quinta-feira, 13 de outubro de 2016

População que não trabalha nem procura emprego chega a 10,7%
No segundo trimestre deste ano, a força de trabalho existente no país, formada por ocupados e desocupados, somava 102,4 milhões de pessoas. Desse total, 90,8 milhões estavam empregadas e 11,6 milhões, desempregadas. Já a população fora da força de trabalho, ou seja, que não estava trabalhando nem procurando emprego, chegava a 63,9 milhões de pessoas no segundo trimestre: sendo 57,7 milhões fora da força de trabalho potencial, mais 6,2 milhões que integravam a força de trabalho potencial (pessoas que gostariam de trabalhar, mas não procuraram trabalho, ou que procuraram mas não estavam disponíveis para trabalhar). O IBGE explica que, ao somar os 11,6 milhões de desocupados mais os 6,2 milhões da força de trabalho potencial, o total chega a 17,8 milhões, o que representava 10,7% do contingente total de 166,3 milhões de pessoas em idade de trabalhar. Esse é o maior percentual da série, que teve início em 2012.

Ex-governador do TO é preso em operação da PF contra fraudes em licitações
O ex-governador do Tocantins Sandoval Cardoso foi preso temporariamente nesta quinta-feira (13) durante a Operação Ápia, da Polícia Federal, que investiga uma fraude de R$ 1,2 bilhão em licitações. Outro ex-governador do estado, Siqueira Campos (sem partido) também é alvo da operação. Ele foi conduzido coercitivamente para prestar depoimento. A operação visa desarticular uma organização criminosa que atuou no Tocantins fraudando licitações públicas e a execução de contratos administrativos para terraplanagem e pavimentação asfáltica em rodovias estaduais.

Na quarta viagem internacional, Temer vai à Índia para cúpula do Brics
O presidente da República, Michel Temer, fará nesta semana sua quarta viagem internacional desde que assumiu o cargo e embarcará, na madrugada desta sexta-feira (14), para Goa (Índia), onde participará, nos dias 15 e 16, da cúpula do Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Desde 31 de agosto, quando assumiu como presidente, em razão do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, Temer já viajou à China, onde participou da cúpula do G20; aos Estados Unidos, para a Assembleia Geral da ONU; e, em uma viagem relâmpago de um dia, à Argentina e ao Paraguai, para se reunir com os presidentes dos dois países. Pela programação, informada pela assessoria de imprensa da Presidência, além da cúpula do Brics nos dias 15 e 16, Temer se reunirá, no dia 17, com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Governo brasileiro envia barracas para desabrigados no Haiti

O Ministério da Integração Nacional informou na quarta-feira (12) que enviará nesta semana 75 barracas para abrigar vítimas do furacão Matthew no Haiti. O envio das barracas faz parte de uma série de medidas que devem ser adotadas pelo governo brasileiro para ajudar o país caribenho, informou a pasta. O furacão Matthew deixou pelo menos 473 mortos durante sua passagem pelo Haiti na semana passada, segundo um balanço provisório oficial, divulgado pela Defesa Civil haitiana. O furacão é o mais forte a atingir o Caribe desde 2007, e foi justamente no Haiti que o Matthew causou mais destruição. O país mais pobre das Américas foi devastado por um terremoto em 2010 e até hoje ainda não se recuperou completamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize