quarta-feira, 6 de março de 2013

Recordando a Carreira - 60 anos de Natália do Valle



Maria Natália Ferreira do Valle nasceu no Rio de Janeiro, no dia 6 de março de 1953. Filha de pais portugueses, Natália foi criada dentro dos princípios de uma família de classe média que acreditava que o sucesso dos filhos viria através de uma educação acadêmica. No colégio já fazia teatro amador, mas entrou na faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo para onde se mudou no início dos anos 70. Para ajudar nas despesas começou a dar aulas de Geografia em um cursinho pré-vestibular.

Com Carlos Eduardo Donabella
em Água Viva
Ainda em São Paulo, participou de um teste na TV Cultura para apresentar um telecurso, e passou. Ali conheceu Walter George Durst, que a convidou para fazer um teste na Globo, para a novela “Gabriela” (1975). Sua personagem, a 'Orora (Aurora) do Bataclan', feita para durar apenas dez capítulos, acabou por ganhar mais 30. A partir daí, fez outras participações em novelas até que, em 1980, ganhou reconhecimento e fama pela participação em “Água Viva”, de Gilberto Braga e Manoel Carlos, que a levou para as capas das revistas e aparições no Fantástico.

Com Oscar Margrini em Salve Jorge
A partir daí interpretou diversos personagens importantes na TV Globo, como Lúcia Toledo, de Baila Comigo (1981), Sandra Rivoredo, de Sétimo Sentido (1982), Débora Brandão, de Final Feliz (1982), e Andréia Souza e Silva de Cambalacho (1986), quando interpretou a grande vilã da história, uma alpinista social sem escrúpulos. Em sua carreira, também obteve destaque como Suzanne Webert de Que Rei Sou Eu?, como a Sílvia de Mulheres Apaixonadas e a Carmem de Páginas da Vida. Em 2011, viveu Wanda em Insensato Coração, de Gilberto Braga. Na trama, sua personagem foi a assassina de Norma (Glória Pires), descoberto no último capítulo. Atualmente está no elenco de Salve Jorge, de Glória Perez.

Insensato Coração
Já no teatro, o divisor de águas foi A Partilha (1991), de Miguel Falabella, que ficou seis anos em cartaz. Foi casada duas vezes. O primeiro, que durou cinco anos, de 1981 a 1986, foi com o diretor de telenovelas da Rede Globo Paulo Ubiratan, falecido em 1998, vítima de infarto. Seu segundo casamento, com o executivo de uma multinacional Vasco Dias, durou seis anos, de 1989 a 1995, e não teve filhos. Também namorou o cantor Edu Lobo.

Galeria de Personagens de Natália do Valle:

Dora (Saramandaia) -  Garçonete e arrumadeira da pensão de Risoleta (Dina Sfat). Assim como Rosalice (Maria Rita), é do interior e, depois de um mau passo, foi expulsa de casa. Risoleta a amparou como se fosse sua filha. Sonha em conhecer um coronel que lhe garanta o futuro. 

Lúcia Toledo (Baila Comigo)Filha de Caio (Carlos Zara) e Sílvia (Fernanda Montenegro), independente. Médica pediatra, tem um consultório e faz plantões em hospitais. Envolve-se com Quinzinho (Tony Ramos), para a desaprovação do pai, que não aceita dividi-la com ninguém. 

Sandra (Sétimo Sentido) Filha mais velha de Santinha (Eva Todor) e Antônio (Carlos Kroeber), irmã de Rudi (Carlos Alberto Riccelli) e Tony (Paulo Guarnieri). Foi criada para substituir o pai. É presidente das Indústrias de Gêneros Alimentícios Catarinas e fará de tudo para que Tião Bento (Francisco Cuoco) não ocupe o seu lugar. Executiva, dinâmica e extremamente responsável, cuida dos problemas da família, chegando a abdicar de sua vida pessoal em função dos negócios.

Débora Brandão (Final Feliz)Débora (Natália do Vale), a filha de César (Roberto Maya) e Maria Luiza (Lilian Lemmertz), é uma moça mimada. Apesar de noiva de Guto (Eduardo Lago), é apaixonada por Leandro (Adriano Reys), noivo de sua prima Mirtô (Priscila Camargo). Depois de muitos anos sem se verem, Débora reencontra o primo Rodrigo (José Wilker), irmão de Mirtô. De início, eles antipatizam um com o outro, mas logo se apaixonam e começam a namorar. Vivem como cão e gato, devido ao gênio difícil dos dois. 

Andréa (Cambalacho)Esposa de Antero (Mário Lago), irmã de Amanda (Susana Vieira) e Wanderley (Roberto Bonfim) e de Rogério (Cláudio Marzo) e Cecília (Rosamaria Murtinho). É a grande bandida da história. Ambiciosa ao extremo, não tem o menor escrúpulo quando se trata de conseguir o que deseja. É uma mulher que só tem um objetivo na vida: vencer. E, para isso, é capaz de tudo. Não se arrepende do que faz, sempre de caso pensado, e se diverte muito humilhando e espezinhando as pessoas. Casa-se com Antero por puro interesse, já que ele é um milionário bastante idoso, e pretende se livrar dele de qualquer forma. Arma um plano diabólico e fica viúva pouco depois de se casar.

Laura (O Outro) Segunda mulher de Paulo Della Santa (Francisco Cuoco). É mulher ambiciosa, interesseira, dissimulada e não se conforma com a separação proposta pelo marido, porque não sabe quais vantagens financeiras vai conseguir no processo. Na verdade, não é apaixonada por ele. É madrasta de Pedro Ernesto (Marcos Frota) e Marília (Beth Goulart). 

Suzanne (Que Rei sou Eu?) Filha única de Roger Webert (Fabio Sabag). Para salvar o pai da falência, concorda em se casar com Vanoli (Jorge Dória). Faz sucesso na corte e se desespera com a proximidade do casamento, principalmente depois que conhece Jean Pierre (Edson Celulari), por quem se apaixona. 

Débora (Olho no Olho)Segunda mulher de Paulo Della Santa (Francisco Cuoco). É mulher ambiciosa, interesseira, dissimulada e não se conforma com a separação proposta pelo marido, porque não sabe quais vantagens financeiras vai conseguir no processo. Na verdade, não é apaixonada por ele. É madrasta de Pedro Ernesto (Marcos Frota) e Marília (Beth Goulart). 

Helena (A Próxima Vítima)Mulher de Hélio (Francisco Cuoco), rica, elegante e meio neurótica. Ex-hippie, transformou-se numa típica mulher da alta burguesia que, durante muito tempo, não se dedicou a nada mais do que analisar os seus próprios problemas, sem ter chegado a nenhuma conclusão. Além dos seus conflitos existenciais, tem problemas com o filho Lucas (Pedro Vasconcelos), que está em tratamento numa clínica para recuperação de drogados. Não consegue entender o temperamento, que ela classifica de quadrado, da filha Irene (Vivianne Pasmanter). Tem que conviver com esses dois opostos e com a irmã, Julia (Glória Menezes), que a critica, mas tem por ela enorme carinho. Conhece Juca (Tony Ramos), o seu oposto absoluto, e se apaixona perdidamente, formando um triângulo amoroso com ele e Ana (Susana Vieira).

Júlia Schneider (O Amor está no Ar)Filha de Ester (Monah Delacy), irmã de Sofia (Betty Lago) e Felipe (Tato Gabus). Bonita e sofisticada, embora não tão inteligente quanto a irmã. Tem um lado esperto e maquiavélico pronto para agir a qualquer momento. Morou no exterior, e volta a Ouro Velho para arrumar um casamento conveniente às suas aspirações financeiras. Ajuda a sobrinha Luiza (Natália Laje) conta a irmã Sofia.

Lúcia Prado (Torre de Babel)Advogada famosa, inteligente, respeitada, bonita, típica mulher de sucesso que, nos anos 1970, colocou a carreira na frente do amor. Reencontra César Toledo (Tarcísio Meira), a grande paixão da juventude, e revive com ele todos os sentimentos daqueles tempos. Revê seus princípios e suas opções de vida, tendo, mais uma vez, de decidir entre a carreira e o amor, quando o destino a coloca em uma posição antagônica à de César. 

Sílvia (Mulheres Apaixonadas)Mulher de Afrânio (Paulo Figueiredo) e mãe de Marina (Paloma Duarte). Não é feliz em seu casamento e teme que aconteça o mesmo com a filha, por conhecer a fama de mulherengo do futuro genro, Diogo (Rodrigo Santoro). Oferece todo seu apoio para que a filha desista de se casar e crie seu filho com sua ajuda. E trai o marido com o motorista.

Letícia (Começar de Novo) Letícia é uma bela mulher de 47 anos quando a novela começa. Apesar da aparência frágil, dos traços delicados, é uma mulher forte, batalhadora e íntegra. É casada com Anselmo (Werner Schünemann). Até hoje ele mantém a esperança de que, um dia, Letícia esqueça totalmente o passado. Ela nunca conseguiu esquecer Miguel Arcanjo (Marcos Paulo), seu amor da juventude. O casal foi separado há 30 anos, devido a um plano diabólico de Lucrécia Borges (Eva Wilma), mãe de Letícia.

Carmem (Páginas da Vida)Filha de Tide (Tarcísio Meira) e Lalinha (Glória Menezes), irmã de Leandro (Tato Gabus), Elisa (Ana Botafogo), Márcia (Helena Ranaldi), Olívia (Ana Paula Arósio) e Jorge (Thiago Lacerda). A mais problemática da família, mas também uma das mais encantadoras. Não tem mais nenhum interesse pelo marido, Bira (Eduardo Lago), e nenhum constrangimento em mostrar o que sente. Mantém um caso tumultuado com Greg (José Mayer), funcionário de seu pai, e é completamente apaixonada por ele. Tem conflitos com Marina (Marjorie Estiano), a filha adolescente, com quem entra em atrito várias vezes.

Dra. Júlia (Negócio da China)A médica é filha de Augusta (Nathalia Timberg), casou-se na juventude com Ernesto (Antonio Fagundes). Os dois, apaixonados, sonhavam com um filho e, depois que descobriram que Ernesto era estéril, decidiram fazer uma inseminação artificial. Com o nascimento de Diego (Thiago Fragoso), a esterilidade permaneceu em segredo até seus últimos minutos. Júlia conta para o filho que seu pai é desconhecido, pois a inseminação foi realizada na cidade de São Paulo, e a identidade do doador foi mantida em sigilo. Ela acaba se aproximando de Adriano (Herson Capri), assim que Diego descobre que ele é seu verdadeiro pai. Júlia vive uma relação conflituosa com a irmã, Denise (Luciana Braga). 

Ingrid (Viver a Vida) – Casada com Leandro (Nelson Baskerville), mãe superprotetora e invasiva de Jorge (Mateus Solano) e Miguel (Mateus Solano). Mantém um estúdio fotográfico que produz ensaios sensuais para mulheres maduras. 

Wanda Brandão (Insensato Coração)Mulher de Raul (Antonio Fagundes), mãe de Léo (Gabriel Braga Nunes) e Pedro (Eriberto Leão). Jovem de classe média baixa na periferia de Florianópolis, subiu uns dois degraus quando se casou com Raul. Sempre foi uma mulher bonita, e continua interessante e vaidosa, mas, após o casamento, tornou-se um tanto fútil. Ama verdadeiramente os filhos e, como consequência disso, releva certas atitudes de Léo. 

2 comentários:

  1. Vo se bem sincero tar gentem, não acho de jeito algum, essas dos natále da valles como sendo uma verdadeira intérpetre de personagens da tv.

    ResponderExcluir
  2. PRAS BEM DE VERDADE, NUNCAFUIVOUIREI COM O FOCINHOS DESLAVADO DA CADELAS IMUNDAS DÉZZASINHA QUE TAI NATALIE DE VALLIS. QUE CA PRA MIM, NÃO PASSANDO DE UMAS RÉLI E INSIGNIFICANTE ATRIZINHAS DE QUINTA CATIGORIAS LAS NO REDES DE BOBO DAS TV PLIN PLIN.

    ResponderExcluir

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize