segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Especial Novelas: O Dono do Mundo (1991)


Antônio Fagundes e Glória Pires
Felipe Barreto (Antonio Fagundes) é um cirurgião plástico bem-sucedido, casado com Stella (Gloria Pires), e que, no dia do casamento de seu funcionário Walter (Tadeu Aguiar), aposta com um amigo que levará para a cama a noiva virgem, Márcia (Malu Mader), antes do marido. Ele presenteia o casal com uma viagem de lua de mel ao Canadá e vai junto, sob a alegação de que viaja a negócios. O médico consegue afastar Walter do hotel e seduz Márcia, concretizando seu plano. Desesperado ao flagrar a mulher nos braços do patrão, Walter sai de carro e sofre um acidente fatal. Márcia começa a novela como uma moça vital, sorridente, ainda um pouco criançola. Nunca pensou muito em sexo, nem mesmo em amor. Quem lhe aponta estas particularidades é sua vizinha e amiga Taís (Letícia Sabatella), a moça mais livre da rua onde moram, num subúrbio carioca. Nanci (Ana Rosa), tia de Márcia, por quem ela foi criada após a morte prematura dos pais, nunca viu com bons olhos a amizade entre Márcia e Taís, mas acha que tem pouco a temer, já que Márcia está de casamento marcado com o vizinho Walter, a quem considera um rapaz exemplar.

Malu Mader e Tadeu Aguiar
Márcia e Walter se conheceram adolescentes, namoraram por uns três anos e ficaram noivos. Márcia gosta do noivo, e a única pessoa em seu reduzido círculo de amizades que não vê neste casamento caminho certo para a felicidade é Taís, que acha Walter um bom rapaz, apaixonado por sua amiga, mas tem certeza de que isso não é o suficiente para que Márcia seja feliz. Taís considera a amiga muito infantil, desligada de valores essenciais para se tornar uma mulher realizada. Intui que Márcia não é realmente apaixonada pelo noivo, mas aceitou a corte que ele lhe fez por comodismo e total inexperiência.

Glória Pires e Kadu Moliterno
Com efeito, Márcia conhece pouquíssimo da vida. Quando terminou os estudos de segundo grau e sentiu vontade de trabalhar, a madrinha Nanci logo lhe arrumou uma colocação numa creche em Jacarepaguá. No trabalho, Márcia é a alegria das crianças, a quem dá muito carinho, divertindo-se como se fosse uma delas. Às vezes, este amor por crianças faz com que Márcia tenha vontade de estudar pedagogia. Walter, seu noivo, a influencia para que ela não se torne uma profissional. Se gosta de crianças, tem que ser, antes de mais nada, mãe de família, pelo menos enquanto tiverem filhos pequenos, para poder se dedicar integralmente à sua educação. Quando Taís lhe pergunta, às vésperas do casamento, se ela ama o noivo, Márcia, sempre muito honesta e pura, só sabe responder que gosta dele, que se sente protegida ao seu lado, e não imagina o que mais possa desejar uma mulher. Apesar de jovem, Taís é bastante vivida e sabe que uma mulher pode e deve desejar muito mais. Ela sabe que Márcia vai fazer um casamento cômodo porque não conhece a vida, e que está se deixando influenciar totalmente por um noivo muito convencional. Os acontecimentos provam que Taís estava certa.

Malu Mader e Stênio Garcia
Rejeitada por todos, Márcia conta a Felipe que espera um filho seu, ouve dele que tudo não passou de uma aposta, e que o melhor seria ela fazer um aborto. Algum tempo depois, ela perde o bebê. Furiosa, a jovem vai à clínica do médico e corta seu rosto com um bisturi, numa das cenas mais fortes da novela. Márcia decide se vingar e encontra apoio na cafetina de luxo Olga Portela (Fernanda Montenegro), que a ajuda a colocar Felipe na cadeia. No entanto, ela não consegue evitar a paixão que ainda sente pelo cirurgião. Em determinado momento da trama, rebaixado por suas perdas, o vilão Felipe se transforma em um médico abnegado, que dá plantão em clínicas e hospitais de bairros pobres. Márcia chega a se envolver novamente com ele, preterindo o amor de dois homens que poderiam fazê-la feliz: Herculano (Stênio Garcia) e Otávio (Paulo Gorgulho). Nos capítulos finais da novela, porém, revela-se que a mudança de caráter de Felipe não passa de uma farsa. Márcia rompe novamente com o vilão e conhece Rubens (Dennis Carvalho), a quem decide dar uma chance. Felipe, por sua vez, conhece uma bela jovem durante um vernissage e fica sabendo que se trata da filha de um rico fazendeiro. O cirurgião usa novamente seu poder de sedução e conquista a moça, deixando claro que continua o mesmo cafajeste de sempre.

Tramas Paralelas:

Letícia Sabatella e Ângelo Antônio
Taís e Beija-Flor:
Paralelo à trama de Felipe (Antonio Fagundes) e Márcia (Malu Mader), destacam-se os personagens que vivem em Madureira, subúrbio do Rio de Janeiro, como o motorista de táxi Vicente (Cláudio Corrêa e Castro), pai de Taís (Letícia Sabatella) – melhor amiga de Márcia –, e Nancy (Ana Rosa), tia de Márcia e mãe de Umberto (Marcelo Serrado) e Guilherme, o Beija-Flor (Ângelo Antônio). A história de amor de Taís e Guilherme é a principal trama paralela da novela. Mas ela se prostitui para ascender socialmente, e ele, que no início da história se envolvia com marginais, transforma-se em ícone da honestidade.

Fernanda Montenegro e Ângelo Antônio
Olga, Cafetina de Luxo:
Olga Portela (Fernanda Montenegro) vive há muitos anos uma vida de grande luxo, sem ser rica em absoluto. Mora bem, numa cobertura alugada. Viaja muito, é badalada, mundana. Todo relações públicas a tem como figura de proa em sua lista de convidados para eventos sociais. Aparentemente, Olga vive da profissão de marchand: compra, vende e troca quadros, tapetes e obras de arte. Algumas contrabandeadas, porque sempre teve grande influência nos meios políticos. Ela ajuda mocinhas atraentes e, eventualmente, rapazes que considere talentosos, interessantes, pessoas que, no seu entender, mereçam subir na vida.

Olga, na verdade, promove encontros. Em seu apartamento, especialmente nos finais de tarde, muitos homens de negócios sabem que podem encontrar companhia feminina interessante. Se Olga sabe, por exemplo, que um determinado empresário, conhecido seu, interessou-se por uma moça que viu em alguma boate, dá um jeito de, diante do empresário, dizer que “posso lhe apresentar a fulana, acho que ela vai simpatizar muito com você!” Para tal, é preciso que ela dê um jantar em homenagem a sicrano. Para dar o jantar, ela deixa escapar que precisa trocar os estofados de seus sofás, que não tem meios para arcar com as despesas da festa, e assim, com uma simples apresentação, Olga reforma a casa e ainda garante uísque para uma boa quinzena de badalação. Dependendo do nível da moça que conta com o seu apoio, Olga pode simplesmente conseguir uma boa companhia de fim de semana para um industrial ou promover casamentos. Quando junta um casal, está sempre certa de que não está prejudicando ninguém, muito pelo contrário: arruma companhia para um homem eventualmente sem charme, e proporciona as boas coisas da vida a mocinhas que não tiveram a sorte de nascerem ricas. Quem com ela simpatiza, quando o assunto vem à baila, a chamaria de matchmaker. Boa gente, sempre disposta a ajudar a quem precisa, especialmente os menos favorecidos pela fortuna, Olga é simpaticíssima e envolvente, mas uma pessoa completamente amoral.

Nathália Timberg, Antônio Fagundes e Glória Pires
Constância Eugênia:
Também ganhou relevo na novela a personagem Constância Eugênia (Nathalia Timberg), mãe adotiva de Felipe Barreto (Antonio Fagundes). Mau-caráter como o filho, ela faz tudo para destruir Olga (Fernanda Montenegro), antiga paixão de seu atual marido, Altair (Paulo Goulart). Ao final da trama, descobre-se que Felipe não é filho de Constância, mas de Olga.

Curiosidades:
Daniel Dantas
Inicialmente, O Dono do Mundo não agradou ao público, e Gilberto Braga teve que se esforçar para tornar a trama de sua protagonista convincente. Segundo a opinião dos telespectadores, uma mulher como a personagem Márcia (Malu Mader), uma jovem com curso superior, moradora do Rio de Janeiro, em plena década de 1990, não se deixaria enganar tão facilmente pelo vilão Felipe Barreto (Antonio Fagundes). Além disso, o público não perdoou a mocinha por ter perdido a virgindade com outro homem, e não com seu marido, em plena lua de mel, o que fez com que os telespectadores não torcessem pela vingança de Márcia contra o cirurgião plástico, o fio condutor da trama. Segundo Gilberto Braga, além de ter uma heroína de que o público não gostava e um vilão que era admirado, ele acha que pesou a mão na crítica social, o que não resultou bem.

O autor Silvio de Abreu foi convidado para ajudar a equipe de O Dono do Mundo na reformulação da trama, modificar o perfil de alguns personagens e dar maior agilidade ao texto. Aos poucos, os autores conseguiram reconquistar o público.

Letícia Sabatella e Betty Gofman
O público torcia pelo casal Taís e Beija-Flor. Seus intérpretes, os atores Letícia Sabatella e Ângelo Antônio, conheceram-se durante as gravações de O Dono do Mundo e se casaram algum tempo depois. A novela marcou a estreia de ambos na TV Globo.

A falta de ética do personagem Felipe Barreto incomodou diversos cirurgiões, que encaminharam reclamações à TV Globo.

O Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas do Rio de Janeiro se manifestou contra a personagem Vanda, interpretada por Lucinha Lins, que plantava notas falsas em colunas sociais.

Marcelo Serrado
A novela sofreu reclamações do município de Barra Mansa, situado no sul do estado do Rio de Janeiro, que considerou que a cidade era retratada como um local acometido por verminoses e dengue.

Na versão internacional de O Dono do Mundo houve uma reformulação na cena em que Márcia (Malu Mader) bate à porta do quarto de Felipe (Antonio Fagundes) e se entrega a ele – atitude criticada pelo público no Brasil. Na nova cena, ouve-se a voz da atriz Malu Mader, e, em seguida, as imagens que aparecem mostram a personagem já na cama com o médico.

O carisma de Beija-Flor junto ao telespectador foi tão grande que o perfil do personagem foi modificado ao longo da história. Ele deixou de fazer surfe ferroviário e de se envolver com marginais, tornando-se honesto e íntegro. Suas ações inspiraram uma campanha sobre ética promovida pela Associação Brasileira de Marketing.

Paulo Goulart e Ana Rosa
O nome Beija-Flor foi uma homenagem ao cantor Cazuza, autor da música-tema do personagem, Codinome Beija-Flor, interpretada por Luiz Melodia. Entre as roupas do figurino do personagem, estava uma camiseta da Sociedade Viva Cazuza.

O Dono do Mundo marcou a estreia do ator Paulo Gorgulho na TV Globo, após o sucesso na novela Pantanal (1990), exibida na extinta TV Manchete. Na trama de Gilberto Braga, ele interpretou o personagem Otávio.

Felipe Barreto foi o primeiro vilão interpretado por Antonio Fagundes em uma novela. O papel foi feito especialmente para o ator.

Stênio Garcia e Daniella Perez
Para Fernanda Montenegro, que viveu a cafetina Olga, voltou a contracenar com Nathalia Timberg, com quem trabalhava desde 1956, quando ambas se revezavam nos papéis principais dos antigos teleteatros.

Segundo Gloria Pires, sua personagem, Stela, foi algo inspirada na personagem de Mimi Rogers no filme Perigo na Noite (Someone to Watch Over Me, 1987), de Ridley Scott. A atriz chegou ao fim da novela grávida de sua segunda filha.

A veterana atriz Odete Lara fez sua estreia em novelas, aos 63 anos, como a personagem Ester, em quem Felipe faz uma cirurgia plástica malsucedida logo no início da trama. Gilberto Braga já havia convidado a atriz para atuar em Vale Tudo (1988), como a vilã Odete Roitman, mas ela não aceitou o papel.

O Dono do Mundo foi o primeiro trabalho de Paulo Goulart em uma novela de Gilberto Braga. Também foi a primeira vez que trabalhou com o diretor Dennis Carvalho e com Antonio Fagundes, que interpretou seu filho na trama.

Paulo Gorgulho e Malu Mader
A roteirista Fernanda Young arriscou-se como atriz na novela O Dono do Mundo interpretando Jurema, empregada da personagem de Gloria Pires (Stela).

Felipe Barreto foi citado na novela A Próxima Vítima, de Silvio de Abreu, exibida pela TV Globo em 1995: é ele quem faz uma cirurgia plástica em Isabela, personagem de Claudia Ohana.

O Dono do Mundo foi vendida para vários países, entre eles Bolívia, Canadá, Chile, Estados Unidos, Paraguai, Portugal, Turquia e Venezuela. 

Elenco:
Antônio Fagundes – Felipe Barreto

Malu Mader – Márcia
Glória Pires – Stella
Kadu Moliterno – Rodolfo
Fernanda Montenegro – Olga Portela
Paulo Goulart – Altair
Nathália timberg – Constância Eugênia
Ângelo Antônio – Beija-Flor (Guilherme)
Letícia Sabatella – Taís
Stênio Garcia – Herculano
Ana Rosa – Nanci
Hugo Carvana – Lucas
Tadeu Aguiar – Walter
Maria Padilha - Karen
Paulo Gorgulho – Otávio
Daniel Dantas – Júlio
Odete Lara – Ester
Antônio Calloni – William
Beatriz Lyra – Almerinda
Cláudio Corrêa e Castro – Vicente
Daniella Perez – Yara
Marcelo Serrado – Humberto
Susana Ribeiro – Isabel
Alexia Dechamps – Liliane
Maria Helena Pader – Irene
Antônio Grassi – Darci
Betty Gofman – Gilda
Tássia Camargo – Terezinha
Jorge Pontual – Alfredo (Xará)
Jacqueline Laurence – Zuzu
Tuca Andrada – Ladislau
Jonathan Nogueira – Paulinho
Fernanda Young – Jurema
Netty Erthal – Aracy
Nildo Parente – Alceu
Cláudia Magno – Flávia
Pedro Cardoso – Oscar
Paula Burlamaqui - Cléo


Trilha Sonora

Nacional

Capa: Glória Pires

Querida – Tom Jobim 

Eu Sei (Na Mira) – Marina Lima
Codinome Beija-Flor – Luiz Melodia
Una Mujer – João Gilberto 
Cidade Maravilhosa – Caetano Veloso
Super-Herói – Roberto Carlos
Dono do Mundo – Nova Era 
Amor Quente – Leda Badaró
Solidão – Gal Costa 
Sábios Costumam Mentir – João Bosco
Acontecimentos – Marina Lima
Logrador – Orlando Morais 
Serena – Nova Era
Coração de Gelo – Edmon
Rap da Rapa – Ademir Lemos


Internacional

Capa: Ângelo Antônio

Unforgettable (part. Nat King Cole) – Natalie Cole

I’ve Been Thinking About You – Londonbeat
I Love You – Vanilla Ice
Sadeness – Enigma
Unconditional Love – Suzanna Hoffs
Pretty Baby (Sweet Lady) – Jeff Rubin
Morning Dew – Byron Prescott
Cry For Help – Rick Astley
Gonna Make You Sweat (Everybody Dance Now) – C & C Music Factory
You Are Everything – Rod Stewart
Only Time Will Tell – Nelson
What’s a Woman – Vaya Con Dios
The Day That Love Died – Revoc
Spring Love – The Cover Girls

Abertura

Márcia é enganada


Stella flagra Felipe

Primeiro Capítulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize