quinta-feira, 7 de março de 2013

Recordando a Carreira - 66 anos de Nívea Maria



Nívea Maria Cândido Graieb nasceu na capital paulista, em 7 de março de 1947. Sempre teve vontade de ser atriz, mas o pai, advogado que fazia o gênero linha dura, desaprovava. Fazia teatro no Dante Alighieri, tradicional colégio de São Paulo, e dançava balé. Começou a participar de comerciais com 13 anos através de um convite do irmão da sua professora de balé que trabalhava em uma agência de publicidade e a achou fotogênica. Um dia, foi vista pelo diretor Walter Avancini que a chamou para participar dos cinco últimos capítulos de "A Moça que Veio de Longe" levada ao ar pela TV Excelsior, em 1964.

A Moreninha (1975)
Em 1969 fez “A Cabana do Pai Tomás”, ao lado de Sérgio Cardoso na Globo e “Sangue do Meu Sangue”, de Vicente Sesso. Em 1972 estrelou “O Primeiro Amor”, de Walter Negrão, e “Uma Rosa Com Amor”, também de Vicente Sesso. Em 1975, viveu o auge da fama como Jerusa em “Gabriela”. Na sequência foi a mocinha Carolina de “A Moreninha”, baseado no romance de Joaquim Manuel Macedo. Mesmo não sendo muito fiel ao romance, a adaptação de Marcos Rey rendeu à atriz muito prestígio. Dentre os muitos personagens que interpretou, a Rosália de “Dona Xepa”, de 1977, marcou a carreira da atriz por ser sua primeira vilã.

Com Juca de Oliveira em O Clone
Intercalou seus trabalhos globais, participando na TV Manchete de “Mania de Querer”. De volta à Globo realizou mais uma dezena de trabalhos. Fez “República”, “Gente Fina”, “Meu Bem, meu Mal”, “Pedra Sobre Pedra”, “Sonho Meu”; “Tropicaliente”, “Explode Coração’,“Malhação”, “A Justiceira”, “Suave Veneno”, “Vila Madalena”; “O Clone”, “Casa das Sete Mulheres”, “Celebridade”, “América” e “O Profeta”. Foi escolhida pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como a melhor atriz de 2003 pela atuação na minissérie “A Casa das Sete Mulheres”.Em mais de 40 anos de carreira, a atriz conta com cerca de 45 novelas e minisséries em seu currículo.

Salve Jorge (2013)
É irmã da também atriz Glauce Graieb. Foi casada com o ator Edson França e divorciada do diretor Herval Rossano com quem teve a filha Vanessa (1980). A atriz vem apresentando mudanças na voz, que se tornou rouca e fina, o que chegou a gerar algumas especulações, mas que, segundo ela, é apenas um problema na laringe, que está sendo tratado. Atualmente pode ser vista na novela "Salve Jorge", como a personagem Isaurinha.

Galeria de Personagens de Nívea Maria:

Jerusa (Gabriela) - Filha de Alfredo (Hemílcio Fróes) e Idalina (Sônia Oiticica), neta do coronel Ramiro Bastos (Paulo Gracindo). Muito fina e tímida, vive encantada com as atitudes arrojadas de Malvina (Elizabeth Savala), sua colega de Ginásio e amiga de infância. Discreta, raramente externa suas opiniões em público. Apaixona-se por Mundinho Falcão (José Wilker), opositor do avô. 

Maria Rosa (O Feijão e o Sonho) - Mulher de Campos Lara (Cláudio Cavalcanti), é bonita e meiga. Encanta-se com o lado poético do marido assim que o conhece. Sua personalidade decidida e seu jeito prático de encarar a vida, no entanto, aos poucos se contrapõem ao comportamento do poeta. Mesmo assim, mantém-se ao lado de Campos Lara até o último momento. A personagem aparece nas quatro fases da novela. 

Rosália (Dona Xepa) - Filha de Xepa (Yara Cortes), é uma jovem ambiciosa e interesseira que tem como meta de vida ser bem-sucedida. Ao contrário do irmão, Edson (Reinaldo Gonzaga), que quer ser escritor, acredita que sua ascensão social só será possível através do casamento com um homem rico. Por isso casa-se com Heitor (Rubens de Falco), desprezando a paixão que sente por Daniel (Edwin Luisi). 

Maria (Maria Maria) - A trama principal envolve as irmãs gêmeas Maria Alves e Maria Dusá (ambas interpretadas por Nívea Maria) e o tropeiro Ricardo Brandão (Cláudio Cavalcanti). As irmãs não se conhecem e têm personalidades e posições sociais muito distintas: Maria Alves, chamada de Mariazinha, é meiga e sincera; Maria Dusá, rica e orgulhosa. O pai Raimundo (Wilson Grey) oferece a filha, Maria Alves ao tropeiro que a deixa livre para escolher se quer ou não acompanhá-lo. Maria prefere ficar ao lado dos irmãos, embora não tire Ricardo de seus pensamentos. 

Beatriz (Anos Dourados)Glória (Betty Faria), mãe de Marcos, foge do estereótipo feminino da época: além de desquitada, trabalha em uma boate. Uma de suas decepções é o major Dorneles (José de Abreu), por quem se apaixona sem saber que é casado. Dorneles vive um dilema: como enfrentar a mulher, Beatriz (Nívea Maria), os filhos e a sociedade para viver seu amor com Glória? 

Berenice Castro (Meu Bem Meu Mal)Mulher trabalhadora, meio fofoqueira e de forte personalidade. É casada com um ex-presidiário, Argemiro (Stênio Garcia), que, no decorrer da novela, é solto e descobre que ela está apaixonada por Felipe Mello (Armando Bógus). Não se conforma com o que a filha, Fernanda (Lídia Brondi), sofreu nas mãos de Isadora (Sílvia Pfeifer), que rejeitava o namoro da moça com seu filho, Marco Antônio (Fábio Assunção). Resolve, com ajuda de uma cliente e o auxílio de Doca (Cássio Gabus Mendes), bolar um plano para se vingar.

Ximena Vilares (Pedra sobre Pedra) Mulher de Kleber (Cecil Thiré), mais uma das moradoras de Resplendor a se envolver com o misterioso fotógrafo Jorge Tadeu (Fábio Jr.). Implica com Francisquinha (Arlete Salles), a mulher do delegado Queiroz (Nelson Xavier), e é muito ligada a Suzana (Isadora Ribeiro). Come do fruto proibido e recebe a visita do fotógrafo, mesmo depois de seu desaparecimento. 

Elisa (Sonho Meu)Irmã de Geraldo (José de Abreu), tutora de Carolina (Carolina Pavanelli). Explora todo mundo em função da menina, a quem só maltrata. Pessoa rancorosa, inescrupulosa, capaz de tudo para melhorar de situação. Tem um romance com Fiapo (Carlos Alberto). 

Alícia (Explode Coração)Mulher de César (Reginaldo Faria), mãe de Serginho (Rodrigo Santoro). Protótipo da vilã boazinha, do tipo que manipula todos, obrigando-os a viver em função dos seus desejos, enquanto repete que não quer nada para si. Possessiva e ambiciosa, faz-se de desprendida e liberal. Inferniza a vida de Seu Augusto (Elias Gleizer). 

Augusta (A Justiceira)Desesperada, Diana (Malu Mader) decide trabalhar para um grupo secreto de combate ao crime organizado, em troca de ajuda para localizar seu menino sequestrado. O grupo, que tem o quartel-general localizado nos fundos de uma livraria, é coordenado pelo juiz Salomão (Daniel Filho) e chefiado por Augusta (Nívea Maria).

Nana (Suave Veneno)Naná é uma grande amiga de Eleonor (Irene Ravache). Está sempre criticando Waldomiro (José Wilker), o que parece ser uma forma de esconder outro tipo de interesse. Naná é elegante e refinada, daquelas que não tem dinheiro algum, mas não perde a pose.  Fuma compulsiveamente e vive atrás de dinheiro. 

Edna (O Clone) Secretária de Albieri (Juca de Oliveira), apaixonada por ele. O tipo de mulher que se anula inteiramente para assumir a vida e os sonhos do homem que escolhe. Casa-se com Albieri sabendo que não é amada, e esse fato faz com que se torne ainda mais intensa e dedicada. Suporta passivamente o culto do marido à lembrança da noiva que morreu, suporta sua indiferença cotidiana, mas se rebela quando descobre uma infidelidade dele. A partir daí, toda a sua capacidade de dedicação se volta para um único objetivo: destruir o homem que a enganou. 

Maria (A Casa das Sete Mulheres)No decorrer da trama, descobre-se que Maria, quando jovem, engravidou de seu grande amor, mas abortou a criança por não ter coragem de enfrentar o pai e romper com o casamento arranjado para ela. Reprimida e muito infeliz, ela nunca mais tem notícias do homem que amou de verdade. No final, Maria vai atrás dele e descobre que seu pai mandou matá-lo assim que ela se casou com Anselmo. É uma mulher amargurada e proibe o namoro da filha Rosário (Mariana Ximenes) e Estevão (Thiago Fragoso). 

Corina (Celebridade) Mãe viúva de Maria Clara (Malu Mader) e Ana Paula (Ana Beatriz Nogueira). Nos anos 1960, foi dona de uma das primeiras butiques do Rio de Janeiro. Frustrada por não ter conseguido seguir a vida profissional, depende da filha Maria Clara. Embora tente disfarçar, é evidente que prefere a outra filha, que não é famosa nem rica. Tem envolvimento romântico com galãs maduros da história. 

Mazé (América) – Viúva de Acácio (Chico Diaz) e mãe de Tião (Murilo Benício) e Geninho (Marcello Novaes). É uma pessoa simples, conformada e de bons sentimentos. É uma mulher maternal e sempre acolhe o imprevisível Carreirinha (Matheus Nachtergaele). Tem pena dele, porque não teve família e mãe presente. Por conta disso, acaba escondendo o quanto pode os seus malfeitos do velho Zé Higino (Francisco Cuoco). Torna-se infeliz ao presenciar a briga entre os dois filhos.

Lia (O Profeta) –  Irmã de Teresa (Paula Burlamaqui), mãe de Ruth (Carol Castro), Carola (Fernanda Souza) e Tony (Daniel Ávila), e dona do salão de beleza do Clube de Regatas. É uma senhora bonita, vaidosa, feminina e ambiciosa. Por ser bela, Ruth é sua filha preferida. Lia vive uma relação conturbada com Carola, pois se sente decepcionada com a aparência desleixada da menina. Tony (Daniel Ávila) é o caçula mimando, proibido, inclusive, de trabalhar. 

Magnólia (Desejo Proibido)A primeira-dama é a maior fofoqueira de Passaperto. Diante de todos, mantém a pose de beata generosa, mas, na realidade, fala mal e controla a vida de cada habitante da cidade. É ela quem dita as ordens dentro de casa, comandando o marido Viriato (Lima Duarte) e as filhas Eulália (Aninha Lima) e Florinda (Grazi Massafera).

Kochi (Caminho das Índias)Mãe de Maya (Juliana Paes) e Komal (Ricardo Tozzi), forma um casal feliz com Manu (Osmar Prado). Apesar da notória esperteza do marido, sempre consegue fazer o que quer. 

Regina (Aquele Beijo) - Mãe de Cláudia (Giovanna Antonelli) e Camila (Fernanda Souza). Trabalha como governanta na casa dos Lemos de Sá, onde criou as duas filhas. É amiga de longa data de Maruschka (Marília Pêra), mas sofre com a não concordância da patroa em relação ao namoro de Cláudia e Rubinho (Victor Pecoraro). Por conta disso, tenta convencer a filha a desistir do romance. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize