domingo, 16 de março de 2014

Especial Novelas: História de Amor (1995)


Regina Duarte e Carla Marins
História de Amor tem como eixo principal um quadrilátero amoroso. O endocrinologista Carlos Alberto Moretti (José Mayer) casa-se com a jovem e ciumenta Paula (Carolina Ferraz) depois de se relacionar por dez anos com Sheila (Lilia Cabral), sócia dele em uma clínica. No caminho para a igreja, no entanto, ele se depara com um jovem casal, Joyce (Carla Marins) e Caio (Ângelo Paes Leme), brigando. O rapaz empurra a moça do jipe, e Carlos atrasa a sua chegada à igreja para levar a jovem para a sua clínica. Lá, ela lhe revela estar grávida. Apesar do tumulto, Carlos chega a tempo para a cerimônia e se casa com Paula, já histérica.
José Mayer e Carolina Ferraz
Sem querer romper a tradição de chegar depois do noivo à porta da igreja, a noiva passa maus momentos esperando Carlos em uma rua próxima, em companhia do pai, Rômulo (Cláudio Corrêa e Castro). Carlos chega a tempo, só não tira a cena da agressão e a história de Joyce da cabeça. E é através da moça que ele conhece e se encanta por Helena (Regina Duarte), mãe de Joyce e ex-mulher de Assunção (Nuno Leal Maia). Ao se separar de Paula, Carlos investe em um relacionamento com Helena. Paralelamente, o médico continua sendo assediado por Sheila, que investe doentiamente em uma reaproximação.
Lilia Cabral e José de Abreu
Ao final da novela, a competição de Paula e Sheila para tomar o lugar de Helena ao lado de Carlos resulta em situações dramáticas. Paula, grávida dele, é atropelada ao ser perseguida por Sheila e perde o bebê. Já Sheila, termina a novela desequilibrada e sozinha, depois de, mais uma vez, tentar matar Paula, sufocando-a com um travesseiro no hospital. Depois de muitos contratempos e separações, Helena termina a novela ao lado de Carlos.
Cláudio Lins e Carla Marins
Joyce, por sua vez, descobre que a irmã de Helena teve um romance com Assunção, o que resultou em uma gravidez. Só que a moça morre em um acidente, quando o bebê tinha apenas três meses de vida. A criança era Joyce, que Helena assumiu e cuidou como filha. Joyce fica transtornada com a descoberta, revolta-se contra Helena, mas, no último capítulo, as duas se abraçam e choram, em uma reconciliação comovente.
Tramas Paralelas

Carla Marins e Nuno Leal Maia
Joyce e Assunção:
A jovem Joyce (Carla Marins), filha de Helena (Regina Duarte), engravida do namorado Caio (Ângelo Paes Leme), que, leviano e inconsequente, rejeita o filho. Além de sofrer com as irresponsabilidades do namorado, Joyce tem de enfrentar o pai, Assunção (Nuno Leal Maia), um homem conservador que não aceita o namoro da filha. Através da intensa relação – ora conflituosa, ora harmônica – entre Helena, Joyce e Assunção, a novela abordou diversas questões relativas a pais e filhos. A cena em que a jovem conta para a mãe sobre a gravidez demonstrou a forte afinidade entre as duas. Carlos (José Mayer) também desenvolve uma relação paternal com Joyce, desde que a conhece. 
Através de Assunção, o autor abordou o machismo. Repressor e moralista, o ex-atleta vive em conflito com sua filha Joyce, sua ex-mulher, Helena, e sua atual esposa, Valkíria (Cláudia Mauro).
A novela enfoca ainda a paixão idealizada de Ritinha (Ingrid Fridman), uma menina de dez anos, por um colega de escola; e a história de Zuleika (Eva Wilma), que procura a vida toda por um amor que nunca acontece, por mais que ela sonhe. A partir da personagem Mariana (Monique Curi), Manoel Carlos também abordou o drama de mulheres que não conseguem engravidar, apesar de não serem estéreis. Trata-se de um caso comum entre mulheres que têm comportamento neurótico, por desejarem demais ter filhos.
Curiosidades:
Angelo Paes Leme e Ana Rosa
A primeira sinopse de História de Amor foi alterada por determinação do Ministério da Justiça. Manoel Carlos havia criado um triângulo amoroso envolvendo Carlos (José Mayer), Helena (Regina Duarte) e Joyce (Carla Marins), sem saber que a novela seria exibida às 18h. Na época, o autor declarou que havia modificado o enredo antes mesmo da decisão do ministério, assim que se confirmou o horário de exibição da trama.  A paixão de mãe e filha pelo mesmo homem acabou sendo trabalhada por Manoel Carlos em Laços de Família (2000), às 20h.
História de Amor marcou a comemoração de 30 anos de carreira da atriz Regina Duarte, pela primeira vez interpretando um papel no horário das 18h.

Bia Nunnes
O esporte brasileiro ganhou destaque em História de Amor através das críticas e incentivos do cronista Assunção (Nuno Leal Maia), ex-campeão de remo.

O autor Manoel Carlos lembra que História de Amor foi sua primeira novela a ter um grupo de discussão a avaliar a trama.
História de Amor foi o primeiro trabalho de José Mayer em uma novela de Manoel Carlos. Ele ainda trabalharia em Viver a Vida (2009), Páginas da Vida (2006), Mulheres Apaixonadas (2003), Laços de Família (2000) e na minissérie Presença de Anita (2001).
Cristina Prochanska e Eva Wilma
A atriz Lilia Cabral conta que Sheila foi um desafio em sua carreira, pois a personagem demandava uma carga de explosão emocional muito grande. Era o oposto de tudo o que tinha feito até então, tendo trabalhado mais com comédia. Sheila foi a sua primeira personagem em televisão que despertou a antipatia do público. A atriz gravava as cenas com muita concentração, esforçando-se para que a vilã não ficasse artificial.
História de Amor foi vendida para cerca de 30 países, entre os quais Angola, Bulgária, Ilhas Maurício, Jordânia, Malásia, Marrocos, Martinica, Panamá, Polônia, Portugal, República Dominicana, República Tcheca, Rússia, Suíça, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Venezuela.
A novela foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo a partir de dezembro de 2001.

Umberto Magnani, Cláudio Lins e Yara Côrtes
Audiência:
Sua média geral foi de 34 pontos de audiência, um grande sucesso, que conseguiu elevar os índices de audiência do horário na época, que foram perdidos pelo remake de Irmãos Coragem. Seu último capítulo registrou média de 45 pontos de audiência. Na sua reprise pelo Vale a Pena Ver de Novo entre 2001 e 2002, conseguiu salvar o horário de reprises com seus altos índices de audiência, que estava muito abaixo dos padrões da Rede Globo. A reprise teve média geral de 22 pontos de audiência.

Elenco:
Regina Duarte – Helena Soares
José Mayer – Carlos Alberto Moretti
Carolina Ferraz – Paula 
Carla Marins – Joyce 
Ângelo Paes Leme – Caio
Eva Wilma – Zuleika
Claudio Correa e Castro – Rômulo
Lilia Cabral – Sheyla
Nuno Leal Maia – Edgar Assunção
Yara Côrtes – Olga
Bia Nunnes - Marta
José de Abreu – Daniel
Cláudia Mauro – Valquíria
Ricardo Petraglia – Sinval
Cláuio Lins – Bruno
Maria Ribeiro – Bianca
Umberto Magnani – Mauro
Marly Bueno – Rafaela
Beatriz Lyra – Silvana
Sérgio Viotti – Gregório
Sebastião Vasconcelos – Urbano
Ana Rosa – Dalva
Hugo Gross – Leonardo
Monique Curi – Mariana
Anna Aguiar – Lu
Cristina Prochaska – Yara
Buza Ferraz – Marcos
Cláudia Lira – Vandinha
Fábio Junqueira – Fabrício
Christine Fernandes – Marininha
Dennis Carvalho – Vicente
Cristina Mullins – Maristela
Vicente Barcellos – Gabriel
Guilherme Faro – Fábio Barroso
Flávia Alessandra – Soninha
Marcelo Saback – Renato
Giácomo Pinotti – Leopoldo
Mônica Carvalho – Neusa
Ilva Niño – Chica
Rosane Gofman – Matilde
Maria Alves – Nazaré
Cláudia Paiva – Madalena


Trilha Sonora

Nacional
Capa: Lilia Cabral
Nada Apaga Essa Paixão - Maurício Mattar
Uma História de Amor – Fanzine
Querem Meu Sangue - Cidade Negra
Desencanto - Anna Lemgruber
Minha Ambição – Loop
Só Chamei Porque Te Amo - Gilberto Gil
Saber Amar - Os Paralamas do Sucesso
Alô Alô Marciano - Elis Regina
O 40 - Faróis Acesos
Futuros Amantes - Gal Costa
Um Dia Não, O Outro Sim - Fernanda Abreu
Como? – Netinho
Delirando de Prazer – Veneza
Lembra de Mim - Ivan Lins


Internacional
Capa: logotipo

You Gotta Be - Des'Ree
Run, Baby, Run - Sheryl Crow
Fallin' In Love - La Bouche
Chains - Tina Arena
Ready To Go Home - 10 CC
The First Cut Is the Deepest – Haddaway
It's Too Late - Gloria Estefan
I Started a Joke - Faith No More
Can't Stop Loving You - Van Halen
Dream a Little Dream - The Beautiful South
Hold My Hand - Hootie & The Blowfish
Follow You – Sect
Paris Lutece Paname - Malcolm McLaren
The Place I Belong - Martin Axell

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize