segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Comediante vence eleição presidencial da Guatemala por esmagadora maioria


Jimmy Morales, um ex-comediante de TV que nunca assumiu um cargo público, chegou ao poder nas eleições presidenciais da Guatemala no domingo, após tirar proveito da indignação pública sobre um escândalo de corrupção que aprofundou a desconfiança no establishment político do país.

Morales, de 46 aos, derrotou por esmagadora maioria sua rival de centro-esquerda, a ex-primeira dama Sandra Torres, em uma votação de segundo turno, apesar da falta de experiência como governante e de algumas ideias políticas tidas como excêntricas por muitos opositores.

A sede da Frente Nacional de Convergência (FCN), de centro-direita, partido de Morales, comemorou os dados oficiais da apuração mostrando que ele havia obtido 68 por cento de apoio, em uma vitória esmagadora.


Os eleitores expressaram o descontentamento generalizado com a classe política da Guatemala, agravado por uma investigação apoiada pela ONU sobre uma fraude multimilionária na alfândega, que levou no mês passado à renúncia e prisão do presidente Otto Pérez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize