A
novela conta, com muito humor, as aventuras de um sessentão que, ao ficar
viúvo, passa a levar uma vida cheia de “sassaricos”. Aparício Varela (Paulo
Autran) era casado com a poderosa e tirana Teodora Abdala (Jandira
Martini), herdeira da Tecelagem Abdala. Quando Teodora morre, Aparício se
transforma em um novo homem, mais solto, e deixa de ser submisso à filha
mimada, Fedora (Cristina Pereira). Aparício começa a namorar três amigas ao
mesmo tempo: a estilista Rebeca (Tônia Carrero), a atriz fracassada Leonora (Irene
Ravache) e a dona de casa Penélope (Eva Wilma).
A vida das três se entrelaçam depois que elas se conhecem em um spa.
Tramas
Paralelas:
Dona
Aldonza e seus filhos
A
espanhola Aldonza (Lolita Rodrigues) é abandonada pelo marido Ricardo (Carlos
Zara) e batalha sozinha para criar os quatro filhos: Jorge Miguel (Edson
Celulari), Tancinha (Claudia
Raia), Isabel (Angelina Muniz) e Juana (Denise Milfont). Com a ajuda das
filhas, Aldonza vende frutas na feira, e sua barraca faz o maior sucesso,
especialmente quando Tancinha anuncia melões, balançando-os junto aos seios.
A
família de Aparício
Um
núcleo importante de Sassaricando é a tresloucada família de Aparício
(Paulo
Autran), que o persegue e inferniza sua vida. Fedora (Cristina Pereira), a
Fefê, filha do viúvo, vive entre tapas e beijos com seu marido Leonardo Raposo
(Diogo
Vilela), o Leozinho, um assassino profissional que só mata as pessoas
erradas. Lucrécia (Maria Alice Vergueiro) e Fabíola (Ileana Kwasinski),
cunhadas de Aparício, querem desesperadamente a fortuna deixada pela falecida
irmã, Teodora (Jandira Martini), e também atormentam o sessentão. Além disso, a
própria Teodora Abdala baixa do além para atazanar o viúvo.
A
personagem Camila (Maitê Proença) também merece destaque. Sobrinha de Aparício,
ela é uma bem-sucedida fotógrafa que se envolve com Jorge Miguel, filho de
Aldonza.
Figurino
e Caracterização
Para
as cenas de delírio de Fedora (Cristina Pereira), a Fefê, em que ela dava vazão
a suas fantasias eróticas, era feita uma maquiagem exagerada na atriz Cristina
Pereira, deixando-a parecida com a personagem-título do filme Fedora (1978),
de Billy Wilder.
Curiosidades:
Segundo Silvio
de Abreu, o nome da novela, Sassaricando, surgiu antes da sinopse, em
uma conversa informal com Daniel
Filho, que considerava o título excelente para uma novela. Silvio
de Abreu se inspirou no drama de uma amiga para escrever a história:
era uma mulher, de meia-idade, recém-divorciada e que não sabia como seguir com
sua vida após a separação. Paulo
Autran e Tônia Carreiro foram escolhidos para o elenco devido à
afinidade que tinham quando contracenavam.
Quando
estava em situação complicada, Aparício Varela (Paulo
Autran) sempre chamava por seu santo de devoção, São Sinfrônio. No último
capítulo, o santo apareceu, interpretado pelo diretor da novela, Cécil Thiré.
Interpretada por Claudia Raia, Tancinha foi um dos destaques da novela. Com sotaque paulistano exagerado, o bordão “me tô divididinha”, usado pela personagem quando ela expressava a dificuldade de escolher entre o publicitário Beto (Marcos Frota) e o musculoso Apolo (Alexandre Frota), fez grande sucesso entre o público. Silvio de Abreu já tinha escrito um papel para a atriz na novela Cambalacho(1986), mas Claudia Raia não pôde ser escalada por estar trabalhando em Roque Santeiro (1985). Tancinha foi inspirada em uma vizinha do autor, moradora da Vila Monumento, um bairro de São Paulo.
Interpretada por Claudia Raia, Tancinha foi um dos destaques da novela. Com sotaque paulistano exagerado, o bordão “me tô divididinha”, usado pela personagem quando ela expressava a dificuldade de escolher entre o publicitário Beto (Marcos Frota) e o musculoso Apolo (Alexandre Frota), fez grande sucesso entre o público. Silvio de Abreu já tinha escrito um papel para a atriz na novela Cambalacho(1986), mas Claudia Raia não pôde ser escalada por estar trabalhando em Roque Santeiro (1985). Tancinha foi inspirada em uma vizinha do autor, moradora da Vila Monumento, um bairro de São Paulo.
Para
interpretar Tancinha e adotar um sotaque meio italianado, Claudia
Raia fez aula de prosódia. A própria atriz inventava palavras para a
personagem, que vivia falando errado. E uma vez pronunciada a palavra, como
“parteleira” em vez de prateleira, ela precisava mantê-la. Não podia mais falar
do jeito certo.
O
trio amoroso formado por Tancinha, Beto (Marcos Frota) e Apolo (Alexandre
Frota) tinha, já na estética dos personagens, um forte tom cômico. Tancinha era
um mulherão, disputada pelo baixinho Beto e o fortão Apolo, dois homens
completamente diferentes.
Para
criar a trama de Aparício com Rebeca (Tônia Carrero), Leonora (Irene
Ravache) e Penélope (Eva Wilma),
o autor Silvio
de Abreu se inspirou no filme Como Agarrar um Milionário, de
1953, com Lauren Bacall, Marylin Monroe e Betty Grable, dirigido por Jean
Negulesco.
Penépole,
papel de Eva Wilma na
novela, foi uma homenagem do autor Silvio
de Abreu à atriz, que interpretou uma personagem de mesmo nome no
seriado As Confissões de Penélope, exibido em 1969, pela TV Tupi, com
roteiro de Sérgio Jockyman e direção de Antônio Abujamra.
Ao
longo da trama, através dos diálogos de seus personagens, Silvio
de Abreu faz referências a outras novelas da TV Globo. Na época da
estreia de Vale Tudo, por exemplo, em maio de 1988, a personagem Lucrécia
(Maria Alice Vergueiro) diz que não poderia perder o primeiro capítulo da nova novela.
Uma homenagem de Silvio
de Abreu ao autor Gilberto
Braga.
O
diretor Jorge
Fernando, o ator Tony Ramos e
a atriz Fernanda
Montenegro fizeram participações especiais na novela. Fernanda
interpretou ela mesma, estrela da peça Dona Doida (1987), de Adélia
Prado.
Silvia
Pfeifer, que, nessa época, ainda era modelo, fez uma participação em Sassaricando,
desfilando para a tecelagem Abdala.
Foi
a primeira experiência de Miguel
Falabella como diretor de novela.
Sassaricando foi reapresentada entre julho de 1990 e janeiro de 1991, em Vale a Pena Ver de Novo.
Sassaricando foi reapresentada entre julho de 1990 e janeiro de 1991, em Vale a Pena Ver de Novo.
Elenco:
Paulo
Autran – Aparício Varella
Irene Ravache – Leonora Lammar
Eva Wilma – Penélope Bacellar
Tônia Carrero – Rebecca Rocha
Lolita Rodrigues – Aldonza Gutierrez de Pádua
Maitê Proença – Camila Abdalla Varella
Edson Celulari – Guel
Aldine Muller – Brigitte
Alexandre Frota – Apolo
Cláudia Raia – Tancinha
Carlos Zara – Ricardo de Pádua
Marcos Frota – Beto
Jandira Martini – Teodora Abdalla
Lourival Pariz – Achid
Cristina Pereira – Fedora Abdalla
Diogo Vilela – Leonardo Raposo
Laerte Morrone – Aprígio
Angelina Muniz – Bel
Cecil Thiré – São Sifrônio
Etty Fraser – Felicia
Jorge Lafond – Bob Bacall
Romulo Arantes – Adonis
Roberto Bataglin – Tadeu
Denise Milfont – Juana Gutierrez
Heloisa Raso – Kitty
Marco Miranda – Ariovaldo Almeida Prado
Stella Freitas – Dinalda
Alexandre Lippiani – Tavinho
Marcela Muniz – Diana
Maria Alice Vergueiro – Lucrécia
Ney Santanna - Nicodemus
Trilha
Sonora:
Nacional
Ouro
– Guilherme Arantes
Seu Corpo – Simone
Nem Tanto Tempo Assim – Eduardo Dusek
Estranha Loucura – Alcione
Você Perde – Kiko Zambianchi
Trauma – Clínica
Sassaricando – Rita Lee & Roberto de Carvalho
Lambadas III – Fafá de Belém
Lua de Mel – Lulu Santos
Vem Me Perdoar – Moraes Moreira
Cantando no Toró – Chico Buarque
Tiro Ao Álvaro – Adoniran Barbosa (part. esp. Elis Regina)
Solamente Una Vez – Eduardo Souto Neto
As Roupas e o Mundo No Chão – Evandro Mesquita
Cheiro de Amor – Luis Camilo
Internacional:
Paradise
Is Here – Tina Turner
Just To See Her – Smokey Robinson & The Miracles
Breakout – Swing Out Sister
Loving You Again – Chris Rea
Give Me All Night – Carly Simon
Milky Way – Peter Domini
Fatamorgana – Dissidenten
We'll Be Together – Sting
(I've Had) The Time Of My Life – Bill Medley & Jennifer
Warnes
Call Me – Spagna
Unchain My Heart – Joe Cocker
Finito – Rita Pavone
Love's Closing In – Nick Jameson
One More Night – Ana
Abertura
Tancinha e Guel
Casamento de Fedora
Final da Novela
Penélope
Bel e Adônis
Nenhum comentário:
Postar um comentário