segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Especial Novelas: Sangue Bom (2013)


O desejo de se manter em evidência, de conquistar fama a qualquer custo, sem mérito e com o mínimo esforço, é o tema central de Sangue Bom, novela de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari. A trama é protagonizada por seis jovens - Bento (Marco Pigossi), Amora (Sophie Charlotte), Malu Campana (Fernanda Vasconcellos), Fabinho (Humberto Carrão), Giane (Isabelle Drummond) e Maurício (Jayme Matarazzo) –, conectados por histórias de amor. Giane ama Bento, que ama Amora, que gosta de Maurício, que é o grande amor de Malu. Fabinho não ama ninguém, a não ser ele mesmo, e faz tudo para conquistar dinheiro e poder.

Bento, Amora e Fabinho se conhecem, ainda crianças, no lar de adoção de Gilson (Daniel Dantas) e Salma (Louise Cardoso), no bairro da Casa Verde, em São Paulo. Bento chega recém-nascido, após ser abandonado em uma rodoviária pela avó Glória Pais (Yoná Magalhães). O menino é fruto da relação de Lívia (Letícia Cannavale), filha de Glória, com Wilson (Marco Ricca), motorista da família. Glória consegue separar o casal, mas, para a sua tristeza, Lívia morre no parto. A criança é encontrada por Sílvério, faxineiro da rodoviária, e levada para o orfanato.

Fabinho teve uma história um pouco diferente. A mãe Irene (Deborah Evelyn), suspeita que está sendo traída pelo marido, Plínio (Herson Capri), e se afasta do pai do menino. Entra em depressão durante a gravidez, piora após dar à luz e passa anos na ala psiquiátrica de um hospital. Decide, então, entregar Fabinho, ainda bebê, a uma enfermeira. Amora é abandonada pela irmã, Simone (Andreia Horta), na rua, aos nove anos. As duas eram crianças, e Simone não tinha como criá-la sozinha. Amora chega ao lar descalça e com roupas rasgadas. A primeira coisa que pede é um sapato, paixão pela qual terá ao longo da vida.

No decorrer da trama, cada personagem toma um rumo diferente e se esbarra com os outros protagonistas. Malu é irmã de criação de Amora. Giane trabalha com Bento em sua cooperativa de flores, a Acácia Amarela, e é apaixonada pelo amigo. Fabinho é adotado por uma família falida do interior do estado, mas volta à capital disposto a encontrar os pais biológicos. Nesse momento, reencontra Bento e Amora. Maurício é um playboy que só quer curtir a vida, mas tem um caráter de ouro. Amora é noiva do rapaz, só não imagina que sua irmã também seja apaixonada por ele. 

Tramas Paralelas

Dinheiro a qualquer preço:
Bárbara Ellen (Giulia Gam) só pensa em fama e dinheiro. No começo da trama, está casada com Jonathan James (Pablo Morais), um rapaz mais novo que conquista espaço na mídia por ser casado com ela. Com a morte do marido, Bárbara logo investe em outro bom partido: o publicitário Natan Vasquez (Bruno Garcia), futuro sogro de Amora (Sophie Charlotte). Bárbara é interesseira e capaz de destruir casamentos, inventar histórias e interferir na vida dos filhos para manter a aparência. No passado, casou-se com o famoso cineasta Plínio Campana (Herson Capri) apenas para garantir poder e fama. Na época, ele era apaixonado por Irene (Deborah Evelyn), uma atriz em ascensão. Bárbara, no entanto, armou uma cena de traição e conseguiu separar o casal.

Pais adotivos:
O casal Gilson (Daniel Dantas) e Salma (Louise Cardoso) dedicam a vida ao próximo. Como Salma não conseguia engravidar, os dois decidem acolher menores abandonados em sua casa. Salma engravida de Érico (Armando Babaioff), mas o projeto é mantido. Pelo lar, passaram Bento (Marco Pigossi), Amora (Sophie Charlotte) e Fabinho (Humberto Carrão). Gilson é irmão mais velho de Wilson (Marco Ricca). Além de cuidarem de crianças abandonadas, Gilson e Salma são donos do Cantaí - um bar de música ao vivo. Moram em sua casa os órfãos Socorro (Tatiana Alvim), presidente do fã clube de Amora (Sophie Charlotte), e o webdesigner Jonas (Sergio Malheiros), muito amigo de Bento (Marco Pigossi). 

Curiosidades:
Uma das inspirações para a criação da personagem de Giulia Gam, a Bárbara Ellen, foi a atriz britânica Elizabeth Taylor. 

Maria Adelaide Amaral começou a se interessar por moda quando escreveu a peça Mademoiselle Chanel, em 1991. Na novela Ti-Ti-Ti(2011), mergulhou ainda mais nesse universo. Nesse período, as estilistas Gloria Kalil e Costanza Pascolato já falavam nas it girls,jovens que ditavam tendências e geralmente eram blogueiras. Elas tinham prestígio entre os editores de grandes revistas de moda. Para explorar o fenômeno, a autora escreveu a personagem Amora (Sophie Charlotte). Na trama, a personagem era apaixonada por sapatos e chegou a ter 180 pares.

A cidade de São Paulo, que serve de pano de fundo para a novela, foi mostrada pelo lado menos convencional. A ideia dos autores era revelar os hábitos da classe C paulistana e lugares menos frequentados, como as pinacotecas, o Pacaembu, o Museu da Língua Portuguesa.

Grande parte dos personagens da novela pertencia a quatro locais de trabalho: Luxury, Para Sempre, Crash Mídia e Cantaí. O programa de entretenimento Luxury era comandado por Lara (Maria Helena Chira), que foi substituída por Amora (Sophie Charlotte) em sua licença-maternidade. A Para Sempre funcionava como assessoria de casamentos e pertencia à Verônica (Letícia Sabatella). A agência de publicidade Crash Mídia era de Natan (Bruno Garcia). E o bar Cantaí, propriedade de Gilson (Daniel Dantas) e Salma (Louise Cardoso), revelava diversos talentos do folhetim.

O universo circense e cores fortes – tons de vermelho, roxo, verde, laranja e amarelo- foram usados como referência para a montagem do cenário do Kim Park. As cenas gravadas nesse ambiente contaram com 20 figurantes, desde profissionais de perna de pau até patinadores.

Ações Socioeducativas
Bento (Marco Pigossi) e Giane (Isabelle Drummond) participaram do projeto Verdejando na ficção. Numa das cenas, o florista distribui mudas de árvores, enquanto Giane o fotografa. Verdejando é um projeto do departamento de Jornalismo, no qual todos os telejornais locais da Globo de São Paulo exibem reportagens especiais mostrando quantas árvores, ou espaços verdes, a cidade perdeu e ganhou ao longo do tempo e qual o impacto dessa ação na vida da população.

Além de falar sobre o tema da adoção, a novela também mostrou o drama de pessoas que têm leucemia e ficam na fila de espera por um doador compatível. Simone (Andreia Horta), irmã de sangue de Amora (Sophie Charlotte), morre em decorrência da doença. Amora atende ao pedido da irmã de criar os sobrinhos André (Carlos Alexandre Saddy) e Mayara (Marcella Ramalho). 

Elenco:

Sophie Charlotte – Amora
Marco Pigossi – Bento
Isabelle Drummond – Giane
Humberto Carrão – Fábio
Fernanda Vasconcellos – Malu
Jayme Matarazzo - Maurício
Giulia Gam – Bárbara Ellen
Herson Capri - Plínio
Malu Mader - Rosemere
Felipe Camargo - Perácio
Letícia Sabatella – Verônica
Marco Rica – Wilson
Deborah Evelyn - Irene
Yoná Magalhães – Glória
Ingrid Guimarães – Tina
Armando Babaioff – Érico
Marisa Orth – Damáris
Bruno Garcia – Natan
Louise Cardoso - Salma
Daniel Dantas - Gilson
Regiane Alves – Renata
Joaquim Lopes – Lucindo
Maria Helena Chira – Lara Keller
Rômulo Neto – Tito
Mayana Neiva – Charlene
Rodrigo Lopez – Vitor
Letícia Isnard – Brenda
Josafá Filho – Filipe
Felipe Lima – Alexandre
Tuna Dwek – Sueli Pedrosa
Edwin Luisi – Ulysses
Fafy Siqueira – Madá
Tarcísio Filho – Nelson
Ellen Roche – Mulher Mangaba
Thiago Amaral – Caio
Thaila Ayala – Camila
Tato Gabus Mendes – Franklin
Andrea Horta - Simone
Carmem Verônica – Carmem Lúcia Lancaster
Maurício Destri – Vinícius
Carla Salle – Mel
Bia Arantes – Cléo
Bruna Hamú – Karolina
Sérgio Malheiros – Jonas
Caroline Figueiredo – Júlia
Norival Rizzo – Silvério
Mila Moreira – Sílvia
Cris Nicolotti – Odila
Wandi Doratiotto – Nestor
Mônica Torres – Áurea
Pedro Inoue – Douglas
Izabella Bicalho – Eunice
Júlio Oliveira – Peixinho
Eliana Pittman – Francisca
Nanda Lisboa – Sheila
Thais Garayp – Mariza
Mariah da Penha – Emília
Priscila Camargo – Nancy
Yaçanã Martins – Celinha
Antônio Firmino – Evandro
Miguel Arraes – Pedrinho
Xuxa Lopes – Bluma Lancaster




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize