domingo, 2 de março de 2014

Biblioteca Virtual: Uma Curva na Estrada

Título: Uma Curva na Estrada
Título Original: A Bend in the Road
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 303

A vida do subxerife Miles Ryan parecia ter chegado ao fim no dia em que sua esposa morreu. Missy tinha sido seu primeiro amor, a namorada de escola que se tornara a companheira de todos os momentos, a mulher sensual que se mostrara uma mãe carinhosa. Uma noite Missy saiu para correr e não voltou. Tinha sido atropelada numa rua perto de casa. As investigações da polícia nada revelaram nada. Para Miles, esse fato é duplamente doloroso: além de enfrentar o sofrimento de perder a esposa, ele se culpa por não ter descoberto o motorista que a atropelou e fugiu sem prestar socorro. Dois anos depois, ele ainda anseia levar o criminoso à justiça. É quando conhece Sarah Andrews.

Professora de seu filho, Jonah, ela se mudou de Baltimore para New Bern na expectativa de refazer sua vida após o divórcio. Sarah logo percebe a tristeza nos olhos do aluno e, em seguida, nos do pai dele. Sarah e Miles começam a se aproximar e, em pouco tempo, estão rindo juntos e apaixonados. Mas nenhum dos dois tem ideia de que um segredo os une e os obrigará a tomar uma decisão difícil, que pode mudar suas vidas para sempre. 

Mais uma vez o Sparks transformou o clichê em uma belíssima história de amor e perdão. Myles é o típico homem que se apaixonou no colégio por uma menina que vira uma mulher linda e adorável e então do nada a vida dos dois é perfeita e inimaginável. Após o acidente com Missy, Myles se torna um homem duro, que apesar do amor que sente por Jonah, acaba se afundando em sua própria vida. Até um sopro de renovo parece ser capaz de tira-lo. Sarah também tem um passado conturbado, e morre de medo de Myles não aprová-la. Mas no fundo acaba se envolvendo e vivendo uma história de superação.

A princípio – e isso prevalece por quase toda a história – a narrativa é feita em terceira pessoa. Mas em alguns capítulos, a narrativa muda de pessoa, passando-a para a tal pessoa misteriosa – que no caso é quem matou a Missy. Isso foi um ponto alto da história. Acho que o autor soube mesclar romance e suspense, sem tirar o foco da verdadeira história.

Sem dúvidas os capítulos narrados pelo ‘assassino’ foram os melhores, porque até então só tínhamos o lado do Miles de toda a história, ou seja, você fica com raiva junto com ele, pelo modo que a situação impõe. E é justamente quando passamos a ver o outro lado da história – o do ‘assassino’ – que ficamos divididos. Porque mesmo sabendo que talvez não tenha sido correto o que sucedeu-se após o acidente, talvez não tenha sido como o Miles ou nós, leitores, imaginávamos.

Nesta obra, Nicholas Sparks escreve com incrível intensidade sobre as difíceis reviravoltas da vida e sua incomparável doçura. Um livro sobre as imperfeições do ser humano, os erros que todos cometemos e a alegria que experimentamos quando nos permitimos amar.


Um livro super recomendado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize