segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Especial Novelas: Celebridade (2003)


Ambientada no Rio de Janeiro, a novela aborda temas como o jornalismo de celebridades, o alpinismo social e a busca da fama. A trama tem como eixo central a rivalidade entre duas mulheres: a bem-sucedida empresária e ex-modelo Maria Clara Diniz (Malu Mader), dona da produtora Mello Diniz, e a dissimulada e invejosa Laura Prudente da Costa (Cláudia Abreu), que se aproxima de Maria Clara dizendo ser sua maior fã e consegue um emprego em sua empresa.

Na verdade, Laura é uma arrivista que não quer apenas tomar tudo da outra, mas transformar-se em uma nova Maria Clara, ao estilo de A Malvada (All about Eve), produção americana de 1950, dirigida por Joseph Mankiewicz. No filme, Eve (Anne Baxter) é uma candidata a atriz que se apresenta como moça modesta, consegue a confiança de uma grande estrela (Bette Davis) e depois começa a revelar uma ambição sem limites. Em Celebridade, a razão do ódio de Laura pela patroa é que ela é filha da verdadeira musa da canção que fez de Maria Clara uma mulher rica e famosa, enquanto ela e a mãe amargaram uma vida miserável. Maria Clara, porém, sempre acreditou que a música Musa de Verão fora composta por seu ex-noivo Wagner em sua homenagem.

Para realizar o plano de destruir a rival, Laura conta com a ajuda de Marcos (Márcio Garcia), seu amante e cúmplice. Eles começam a trabalhar, respectivamente, como assistente e motorista de Maria Clara, e aos poucos vão se infiltrando na vida da “celebridade”. A dupla de vilões Laura e Marcos - a “Cachorra” e o “Michê”, como eles se chamavam mutuamente - deu o que falar. Muitos compararam os dois personagens ao casal Maria de Fátima e César, vividos por Glória Pires e Carlos Alberto Riccelli em Vale Tudo.

Laura se alia também a Ubaldo Quintela (Gracindo Jr.), seu padrasto e verdadeiro autor da música que fez tanto sucesso. Em liberdade condicional, depois de passar 15 anos preso pelo assassinato de Wagner – por ele ter roubado a autoria de sua canção -, Ubaldo agora quer se vingar da rica produtora e de seu patrocinador, o todo-poderoso empresário Lineu Vasconcelos (Hugo Carvana), amigo nos tempos de juventude e atualmente dono de um império de comunicação.

O grupo Vasconcelos, presidido por Lineu, controla publicações como a revista de celebridades Fama, e banca os eventos musicais produzidos por Maria Clara no Espaço Fama. Ubaldo sabe que Lineu foi o responsável por sua prisão, e acredita que ele e Maria Clara enriqueceram às suas custas. A autoria da canção Musa de Verão foi roubada por Wagner, noivo de Maria Clara, com a cumplicidade do irmão dele, Ernesto (Roberto Pirillo), e Lineu tirou proveito da tramoia. A música havia sido composta por Ubaldo para Marília (Alessandra Negrini), mãe de Laura.

Ao saber da verdade sobre a autoria da música que lhe rendeu tanto dinheiro, Maria Clara abre mão de todos os seus bens, passando-os para o nome de Ubaldo. Com isso, Laura, como filha reconhecida de Ubaldo, assume a produtora e todos os negócios da Mello Diniz e passa a morar na mansão de sua rival, junto com Marcos,  a avó Hercília (Norma Blum) e o padrasto. A partir de então, há uma reviravolta na trama: Maria Clara descobre todas as armações de Laura e, além de lutar para reconquistar seu espaço no mercado da música, passa a ter como objetivo desmascarar a moça. Maria Clara abre, então, com a ajuda dos amigos, uma casa de samba no Andaraí, o Sobradinho, que logo se transforma em um grande sucesso.
 
Em seus percalços, Maria Clara tem ainda de enfrentar Beatriz (Deborah Evelyn), filha de Lineu, moça mimada e egoísta, casada com o cineasta Fernando Amorim (Marcos Palmeira), e que não mede muito as consequências quando está em jogo o risco de perder o marido. De volta ao Brasil após anos morando na Europa, a relação do casal mostra sinais de desgaste. A fragilidade da relação aumenta quando os dois precisam lidar com o trauma da perda do filho Fábio (Bruno Ferrari), que morre após sofrer um acidente numa corredeira. Maria Clara conhece Fernando por acaso, apaixona-se por ele e é correspondida. Os dois vivem um romance cheio de idas e vindas, devido às armações de Beatriz, que conta com Laura como aliada. Ao longo da trama, Maria Clara engravida de Fernando, mas passa um longo período escondendo que ele é o pai da criança.

Outro grande vilão da história é o ambicioso e inescrupuloso Renato Mendes (Fábio Assunção), editor da revista Fama e sobrinho de Lineu, que sonha um dia assumir a presidência do Grupo Vasconcelos. Renato se envolve com Laura, que vê nele um aliado a mais para destruir Maria Clara. Quando se dá conta de que está sendo usado por Laura, Renato arma uma vingança: com imagens comprometedoras nas mãos, ele a chantageia, os dois se casam contra a vontade da vilã, e o editor transforma sua vida em um inferno. Renato chega a colocar seguranças 24 horas por dia vigiando a mulher, obriga-a a fazer o que ele quer, e a manda dormir em um colchonete no chão do quarto. Tempos depois, Laura vira o jogo, e é Renato quem vai para o colchonete. A dupla de malvados fez grande sucesso. Também é através de Renato Mendes – e de jornalistas que trabalham na revista Fama – que o autor aborda a relação dos famosos com a imprensa. A certa altura da trama, Lineu é assassinado e diversos personagens passam a ser suspeitos do crime. O mistério “Quem matou Lineu Vasconcelos?” só é desvendado no último capítulo, após a morte de outro personagem, o jornalista Queiroz (Otávio Müller).

Laura confessa ter matado Lineu, porque ele lhe roubara as provas que confirmariam a autoria de Ubaldo na música Musa de Verão. Antes, porém, ela tenta dar sua última cartada, sequestrando a filha de Maria Clara e Fernando. Encurralados pela polícia, Laura e Marcos acabam mortos por Renato Mendes, que também tem suas falcatruas reveladas e é preso. Sua prisão estampa as capas das revistas e jornais. Celebridade chegou ao fim com vários casamentos e a punição dos vilões. Maria Clara e Fernando ficam juntos, enquanto Beatriz, após descobrir a verdadeira face de Laura, reconhece que perdeu Fernando e viaja sozinha para a Europa.

Tramas Paralelas

Alpinistas Sociais:
O núcleo de personagens ambientado no bairro do Andaraí, na zona norte do Rio, é responsável pelos momentos cômicos da história. Nele, destacam-se Darlene (Deborah Secco) e Jaqueline Joy (Juliana Paes), manicures do salão de Salvador (Roberto Bomfim), que vivem em busca da fama. Por meio das duas, que utilizam qualquer artifício para conseguir uma notinha nas revistas e colunas sociais, o autor aborda com bom humor a corrida dos anônimos por um lugar ao sol no mundo das celebridades. Apesar de amigas, Darlene e Jaqueline disputam o amor do bombeiro Vladimir (Marcelo Faria), que, ao contrário delas, detesta ser o centro das atenções. Ele passa a novela tentando recuperar seu cargo, já que foi expulso da corporação após ter algumas fotos, em que aparece somente de sunga, publicadas em uma revista gay. Vladimir fez as fotos ignorando sua utilização. No final da novela, Darlene desiste de correr atrás da fama e se casa com Vladimir, que é reincorporado ao cargo e, ironicamente, transformado em celebridade por seus atos heroicos. Jaqueline fica com o fotógrafo Bruno (Sérgio Menezes).

Sacoleira:
A sacoleira Eliete (Isabela Garcia), irmã de Vladimir (Marcelo Faria) e amiga de Maria Clara (Malu Mader) desde os tempos de escola, foi outra personagem que se destacou no núcleo do Andaraí, agradando aos telespectadores por conta de seus traços populares. O trambiqueiro Nelito (Taumaturgo Ferreira) e a fútil Ana Paula (Ana Beatriz Nogueira), irmã de Maria Clara, com os quais Eliete formou um triângulo amoroso, também caíram no gosto do público. Eliete e Nelito terminam juntos. Ana Paula, após muitas armações para continuar rica, acaba vendendo roupas e objetos no Andaraí, juntamente com Yolanda (Nathalia Timberg), a avó trambiqueira de Renato Mendes (Fábio Assunção).

Filho Rejeitado:
O drama do carente e solitário Inácio (Bruno Gagliasso) também merece destaque. Filho mais velho de Beatriz (Deborah Evelyn) e Fernando (Marcos Palmeira), o rapaz sofre com a rejeição da mãe, principalmente depois da morte do irmão Fábio (Bruno Ferrari), pela qual se sente culpado. Os motivos dessa rejeição só são revelados nos últimos capítulos, quando se descobre que ele, na verdade, é fruto de uma relação que Beatriz teve com o primo Renato (Fábio Assunção), antes de se casar com Fernando, somente para engravidar e assegurar o casamento com o futuro marido. Inácio vive um triângulo amoroso com a centrada Sandrinha (Juliana Knust) e o irresponsável Paulo César (Paulo Vilhena). No final da trama, Inácio vence sua fragilidade, perdoa a mãe por tê-lo rejeitado e termina ao lado de Sandra.

Jornalista Alcoólatra:
O alcoolismo do personagem Cristiano Reis (Alexandre Borges) foi o tema do merchandising social na novela. Cristiano é um jornalista de grande sucesso, versado em cultura brasileira e MPB, viúvo, que vê sua carreira ir por água abaixo após se entregar à bebida por não suportar a morte da mulher. Ele consegue se reerguer com a comovente ajuda do filho Zeca (Brunno Abrahão) e o amor discreto de sua vizinha Noêmia (Julia Lemmertz), passa a frequentar um grupo de alcoólatras anônimos e acaba virando diretor da revista Contemporânea, outra publicação do grupo Vasconcelos. Cristiano enfrenta na justiça o mau-caráter Renato (Fàbio Assunção), irmão de sua falecida mulher, que disputa com ele a guarda de Zeca porque, na verdade, quer administrar a fortuna que o garoto herdou da mãe. O embate entre Cristiano e Renato também levanta outra discussão, a que contrapõe ética à falta de escrúpulos no jornalismo. O casal Cristiano e Noêmia tem final feliz.

Curiosidades:
Celebridade foi o último trabalho de Leonor Bassères, que morreu em janeiro de 2004, vítima de um câncer no pulmão. A autora trabalhava com Gilberto Braga desde a novela Água Viva, exibida em 1980. A partir de fevereiro, Ricardo Linhares passou a integrar a equipe de colaboradores da trama.

As cenas que revelam a identidade do assassino de Lineu Vasconcelos (Hugo Carvana) foram gravadas na manhã do dia em que foram exibidas; foram gravados três finais diferentes, para despistar a imprensa. Desta forma, a equipe da novela tentou evitar que vazasse qualquer informação para os jornalistas.Cláudia Abreu tomou conhecimento de que Laura era a assassina alguns dias antes da gravação. Nos bastidores da novela, elenco e equipe fizeram um bolão para descobrir a identidade do assassino, e o diretor Dennis Carvalho prometeu um jantar ao ganhador. Um segurança do estúdio e uma assistente de figurino foram os vencedores.

Entre os convidados que “fizeram uma ponta” em Celebridade estão o escritor João Ubaldo Ribeiro, os cantores Marina Lima, Rita Lee, Erasmo Carlos, Jorge Aragão, Emilio Santiago, Fernanda Abreu, Fréjat, Lenine, Marcos Valle, Gabriel O Pensador, Ed Motta, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Mart´Nália, Neguinho da Beija-Flor, Beth Carvalho, os atores Fernanda Montenegro, Edson Celulari, Claudia Raia e Norma Bengell, o autor Silvio de Abreu, o cineasta Cacá Diegues, o empresário Ricardo Amaral e sua mulher Gisela, Lucinha Araújo, o dançarino Carlinhos de Jesus, o músico Wagner Tiso, os ex-jogadores de futebol Zico e Pelé, o cirurgião Ivo Pitanguy, o empresário Helcius Pitanguy, Susana Werner, entre outros artistas e esportistas; além de três participantes da quarta edição do Big Brother Brasil: Solange, Thiago e a ganhadora Cida, transformados em celebridades instantâneas por conta do programa.

O então ministro da Cultura Gilberto Gil aparece cantando no Espaço Fama no último capítulo, que também contou com a participação do próprio autor da trama, Gilberto Braga, como um dos conidados da gravação, realizada no estúdio da novela no Projac.

Pela primeira vez, Cláudia Abreu e Malu Mader, amigas na vida real, interpretaram rivais. As duas fizeram muito sucesso. Malu Mader roubou a cena durante uma gravação da novela no evento de moda Fashion Week, de São Paulo. E a Laura de Cláudia Abreu entrou para a galeria das grandes vilãs das telenovelas, fazendo uma dobradinha memorável com o Marcos de Márcio Garcia e o Renato Mendes de Fábio Assunção.

Renato Mendes foi um dos personagens que mais se destacaram na novela, por conta da elogiada interpretação de Fábio Assunção. O ator conta que uma de suas referências foi o protagonista do filmePsicopata Americano (2000), de Mary Harron.

Mais uma vez Gilberto Braga voltou a trabalhar com Malu Mader, Cláudia Abreu e Isabela Garcia, trio que participou de várias de suas tramas. Isabela é uma espécie de mascote: aos 12 anos, interpretou uma órfã em sua novela Água Viva (1980). Em Celebridade, o autor ainda resgatou os atores Roberto Pirillo e Norma Blum, que fizeram sucesso em Escrava Isaura (1976), outra novela de sua autoria.

Gilberto Braga elege o primeiro capítulo de Celebridade como um dos momentos brilhantes da novela. Em uma cena de Fábio Assunção e Malu Mader, o autor faz uma referência a um fato real ocorrido na Broadway envolvendo o produtor teatral David Merrick. Para promover o musicalSubways are for Sleeping (1961), Merrick encontrou sete nova-iorquinos com os mesmos nomes dos sete maiores críticos teatrais da cidade, convidou-os a assistir ao espetáculo e conseguiu autorização para usar seus nomes em um anúncio com aspas elogiosas ao show. Na novela, Maria Clara usa um ascensorista, homônimo do jornalista Renato Mendes, para fazer uma crítica elogiosa ao show promovido por ela, deixando o crítico uma fera.

Kadu Moliterno e Paulo Vilhena, intérpretes de Daniel e PC, surfaram juntos para uma sequência da novela em que o rapaz descobre que é filho do jornalista.

Alguns atores entraram em Celebridade para dar vida a novos personagens. Thiago Lacerda foi escalado como par romântico de Maria Clara no início da novela, fazendo o executivo Otávio Albuquerque. Antônio Pitanga participou da novela como o superior de Vladimir (Marcelo Faria) na corporação de bombeiros. Em cenas de flashback, Alessandra Negrini interpretou Marília, mãe de Laura (Cláudia Abreu) e verdadeira “musa do verão” em quem a canção foi inspirada. Silvia Pfeifer inovou como uma “perua” em sua participação como Solange Sá, mulher que se envolve com Marcos (Márcio Garcia). Renata Sorrah interpretou Dora Lima, mulher com quem Laura chega a se envolver somente para conseguir o que quer. Reginaldo Faria fez o empresário rico Evaldo Correa, irmão de Dora.

Mais: Jackson Antunes fez um capanga contratado por Renato (Fábio Assunção) para dar um susto em Marcos. Kadu Moliterno entrou na trama para fazer o jornalista Daniel Freire, pai de Paulo César (Paulinho Vilhena), que abandonou Noêmia (Júlia Lemmertz) no passado. Lavínia Vlasak foi escalada para viver Tânia, que tem um caso com Fernando (Marcos Palmeira). Oswaldo Loureiro foi chamado para interpretar o advogado Peixoto e substituir Nelson Dantas (intérprete de Dr. Alcir Nogueira, advogado de confiança de Lineu), obrigado a se afastar da trama por problemas de saúde. O ator voltou à trama no final. O diretor Dennis Carvalho, por sua vez, atuou em alguns capítulos como intérprete de Eduardo Luís, amigo de Noêmia, que ela dizia ser o pai supostamente falecido de Paulo César. E Ana Paula Arósio fez uma ponta no último capítulo como Alice, motoqueira que Hugo (Henri Castelli) conhece na estrada, para que o personagem tivesse um par no final. Hugo era apaixonado por Maria Clara e a ajudou ao longo da trama.

Por conta do personagem Vladimir (Marcelo Faria), bombeiros de verdade que haviam posado para o calendário Heróis do Rio – publicação com fotos posadas de integrantes da corporação estadual – fizeram uma participação na novela, e o capitão José Albucacys, na vida real, virou celebridade instantânea.

Gilberto Braga é adepto das referências cinematográficas em seus trabalhos. Para ele, o cinema é uma fonte de inspiração. A história de Noêmia (Júlia Lemmertz), segundo o autor, lembra o passado da personagem de Lana Turner em A Caldeira do Diabo (Peyton Place, de Mark Robson), filme de 1957 em que a estrela interpreta uma mulher cuja filha descobre que é ilegítima. Na novela, Noêmia monta uma farsa para o filho Paulo César (Paulinho Vilhena), mostrando fotografias falsas de seu suposto pai, que teria morrido. A morte de Fábio (Bruno Ferrari), filho preferido de Beatriz (Deborah Evelyn), teve como referencial o filme Gente Como a Gente, de Robert Redford (Ordinary People, de 1980); e A Doce Vida, de Federico Fellini (La Dolce Vita, de 1960), inspirou as cenas dos paparazzi, sempre atrás de uma celebridade para fotografar.

Celebridade contou com a participação especial de diversos astros da música presentes em sua trilha sonora, inclusive internacionais, como Julio Iglesias, Alanis Morissette e Alejandro Sanz. Além destes, Malu Mader gravou uma cena com Mick Hucknall, vocalista do grupo Simply Red, que estava no Brasil em turnê: You Make Me Feel Brand New, canção da banda, fazia parte da trilha da novela.

O cantor Roberto Carlos participou pela primeira vez de uma telenovela: imagens de seu show em uma casa de espetáculos de São Paulo foram exibidas na novela, e ele ainda contracenou com Malu Mader e Brunno Abrahão em cenas dirigidas por Roberto Talma.

As fictícias casas de show Sobradinho e Espaço Fama disputaram atrações e convidados ilustres. Deram sua “canja” no Espaço Fama, executando sucessos musicais, João Bosco, Titãs, Ana Carolina, Vanessa da Mata, Lulu Santos, Marília Pêra cantando Ary Barroso, entre outros. O Sobradinho virou palco de músicos como Zeca Pagodinho, Gal Costa, Dudu Nobre, os irmãos Caymmi, Martinho da Vila e Simone.

O português Tony Correia, famoso na novela Locomotivas (1977) com o personagem Machadinho, participou de Celebridade como um dos convidados do Espaço Fama.

Celebridade estreou em Portugal no mês seguinte à estreia no Brasil, substituindo Mulheres Apaixonadas, que estava sendo exibida pelo canal SIC. Lançada em 2004 no exterior, a novela foi comercializada para muitos países, entre eles Paraguai, Peru, El Salvador, Chile, Equador, Bolívia, Israel, Croácia, Rússia, Honduras, Cabo Verde, Portugal, Uruguai, Moçambique, EUA, Nicarágua, Argentina, Albânia e Venezuela.

Celebridade obteve excelentes índices de audiência desde sua primeira semana no ar.   A novela foi destaque na edição de março de 2004 da revista norte-americana Variety, que publicou uma entrevista com Gilberto Braga.

Elenco:
Malu Mader – Maria Clara Diniz
Marcos Palmeira – Fernando Amorim
Cláudia Abreu – Laura Prudente da Costa
Fábio Assunção – Renato Mendes
Deborah Evelyn – Beatriz Vasconcellos
árcio Garcia – Marcos
Deborah Secco – Darlene
Marcelo Faria – Vladimir
Juliana Paes – Jaqueline Joy
Alexandre Borges – Cristiano Rei
Julia Lemmertz – Noêmia
Hugo Carvana – Lineu Vasconcellos
Taumaturgo Ferreira – Nelito
Ana Beatriz Nogueira – Ana Paula Diniz
Isabela Garcia – Eliete
Gracindo Junior – Ubaldo Quintela
Nívea Maria – Corne Mello Diniz
Nathália Timberg – Yolanda Mendes
Bruno Gagliasso – Inácio
Juliana Knust – Sandrinha
Henri Castelli – Hugo
Lavínia Vlasak – Tânia
Paulo Vilhena – Paulo César
Daniel Dantas – Ademar
Kadu Moliterno – Daniel
Roberto Bomfim – Salvador Amorim
Sérgio Menezes – Bruno
Roberto Pirillo – Ernesto
André Barros – Joel
Norma Blum – Hercília Prudente da Costa
Nelson Dantas – Dr. Alcir Medeiros
Oswaldo Loureiro – Dr. Roberto
Jairo Mattos – Delegado Lourival
Alexandre Moreno – Tadeu
Débora Lamm – Vitória
Marcelo Valle – Guilherme
Sheron Menezes – Iara
Luiza Valdetaro – Gabi
Joana Limaverde – Fabiana
Antônio Pitanga – Comandante
Adriana Alves – Palmira
Paula Pereira - Vanda

Trilha Sonora:

Nacional:

Nossa Canção - Vanessa da Mata
Amor e Sexo - Rita Lee
Tempo de Dondon - Dudu Nobre
O Que Tinha De Ser - Maria Bethânia
Encostar na Tua - Ana Carolina
Always - Caetano Veloso
Brisa do Mar - Chico Buarque
Nossos Momentos - Gal Costa
Com Que Roupa - Gilberto Gil
Fama - Beth Lamas
Enquanto Houver Sol – Titãs
Rio de Janeiro (Isto é o Meu Brasil) - João Bosco
Doce Castigo - Nana Caymmi
A Vizinha do Lado - Roberta Sá
Olha Não Me Olha - Lulu Joppert
Só Bamba - Pérola Black

Internacional:
Just The Way You Are - Diana Krall
You'll Never Find Another Love Like Mine - Michael Bublé
I Heard It Through The Grapevine - Michael McDonald
Bigger Than My Body - John Mayer
You Make Me Feel Brand New - Simply Red
Offer - Alanis Morissette
Sympathy For The Devil - Rolling Stones
The Closer I Get To You - Luther Vandross & Beyoncé Knowles
Superwoman – Happening & Fábio Almeida
Ruby - Ray Charles
Como Han Pasado Los Años - Julio Iglesias
Bring It On - T.J.
Regálame La Silla Donde Te Espere - Alejandro Sanz
Non Mi Innamoro Piú - Ornella Vanoni
All I Really Want Is Love - Henri Salvador e Lisa Ekdahl
Absolute Lee - Ithamara Koorax
Born to Try - Delta Goodrem
Love's Theme - The Love Unlimited Orchestra
Diavolo In Me - Tedd Rusticini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize