quarta-feira, 25 de julho de 2012

Turismo - Especial Londres

Londres é a cidade do momento devido aos Jogos Olímpicos de 2012. Assim, preparamos um especial sobre a cidade.

Capital e cidade mais importante da Inglaterra, Londres é um importante destino turístico para estrangeiros. Possui forte influência na política, finanças, educação, entretenimento, moda, artes e cultura em geral.


História:

A cidade foi fundada pelos romanos na margem norte do rio Tamisa, em 43 D.C. A antiga vila se desenvolveu próxima à ponte de Londres construída pelos romanos que permitia atravessar o Tâmisa. Esta fase durou cerca de 25 anos até a pilhagem pelos icenos, tribo celta, liderada pela rainha Boadiceia. Londres foi reconstruída, possibilitando um rápido desenvolvimento nos anos seguintes. Com a queda dp império Romano, uma nova cidade foi construída com o nome de Lundenwic. No período medieval, Guilherme I é coroado o primeiro rei da Inglaterra. Depois vieram a época dos Tudors, com Henrique VIII e sua filha Elizabeth I, e os Stuarts, tendo Elizabeth II como seu principal expoente. Em 1800 Londres era considerada a maior cidade do mundo. Nos anos 1960, Londres se tornou o centro da moda e cultura. Nos anos 80, com seu crescimento económico, Londres volta a ser um centro internacional importante.

Religião:

A maioria predominante pertence ao cristianismo, assinalados em 58% da população. Os cristãos são seguidos pelos sem religião (15%), muçulmanos (8,5%), hindus (4,1%), judeus (2,1%), sikhs (1,5%), budistas (0,8%) e pagãos (0,3%). Deste o reinado de Henrique VIII que o Cristianismo domina o território inglês, já que o rei foi contra a Igreja Católica. Por isso, a cidade possui um número considerável de templos. As igrejas mais conhecidas são a Abadia de Westminster e a Catedral de São Paulo.

Turismo:

Londres é um dos principais destinos turísticos do mundo. Este setor gera de 280.000 a 350.000 empregos. Aproximadamente 27 milhões de pessoas visitam a cidade por ano. O governo britânico estima que o setor representa 10% do produto nacional bruto.

Os principais pontos turísticos compreendem as grandes lojas de Oxford Street, monumentos como a Abadia de Westminster junto ao Big Ben, as Casas do Parlamento, o Museu de Cera Madame Tussaud, o Museu Britânico, o Palácio de Buckingham, o Palácio de Kensington, o Palácio de St. James, o Royal Albert Hall, a Tower Bridge, o London Eye, entre outros.

Cultura:

A Literatura inglesa é muito inspirada. Samuel Pepys escreveu sobre a epidemia de peste e o grande incêndio. Charles Dickens retrata em seus livros a época vitoriana. Sir Arthur Conan Doyle usa na maioria de suas histórias Londres na época vitoriana, com as mais famosas sendo as do detetive Sherlock Holmes. Agatha Christie baseou em Londres muitas das aventuras das suas personagens. Beatrix Potter, escritora de livros infantis, também é inglesa e possui um museu em sua homenagem, além de J.K. Rowling, autora da série Harry Potter. Londres é o lar de muitos museus, galerias e outras instituições, que são as principais atrações turísticas e também desempenham um importante papel de pesquisa. O Museu de História Natural (Biologia e Geologia), Museu de Ciências e Victoria and Albert Museum (moda e design), são os destaques.

Nas artes dramáticas, William Shakespeare passou grande parte de sua vida na cidade e fundou o Globe Theatre, sendo Romeu e Julieta sua principal obra. E na música, não podemos esquecer de ícones como Beatles e Amy Winehouse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize