segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Especial Novelas: Pé na Jaca (2006)


O advogado hipocondríaco Arthur (Murilo Benício), a modelo Maria (Fernanda Lima), a religiosa Elizabeth (Deborah Secco), a batalhadora Guinevere (Juliana Paes) e o mulherengo personal trainer Lancelotti (Marcos Pasquim) voltam a se encontrar, após 25 anos, na fictícia cidade de Deus me Livre, no interior de São Paulo. Dispostos a consertar erros cometidos no passado e recomeçar suas vidas, eles acabam resgatando antigos amores. Esta é a trama principal de Pé na Jaca que, a partir do reencontro dos cinco amigos de infância, mostra uma desenfreada caça à fortuna, temperada por divertidas confusões amorosas. Arthur se deu bem na vida: tem um bom emprego, está prestes a assumir um cargo superior na corretora de valores em que trabalha, e é casado com a estonteante Vanessa (Flávia Alessandra), com quem tem dois filhos, Maurício (Igor Rudolf) e Percival (Rafael Miguel). Seu grande rival é o ambicioso e sedutor Juan (Bruno Garcia). Os dois trabalham juntos na empresa de Vilela (Paulo Goulart), e Juan vive tentando derrubar Arthur. Além disso, o mau-caráter é amante de Vanessa.

Arthur perde todos os seus bens depois que Juan o faz perder o emprego e a credibilidade no mercado, arruinando sua carreira e deixando-o sem dinheiro e com o nome sujo na praça. Ele vai morar com o tio José (Leonardo Villar), dono de um sítio perto de Deus me Livre. Cheio de manias e longe do conforto e da agitação da cidade grande, sua vida se transforma inteiramente. Além de reencontrar Guinevere e se apaixonar por ela, Arthur descobre que o tio está endividado e prestes a perder sua propriedade para Último Botelho Bulhões (Fulvio Stefanini), o homem mais rico da região, dono de uma enorme propriedade em Deus me Livre e da fábrica de cerveja de Piracicaba, principal força econômica da cidade. Para defender seu patrimônio, Arthur decide brigar pela fazenda do tio José.

Guinevere, a Gui, é uma mulher sensível e batalhadora que, para ganhar a vida, faz uma série de bicos: vende salgadinhos, lava roupa para fora, vende leite da vaca que mantém escondida no prédio onde mora, e ainda trabalha como sereia no parque de diversões da cidade. No início da história, ela é casada com Caco (Alexandre Schumacher), filho de Último, que tem uma péssima relação com o pai. Ele cresceu revoltado, e renunciou ao amor e ao dinheiro da família. Bebe muito, o que o deixa agressivo, fazendo-o descontar sua raiva na mulher que, apesar de sofrer muito, sempre acolhe o marido, tentando ser compreensiva. Durante uma discussão do casal, Caco cai da janela do apartamento dos dois e morre. Gui é acusada de assassinato e sua vida se transforma em um inferno. É nesse momento que ela reencontra Arthur, por quem também se apaixona. Para defender a amiga da acusação de assassinato, Arthur conta com a ajuda da advogada Maria Celina (Daniele Valente), jovem atrapalhada que morre de medo de enfrentar um júri.

A vida de Elizabeth também virou de cabeça para baixo nos últimos tempos. Envergonhada por ser filha de mãe solteira, decidiu se dedicar à religião e entrou para o convento. Amargurada, Elizabeth não aceita sua mãe, Laura (Betty Faria), a mulher mais ousada e sensual da cidade. Laura nasceu pobre, trabalha como costureira e foi mãe solteira três vezes. Teve um caso com Último, de quem Elizabeth pensa que é filha. Ainda no início da trama, a moça se surpreende quando Último se aproxima dela, demonstrando um carinho que nunca teve. Depois, ela descobre que o empresário está doente e precisa de alguém que possa lhe doar um dos rins. Como Caco não é um doador compatível, ele vê em Elizabeth sua única chance. Assim que consegue o que quer, Último volta a ignorá-la. A decepção faz com que a jovem se torne mais amargurada, a ponto de não socorrê-lo quando ele passa mal, deixando-o morrer.

A morte de Último movimenta a vida de todos os personagens centrais. Elizabeth se mostra a principal interessada na herança do suposto pai, para surpresa de outros familiares, como Maria Clara (Silvia Pfeifer), irmã de Último, seu marido, Átila (Alexandre Barros), e a prima, Morgana (Betty Lago). Morgana é mais um personagem importante na história. Aparentemente, é só a prima pobre e governanta da família Botelho Bulhões – uma empregada de luxo. Não se casou, não se formou e não construiu nada seu. É uma mulher amarga que, num dia de tempestade, foi atingida por um raio que a deixou com uma mecha branca em seu cabelo. Por conta disso, tem a fama de ser uma bruxa. Com a morte de Último, Elizabeth  abandona o convento e se transforma numa mulher sensual e ambiciosa, disposta a tudo para ficar com a herança de seu suposto pai. Ela passa a concentrar sua ira em Maria, sobrinha de Último, a quarta personagem central da novela.

Maria perdeu o pai cedo e sempre foi muito mimada por todos da família, especialmente pela cozinheira Carmen (Lolita Rodrigues). Após as férias em que todos se conheceram crianças, ela voltou a se encontrar com Lance aos 13 anos, na fazenda do tio, em Deus me Livre. Os dois se apaixonaram e viveram uma história de amor. Após três anos juntos, terminaram o namoro e se separaram novamente. Linda e exuberante, Maria se tornou uma modelo reconhecida internacionalmente. Casou-se com o nobre francês Jean Luc (Peter Ketnath), com quem teve uma filha, Isabelle (Sofia Terra), e passou a morar em Paris. Maria sempre se manteve longe dos assuntos que envolviam sua família mas, com o fim do casamento e a morte do tio, volta ao Brasil disposta a lutar pelo que é seu.

Lance nunca se recuperou da paixão de adolescência. Desiludido com o fim do namoro, cometeu inúmeros excessos: envolveu-se com péssimas companhias, bebeu muito, meteu-se em várias encrencas e se deslumbrou com uma vida sem compromissos e responsabilidades. Por conta de seu comportamento, entrou em choque com o pai, Giácomo (Elias Gleizer), e com o irmão, o honesto e responsável Tadeu (Rodrigo Lombardi). Lance ainda se envolveu com a vizinha Dora (Carla Marins), que engravidou, e os dois acabaram se casando. Ele tentou organizar sua vida depois do casamento e do nascimento do filho, Marquinho (Miguel Rômulo), mas não conseguiu: abandonou mulher e filho e se mudou para São Paulo. Lance não para em emprego algum e vive seduzindo todas as mulheres que cruzam seu caminho. Para trabalhar como professor, falsificou um diploma de uma faculdade de Educação Física, envolvendo-se numa confusão ao dar aulas para a mulher de um delegado, que armou um plano para colocá-lo atrás das grades. Sem alternativa, ele foge de São Paulo para escapar da cadeia e vai parar em Paris, onde reencontra Maria. 

A paixão dos dois explode novamente. Disposto a reconstruir sua vida, Lance volta para Deus me Livre com Maria. A certa altura, Lance descobre que tem poderes de cura. Durante uma apresentação no circo da cidade, ele consegue curar a dor de cabeça de uma mulher da plateia e, depois, descobre que, a cada vez que cura a dor de uma pessoa, passa a sentir aquela dor. Na verdade, Lance tem um tumor cerebral, o que fez com que ele desenvolvesse tal sensibilidade. O médico comunica que ele tem apenas seis meses de vida. Nesse meio tempo, Elizabeth é expulsa por Morgana da mansão dos Botelho Bulhões e demitida da diretoria da fábrica de cervejas, após a revelação de que não é filha de Último. Sem o apoio de ninguém, a moça é obrigada a dormir no banco da praça e começa a enlouquecer. A situação se agrava quando ela tenta matar a mãe e Tadeu, o que a leva a ser internada em um sanatório. Após muito sofrimento, Elizabeth se arrepende de tudo o que fez, deixa o sanatório e passa a dar aulas para crianças no convento onde foi noviça.

Também nos capítulos finais da novela, Morgana revela a Maria que é sua mãe, e que só a entregou aos cuidados de Irina porque era muito nova quando ela nasceu. As duas se abraçam, emocionadas. No último capítulo de Pé na Jaca, é revelada a identidade do filho de Último. Trata-se de Cândido (Ricardo Tozzi), sobrinho do tio José, que se mudou para o sítio depois da morte de sua mãe. Simpático mas muito lento, Cândido não tem responsabilidades e não se preocupa com nada, nem mesmo em ajudar o velho tio com as tarefas do sítio. Depois de saber que é herdeiro de uma fortuna, Cândido termina a história ao lado de Vanessa, um mulherão que ele nunca pensou em ter ao lado. Já o aventureiro Lance, depois de salvar a vida do filho, Marquinho – que morre vítima de um plano de Leila e é ressuscitado graças aos poderes do pai –, desmaia e morre. Tadeu o leva até Cigano, que usa sua força para fazê-lo voltar a viver. Como aconteceu com Lance e Marquinho, Cigano ressuscita Lance, mas morre.

Curado do tumor, e esperançoso em construir uma nova vida, Lance descobre que seu verdadeiro amor é Maria, a quem sempre amou desde criança. Paralelamente, Gui também descobre que não consegue viver sem Arthur. Gui e Lance se separam e correm para os braços de seus pares. Elizabeth, por sua vez, também descobre o amor ao se envolver com Deodato (Gero Pestalozzi), e reconquista a amizade de Arthur, Gui, Maria e Lance. No capítulo final, Vanessa dá à luz uma menina, e Maria, a um menino.

Tramas Paralelas

Padaria:
A padaria de seu Giácomo (Elais Gleizer) é um dos núcleos movimentados da trama. Ali trabalham Tadeu (Rodrigo Lombardi), seu filho, e Leila Aparecida (Fernanda de Freitas), sua futura nora, jovem sensual e interesseira, irmã de Elizabeth (Deborah Secco). Tadeu é o filho sério e responsável, cuja maior referência sempre foi o irmão, Lance (Marcos Pasquim). Depois que este desapareceu no mundo, sua vida perdeu um pouco a graça. No decorrer da novela, Tadeu se envolve com sua ex-cunhada, Dora (Carla Marins).

Parque de Diversões:
Quando Lance (Marcos Pasquim) chega a Deus me Livre, consegue abrigo no pequeno parque de diversões da cidade, de propriedade de Cigano (Chico Anysio), homem cego que vive em uma cadeira de rodas e diz ser romeno-polaco, apesar do sotaque pernambucano. Ali trabalham Mimi (Érika Evantini) – a mulher barbada que também faz as vezes de cartomante – e Pipoca (Duda Azevedo), um ajudante geral. Apesar da decadência do parque, Cigano toca o empreendimento com firmeza e leva sua pequena trupe na ponta do laço, fazendo todos tremerem de medo de suas caras feias. Cigano acaba se transformando em um segundo pai para Lance.

Curiosidades:
Carlos Lombardi se inspirou na lenda do Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda para criar alguns personagens do núcleo central da trama: Arthur (Murilo Benício), Guinevere (Juliana Paes) e Lance (Marcos Pasquim). Já Elizabeth e Maria, vividas por Deborah Secco e Fernanda Lima, foram inspiradas, respectivamente, em Elizabete I, conhecida como “a rainha virgem”, e sua prima bastarda, Maria Stuart, a rainha da Escócia.

Carlos Lombardi fez várias referências a seriados norte-americanos em sua trama, entre eles Lost, Battlestar Galactica, Heroes e Monk.

Murilo Benício foi um dos destaques da novela como o hilário Arthur, um sujeito atrapalhado e cheio de trejeitos. O ator diz que se inspirou nas características de dois amigos para montar o perfil engraçado e desajeitado do personagem. A maneira de falar veio de Evandro Mesquita, cujo sotaque carioca é exageradamente carregado. Já a mania de mexer compulsivamente as mãos veio de Pedro Cardoso que, segundo Murilo Benício, gesticula muito enquanto fala. O autor Carlos Lombardi conta que se inspirou em si próprio para criar muitas das características do personagem.

Um dos destaques da novela foi a pequena Sofia Terra, que interpretou Maria criança no primeiro capítulo e, depois, a filha de Maria (Fernanda Lima), a pequena Josephine.


Nair Bello gravou cenas inicias de Pé na Jaca, mas quando a novela estreou, estava hospitalizada, em coma. Sua personagem, Gioconda, passou a ser interpretada por Arlete Salles, que regravou as cenas feitas anteriormente pela atriz. Nair Bello faleceu em 17 de abril de 2007.  

Elenco:
Murilo Benício – Arthur
Juliana Paes – Guinevere
Marcos Pasquim – Lance
Fernanda Lima – Maria Bo
Deborah Secco – Elizabeth
Bruno Garcia – Juan Arrabal
Flávia Alessandra – Vanessa
Fúlvio Stefanini – Último Botelho Bulhões
Betty Lago – Morgana
Humberto Martins – Merlin
Sílvia Pfeiffer – Maria Clara
Betty Faria – Laura
Elias Gleizer - Giácomo
Ricardo Tozzi – primo Cândido
Carla Marins – Dorinha
Rodrigo Lombardi – Tadeu
Daniele Suzuki – Rosa Tanaka
Alexandre Schumacher – Caco
Fernanda de Freitas – Leila
Carlos Bonow – Edmilson
Daniele Valente – Maria Celina
Sérgio Hondjakoff – Nuno
Natália Lage – Cecília
Oscar Magrini – delegado Palhares
Alexandre Barros – Átila
Cláudia Ventura – Duda
Cristina Sano – Mitiko
Dan Nakagawa – Mário
Dudu Azevedo – Pipoca
Emanuelle Araújo – Clotilda
Érika Evantini – Mimi
Gero Pestalozzi – Deodato
Lucy Ramos - Guguta
Guilherme Piva – Nirdo
Maria Estela Rivera – Irina
Rodrigo Hilbert – Barrão
Samantha Schmutz – Célia
Luiza Valdetaro – Tânia
João Vieira – Zidane
Miguel Rômulo – Marquinhos
Sofia Terra – Josephine
Selma Lopes – Lúcia


Participações Especiais:
Leonardo Villar – Tio José
Arlete Salles – Gioconda
Paulo Goulart – Roberto Vilela
Lolita Rodrigues – Carmem
Walmor Chagas – Canabrava
Neuza Amaral – Gema
Chico Anysio - Cigano


Trilha Sonora

Rocks - Caetano Veloso
Lenda – Céu
Você Vai Estar na Minha - Negra Li
Ainda Bem - Vanessa da Mata
Infinito Particular - Marisa Monte
A Gente Merece Ser Feliz - Ivan Lins
Hoje - Cidade Negra
Espirais (Remix Novela) - Marjorie Estiano
Tudo Por Acaso – Lenine
Escuta - Luiza Possi
Estranho Jeito de Amar - Sandy & Júnior
Fazenda - Milton Nascimento
Corsário - Elis Regina
Chance de Amar - Ângela Rô Rô
Paixão - Clara Becker
Cheiro de Amor - Maria Bethânia
Eu Ando OK - Zizi Possi

Abertura

Reencontro
Chamada de Elenco

Último Capítulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize