Ciranda
de Pedra conta, fundamentalmente, duas histórias, tendo como cenário a São
Paulo de 1958: o triângulo amoroso entre Natércio (Daniel Dantas), Laura (Ana
Paula Arósio) e Daniel (Marcello Antony) e o rito de passagem da adolescência
para a vida adulta da jovem Virgínia (Tammy Di Calafiori), filha de Daniel, mas
criada como herdeira legítima de Natércio. Ciranda
de Pedra se passa, basicamente, em dois ambientes: o Jardim Europa, cujos moradores
são das classes média e alta; e a Vila Mariana, um bairro operário. No Jardim
Europa, encontra-se a mansão dos Silva Prado, de Laura e Natércio. Eles formam
um dos mais invejados casais da sociedade paulista. Natércio é um advogado
conceituado, de prestígio nacional, e ávido por seguir uma vitoriosa carreira
no mundo jurídico. Laura é uma belíssima mulher, elegante e culta, mãe de três
filhas: Bruna (Anna Sophia Folch), Otávia (Ariela Massotti) e Virgínia.
Ainda
muito jovem, Laura casou-se com Natércio apaixonada. Ela é uma mulher frágil,
sensível e delicada, bem diferente do seu ambicioso marido, filho de uma
tradicional família de São Paulo. Apesar do amor que verdadeiramente sente pela
esposa, Natércio não é capaz de compreendê-la em sua subjetividade e
complexidade. Quanto mais se empenha para multiplicar as cifras de seus
investimentos e se dedicar à carreira jurídica, mais se afasta de Laura,
transformando-a em mais uma de suas ferramentas profissionais. Culta e bela,
ela é, sem dúvida, a mulher perfeita para estar ao seu lado, como um troféu a
ser exibido para a alta sociedade e o empresariado paulistas. Natércio é
prepotente e autoritário, mas o seu amor incondicional por Laura ameniza a sua
vilania.
Em Ciranda de Pedra, a governanta Frau Herta (Ana Beatriz Nogueira) conduz
a casa de Natércio com mãos de ferro. Apaixonada em segredo pelo patrão, a
empregada quer tomar o lugar de Laura e tenta destruir tudo o que lhe faz bem. A
instabilidade emocional de Laura acaba levando-a a sérias crises. Natércio
contrata o neurologista Daniel Freitas para tratar dos distúrbios emocionais da
esposa. Mas Laura e Daniel se apaixonam e, desse amor, nasce Virgínia. Natércio
descobre a traição e decide impedir o romance do casal. Para tal, ameaça tirar
a guarda das filhas de Laura, caso ela o abandone. Daniel, Natércio e Laura,
portanto, fazem um pacto para impedir o escândalo: a caçula será criada como
uma Prado, impedindo que o médico reconheça a paternidade da menina. Laura e
Daniel, desde então, abafam a paixão que sentem um pelo outro. Natércio, em sua
solidão cortante, torna-se um homem cada vez mais prepotente, dilacerado por
não saber como lidar com seu amor e sua obsessão por Laura.
Nos
primeiros capítulos, Laura está, há seis meses, internada em uma casa de
repouso e proibida de ver as filhas. Virgínia já é uma moça, e o Dr. Daniel
divide seu tempo entre os atendimentos no posto de saúde na Vila Mariana e o
tratamento de Laura. O
retorno da protagonista à mansão dos Silva Prado é minuciosamente planejado por
Natércio. Ele organiza uma grande festa de aniversário para a esposa, na qual
pretende fazer importantes contatos profissionais. Antes do grande dia,
entretanto, prende Laura no sótão da mansão, lindamente decorado. Lá, ele mina
suas forças e a submete a mais chantagens para que aceite a festa. Após ameaçar
mandar Virgínia para um colégio interno na Suíça, Laura cede. Ela sucumbe às
pressões impostas pelo marido por um tempo, até decidir tomar as rédeas de sua
própria vida e lutar por sua felicidade. É quando abandona seu casamento de
aparências e sua linda casa no Jardim Europa e vai morar no sobrado de Daniel,
na Vila Mariana.
Ao
contrário das irmãs Bruna e Otávia, que, apesar de amarem a mãe, morrem de
vergonha das crises dela, Virgínia apoia e cuida de Laura incondicionalmente.
Sem desconfiar das razões, a jovem se sente rejeitada por Natércio. Esse
distanciamento paterno a aproximou ainda mais de Laura, que sempre a protegeu e
a tratou com extremo carinho. Com
a saída de Laura da mansão, Natércio volta toda a sua fúria contra Virgínia,
sempre instigado pela governanta Frau Herta. Cada vez mais desnorteada, a jovem
decide morar com a mãe, na casa de Daniel, despertando a raiva de Natércio. Virgínia
é apaixonada, desde a infância, por Conrado Cassini (Max Fercondini). O namoro
deles termina por conta das investidas de Otávia, que vive se insinuando para
todos os homens e seduz o rapaz apenas por capricho. Virgínia acaba se
encantando por Eduardo (Bruno Gagliasso). Mas esse sentimento lhe gera um grande
conflito, já que o jovem engenheiro é namorado de Margarida (Cléo Pires),
professora primária que ela conhece na Vila Mariana e de quem se torna grande
amiga.
Bruna,
a outra filha de Laura, é uma menina extremamente recatada. Chega a marcar seu
noivado com Rogério (Claudio Fontana), mas acaba se casando com Afonso (Caio
Blat), sobrinho de Frau Herta. O rapaz é um verdadeiro alpinista social,
ambicioso e sem escrúpulos. Ele
faz de Bruna seu capacho: sempre a maltrata e a obriga a estar pronta para
atender às suas ordens. Muito
próxima dos Silva Prado está a família Cassini, cujo patriarca é Cícero (Osmar
Prado), filho de imigrantes italianos. Ele enriqueceu com muito trabalho e
honestidade e é o único amigo de Natércio. Dono da Metalúrgica Cassini &
Prado, em sociedade com o advogado, Cícero é rude com seus funcionários, mas
tem um coração enorme. Uma das que mais sofre com o seu gênio forte é Alice
(Daniele Suzuki). Filha de imigrantes japoneses, ela trabalha como sua
assistente e está sempre atrás do patrão, aguentando seus berros. Mas, no
fundo, sabe que ele é um bom homem.
Cícero
valoriza sua família acima de tudo, o que o leva a discordar da maneira como o
amigo Natércio trata Laura. O advogado vive preocupado com seus filhos: Letícia
(Paola Oliveira) é uma exímia tenista e o irrita com seu comportamento prático
e liberal, não querendo, inclusive, casar-se; já Conrado, não se dedica à vida
profissional. Julieta
(Mônica Torres), esposa de Cícero Cassini, é a confidente de Laura. Ela sofre
com as crises da amiga e, principalmente, com os desmandos de Natércio. Julieta
morre misteriosamente durante trama, em um acidente de carro, o que desnorteia
ainda mais Laura.
Natércio
faz de tudo para atrapalhar o romance entre Laura e Daniel. Nem o divórcio ele
aceita. Mas nada separa o casal. O médico consegue pagar o tratamento de Laura
nos Estados Unidos, e ela volta mais centrada e equilibrada. Natércio
começa a ser punido por suas maldades mesmo antes do final da novela. O
advogado sofre um acidente de carro e precisa de uma doação de sangue.
Virgínia
se oferece, mas é informada pela enfermeira de que seu sangue não é compatível
com o do seu pai. Ela fica desconfiada, mas só vai desvendar o mistério mais
tarde. É Luciana (Lucy Ramos), assistente do Dr. Daniel, quem lhe revela que
Natércio não é seu pai biológico. A menina se rebela: corta os cabelos bem
curtos e começa a trabalhar como garçonete, para desgosto de Natércio. Depois
de uma discussão com Laura, o vilão sofre um derrame e fica entre a vida e a
morte. O advogado precisa passar por uma cirurgia de emergência e, apesar da
contrariedade de Frau Herta, é Daniel quem o opera. O advogado sobrevive, mas
fica com algumas sequelas, superadas ao longo da história. Tendo
mantido sua relação em segredo até esse incidente, Laura e Daniel assumem seu
romance no hospital. Mas a felicidade não dura muito: Daniel flagra Laura beijando
Natércio, enquanto ele está em coma na clínica, e Laura recebe fotos do médico
dormindo com outra mulher. Sem saber que se passava de uma armação de Afonso,
Frau Herta e Luciana, Laura se separa de Daniel e volta a morar na mansão dos
Silva Prado.
Com
o retorno da patroa, Frau Herta é demitida. Laura assume o controle da casa.
Depois da separação, Daniel tem um breve romance com Letícia, mas nada que
abale seu amor por Laura. Depois
dessa reviravolta em sua vida, Laura decide realizar um sonho antigo: tornar-se
uma modista. Para conseguir todo o material necessário, conta com a ajuda de
Elzinha (Leandra Leal), que tem experiência no ramo graças ao trabalho no
ateliê da madame Lenah (Glauce Graieb). A Maison de Laura faz sucesso, graças à
elegância e à originalidade de suas peças. Depois
da morte de Julieta, o italiano Cícero começa a paquerar Elzinha. Para
conquistá-la, veste-se de mendigo e se muda para a Vila Mariana. Assim, pode
fazer com que ela se apaixone por ele e não por seu dinheiro. Mas o disfarce de
Cícero como o mendigo Menelau é descoberto quando ele ajuda a apagar o incêndio
criminoso na Maison de Laura. Depois do incidente, ela é internada em um
sanatório, mas consegue fugir e voltar para Daniel. Além disso, para o total
desespero de Natércio, ela conta à imprensa sobre a verdadeira paternidade de
Virgínia.
Os
mistérios da novela só são solucionados no final da trama, e Natércio se revela
o grande vilão da história. Daniel e Laura decidem fugir das ameaças do
ex-marido dela, mas são perseguidos por Ferdinando. A mando de Natércio, o
capanga tenta matar o médico, que consegue escapar. Laura deixa suas filhas aos
cuidados de Cícero e Elzinha, que, depois das investidas do italiano, aceita o
seu pedido de casamento. Nada
faz Natércio desistir. Já no cais, à espera da embarcação que os levará para
uma ilha deserta, Daniel e Laura são surpreendidos por um novo ataque de
Ferdinando. Mas o capenga de Natércio é atingido por uma caixa de um navio e
cai no mar. Antes de morrer, revela a Daniel que foi Natércio quem lhe
pediu para matar Rita Carvalho (Alice Borges) e Julieta. Depois
de ter sido internada por Natércio em um manicômio, Frau Herta consegue escapar
e volta à mansão dos Silva Prado. A governanta se declara para o patrão, mas
ele a rejeita, chamando-a de verme e dizendo que só a suportou para manter sua
cumplicidade. Ela, então, chantageia-o: se não se casar com ela, irá revelar
tudo o que sabe. Natércio finge aceitar e a convida para tomar um conhaque, com
o qual a envenena. Frau Herta morre, e Natércio é preso.
Eduardo
e Margarida se casam, depois de a jovem ter sobrevivido a uma tuberculose.
Bruna se forma em Direito e se transforma em uma famosa promotora, que defende
os direitos da mulher. Virgínia se torna uma revolucionária política e passa a
lutar contra a repressão da censura militar. Otávia e Conrado se casam, têm
três filhos e viram hippies. Letícia
decide se tornar uma jogadora de tênis internacional e viaja com Joice, sua
nova treinadora (Ana Furtado), para a Europa. Elzinha
abre a Maison Carmelo-Cassini e dá continuidade ao trabalho de Laura como
estilista. Laura e Daniel se refugiam em uma ilha deserta, onde vivem o amor
que, por anos, foi abafado pelo tempo e pelas chantagens de Natércio.
Tramas
Paralelas:
Letícia
e Bruno X:
Letícia (Paola Oliveira), filha de Cícero (Osmar Prado) e Julieta (Mônica Torres), que afirma não querer se casar, fica mexida ao conhecer o renomado estilista Arthur X (Guilherme Weber). Assim que chega a São Paulo para lançar a sua grife, ele se encanta pela jovem, que, no entanto, não corresponde às suas expectativas. A chegada de Arthur X é triunfal: ele aterrissa de para-quedas no meio de uma quadra do Tênis Clube, atrapalhando o jogo de Letícia, que disputava uma partida com o americano Jack Simpson (Paulo Viana). Arthur X é seguido pelo fiel escudeiro Ferdinando (Paulo Vasconcellos) e por diversos repórteres e fotógrafos. Mas toda a confusão irrita Letícia, que teve sua partida interrompida. Sua raiva ainda aumenta porque o estilista lhe rouba um beijo. Ela o rejeita, mas esse é o começo de uma relação amorosa turbulenta.
Letícia (Paola Oliveira), filha de Cícero (Osmar Prado) e Julieta (Mônica Torres), que afirma não querer se casar, fica mexida ao conhecer o renomado estilista Arthur X (Guilherme Weber). Assim que chega a São Paulo para lançar a sua grife, ele se encanta pela jovem, que, no entanto, não corresponde às suas expectativas. A chegada de Arthur X é triunfal: ele aterrissa de para-quedas no meio de uma quadra do Tênis Clube, atrapalhando o jogo de Letícia, que disputava uma partida com o americano Jack Simpson (Paulo Viana). Arthur X é seguido pelo fiel escudeiro Ferdinando (Paulo Vasconcellos) e por diversos repórteres e fotógrafos. Mas toda a confusão irrita Letícia, que teve sua partida interrompida. Sua raiva ainda aumenta porque o estilista lhe rouba um beijo. Ela o rejeita, mas esse é o começo de uma relação amorosa turbulenta.
Produção:
Muitas
cenas de Ciranda de Pedra foram gravadas em locações tradicionais de
São Paulo, como o Parque do Ibirapuera, com a arquitetura de Oscar Niemeyer, a
Praça da Sé e a Rua Berta, na Vila Mariana, com seu conjunto de casas
modernistas. Outras foram gravadas na cidade cenográfica, construída na Central
Globo de Produção (CGP, o Projac), que reproduziu o centro de São Paulo e a
Vila Mariana em seis mil m2.
Figurino:
O
figurino de Ciranda de Pedra era marcado pela sobriedade e pela
sofisticação das peças. Para as mulheres, estava na moda o balonê, conhecido
como “bolinho de noiva”, e a saia godê ou de corte reto, com a cintura bem
marcada. Os homens usavam muito paletó, gravatas finas e discretas, e pulôver.
Uma moda mais descontraída, inspirada em filmes como os de James Dean e Marlon
Brando – onde se usava muita calça jeans, camiseta e jaqueta –, serviu como
referência para o visual de personagens mais jovens, como Afonso (Caio Blat) e
Peixe (André Frateschi), que usava um topete a base de muito gel. A
estilista Gogoia
Sampaio destaca que o tipo de tecido era o que marcava a diferença
entre o figurino dos moradores do aristocrático Jardim Europa e os da Vila
Mariana. Para fazer um vestido godê guarda-chuva, por exemplo, precisava-se de
seis metros de tecido. Quem tinha essa roupa, em geral, eram as pessoas com
alto poder aquisitivo. Mas era possível copiar o vestido, com menos tecido,
fazendo “preguinhas”. Os mais ricos usavam zibeline, tafetá e seda pura,
enquanto os mais pobres usavam tecido misto e algodão. Além disso, na Vila
Mariana, as roupas eram mais estampadas e com cores mais abertas. No Jardim
Europa, o que havia de estampa era feito com bordado e cores mais secas.
O figurino de Laura (Ana
Paula Arósio), por exemplo, foi todo inspirado nos áureos anos da década de
1950. As figurinistas usaram como referência as atrizes Grace Kelly, Audrey
Hepburn e Ingrid Bergman para compor a personagem. Já
Elzinha, interpretada pela atriz Leandra Leal, era uma coquete muito vaidosa.
Para a caracterização da personagem, Leandra clareou os cabelos com um tom
louro. Como estava sempre bem informada sobre o universo da moda, Elzinha
também adotou algumas tendências que viriam a se consolidar na década de 1960,
como o delineador mais fino e longo, conhecido como “gatinho”, e sombra
cintilante, para copiar o estilo de Marilyn Monroe.
De
modo geral a década de 1950 foi referência para o figurino e a caracterização
das demais personagens. Guardadas as sutilezas entre uma maquiagem e outra,
fazia sucesso entre as mulheres o delineador com traço mais grosso e curto,
cílios postiços, sombras opacas, e batons secos, opacos e em tons de vermelho,
cor que também predominava nos esmaltes. Nessa época, começaram a surgir os
apliques, além dos penteados volumosos, que usavam esponja de aço para
sustentá-los, e os bobes para enrolar os cabelos. O laquê também se tornava o
melhor amigo do público feminino. Seu
Memé, personagem de José Rubens Chachá, era a personificação da vaidade
masculina. Dono de um salão de beleza e um dos primeiros a assumir que usava
laquê, ele se considerava um “artista capilar” e vivia experimentando suas
misturas de tinta no próprio cabelo. Apesar
de usar tinta lavável, foi feita uma peruca para o caso de o ator ter de gravar
cenas com cores de cabelo diferentes.
Curiosidades:
Inspirada
no romance homônimo de Lygia Fagundes Telles, a segunda versão da
novela Ciranda de Pedra, escrita por Alcides
Nogueira, trazia diferenças em relação à primeira, que foi escrita por
Teixeira Filho e dirigida por Reynaldo
Boury e Wolf Maya,
em 1981. A maior delas está na ambientação da trama: a nova versão se passava
em 1958, enquanto a primeira era ambientada nos anos 1940. Outra mudança foi a
adição de um núcleo de humor à história.
A
partir do romance de Lygia Fagundes Telles, Alcides
Nogueiracriou o núcleo da Vila Mariana. Na obra original, a autora apenas
dizia que lá morava o médico Daniel (Marcello Antony).
Alcides
Nogueira definiu Ciranda de Pedra como a mescla perfeita
entre o movimento de uma ciranda e a imobilidade de uma pedra. Segundo ele, as
pessoas estão em constante movimento, procurando seus destinos, porém atadas às
suas próprias histórias. Os indivíduos querem a liberdade para viverem suas
vidas, fantasias, amores e paixões, mas estão amarrados à tradição, aos seus
passados. O autor procurou, então, apresentar na novela as relações humanas,
falando das pequenas tragédias e do cotidiano com elegância. Daí, o tratamento
dos conflitos familiares – relações entre irmãs, pais e filhos, por exemplo. Do
romance original, ele manteve o universo de Lygia, que é visceral, duro e, ao
mesmo tempo, envolto em relações muito delicadas, já que passa pelo canal do
afeto, da generosidade e da solidariedade humana. Mas o autor evitou polêmicas,
deixando de explorar temas como eutanásia, homossexualidade e suicídio,
abordados no romance original.
O
ano de 1958 não foi escolhido à toa – no romance original, a trama se passava
em 1947. Para Alcides
Nogueira, esse é o mais emblemático dos anos para o Brasil. Na política,
Juscelino Kubitschek modernizava o país prometendo o avanço de 50 anos em
cinco, entusiasmando empresários com a construção de Brasília. Na economia, com
a implantação de indústrias, como a automobilística e a Usina Hidrelétrica de
Furnas, o país passava a ter uma nova relevância no mundo das transações
comerciais. Na cultura, nascia a Bossa Nova, e a cena teatral se agitava com a
luta do Teatro de Arena e do Teatro Oficina por uma dramaturgia voltada para as
questões do povo brasileiro. No cinema, o engajamento social começava a se
tornar recorrente graças ao Cinema Novo. As mulheres começavam a ocupar um
grande espaço na literatura, com destaque para Lygia Fagundes Telles, Hilda
Hilst, Clarice Lispector, Nélida Piñon e Raquel de Queiroz. Nas artes
plásticas, nomes como Lygia Clark e Hélio Oiticica mostravam um novo olhar
sobre o Brasil. No esporte, o capitão da seleção brasileira de futebol,
Bellini, erguia a Jules Rimet ao ganhar a Copa do Mundo de 1958, disputada na
Suécia. A tenista Maria Ester Bueno vencia o torneio de duplas em Wimbledon. No
ano seguinte, ela seria a primeira brasileira a conquistar o campeonato na
categoria individual. Em 1958, São Paulo já era a décima maior metrópole do
mundo. Segundo Alcides
Nogueira, esse era o pano de fundo para a segunda versão de Ciranda de
Pedra.
Mônica
Torres fez parte do elenco das duas versões da novela. Na primeira ocasião, ela
foi Letícia, amiga da protagonista Virgínia (Lucélia
Santos). Na nova versão, ela interpretou Julieta, a mãe de Letícia (Paola Oliveira). O ator José
Augusto Branco, que nesta versão viveu Silvério, atuou como Moreno na
adaptação de 1981.
Diferente
da versão original da novela, em que Laura morria, na segunda versão a
personagem, interpretada por Ana
Paula Arósio, permaneceu na trama até o último capítulo.
Para
lançar a novela, a TV Globo promoveu duas exibições de arte em areia, uma
no Rio de Janeiro, na Central do Brasil, e outra em São Paulo, na Rodoviária do
Tietê. O artista gaúcho Rodrigo Azeredo foi o responsável pelas mostras:
desenhos feitos com areia sobre uma mesa de luz e que eram projetados em um
telão, ao vivo.
O
papel de Guilherme Weber, o Arthur X, foi inspirado no estilista brasileiro
Dener, considerado um vanguardista dos anos 1950. Para compor o
personagem, o ator também se inspirou no comportamento de Karl
Lagerfeld e no visual espanhol de John Gagliano.
A
convite da diretora Denise Saraceni, a atriz e apresentadora Regina
Casé interpretou a apresentadora Eunice Jardim. A personagem lembrava
a mãe da atriz, que comandava um programa na televisão em que contava
histórias, usando fantoches e marionetes.
A
abertura da novela foi a primeira da Rede Globo a usar a RED,
uma câmera de cinema digital com resolução de 4k.
A
novela recebeu os prêmios Extra de Televisão, como melhor figurino, e Qualidade
Brasil, pela atuação de Osmar
Prado, como melhor ator coadjuvante, no papel de Cícero Cassini.
Elenco:
Ana
Paula Arósio – Laura
Marcello Antony – Dr. Daniel
Tammy di Calafiori – Virgínia
Daniel Dantas – Natércio
Ana Beatriz Nogueira – Frau Herta
Ariela Massotti – Otávia
Anna Sophia Folch – Bruna
Osmar Prado – Cícero Cassini
Leandra Leal – Elzinha
Bruno Gagliasso - Eduardo
Paola Oliveira – Letícia
Cléo Pires – Margarida
Caio Blat – Afonso
Max Fercondini – Conrado
Daniele Suzuki – Alice
Mônica Torres – Julieta
Guilherme Weber – Arthur X
Walderez de Barros – Dona Ramira
Lucy Ramos – Luciana
José Rubens Chachá – Seu Memé
Cláudio Fontana – Rogério
Clarice Niskier – Alzira
Hermila Guedes – Divina
José Augusto Branco – Silvério
Tuna Dwek – Iracema
André Frateschi – Peixe
Mila Moreira – Urânia
Maria Pompeu – Joaquina
Karen Coelho – Idalina
Júlio Andrade – Patrício
Glauce Graieb – Madame Lenah
Olívia Araújo – Jovelina
Diego Francisco – Faísca
Ana Karolina Lannes – Lindalva
Marcello Antony – Dr. Daniel
Tammy di Calafiori – Virgínia
Daniel Dantas – Natércio
Ana Beatriz Nogueira – Frau Herta
Ariela Massotti – Otávia
Anna Sophia Folch – Bruna
Osmar Prado – Cícero Cassini
Leandra Leal – Elzinha
Bruno Gagliasso - Eduardo
Paola Oliveira – Letícia
Cléo Pires – Margarida
Caio Blat – Afonso
Max Fercondini – Conrado
Daniele Suzuki – Alice
Mônica Torres – Julieta
Guilherme Weber – Arthur X
Walderez de Barros – Dona Ramira
Lucy Ramos – Luciana
José Rubens Chachá – Seu Memé
Cláudio Fontana – Rogério
Clarice Niskier – Alzira
Hermila Guedes – Divina
José Augusto Branco – Silvério
Tuna Dwek – Iracema
André Frateschi – Peixe
Mila Moreira – Urânia
Maria Pompeu – Joaquina
Karen Coelho – Idalina
Júlio Andrade – Patrício
Glauce Graieb – Madame Lenah
Olívia Araújo – Jovelina
Diego Francisco – Faísca
Ana Karolina Lannes – Lindalva
Trilha Sonora
Redescobrir
- Elis Regina
Três - Adriana Calcanhoto
Quando Esse Nego Chega - Zélia Duncan
Chega de Saudade - Tom Jobim
Amor Blue - Roberta Sá
Com Essa Cor - Monique Kessous
E Daí? (Proibição Inútil e Ilegal) - Gal Costa
Tiro Ao Álvaro - Diogo Nogueira
Manhã de Carnaval - Paula Morelenbaum
Chiclete Com Banana - Gilberto Gil e Marjorie Estiano
Rapaz de Bem - Daniel Gonzaga
Trevo de Quatro Folhas - Fernanda Takai
Chovendo na Roseira - BR6
Brigas Nunca Mais - Milton Nascimento e Jobim Trio
Queda - Márcia Castro e Celso Fonseca
Chegou a Bonitona - Luiz Melodia
Por Toda Vida - Cláudio Lins
Uma História Para Ficar (Put Your Head On My Shoulder) - The Originals
Três - Adriana Calcanhoto
Quando Esse Nego Chega - Zélia Duncan
Chega de Saudade - Tom Jobim
Amor Blue - Roberta Sá
Com Essa Cor - Monique Kessous
E Daí? (Proibição Inútil e Ilegal) - Gal Costa
Tiro Ao Álvaro - Diogo Nogueira
Manhã de Carnaval - Paula Morelenbaum
Chiclete Com Banana - Gilberto Gil e Marjorie Estiano
Rapaz de Bem - Daniel Gonzaga
Trevo de Quatro Folhas - Fernanda Takai
Chovendo na Roseira - BR6
Brigas Nunca Mais - Milton Nascimento e Jobim Trio
Queda - Márcia Castro e Celso Fonseca
Chegou a Bonitona - Luiz Melodia
Por Toda Vida - Cláudio Lins
Uma História Para Ficar (Put Your Head On My Shoulder) - The Originals
Abertura
Chamada de Elenco
Morte de Frau Herta
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