segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Especial Novelas: Fina Estampa (2011)


A novela é protagonizada por duas mulheres: Griselda Pereira (Lilia Cabral) e Tereza Cristina (Christiane Torloni). Com personalidades e valores opostos, suas vidas se cruzam logo no início da história, quando descobrem que seus filhos são namorados. O antagonismo entre as personagens, que ainda disputam o amor de Renê (Dalton Vigh), conduz a narrativa. Viúva há 20 anos, desde que seu marido, Pereirinha (José Mayer), desapareceu no mar, Griselda trabalha como faz-tudo para sustentar seus três filhos: Quinzé (Malvino Salvador), Antenor (Caio Castro) e Amália (Sophie Charlotte). Competente, é conhecida por todo o Jardim Oceânico, região da Barra da Tijuca (Zona Oeste do Rio de Janeiro), como Pereirão. O apelido não lhe incomoda – sem vaidades nem arrependimento, Griselda coloca o bem-estar de sua família sempre em primeiro lugar. Quinzé, seu primogênito, é um rapaz bom-caráter, mas não investiu nos estudos e nem deu muita sorte no amor. Após ser abandonado pela mulher, Teodora (Carolina Dieckmann), voltou para a casa da mãe, levando consigo seu filho, Quinzinho (Gabriel Pelícia). Com a ajuda de Griselda, que é apaixonada pelo neto, e com o emprego no bar de Guaracy (Paulo Rocha), ele cria sozinho o menino.

Antenor, o filho do meio, foi o único dos irmãos a ingressar na universidade. Aluno exemplar na faculdade de Medicina, seu principal estímulo é querer melhorar de vida. Antenor não se identifica com a história de sua família, principalmente após conhecer e se apaixonar por Patrícia (Adriana Birolli), filha de Tereza Cristina. Griselda se orgulha do filho e de sua dedicação aos estudos até descobrir que ele tem vergonha de sua origem humilde. A caçula Maria Amália é a grande companheira de Griselda. Além de trabalhar como vendedora de cosméticos, ajuda a mãe a cuidar da casa, dos irmãos e do sobrinho. Tereza Cristina é o oposto de Griselda. Casada com o chef de cozinha Renê Velmont e mãe de Patrícia e Renê Junior (David Lucas), ela acredita ter a vida perfeita. 

Com a fortuna que herdou dos pais, mantém seu sofisticado padrão de vida, que inclui uma mansão na Barra da Tijuca e um mordomo à sua disposição, Crô (Marcelo Serrado).  Apaixonada pelo marido, ela o presenteou com o restaurante Le Velmont, um dos mais requintados e bem conceituados da cidade. O que Tereza Cristina jamais poderia imaginar é que sua filha se apaixonaria justamente por Antenor, filho de Griselda. Desde o dia em que o conhece, ela desconfia do rapaz. E, por isso, faz questão de ser apresentada à sua família. Para agradar a sogra, Antenor diz que sua mãe é criadora de gado no Mato Grosso do Sul e contrata uma atriz para se passar por ela durante um jantar na casa de Patrícia. 

Justamente nessa noite, Griselda é chamada às pressas para fazer um reparo no jardim da mansão. E vê quando seu filho apresenta Mirna (Ângela Vieira) como Gisela Pereira, sua mãe. Sentindo-se humilhada, ela desmascara Antenor diante de todos, e os dois acabam expulsos da mansão. Patrícia, que também acreditou na mentira, não o perdoa e termina o namoro. Apesar de Renê insistir que Griselda foi tão enganada por Antenor quanto eles, Tereza Cristina tem certeza de que mãe e filho são uma dupla de vigaristas que querem dar o golpe em sua família. E a raiva que sente pela faz-tudo aumenta ao perceber o interesse de seu marido por ela. A partir de então, a guerra entre as duas fica declarada.

A trama dá uma reviravolta quando Griselda ganha sozinha na loteria. O prêmio de 30 milhões de reais muda a vida da personagem, marcando uma nova fase na história. Com o dinheiro, ela compra uma casa no mesmo condomínio de Tereza Cristina e abre uma escola de faz-tudo, ou “maridos de aluguel”, como diz. Ao longo da trama, Renê se separa de Tereza Cristina por não suportar mais o comportamento da mulher e se envolve com Griselda. Com ódio, a socialite decide acabar com a vida da família Pereira. Tendo Ferdinand (Carlos Machado) como cúmplice, ela provoca diversos atentados contra Antenor, Quinzé e Amália, todos frustrados. Para se vingar da rival, Tereza Cristina mantém um caso com Pereirinha, que reaparece depois de 15 anos. No final, a vilã tenta matar Griselda, mas ela é salva por Antenor e Patrícia. A faz-tudo termina a trama ao lado de Guaracy, que sempre foi apaixonado por ela.

Tramas Paralelas

Crô:
Fiel mordomo de Tereza Cristina, Crô (Marcelo Serrado) se destaca na trama com seu visual moderno e seu comportamento devoto à patroa, a quem se refere como “a rainha do Nilo”, “a filha de Osíris”, entre outras expressões.
Crô tem um namorado, mas não revela sua identidade a ninguém, nem mesmo a Tereza Cristina. A única pista é um escorpião que o rapaz tem tatuado no pé. Quando Fred, sous-chef do restaurante de Renê, morre ao rolar da escada da mansão da família Velmont, acredita-se ser ele o amante de Crô. Mas, ao longo da trama, descobre-se que diversos personagens possuem essa mesma tatuagem. Com o desaparecimento de Tereza Cristina, Crô herda 50% de seus bens e a mansão da família Le Velmont. De repente, o mordomo vira o patrão, assumindo a vida de luxo que sempre sonhou. No final, ele aparece na cama com seu amante, cuja identidade permanece misteriosa. Crô se recusa a revelar o dono do pé com o escorpião e faz uma referência à caixa de Perpétua, personagem da novela Tieta, também de Aguinaldo Silva.

Esther e Paulo:
Esther (Júlia Lemmertz) e Paulo (Dan Stulbach) mantêm um casamento intenso e apaixonado até que ela decide realizar seu sonho de ser mãe, reprimido por 20 anos, desde que o marido descobriu ser estéril. Na época, Esther optou por não tocar mais no assunto para evitar o sofrimento de Paulo. Com isso, os dois investiram suas energias no trabalho, o que garantiu o sucesso da confecção Fio Carioca, conhecida internacionalmente. Os anos de desfiles, tecidos, modelagens e pesquisas consagraram Esther como estilista renomada e Paulo como grande empresário. Mas nada disso foi suficiente para superar a questão do filho, pelo menos não para ela.

O desejo de engravidar reascende quando Esther conhece a Dra. Danielle Fraser (Renata Sorrah), médica especialista em fertilidade dirigida. Paulo é contra a fertilização in vitro, pois não aceita que outro homem dê à mulher aquilo que ele não foi capaz de dar. Mas acaba concordando com que Esther faça o tratamento, certo de que, por conta da idade, ela não terá condições de engravidar. De fato, a médica explica que não será possível uma fertilização com os óvulos da própria Esther. Mas deixa claro que isso não exclui a possibilidade de uma gravidez. A opção seria usar óvulo e sêmen de doadores. Esther hesita durante um tempo, mas, à revelia de Paulo, acaba concordando.
Ao longo desse processo, o casamento de Paulo e Esther se deteriora e os dois se separam. Depois de um rápido envolvimento com a jornalista Marcela (Suzana Pires), ele inicia uma relação com Vanessa (Milena Toscano), enquanto a estilista encontra amparo ao lado de Guaracy. O tratamento é bem-sucedido e, após nove meses de gestação, nasce a pequena Vitória. 

Tudo estaria tranquilo não fosse o fato de Danielle ter usado o esperma de seu falecido irmão, Guilherme (Isio Ghelman), e o óvulo de Beatriz (Monique Alfradique), namorada dele, para criar o embrião que implantou em Esther. Quando isso vem à tona, inicia-se uma disputa pela guarda da criança. Beatriz processa Danielle e entra na justiça contra Esther. No final, o juiz garante a Esther seu direito de mãe uma vez que Beatriz doou seu óvulo voluntariamente. A estilista e Paulo reatam, e ele assume Vitória como sua filha. Danielle tem seu diploma de médico cassado. E, sem poder exercer a profissão, decide ser parteira na África.

Baltazar e Celeste:
As brigas do casal Baltazar (Alexandre Nero) e Celeste (Dira Paes) também movimentam a novela. Motorista de Tereza Cristina, ele desconta todas as frustrações na mulher e na filha, Solange (Carol Macedo). Seu comportamento educado e discreto no trabalho esconde um lado agressivo que só aparece em casa. 
Celeste apanha do marido com frequência, mas tem medo de denunciá-lo à polícia. Quem a defende é sua comadre Griselda (Lilia Cabral), que não teme as ameaças de Baltazar e tenta convencer a amiga a deixá-lo. Solange também sofre com autoritarismo do pai, que não admite que ela dance funk e não aprova as roupas curtas e decotadas que costuma usar. Ao longo da trama, mais independente e segura por conta do sucesso do restaurante que inaugura com Griselda, Celeste perde o medo de Baltazar. E, depois de tantas humilhações e agressões, passa a enfrentá-lo. No final, após mais um rompante de Baltazar, Celeste o coloca para fora de casa. A princípio, reluta em aceitá-lo de volta. Mas, convencida pelo vizinho Crô, e também pelo amor que ainda sente pelo marido, ela o perdoa.

Curiosidades:

Fina Estampa marcou o retorno de Marcelo Serrado às novelas da TV Globo depois de seis anos fora da emissora. O convite para interpretar o mordomo Crô partiu do próprio Aguinaldo Silva. Para compor o personagem, um “gay solar”, como o próprio descreve, o ator contou com a ajuda do preparador Sérgio Penna. Além disso, buscou referências no cinema. O gestual reprimido de Crô, por exemplo, veio do documentário Santiago, de João Moreira Salles, e dos filmes Milk - A Voz da Igualdade, com Sean Penn, e Carandiru, com Rodrigo Santoro. O ator também se inspirou em pessoas que estavam a sua volta para dar vida ao personagem.

Crô ganhou destaque na trama e fez enorme sucesso com seus trejeitos e expressões como “rainha do Nilo”, “filha de Osíris”, “pitonisa de Tebas” e “divina Ísis”, que usava para se referir à patroa.

Para viver Esther, Júlia Lemmertz contou com a assessoria da estilista Lenny Niemeyer. A atriz visitou seu ateliê, onde pôde se inspirar para as cenas de criação dos modelos da grife Fio Carioca. Lenny Niemeyer também deu consultoria à equipe de figurino da novela, ajudando no desenvolvimento e na produção das peças de moda praia.

Luciano Huck fez uma participação especial em Fina Estampa. Logo no início da trama, Vilma tem seu táxi roubado e depredado. E, para ajudar a avó, que, sem dinheiro para reformar seu carro, está inconsolável, Carolina a inscreve no quadro Lata Velha, do Caldeirão do Huck. No palco do programa, Vilma imita a apresentado Angélica e recupera se táxi de volta.

Os lutadores Anderson Silva, Vitor Belfort e os irmãos Rodrigo (Minotauro) e Rogério Nogueira (Minotouro) também gravaram uma participação na novela.

Audiência:
A novela estreou com média de 41 pontos com picos de 44 e 63% de share, índice maior do que suas antecessoras, Passione e Insensato Coração que marcaram respectivamente 37 pontos. No dia 8 de setembro, a telenovela marcou pela primeira vez 45 pontos, recorde que foi conquistado diversas vezes. Em 16 de Janeiro de 2012, a novela bateu recorde de audiência com uma média de 46 pontos e 52 de pico. No dia seguinte, a novela bateu recorde novamente e marcou 47 pontos de média, com picos de 53. Seu último capítulo marcou 47 pontos de média, com picos de 50, igualando sua antecessora. A novela terminou com média geral de 39,1 pontos, elevando 3 pontos de sua antecessora.



Elenco:
Lilia Cabral – Griselda
Dalton Vigh – René 
Christiane Torloni – Tereza Cristina
José Mayer - Pereirinha
Carolina Dieckmann – Teodora
Marcelo Serrado – Crodoaldo Valério (Crô)
Eva Wilma – Tia Íris
Caio Castro – José Antenor
Adriana Birolli – Patrícia 
Malvino Salvador – Quinzé
Sophie Charlotte – Maria Amália
Renata Sorrah – Danielle Fraser
Dan Stulbach – Paulo
Júlia Lemmertz – Esther
Alexandre Nero – Baltazar
Dira Paes – Celeste
Paulo Rocha – Guaracy
Suzana Pires – Marcela e Joana Coutinho
Wolf Maya - Álvaro
Totia Meirelles – Zambeze
Arlette Salles - Vilma
Marco Pigossi – Rafael
Ana Rosa - Celina
Milena Toscano – Vanessa
Thaís de Campos - Alice
Dudu Azevedo – Wallace Um
Juliana Knust – Zuleika
Carlos Machado – Ferdinand
Carol Macedo – Solange
Monique Alfradique – Beatriz
Eri Johnson – Gigante
Tânia Khallil – Letícia
Carlos Casagrande – Juan Guilherme
Cris Vianna – Dagmar dos Anjos
Júlio Rocha - Enzo
Ana Carolina Dias – Deborah
Rafael Zulu – Edvaldo
Bianca Salgueiro – Carolina
David Lucas – René Junior
Guilherme Leicam – Fábio
Rodrigo Simas – Leandro
Mônica Carvalho – Glória
Ricardo Blat – Severino
Luma Costa – Nanda
Jaime Leibovitch – Henrique
Guida Vianna – Isolina
Guilherme Boury – Daniel
Isabel Fillardis – Mônica
Marcelo Brou – Pezão
Nina Morena – Claudine
Ed Oliveira - Clint
Sandro Pedroso – Mandrake


Participação Especial:
Helena Ranaldi – Chiara
Ângela Vieira – Mirna
Rodrigo Hilbert - Alexandre


Trilha Sonora

Nacional
Capa: Lília Cabral

Recado – Gonzaguinha
Griselda – Zeca Pagodinho 
Flor Morena – Aline Calixto
Eu Nunca Amei Alguém Como Eu Te Amei – Ivete Sangalo
Amor Covarde – Jorge & Mateus
Colorir Papel – Jammil & Uma Noites
Problemas – Ana Carolina
Sem Limite – Danni Carlos
Memória Do Prazer – Jorge Vercillo
Nada Por Mim – Ney Matogrosso
Quem Não Quer Sou Eu – Seu Jorge
Menina Chapa Quente – Perlla
Hoje Ainda É Dia De Rock – Marya Bravo
Vamos Dançar – Ed Motta
Segura – Eduardo Dussek
Fina Estampa (Instrumental) 

Internacional
Capa: Christiane Torloni

Brighter than the sun – Colbie Caillat
Someone like you – Adele
Price tag – Jessie J
Paradise – Coldplay
Just a kiss goodnight – Lady Antebellum
1 + 1 – Beyoncé
Last friday night (T.G.I.F) – Katy Perry
Walkin’ on Air (Burn) – Mister Jam Feat. Ali Pierre & King Tef
Called out in the dark – Snow Patrol
My love – Julio Iglesias Duet With Stevie Wonder
Ecstasy – Mario Biondi
Evil Diva – Tabatha Fher
Give it Away – Quincy Coleman
They can’t take that away from me – Ronaldo Canto e Mello
Fado sagitário – Camané
Perfect – Miggs


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize