Dancin’
Days é uma crônica de costumes urbana centrada na
rivalidade entre duas irmãs: a ex-presidiária Júlia Matos (Sônia Braga) e a socialite Yolanda
Pratini (Joana Fomm). Acusada
de atropelar e matar um guarda-noturno, Júlia é condenada a 22 anos de prisão.
Depois de cumprir metade da pena, ela consegue liberdade condicional. A partir
de então tenta, de todas as formas, livrar-se do estigma de ex-presidiária. Seu
primeiro desafio é reconquistar o amor da filha, Marisa (Glória Pires). A
menina foi criada por Yolanda que, com medo de perder a sobrinha, dificulta a
aproximação entre mãe e filha.
Em sua luta para se reintegrar à
sociedade, Júlia conhece o diplomata Cacá (Antonio Fagundes) e os dois vivem um
romance atribulado ao longo de toda a história. Para se aproximar de
Marisa, uma adolescente mimada com temperamento rebelde, Júlia usa outra
identidade. As duas estabelecem uma relação de amizade até o momento em que, no
dia do casamento de Marisa e Beto (Lauro Corona), Júlia revela a verdade à
filha. Sua intenção é demovê-la da idéia de casar-se tão jovem. Marisa, no
entanto, não a recebe bem e se recusa a aceitá-la como mãe. Arrasada com
o desprezo da filha, Júlia aparece bêbada na festa, provocando uma grande
confusão. Como estava em liberdade condicional, ela é novamente
presa.
Algum tempo depois, Júlia volta à
liberdade, dessa vez decidida a mudar completamente sua vida. Ela se casa com
Ubirajara (Ary Fontoura), um homem rico e apaixonado por ela. E, mais uma vez,
tenta se reaproximar da filha, mas é maltratada pela jovem, que não a perdoa. A grande reviravolta na
história acontece quando Júlia retorna ao Brasil, após uma viagem à Europa,
completamente mudada. Sua transformação marca uma nova fase na história. Dessa
vez Júlia está decidia a se vingar de quem lhe prejudicou. Apenas no final da
novela Júlia consegue se reconciliar com a filha e com Cacá. As duas irmãs
fazem as pazes após uma antológica briga.
Tramas Paralelas:
Alberico Santos
Alberico Santos (Mário Lago) é um
homem sofisticado, típico morador do bairro de Copacabana, que sobrevive das
lembranças do passado. Apesar de seus problemas financeiros, gosta de viver com
todo o requinte. Carminha (Pepita Rodrigues), sua filha caçula, é quem sustenta
a casa. Extremamente responsável, ela não se conforma com os desvarios de seu
pai que. Ao longo da
trama, Alberico envolve-se em diferentes negócios, como uma escola de
copeiragem que, por conta das dívidas, acaba fechando as portas. Arruinado, e
sem que ninguém saiba, ele chega a trabalhar como garçom para contribuir com as
despesas da família. No final, Alberico inaugura uma boate com o nome
Copacabana.
Frenetic Dancin Days
Um dos principais cenários da trama é uma discoteca, grande febre na época. Quando começa a história, Horácio (José Lewgoy) e Yolanda estão às voltas com os preparativos para a inauguração do Club 17. Após ser deixado pela mulher, no entanto, Horácio, desgostoso com a vida, vende sua discoteca a Hélio (Reginaldo Faria), que a transforma no grande point da vida noturna carioca: a Frenetic Dancin Days. A reinauguração da casa coincide com o retorno de Júlia ao Brasil após uma longa temporada na Europa, marcando uma nova fase da trama. É na pista de dança que a ex-presidiária, agora uma mulher elegante e moderna, se torna o centro das atenções, despertando a inveja de Yolanda.
Áurea
Também merece destaque a trama da personagem Áurea (Yara Amaral), uma dona de casa que não consegue enfrentar a vida após a morte do marido, Aníbal (Ivan Cândido), e enlouquece. Internada em uma clínica psiquiátrica, é tratada com choques elétricos. A personagem é salva no final da novela graças ao jovem médico Raul (Eduardo Tornaghi), cujas teses faziam a defesa da chamada antipsiquiatria.
Também merece destaque a trama da personagem Áurea (Yara Amaral), uma dona de casa que não consegue enfrentar a vida após a morte do marido, Aníbal (Ivan Cândido), e enlouquece. Internada em uma clínica psiquiátrica, é tratada com choques elétricos. A personagem é salva no final da novela graças ao jovem médico Raul (Eduardo Tornaghi), cujas teses faziam a defesa da chamada antipsiquiatria.
Figurino e Caracterização:
Os figurinos de Dancin’ Days foram
assinados por Marília Carneiro. Para a mudança da personagem Júlia Matos, a
figurinista lançou as meias lurex com sandálias de salto alto fino e criou uma
calça de jogging de cetim com listras laterais, para completar o visual que
consagrou a novela. Marília
Carneiro chegou a fazer uma visita ao presídio feminino Talavera Bruce, em
Bangu (RJ), para pesquisar a composição do visual da personagem Júlia Matos.
Sônia Braga apareceu com os dentes escurecidos no início da trama para
reproduzir a aparência de uma mulher que passou mais de dez anos na penitenciária.
Cenas Marcantes:
Em uma das sequências mais memoráveis
da novela, que marca a reviravolta da personagem Júlia, Sonia Braga dá um show
de dança na pista da fictícia discoteca Frenetic Dancing Days, mostrando a
sintonia da novela com a febre mundial da disco music, no final dos anos 70.
Júlia (Sônia Braga) e Yolanda (Joana
Fomm) fizeram as pazes no último capítulo, depois de uma briga gravada no salão
do hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Elas se agrediram fisicamente,
entre tapas e puxões de cabelos, até se darem conta do ridículo da situação e
se abraçarem, chorando, pedindo perdão uma à outra. Segundo Joana Fomm, durante
a gravação da cena, ela e Sônia Braga se envolveram tanto que chegaram a se
emocionar de verdade. A gravação coincidiu com o final da novela e, logo
depois, todo o elenco iria se separar.
A cena em que Celina, sempre muito contida, comemora o noivado do filho em uma boate é uma das mais marcantes para a atriz Beatriz Segall. Depois de dançar e beber à vontade, a personagem sai carregada, completamente bêbada.
A cena em que Celina, sempre muito contida, comemora o noivado do filho em uma boate é uma das mais marcantes para a atriz Beatriz Segall. Depois de dançar e beber à vontade, a personagem sai carregada, completamente bêbada.
Curiosidades:
Dancin’ Days inaugurou o estilo de Gilberto Braga, marcado pela
discussão dos valores da classe média e das elites urbanas. Para escrever a
história, o autor lançou mão de romantismo e sarcasmo, dois elementos
característicos de seu universo ficcional.
A trama também tirou partido de “Os Embalos de Sábado à Noite”, filme de John Badham estrelado por John
Travolta que levou milhões de espectadores ao cinema e impulsionou o sucesso
das discotecas em todo o mundo. Pouco tempo antes de a novela estrear, fazia
sucesso no Rio de Janeiro a discoteca fundada pelo jornalista e produtor
musical Nelson Motta.
Dancin’
Days foi tema, em 1978, de uma reportagem da revista
americana Newsweek que destacou a influência da novela sobre os
hábitos de consumo dos telespectadores. Além de lançar modismos, como meias
coloridas de lurex, ícones de uma geração, a novela promoveu produtos como
água-de-colônia e sandália de salto fino. Foram vendidas 400 mil bonecas Pepa,
brinquedo da personagem Carminha (Pepita Rodrigues).
A personagem Yolanda Pratini seria
interpretada, inicialmente, por Norma Bengell. Porém, a atriz se desentendeu
com Daniel Filho, e Joana Fomm, que faria Neide, a empregada de Celina, assumiu
o papel. A atriz Regina Vianna foi chamada, então, para interpretar a
personagem Neide.
Os telespectadores frequentemente
confundiam com a realidade o que viam nos capítulos de Dancin’ Days. Joana Fomm recebia quase diariamente insultos e até
propostas indecorosas por telefone, por conta das maldades de sua personagem,
Yolanda. Em entrevista na época, Gilberto Braga confessou que até sua
cozinheira havia batido o telefone na cara da atriz.
O ator Lauro Corona fez a sua estreia
nas novelas da TV Globo com Dancin' Days. Seu personagem fazia par romântico com Marisa,
interpretada por Gloria Pires, que tinha 15 anos na época.
Dancin’
Days foi a primeira experiência de Marcos Paulo atrás das
câmeras. O diretor tinha recém-chegado de Nova York, onde fizera um curso de
direção de cinema. A convite de Daniel Filho, Marcos Paulo passou a integrar a
equipe de diretores da novela ao lado de Dennis Carvalho e José Carlos Pieri.
Elenco:
Sônia Braga – Júlia
Joana Fomm – Yolanda Pratini
Antônio Fagundes – Cacá
Glória Pires – Marisa
Reginaldo Faria – Hélio
Beatriz Segall – Celina Amaral Cardoso
Pepita Rodrigues – Carmem
Cláudio Correa e Castro – Dr. Franklin
Mário Lago – Alberico Santos
José Lewgoy – Horácio Pratini
Lídia Brondi – Vera Lúcia
Mauro Mendonça - Arthur
Milton Moraes – Jofer
Eduardo Tornaghi – Raul
Ary Fontoura – Ubirajara Martins Franco
Yara Amaral – Áurea Santos
Sura Berditchevsky – Inês
Lourdes Mayer – Ester Santos
Ivan Cândido – Aníbal
Lauro Corona – Paulo Roberto
Gracinda Freire – Alzira
Cleyde Blota – Emília
Diana Morel – Anita
Suzana Queiroz –Lela
Jacqueline Lawrence – Solane
Chica Xavier – Marlene
Neuza Borges - MAdalena
Mira Palheta – Bibi Leal
Trilha Sonora:
Nacional
João e Maria – Nara Leão e Chico Buarque
Amante Amado – Jorge Ben
Antes que Aconteça – Marília Barbosa
Guria – Luiz Wagner
Dancin Days – As Frenéticas
Hora de União – Lady Zu e Totó Mugabe
Amanhã – Guilherme Arantes
Agora é Moda – Rita Lee
Kitche Zona Sul – Ronaldo Resedá
Solitude – Gal Costa
Copacabana – Dick Farney
Internacional
Dancin' Days Medley
Three Times a Lady - The Commodores
Scotch Machine - Voyage
The Wages Of Sin - Santa Esmeralda
You Light Up My Life - Debby Boone
The Grand Tour - Grand Tour
I Loved You - Freddy Cole
Macho Man - Village People
Follow You, Follow Me - Genesis
Gypsy Lady - Linda Clifford
Blue Street - Blood, Sweat & Tears
Rio de Janeiro - Gary Criss
Rivers Of Babylon - Boney M.
Automatic Lover - Dee D. Jackson
Abertura:
O Retorno de Júlia (Sônia Braga)
Júlia (Sônia Braga) e Cacá (Antonio Fagundes)
Joana Fomm e Glória Pires
Cena Marcante: Briga entre Júlia e Yolanda
Cenas Diversas
Nenhum comentário:
Postar um comentário