segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Oscar surpreende e elege 'Spotlight' o melhor filme do ano


A 88ª edição do Oscar começou envolta em controvérsias para terminar com surpresas. Spotlight - Segredos Revelados, do diretor Tom McCarthy, correu por fora e levou o prêmio de melhor filme, deixando para trás o favorito O Regresso, o popular Mad Max: Estrada da Fúria e o forte A Grande Aposta. O longa, que acompanha a investigação de um grupo de jornalistas sobre casos de abuso sexual de crianças por padres, arrebatou o Festival de Toronto em setembro do ano passado, foi apontado como um possível forte concorrente ao Oscar, mas depois perdeu força durante a atenção em torno de longa com Leonardo DiCaprio. Para a surpresa de muitos, Spotlight confirmou seu favoritismo na cerimônia deste domingo.

O grande vencedor da noite em número de estatuetas foi Mad Max, que conquistou seis prêmios, todos em categorias técnicas. Em seguida, O Regresso aparece com três vitórias: fotografia, para Emmanuel Lubezki; diretor, para Alejandro Iñarritú; e ator, para, finalmente, DiCaprio.


As demais estatuetas da noite acabaram pulverizadas entre os indicados. O Quarto de Jack levou o esperado prêmio de melhor atriz para Brie Larson; Alicia Vikander, por Garota Dinamarquesa, superou Kate Winslet e ganhou como atriz coadjuvante; e Mark Rylance, até então a zebra, conquistou o troféu de ator coadjuvante por seu papel como um espião soviético em A Ponte dos Espiões. Já o filme A Grande Aposta, que tinha potencial para levar a principal honraria da noite, ganhou apenas a categoria de melhor roteiro adaptado.

Confira os vencedores

FILME
"Spotlight: Segredos revelados"


ATOR
Leonardo DiCaprio, "O regresso"


ATRIZ
Brie Larson, "O quarto de Jack"


DIRETOR
“O regresso, Alejandro G. Iñárritu


ATRIZ COADJUVANTE
Alicia Vikander, "A garota dinamarquesa"


ATOR COADJUVANTE
Mark Rylance, "Ponte dos espiões"


FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
"O filho de Saul" (Hungria)


ANIMAÇÃO
“Divertida mente”, Pete Docter e Jonas Rivera


ROTEIRO ORIGINAL
“Spotlight”, Josh Singer e Tom McCarthy


ROTEIRO ADAPTADO
“A grande aposta”, Charles Randolph e Adam McKay


DOCUMENTÁRIO EM LONGA METRAGEM
“Amy”, Asif Kapadia e James Gay-Rees


CANÇÃO ORIGINAL
“Writing’s On The Wall”, de “Spectre”, música e letra por Jimmy Napes e Sam Smith


TRILHA SONORA ORIGINAL
“Os oito odiados”, Ennio Morricone


FIGURINO
“O regresso”, Jacqueline West


MAQUIAGEM E CABELO
“Mad Max: Estrada da Fúria, Lesley Vanderwalt, Elka Wardega e Damian Martin


DIREÇÃO DE ARTE
"Mad Max: Estrada da Fúria"


FOTOGRAFIA
“O regresso”, Emmanuel Lubezki


MONTAGEM
“Mad Max: Estrada da Fúria", Margaret Sixel


EDIÇÃO DE SOM
“Mad Max: Estrada da Fúria”, Mark Mangini e David White


EFEITOS VISUAIS
"Ex-Machina"


CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
“Bear Story”, Gabriel Osorio e Pato Escala



CURTA-METRAGEM
“Stutterer”, Benjamin Cleary e Serena Armitage 

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Diretora-geral da OMS elogia empenho brasileiro no combate ao Aedes aegypti


A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, afirmou estar satisfeita com a liderança e o empenho do governo brasileiro para o combate do mosquito Aedes aegypti. Ao conversar com jornalistas, antes da Reunião de Alto Nível realizada na última terça-feira (23.2) em Brasília, Margaret Chan ainda citou os Jogos Olímpicos e lembrou que o país tem até agosto para assegurar a implementação das ações de combate.


O encontro teve o objetivo de apresentar as ações integradas em andamento no território brasileiro e sua articulação com as parcerias internacionais. 

Participaram da reunião ministros de Estado envolvidos na mobilização contra o mosquito Aedes aegypti e os casos de microcefalia. Nesta quarta-feira (24), Margaret Chan, o ministro da Saúde e a diretora da OPAS, Carissa Etienne, visitam a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que está à frente de projetos para o desenvolvimento de novas tecnologias de combate ao mosquito.

Receita: Nhoque de mandioquinha e ricota ao sugo


Ingredientes
  • 8 colheres de sopa de Óleo de soja Soya
  • 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 350 g de mandioquinha
  • 500 g de ricota amassada
  • 1 ovo grande
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
  • porções de farinha de trigo para polvilhar
  • 7 tomates grandes, lavados
  • 2 cebolas médias
  • 3 dentes de alho
  • 3 colheres de sopa de sal
  • manjericão fresco a gosto
  • porções de queijo parmesão a gosto para polvilhar


Modo de Preparo
Molho:
Em uma panela, coloque os tomates, 1 cebola, 2 dentes de alho, o sal e a água para cozinhar por 30 minutos. Retire do fogo, leve para bater e passe pela peneira. Em uma panela leve o óleo de soja Soya, o alho e a cebola para dourar
Junte os tomates batidos, folhas de manjericão e leve para cozinhar em fogo baixo até que encorpe

Nhoque:
Descasque as mandioquinhas e leve para cozinhar em pouca água, com sal e panela tampada. Esprema as mandioquinhas ainda quentes. Espere amornar, junte a ricota e misture bem. Adicione os demais ingredientes e amasse até formar uma massa homogênea. Em mesa enfarinha, modele a massa em rolinhos, corte em pequenas porções e leve para cozinhar em água fervente com sal até que subam. Sirva o nhoque com o molho de tomate, folhas de manjericão fresco e queijo parmesão ralado.

Brit Awards 2016: com 4 prêmios, Adele é a grande vencedora


A cantora britânica Adele cumpriu todas as expectativas ao ganhar nesta quarta-feira (24) os prêmios de melhor álbum, artista, single e sucesso global na 36ª edição do Brit Awards, maior premiação da música britânica, realizada em Londres.

Lorde canta em homenagem a David Bowie
Adele superou a maior rival na disputa entre álbuns, a banda Coldplay, que concorria com "A Heart Full Of Dreams". No entanto, Chris Martin e companhia levaram para casa o prêmio de melhor grupo britânico.

Ao receber o primeiro prêmio da noite, Adele mostrou apoio à cantora Kesha, que está em uma batalha jurídica para romper seu contrato com o produtor Dr. Luke, que ela alega ter abusado dela.

O prêmio de melhor álbum também era disputado com Florence + the Machine, por "How Big, How Blue, How Beautiful"), James Bay, por "Chaos and the Calm", e Jamie xx, por "In Colour".

Na categoria de melhor single britânico, Adele levou o prêmio por "Hello", que marcou a volta da cantora à atividade após uma pausa estratégica na carreira.
O show de Rihanna com o rapper Drake, que apresentaram a faixa "Work", e o tributo da cantora Lorde a David Bowie, morto em janeiro, foram os grandes destaques da noite.

Rihanna e Drake
Outros vencedores
Coldplay fez história ao ser eleita pela quarta vez como melhor banda e se tornar o grupo mais vencedor da história do Brit Awards, com nove prêmios no total. 
O melhor artista masculino do Reino Unido escolhido pelos Brit Awards foi James Bay. Já o prêmio internacional ficou com Justin Bieber. A islandesa Björk levou o Brit de melhor artista feminina internacional, sua quinta estatueta, enquanto os australianos da Tame Impala ganharam o prêmio de melhor banda internacional.


Polícia realiza 6ª fase da Zelotes com foco no grupo Gerdau


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (25) a 6ª fase da Operação Zelotes, que investiga fraudes em julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda. Um dos alvos desta etapa é o grupo siderúrgico Gerdau. A suspeita é que o grupo, com atividades em 14 países, tenha tentado interferir no Carf no pagamento de multas que somam R$ 1,5 bilhão.

Agentes saíram às ruas para cumprir 18 mandados de busca e apreensão e 20 de condução coercitiva (quando a pessoa presta depoimento na delegacia e depois é liberada), mas nenhum de prisão. As ações desta quinta ocorrem nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco e no Distrito Federal.

A polícia também tem mandado para cumprir duas oitivas com pessoas que já foram presas na Zelotes e estão no presídio da Papuda, no Distrito Federal: José Ricardo da Silva, ex-conselheiro do Carf, e do lobista Alexandre Paes dos Santos.

Um dos mandados de condução coercitiva para André Gerdau, diretor-presidente  e presidente do comitê executivo da Gerdau.


Desemprego vai a 7,6% em janeiro, o maior para o mês desde 2009


O desemprego em janeiro foi de 7,6%, a maior taxa para o mês desde 2009, quando tinha sido de 8,2%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A taxa subiu 0,7 ponto percentual na comparação com dezembro (6,9%). Em relação a janeiro de 2015 (5,3%), a alta foi de 2,3 pontos percentuais. 
Em dezembro, a pesquisa também tinha indicado que o desemprego teve média de 6,8% em 2015.

Os números foram divulgados nesta quinta-feira (25) pelo IBGE e fazem parte da PME (Pesquisa Mensal de Emprego), que é baseada nos dados das regiões metropolitanas de Recife, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Salvador tem maior desemprego
A PME, divulgada nesta quinta-feira, indicou que o desemprego em janeiro subiu em todas as regiões, na comparação com o mesmo mês de 2015:

Recife: 6,7% para 10,5%
Salvador: 9,6% para 11,8%
Belo Horizonte: 4,1% para 6,9%
Rio de Janeiro: 3,6% para 5,1%
São Paulo: 5,7% para 8,1%
Porto Alegre: 3,8% para 5,9%


Em comparação com dezembro, o desemprego aumentou em duas das seis regiões analisadas: São Paulo (7% para 8,1%) e Belo Horizonte (5,9% para 6,9%). Nas demais, ficou estável, segundo o IBGE.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Biblioteca Virtual: Apenas um Ano

Título: Apenas um Ano

Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 352


Hoje a nossa dica é uma continuação da dica anterior. Em Apenas um Dia (aqui), os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem em Apenas um Ano. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro.

Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi,

Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Estreias do Cinema

O Quarto de Jack
Joy (Brie Larson) e seu filho Jack (Jacob Tremblay) vivem isolados em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do Velho Nick (Sean Bridgers), que os mantém em cativeiro. Joy faz o possível para tornar suportável a vida no local, mas não vê a hora de deixá-lo. Para tanto, elabora um plano em que, com a ajuda do filho, poderá enganar Nick e retornar à realidade.

13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi
Baseado em fatos reais, o longa conta a história de um grupo de seis soldados privados que trabalham num complexo da CIA em Benghazi, na Líbia, em 2012. Em um aniversário dos atentados de 11 de setembro, eles precisaram defender um posto diplomático que recebe a visita de um embaixador americano, e que, obviamente, será um alvo de terroristas.

Horas Decisivas 

Em 1952, uma grande nevasca leva uma plataforma de petróleo a se rachar, lançando 84 tripulantes ao mar. Enquanto a tempestade dificulta a sobrevivência do grupo, uma equipe de guardas costeiros tenta resgatar as vítimas.

EUA e Rússia intensificam esforços para cessar-fogo sírio



Estados Unidos e Rússia prosseguiam nesta segunda-feira em busca de um cessar-fogo na Síria, no dia seguinte aos atentados mais violentos registrados em cinco anos de conflito naquele país.
O presidente Barack Obama e seu colega russo devem conversar nos próximo dias, depois que Washington anunciou ter chegado a um acordo provisório sobre uma trégua iminente.
Na véspera, 120 pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas na série de atentados na Síria reivindicados pelo grupo Estado Islâmico.
Os atentados aconteceram 5 km ao sul de Damasco, em Sayeda Zeina, próximo a um santuário xiita onde está o mausoléu de uma neta de Maomé.
Mais cedo, na cidade de Homs, outros atentados provocaram mais mortes.
Um dos ataques do EI, de confissão sunita, visou a um bairro alauita, uma comunidade surgida do xiismo, à qual pertence o presidente sírio, Bashar al Assad.
O grupo radical Estado Islâmico (EI) reivindicou em diferentes comunicados todos os atentados do domingo.
O emissário da ONU na Síria, Staffan de Mistura, condenou com veemência os atentados cometidos em Homs e perto de Damasco, segundo um comunicado de seu porta-voz.
A chancelaria russa também condenou os atentados com bomba cometidos na Síria durante o fim de semana afirmando pretendem prejudicar as negociações de paz.
"Com seus crimes atrozes, os extremistas procuram assustar a população civil, frustrar as gestões para o fim da violência e do derramamento de sangue, assim como as tentativas encaminhadas de obter uma solução política duradoura da crise em benefício de todos os sírios", afirma um comunicado do governo da Rússia.
Contudo, os Estados Unidos anunciaram um acordo com a Rússia sobre os termos de um cessar-fogo.
O secretário de Estado americano, John Kerry, que conversou por telefone com o contraparte russo, Serguei Lavrov, disse em Amã ter chegado a "um acordo provisório a princípio sobre os termos de uma suspensão das hostilidades, que poderia entrar em vigor nos próximos dias".

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Grammy 2016: Taylor Swift e 'Uptown Funk' são os grandes vencedores


A 58ª edição do Grammy confirmou Taylor Swift e "Uptown Funk" como os vencedores das principais categorias da noite. A cantora foi a vencedora como melhor álbum do ano, com "1989", e a música de Mark Ronson e Bruno Mars foi escolhida a gravação de 2015.

Uma brasileira também foi lembrada na noite. Antes da cerimônia de premiação, "Made in Brazil", da pianista Eliane Elias, foi considerado o melhor álbum de jazz latino.

"1989", de Taylor Swift, também foi escolhido como o melhor disco de vocal pop. O clipe de "Bad blood" foi o terceiro prêmio da noite para a cantora como o melhor do ano.

Durante o agradecimento por disco do ano, Swift ainda mandou um recado a Kanye West, que lançou novo single em que diz que fez "essa vadia ficar famosa".

"Para todas as jovens mulheres por aí: existirão pessoas que tentarão diminuir seu sucesso e levar crédito por suas realizações ou sua fama", disse a cantora. "Mas se vocês focarem no seu trabalho e não deixarem essas pessoas te atrapalharem, um dia quando chegarem onde estão indo, vocês olharão ao redor e perceberão que são vocês e as pessoas que amam que as colocaram lá".
"Uptown funk", canção gravada por Mark Ronson em parceria com Bruno Mars, foi a grande campeão individual da noite. A música foi considerada a melhor gravação do ano, a melhor performance de pop em dupla ou grupo e o melhor remix não-clássico (a versão de Dave Audé).

O campeão de indicações do ano presente em 11 categorias, Kendrick Lamar, ainda levou o maior número de troféus ao ganhar cinco deles, mas nenhum entre os principais. A banda Alabama Shakes foi a segunda grande ganhadora em números ao levar quatro (o álbum "Sound & color" também foi escolhido como a melhor engenharia de som de disco não-clássico).

"Thinking out loud", de Ed Sheeran, ainda foi eleita a canção do ano e a melhor performance solo de pop. Meghan Trainor, que fez sucesso com "All about that bass", foi a revelação do ano.

A cantora Lady Gaga fez uma homenagem ao cantor David Bowie, que morreu em janeiro aos 69 anos. Ela cantou os clássicos "Space Oddity", "Let's dance" e "Heroes".



sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Para ONU, Assange deve ser solto e indenizado


O fundador do WikiLeaks Julian Assange afirmou nesta sexta-feira (5) que a ONU provou que sua "detenção" na Embaixada do Equador em Londres, no Reino Unido, é "ilegal" e que qualquer decisão do organismo é de cumprimento judicial obrigatório. Assange falou por videoconferência de dentro da embaixada, após declarações de suas advogadas sobre o caso. "Cabe ao Reino Unido e à Suécia implementar este veredicto", afirmou o ativista.


Um comitê da ONU anunciou nesta sexta que Assange, que está refugiado na embaixada para evitar uma ordem de detenção europeia, foi "detido arbitrariamente" pela Suécia e pelo Reino Unido. O organismo pediu que esses dois países o libertem e o indenizem. Os governos britânico e sueco rejeitaram a decisão.

Inflação de 1,27% é a maior para janeiro desde 2003

A inflação oficial no Brasil fechou janeiro em 1,27%, uma aceleração em relação a dezembro, quando havia ficado em 0,96%. É a taxa mais alta para o mês de janeiro desde 2003, quando havia atingido 2,25%. Em janeiro de 2015, a inflação foi de 1,24%.

Os dados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) foram divulgados nesta sexta-feira (5) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
No acumulado de 12 meses até janeiro, os preços tiveram alta de 10,71%. É resultado mais alto desde novembro de 2003 (11,02%).


A inflação fechou 2015 em 10,67%, muito acima do limite máximo da meta do governo. O objetivo é manter a alta dos preços em 4,5% ao ano, mas com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos, ou seja, podendo oscilar de 2,5% a 6,5%.

Polícia Civil faz buscas na sede da Samarco


A Polícia Civil de Minas Gerais cumpre mandados de busca e apreensão de documentos e computadores na sede da mineradora Samarco no bairro Savassi, área nobre de Belo Horizonte, na manhã desta sexta-feira (5). As buscas também ocorrem nos escritórios da mineradora em Mariana.

A operação é comandada pelo delegado Rodrigo Bustamante, um dos responsáveis pelas investigações do rompimento da barragem de Fundão, que aconteceu há exatos três meses e deixou 17 mortos e dois desaparecidos.

Em Belo Horizonte, são cerca de 20 agentes participando da operação na sede da Samarco, mineradora que pertence à Vale a à anglo-australiana BHP Billiton. Segundo o UOL apurou, o foco principal da operação é checar trocas de e-mails e conversas online entre diretores da Samarco.


Em nota, a Samarco "reitera que está colaborando com a diligência policial assim como vem fazendo desde o início das investigações das causas do acidente com a barragem de Fundão".

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Por Onde Andam - Atores de Footloose - Ritmo Louco


Quem foi adolescente nos anos 80 certamente se divertiu com a comédia Footloose - Ritmo Louco.      Estrelado por Kevin Bacon, o filme foi produzido com apenas US$ 8 milhões - soma considerada baixíssima para os padrões de Hollywood -, mas rendeu cerca de US$ 80 milhões em bilheterias. Em 2016, Footloose completa 32 anos. Pensando nisso, o blog do Programa Atualize pesquisou como estão os atores que participaram do filme. Veja as fotos.

Em 1984, Footloose chegou aos cinemas. Estrelado por Kevin Bacon, o filme conta a história do Ren McCormick que acaba se mudando para uma cidade pequena, onde descobre que dançar é proibido. Na época, o ator tinha 26 anos. A filmografia de Bacon conta com mais de 40 filmes, entre eles “Apollo 13”, "Garotas Selvagens”, “O Homem sem Sombra”, “Sobre Meninos e Lobos” e mais recentemente “X-Men: First Class”, além de diversos trabalhos da televisão. Atualmente, Kevin está na série The Following, da FOX.

Lori Singer, a Ariel - filha do reverendo Shaw Moore -, não fez muitos trabalhos de destaque após “Footloose”. Participou recentemente de um episódio da série “Law & Order”. Violoncelista desde muito jovem, Lori tem participado de alguns concertos e festivais.

John Lithgow, o reverendo Shaw Moore, é um artista multitalentoso, cujo sucesso não se limitou a sua atuação em “Footloose”. Como escritor e poeta, lançou vários livros; como músico, gravou um disco infantil; como ator, fez vários trabalhos importantes na TV (“Dexter”, “Third Rock from the Sun”) além de dezenas de filmes onde atuou e dublou (“O Dossiê Pelicano”, “Dreamgirls”, “Shrek”, “Planeta dos Macacos - A Origem”). Em breve John voltará às telas de cinema no longa “This is Forty”, com estreia prevista para Junho de 2012.

Diane Wiest, esposa do reverendo Shaw Moore e mãe de Ariel, também seguiu uma carreira de sucesso. Levou duas estatuetas do Oscar como melhor atriz coadjuvante por “Hannah e Suas Irmãs” e “Tiros na Broadway”. Seus trabalhos mais recentes no cinema foram “Reencontrando a Felicidade”, “The Big Year”- lançamento no Brasil previsto para Março de 2012 - e “The Odd Life of Timothy Green", com estreia prevista para Agosto de 2012.


Chris Penn, o melhor amigo de Ren (Bacon) em “Footloose” e irmão mais novo de Sean Penn na vida real continuou atuando. Seus trabalhos mais conhecidos são em “Cães de Aluguel”, “A Hora do Rush” e “Starsky & Hutch”. Infelizmente sua carreira foi interrompida precocemente em 2006 por sua morte, atribuída a causas cardíacas.

Sarah Jessica Parker, que deu vida a Rusty Rodriguez, amiga de Ariel, é certamente – junto com Kevin Bacon – a que mais se destacou após a atuação em “Footloose”. Antes, porém, de se tornar mundialmente conhecida como a jornalista Carrie Bradshaw na sitcom americana “Sexy and the City”, Sarah Jessica Parker atuou em dezenas de filmes como “O Clube das Desquitadas”, “Abracadabra” e “Lado a Lado com o Amor”. Casada desde 1997 com o ator Matthew Broderick (o Ferris Bueller, de “Curtindo a Vida Adoidado”), a atriz e produtora também é conhecida por estar sempre presente nos editoriais de moda, vista como uma das mulheres mais elegantes deste século, além de ser figurinha carimbada em eventos ligados ao showbizz. Atualmente está gravando o longa “Lovelace”, com estreia prevista para 2012.

Microcefalia e zika são emergência de saúde internacional, declara OMS


A disseminação do zika vírus e sua provável ligação com casos de microcefalia tornaram-se uma emergência de saúde pública internacional, declarou nesta segunda-feira (1º) a Organização Mundial da Saúde (OMS).O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa em Genebra, depois da primeira reunião do Comitê de Emergência sobre zika vírus da OMS.

O grupo foi convocado na semana passada, quando o órgão demonstrou preocupação com a “propagação explosiva” do vírus e estimou que o número de casos nas Américas pode chegar a 4 milhões este ano.

Segundo Margaret Chan, diretora-geral da OMS, o Comitê de Emergência considerou que o aumento de casos de microcefalia e outras complicações neurológicas no Brasil e também na Polinésia Francesa e sua possível relação com o zika vírus consistem em uma situação extraordinária e uma ameaça para a saúde pública de outras partes do mundo.


A OMS afirmou que é necessária uma resposta internacional coordenada para fazer frente ao zika. Margaret Chan disse que a falta de vacina e testes confiáveis, além da falta de imunidade na população de países afetados recentemente são fatores de preocupação.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Justiça condena Jorge Zelada, ex-diretor da Petrobras, a 12 anos de prisão


A Justiça Federal condenou a 12 anos e 2 meses de prisão o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Jorge Luiz Zelada, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A decisão foi publicada pelo juiz Sérgio Moro nesta segunda-feira (1º).

Zelada foi preso em julho de 2015, em meio à 15ª fase da Lava Jato, batizada de Operação Mônaco. O ex-diretor da Petrobras teve mais de 10 milhões de euros bloqueados em contas bancárias no exterior. Ele está detido no Complexo Médico-Penal, na Região Metropolitana de Curitiba.

Condenações
Foram condenados, na mesma ação, o ex-gerente da Petrobras Eduardo Costa Vaz Musa e os lobistas João Augusto Rezende Henriques e Hamylton Pinheiro Padilha Júnior. Assim como Musa, Padilha tem acordo de delação premiada junto ao Ministério Público Federal (MPF).

- Jorge Luiz Zelada – corrupção passiva e lavagem de dinheiro - 12 anos e 2 meses. O juiz absolveu Zelada pelo crime de evasão de divisas.

- Eduardo Costa Musa - corrupção passiva e lavagem de dinheiro - 11 anos e 8 meses de reclusão. Contudo, por causa do acordo de delação premiada, a pena foi reduzida para 10 anos de reclusão. Inicialmente, substituído por regime aberto diferenciado.

- Hamylton Pinheiro Padilha Júnior -  corrupção ativa e lavagem de dinheiro - 12 anos e dois meses de reclusão. Como Padilha é delator, a pena passa para 8 anos em regime aberto diferenciado.

- João Augusto Rezende Henriques -  corrupção passiva - 6 anos e 8 meses de reclusão, em regime inicial fechado.

O regime aberto diferenciado estabelece algumas restrições aos condenados e varia conforme o acordo firmado com o MPF.


Reino Unido autoriza manipulação genética de embriões para pesquisa


A autoridade britânica que regulamenta a embriologia concedeu nesta segunda-feira (1) a primeira autorização para modificar geneticamente embriões humanos, como parte de pesquisas sobre as causas dos abortos espontâneos.

A autorização se refere à utilização do método Crispr-Cas9, que permite centrar-se nos genes defeituosos para neutralizá-los de maneira mais precisa.

"Nosso comitê aprovou a solicitação da doutora Kathy Niakan, do Instituto Francis Crick, para renovar sua licença de pesquisa em laboratório, incluindo a edição genética de embriões", indicou a Autoridade de Fertilização Humana e de Embriologia (HFEA, em inglês) em um comunicado.

O pedido havia sido apresentado no mês de setembro para estudar os genes que atuam no desenvolvimento das células que vão formar a placenta. O objetivo é determinar por que algumas mulheres sofrem abortos espontâneos.

A modificação genética de embriões para tratamento é proibida no Reino Unido. No entanto, está autorizada desde 2009 para pesquisa, com a condição - entre outras - de que os embriões sejam destruídos ao fim de duas semanas no máximo.

Mas esta é a primeira vez em que uma autorização formal para manipular geneticamente embriões foi concedida de forma oficial, ao menos em um país ocidental.

Em algumas nações, no entanto, esta prática não está formalmente proibida e não requer necessariamente um pedido de autorização.

Ao mesmo tempo, a HFEA confirmou nesta segunda-feira a proibição do uso dos embriões para transplantes em mulheres.

Em abril do ano passado, cientistas chineses anunciaram que conseguiram modificar um gene defeituoso de vários embriões, responsável por uma doença do sangue potencialmente letal. A notícia provocou uma grande polêmica sobre as consequências éticas deste tipo de prática.

Os próprios cientistas chineses indicaram que registraram "grandes dificuldades" e afirmaram que seus estudos "demonstravam a necessidade urgente de melhorar esta técnica para aplicações médicas".


"Spotlight" e Di Caprio vencem SAG Awards 2016; confira os vencedores


O Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG) premiou neste sábado (30) "Spotlight - Segredos Revelados", filme sobre a investigação jornalística que revelou abusos sexuais a menores na Igreja Católica de Boston, como melhor filme do ano.
Leonardo DiCaprio
Além do SAG Awards, "Spotlight" foi eleito melhor filme no Critics' Choice Awards, terceira premiação mais relevante do cinema norte-americano, em 17 de janeiro. O longa também venceu nas categorias oteiro original e elenco.
Leonardo DiCaprio confirmou sua condição de favorito ao primeiro Oscar de sua carreira ao ser premiado pelo SAG como melhor ator por "O Regresso". Brie Larsson ("O Quarto de Jack") foi eleita melhor atriz.
Brie Larson
A 22ª edição dos prêmios do SAG aconteceu no Shrine Exposition Center, de Los Angeles (Califórnia).
Confira os vencedores do SAG Awards 2016:
Cinema

Melhor elenco
"Beasts of No Nation"
"A Grande Aposta"
Spotlight: "Segredos Revelados"
"Straight Outta Compton - A História do N.W.A."
"Trumbo"

Melhor ator
Bryan Cranston - "Trumbo"
Johnny Depp - "Aliança do Crime"
Leonardo DiCaprio - "O Regresso"
Michael Fassbender - "Steve Jobs"
Eddie Redmayne - "A Garota Dinamarquesa"

Melhor atriz
Cate Blanchett - "Carol"
Brie Larson - "O Quarto de Jack"
Helen Mirren - "A Dama Dourada"
Saoirse Ronan - "Brooklyn"
Sarah Silverman - "I Smile Back"

Melhor ator coadjuvante
Christian Bale - "A Grande Aposta"
Idris Elba - "Beasts of No Nation"
Mark Rylance - "Ponte dos Espiões"
Michael Shannon - "99 Homes"
Jacob Tremblay - "Room"

Melhor atriz coadjuvante
Rooney Mara - "Carol"
Rachel McAdams - "Spotlight: Segredos Revelados"
Helen Mirren - "Trumbo"
Alicia Vikander - "A Garota Dinamarquesa"
Kate Winslet - "Steve Jobs"

Televisão

Melhor elenco dramático
"Downton Abbey"
"Mad Men"
"Game of Thrones"
"Homeland"
"House of Cards"

Melhor elenco em comédia
"The Big Bang Theory"
"Key & Peele"
"Modern Family"
"Orange is the New Black"
"Veep"

Melhor ator dramático
Jon Hamm - "Mad Men"
Peter Dinklage - "Game of Thrones"
Rami Malek - "Mr. Robot"
Bob Odenkirk - "Better Call Saul"
Kevin Spacey - "House of Cards"

Melhor atriz dramática
Claire Danes - "Homeland"
Viola Davis - "How to Get Away with Murder"
Julianna Margulies - "The Good Wife"
Maggie Smith - "Downton Abbey"
Robin Wright - "House of Cards"

Melhor ator de comédia
Ty Burrell - "Modern Family"
Louis C.K. - "Louie"
William H. Macy - "Shameless"
Jim Parsons - "The Big Bang Theory"
Jeffrey Tambor - "Transparent"

Melhor atriz de comédia
Uzo Aduba - "Orange is the New Black"
Edie Falco - "Nurse Jackie"
Ellie Kemper - "Unbreakable Kimmy Schmidt"
Julia Louis-Dreyfus - "Veep"
Amy Poehler - "Parks and Recreation"

Melhor ator em minissérie ou filme para televisão
Idris Elba - "Luther"
Ben Kingsley - "Tut"
Ray Liotta - "Texas Rising"
Bill Murray - "A Very Murray Christmas"
Mar Rylance - "Wolf Hall"

Melhor atriz em minissérie ou filme para televisão
Nicole Kidman - "Grace of Monaco"
Queen Latifah - "Bessie"
Christina Ricci - "The Lizzie Borden Chronicles"
Susan Sarandon - "The Secret Life of Marilyn Monroe"
Kristen Wiig - "The Spoils Before Dying"


Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize