): 38,85
  43. Porto Alegre (Brasil): 34,73
  44. Curitiba (Brasil): 34,71
  45. Pereira (Colômbia): 32,58
  46. Victoria (Mexico): 30,50
  47. Joanesburgo (África do Sul): 30,31
  48. Macapá (Brasil): 30,25
  49. Maracaibo (Venezuela): 28,85
  50. Obregón (México): 28,29
Fonte: SuperInteressante

Estreias do Cinema

Os Dez Mandamentos - O Filme
Acolhido pela filha do faraó ainda bebê, Moisés cresce como príncipe do Egito, mas volta-se contra sua família adotiva em favor do sofrido povo de Israel, que por ele deverá ser conduzido à libertação. Adaptação cinematográfica baseada na Bíblia e na novela homônima da Rede Record, um dos maiores fenômenos de audiência dos últimos tempos da televisão brasileira.

Pai em Dose Dupla
Brad (Will Ferrell) é executivo em uma rádio e se esforça para ser o melhor padrasto possível para os dois filhos de sua namorada, Sarah (Linda Cardellini). Mas eis que Dusty (Mark Wahlberg), o desbocado pai das crianças, reaparece e começa a disputar com ele a atenção e o amor dos pimpolhos.

Trumbo: Lista Negra

O roteirista Dalton Trumbo (Bryan Cranston) tem uma história singular em Hollywood: apesar de ter escrito algumas das histórias de maior sucesso da época, como A Princesa e o Plebeu (1953), ele se recusou a cooperar com o Comitê de Atividades Antiamericanas do congresso e acabou preso e proibido de trabalhar. Mesmo quando saiu da prisão, Trumbo demorou anos para vencer o boicote do governo, sofrendo com uma série de problemas envolvendo familiares e amigos próximos.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Transposição do São Francisco tem R$ 2 milhões em material furtado


Dois homens foram presos na quarta-feira (27) em Mauriti, a 491 km de Fortaleza, suspeitos de envolvimento em furto de materiais das obras da transposição do Rio São Francisco no município. O valor do material roubado é avaliado em R$ 2 milhões, segundo a Polícia Militar com base em estimativa de engenheiros da construtora Queiroz Galvão, empresa responsável pela obra.

O caso era investigado há seis meses, de acordo com o sargento José Paulo Neto, comandante da PM em Mauriti, após denúncias anônimas de que o material estava sumindo dos galpões da empresa. A Polícia Civil do Ceará investiga o caso.


De acordo com a Polícia Civil, o suspeito, um homem de 27 anos, trabalhava como ajudante de pedreiro e deve ser indiciado por furto qualificado. Como não houve flagrante, ele vai aguardar a conclusão do inquérito em liberdade. Segundo as investigações, ele levava o material para casa e repassava para o cunhado, que comercializava os produtos. O cunhado, de 45 anos, dono de um depósito de material de construção, está preso na cadeia pública de Mauriti e vai responder na Justiça  por receptação e porte ilegal de arma de fogo. 

MP denuncia fraude em contrato de obras de ampliação da Marginal Tietê


O Ministério Público denunciou à Justiça um suposto esquema de fraude contratual na ampliação da Marginal Tietê, em São Paulo, em 2009. A Promotoria apontou que, após o vencimento da licitação aberta pela Dersa e ganha pelo Consórcio Nova Tietê por R$ 289 milhões para execução do 2º lote da obra, a vencedora recebeu pagamento de R$ 71 milhõesda Dersa relacionado a um aditivo do contrato. Este aditivo é questionado pelo MP, que considera que este acréscimo deveria ter sido previsto ainda no processo licitatório.

O MP defende que, apesar de o aditamento de contrato estar dentro da margem prevista por lei (25%), ele não se encaixa em nenhuma das hipóteses legais permitidas, sendo ilegal e abusivo em favor do consórcio.


A denúncia sobre as fraudes nas obras de ampliação da Marginal Tietê foi protocolada na 14ª Vara Criminal nesta quarta-feira (27). Seis pessoas foram denunciadas, entre elas o sócio-fundador e diretor-executivo da Delta, Fernando Antonio Cavendish Soares, além de sócios das empresas consideradas de fachada pelo MP. As acusações são de crimes de fraudes à licitação, lavagem de dinheiro, falsidades ideológicas e associação criminosa.

As obras de ampliação da Marginal Tietê começaram em junho de 2009. A obra foi licitada pela Dersa, por meio de um convênio entre a Prefeitura de São Paulo e o governo paulista, para o projeto da "Nova Marginal". Na época, o prefeito era Gilberto Kassab (PSD) e o governador, José Serra (PSDB). Em março de 2010, foi inaugurada a 1ª etapa do projeto, com três novas faixas e 23 quilômetros de pistas em cada sentido. Em 2010, a obra avançou para a construção de novas pontes e viadutos.

OMS prevê até 4 milhões de casos de zika vírus


A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quinta-feira (28) a criação de um Comitê de Emergência para orientar sobre formas de lidar com o zika vírus, que já atinge 23 países. Para a diretora-geral da organização, a doença "se propaga de maneira explosiva". O número de casos, estima a organização, pode chegar a 4 milhões nas Américas. "O vírus foi detectado ano passado na região das Américas, onde se propaga de maneira explosiva", afirmou Margaret Chan durante uma reunião para os Estados-membros da organização em Genebra, na Suíça, de acordo com a agência France Presse. A instituição teme o registro de 3 a 4 milhões de casos da doença apenas nas Américas. Destes, 1,5 milhão deve ocorrer no Brasil. "Atualmente, casos foram notificados em 23 países e territórios na região. O nível de alerta é extremamente alto", acrescentou. O comitê vai se encontrar em Genebra em 1º de fevereiro.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Biblioteca Virtual: Apenas um Dia

Título: Apenas um Dia
Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito

Número de Páginas: 384

A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida.

Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.

Depois do enorme sucesso de “Se Eu Ficar” e da continuação “Para Onde Ela Foi”, a Editora Novo Conceito trouxe mais livros de Gayle Forman para nós, são dois romances: Apenas Um Dia e Apenas Um Ano (em breve a resenha estará aqui no blog).

Podemos dizer que o livro é dividido em duas partes, a primeira quando Allyson, nossa protagonista, de uma hora pra outra – dá a louca – e vai para Paris com Willem, um jovem ator que ela acabou de conhecer. E na segunda parte, é contada no ano subsequente a essa viagem, o que me deixou com uma pulga atrás da orelha, mas curioso. Muita coisa acontece e a cada página o sentimento aumenta. A Segunda parte eu li rapido demais, porque fiquei totalmente curioso com a história, completamente fixado nos sentimentos da Allyson, que não conseguia parar de ler. E como é o esperado, Gayle Forman fez AQUELE FINAL, sabe.. aquele? Que te faz morder a língua de desespero para saber a continuação?


Fonte: Trechosdelivros.com

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Especial Novelas: Sonho Meu (1993)


Daniela Camargo, Fábio Assunção e Beatriz Segall
Sonho Meu é inspirada nas novelas A Pequena Órfã, exibida pela TV Excelsior em 1968, e Ídolo de Pano, produzida pela TV Tupi em 1974, ambas de Teixeira Filho. A novela conta o drama de Claudia Lins (Patrícia França), que perde a guarda da filha, Maria Carolina (Carolina Pavanelli), para a cunhada Elisa (Nívea Maria), devido às constantes brigas com o marido, o violento Geraldo (José de Abreu). A menina é deixada pela tia em um orfanato no Rio de Janeiro. No início da trama, Claudia está de mudança do Rio de Janeiro para Curitiba, decidida a fugir de Geraldo e recomeçar sua vida. Ao chegar na nova cidade, ela conhece os irmãos Lucas Candeias de Sá (Leonardo Vieira) – por quem se apaixona – e Jorge Candeias de Sá (Fábio Assunção), um mau-caráter que faz tudo para conquistá-la. Os dois, junto com a avó, Paula Candeias de Sá (Beatriz Segall), são donos da empresa de brinquedos Ludens, onde Claudia consegue um trabalho. 

Leonardo Vieira e Patrícia França
Ao saber da paixão de seus netos pela jovem, Paula se torna a grande rival de Claudia. Ela faz tudo para afastá-la de sua família, temendo o desentendimento entre Lucas e Jorge. Claudia, por sua vez, sofre com a ausência de sua filha, e faz o possível para recuperar a guarda da menina. Em determinado momento da trama, Claudia se casa com Lucas e é acusada de bigamia, tendo que enfrentar um processo judicial, com risco de perder definitivamente a guarda da filha para o pai. Ela passa a sofrer com a perseguição de Geraldo e de Jorge, que se revela um homem inescrupuloso, capaz de qualquer armação para prejudicá-la. Jorge procura, de todas as maneiras, separar Claudia de seu irmão, além de tentar afastar a avó da direção da fábrica de brinquedos da família. A novela tem um final feliz: Claudia obtém a guarda da filha, e vai morar no Rio de Janeiro com Tio Zé e Lucas, com quem tem um filho.

Tramas Paralelas

Carolina Pavanelli e Elias Gleizer
Maria Carolina e Tio Zé
A amizade entre Maria Carolina e Tio Zé (Elias Gleizer), que conhece a menina durante uma de suas fugas do orfanato, virou um dos destaques da trama. Tio Zé é um artesão que faz brinquedos de madeira e vive na Rua das Flores, uma rua repleta de casas coloridas, onde moram crianças como Ximena (Carmen Caroline), Chico (Eduardo Caldas) e Taboinha (Beta Madruga). Ele se torna o grande protetor de Maria Carolina que, em companhia dele e do cachorro Tofe, é apresentada à magia do universo infantil.

Curiosidades:

Isabela Garcia
Patrícia França e Leonardo Vieira foram convidados para estrelar o casal protagonista da trama depois do sucesso da primeira fase da novela Renascer (1993), na qual também haviam feito par romântico.

Sonho Meu marcou a estreia de Ângelo Paes Leme em novelas da TV Globo.

Este foi o último trabalho da atriz Claudia Magno, que morreu em janeiro de 1994, durante a exibição da novela. A atriz interpretava a personagem Josefina na trama.

Walmor Chagas
O grande destaque de Sonho Meu foi a atuação de Carolina Pavanelli. A menina emocionou e divertiu a todos com sua doce personagem.

Fábio Assunção fez seu primeiro vilão na TV nessa novela. E foi também a primeira vez que atuava em uma trama das 18h.

Lauro César Muniz, supervisor de texto da trama, conta que o público brasileiro teve dificuldades em aceitar a bigamia da protagonista Claudia (Patrícia França), o que levou o autor a antecipar a decisão da personagem em assumir seu romance com Lucas (Leonardo Vieira) e enfrentar um processo judicial.

Nívea Maria e Carolina Pavanelli
Sonho Meu foi exibida em vários países, como Bolívia, Chile, Chipre, Costa Rica, Filipinas, Guatemala, Honduras, Indonésia, Jordânia, Malásia, Nicarágua, Síria, Líbano, Panamá, Peru, Polônia, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Rússia, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Venezuela.



Elenco:
Patrícia França – Cláudia

Leonardo Vieira – Lucas
Fábio Assunção – Jorge
Beatriz Segall – Paula Candeias De Sá
Elias Gleizer – Tio Zé (Mazurgski)
Isabela Garcia – Lúcia
Daniela Camargo – Francisca
Walmor Chagas – Dr. Afrânio Guerra
Yoná Magalhães – Magnólia
Flávio Galvão – Dr. João Fontana
Françoise Forton – Gilda
Cristina Mullins – Márcia
Jayme Periard – William
José De Abreu – Geraldo
Nívea Maria – Elisa
Carlos Alberto – Fiapo
Priscila Camargo – Polaca
Mauro Mendonça – Carlos
Débora Duarte – Mariana
Eri Johnson – Giácomo Madureira (Jaime)
Carlos Kroeber – Varela
Gisela Reiman – Alice
Newton Martins – Mercadoria
Alexandre Lipiane – Luís Ortega
Cláudia Scher – Aída
Flávia Alessandra – Inês
Ângelo Paes Leme – Santiago
Karina Mello – Marília
Renata Castro Barbosa – Carla
Bernadete Lys – Júlia
Tânia Loureiro – Míriam
Naura Schneider – Helena
Jorge Cherques – Ivan
Lina Fróes – Rosa
Cláudia Magno – Josefina
Mirian Pires – Cecília
Castro Gonzaga
Ruthinéia De Moraes – Alcinéia
Hélio Ribeiro – Delegado Juarez
Mauro Gorini – Feriado
Maguinha – Iracema
Nedira Campos – Ângela


as crianças

Carolina Pavanelli – Maria Carolina (Laleska)
Eduardo Caldas – Chico
Carmen Caroline – Ximena
Beta Madruga – Taboinha
Luiza Curvo – Aninha
Fabiano Miranda – Trigo
Renato Pinheiro
Marina Thompson – Clara
Sérgio Mannarino – Cacá

Trilha Sonora

Nacional
Capa: Patrícia França


Bhaja Shiri Krishna – Homem de Bem 

Ando Meio Desligado – Roupa Nova 
Melhores Dias – Rita de Cássia 
Frágil – Guido Brunini 
Todas as Ruas – Orquestra Harmônicas de Curitiba 
Querer é Poder – José Augusto e Xuxa 
O Preço de uma Vida – Selma Reis 
Um Pouco Mais – Guilherme Arantes
Vieste – Ivan Lins 
Um Sonho Maior – Danilo Caymmi 
Privação de Sentidos – Watusi 
Dançando com Lágrimas nos Olhos – Orquestra e Coro Rge

Internacional
Capa: Leonardo Vieira

What Is Love – Haddaway 

Under The Same Sun – Scorpions 
Mr. Vain – Culture Beat 
Right Here (Human Nature Mix) – Swv 
Show Me Love – Robin S 
Cryin’ – Aerosmith 
Living Without Your Love – Rennie Ladd 
For Whom The Bell Tolls – Bee Gees 
Felicità – Lucio Dalla 
More And More – Captain Hollywood Project 
Wild World – Mr. Big 
House Of Love – Rupaul 
Con Los Años Que Me Quedan – Gloria Estefan 
Don’t Say Goodbye – Oseas 

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize