sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Estreias do Cinema


Caminhos da Floresta
Um padeiro e sua mulher (James Corden e Emily Blunt) vivem em um vilarejo, onde lidam com vários personagens famosos dos contos de fadas, como Chapeuzinho Vermelho (Lila Crawford). Um dia, eles recebem a visita da bruxa (Meryl Streep), que é sua vizinha. Ela avisa que lançou um feitiço sobre o casal para que não tenha filhos, como castigo por algo feito pelo pai do padeiro, décadas atrás. Ao mesmo tempo, a bruxa avisa que o feitiço pode ser desfeito caso eles lhe tragam quatro objetos: um capuz vermelho como sangue, cabelo amarelo como espiga de milho, um sapato dourado como ouro e um cavalo branco como o leite. Eles têm apenas três dias para encontrar tudo, caso contrário o feitiço será eterno. Decididos a cumprir o objetivo, o padeiro e sua esposa adentram na floresta.

A Mulher de Preto 2 - Anjo da Morte
Durante a Segunda Guerra Mundial, um bombardeio destrói a cidade de Londres, forçando diversas crianças a buscarem abrigo em cidades menores da Inglaterra. Edward (Oaklee Pendergast) é uma destas crianças traumatizadas, que acaba de perder os pais e não pronuncia uma palavra sequer. Ele é acolhido pela governanta Jean (Helen McCrory) e pela professora Eve (Phoebe Fox) na Mansão do Pântano. O abrigo está caindo aos pedaços, mas serve como refúgio ao pequeno grupo. Aos poucos, no entanto, uma série de acontecimentos assustadores passam a afetar os novos hóspedes.

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
No passado, Riggan Thomson (Michael Keaton) fez muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Entretanto, em meio aos ensaios com o elenco formado por Mike Shiner (Edward Norton), Lesley (Naomi Watts) e Laura (Andrea Riseborough), Riggan precisa lidar com seu agente Brandon (Zach Galifianakis) e ainda uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente.

Grandes Olhos
O drama apresenta a história real da pintora Margaret Keane (Amy Adams), uma das artistas mais comercialmente rentáveis dos anos 1950 graças aos seus retratos de crianças com olhos grandes e assustadores. Defensora das causas feministas, ela teve que lutar contra o próprio marido no tribunal, já que o também pintor Walter Keane (Christoph Waltz) afirmava ser o verdadeiro autor de suas obras.

Cássia Eller
Cássia Rejane Eller. Cássia Eller. Cássia. Uma poderosa força inquieta no palco, a timidez em pessoa fora dele. Um dos grandes nomes da música brasileira, Cássia Eller marcou a década de 1990 e chocou o país com sua morte precoce, em 2001. Um filme sobre a cantora, a mãe, a mulher que expôs sua vida pessoal e rompeu barreiras, deixando um belo legado social e artístico.

A Teoria de Tudo
Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos.


A Entrevista
Cansados de fazerem entrevistas apenas com celebridades, um famoso apresentador de um popular programa de televisão (James Franco) e seu produtor (Seth Rogen) decidem buscar uma linha mais série de jornalismo. Eles conseguem marcar uma entrevista com o ditador Kim Jong-un, da Coreia do Norte. Sabendo disso, a CIA decidem convocar os dois sujeitos para um plano para assassinar o ditador. A coisa só complica um pouco quando o apresentador começa a se identificar com os dramas vividos pelo governante.

Caminhos da Floresta

A Mulher de Preto 2

Birdman

Grandes Olhos

A Teoria de Tudo

A Entrevista

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Relatório aponta que copiloto estava no comando do avião da AirAsia


O copiloto estava no comando do avião da AirAsia que caiu há um mês no mar de Java, após realizar uma manobra para evitar uma tempestade e demorou três minutos para cair na água, segundo relatório preliminar baseado nas informações da caixa-preta do Airbus divulgado nesta quinta-feira (29).
O Comitê Nacional para a Segurança no Transporte da Indonésia informou em entrevista coletiva que o piloto supervisionava o copiloto e que toda a tripulação estava corretamente certificada.
O organismo também assinalou que o Airbus 320-200 estava em boas condições quando saiu da cidade indonésia de Surabaia com 162 pessoas a bordo em direção à Cingapura.
O chefe da investigação do comitê, Mardjono Siswosuwarno, assegurou que o registro de voo permite ter uma "ideia muito clara" dos últimos minutos antes do acidente, mas evitou dar uma explicação das causas da queda.
Segundo Siswosuwarno, o avião voava a uma altura estável e dentro dos limites de peso e equilíbrio quando o piloto pediu para subir de 32.000 para 38.000 pés ao deparar com uma tempestade que atingia os 44.000 pés.

Apenas 70 corpos foram recuperados até o momento.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Lucro da Petrobras cai 38% no 3º trimestre de 2014, mas balanço não traz perdas com desvios


A Petrobras divulgou na quarta-feira (28) o balanço com os resultados da empresa no terceiro trimestre de 2014. A estatal viu seu lucro despencar 38% no período, em comparação com o trimestre anterior, de R$ 4,9 bilhões para R$ 3,1 bilhões. Em relação ao terceiro trimestre de 2013, o lucro caiu 9%. O valor, contudo, não contabiliza o dinheiro perdido em desvios investigados na Operação Lava Jato e nem a perda de valor recuperável de alguns de seus ativos por efeito do escândalo de corrupção. A companhia atrasou o balanço desde 14 de novembro justamente para a realização de tal ajuste. 

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Morre a cineasta Suzana de Moraes


A cineasta e atriz Suzana de Moraes morreu, aos 74 anos, na tarde desta terça-feira (27). Filha de Vinicius de Moraes e esposa de Adriana Calcanhotto, Suzana sofria de câncer no endométrio e estava internada desde o dia 5 na Clínica São Vicente, zona sul do Rio de Janeiro.

Sempre discreta, Adriana comentou rapidamente a doença de Suzana em setembro do ano passado, em conversa com Ana Maria Braga no Mais Você. "Dou muita força diariamente. Ela está melhor, bem melhor", declarou. A cantora e a cineasta se casaram em 2010, oficializando a união de mais 25 anos.


Suzana era a primogênita de Vinicius. Como atriz, participou de trabalhos como Véu de Noiva (1969) e Verão Vermelho (1969). No cinema, estreou em Garota de Ipanema(1967) e produziu o documentário Vinícius de Moraes - Quem Pagará o Enterro e as Flores se Eu me Morrer de Amores (2005).

Asteroide passa raspando pela Terra, mas cientistas descartam risco


Um asteroide do tamanho de uma montanha passa raspando pela Terra segunda e terça-feira, em um sobrevoo que não voltará a ocorrer em uma década, anunciaram astrônomos, descartando risco de colisão. Não há nenhuma chance de que o asteroide, conhecido como 2004 BL86, caia na Terra. Em sua máxima aproximação do nosso planeta, por volta das 14H00 de Brasília (16H00 GMT), esteve a uma distância três vezes maior do que a Lua. De qualquer forma, em termos espaciais, trata-se de uma distância muito curta. Esta foi a primeira vez em 200 anos que este asteroide em particular passa tão perto da Terra. Infelizmente, o asteroide 2004 BL86 não ficou visível a olho nu.

Nevasca histórica afeta dezenas de milhões de pessoas nos EUA


A cidade de Nova York está paralisada desde a noite de segunda-feira (26) por uma tempestade de neve que se estende pelo nordeste do país e que forçou as pessoas a permanecerem dentro de casa até o fim do temporal. Em sete estados da região, de Nova Jersey até o Maine, na fronteira com o Canadá, foram declarados estados de emergência, totais ou regionais, que incluem, além de Nova York, outras cidades importantes, como Boston.

A tempestade pode afetar até cerca de 60 milhões de pessoas em uma dúzia de estados, segundo a Reuters e a CNN. O Serviço Meteorológico Nacional (NWS, na sigla em inglês) alertou para uma "tempestade capaz de causar risco à vida", que poderia despejar até 75 centímetros de neve em partes da região, à velocidade de até quatro centímetros por hora. Os ventos poderão ter rajadas de até 80 km/h na área da cidade de Nova York, segundo a Reuters.

O Serviço Nacional de Meteorologia, em Nova York, disse que cerca de 5,5 centímetros de neve haviam caído no Central Park, em Manhattan, na madrugada desta terça-feira, e que quase 9 centímetros foram registrados em partes de Long Island.

Funcionários do NWS em Boston informaram que nesta terça-feira houve rajadas de vento de até 110 quilômetros por hora no Nantucket Memorial Airport.

Biblioteca Virtual: Garota Exemplar

Título: Garota Exemplar
Título Original: Gone Girl
Autor: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 448

Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza , "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. 

Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

Livros Originais
O livro é narrado sob duas perspectivas (intercaladas entre presente e passado): a de Nick, que descobre que sua mulher desapareceu e segue os dias a procura dela; e a do diário de Amy, que retrata o casamento dos dois, mostrando as falhas de Nick como marido e dando vida ao medo que ela estava sentindo de seu esposo.

O fato é que os pontos de vista dos protagonistas são completamente discrepantes, de forma que enquanto Nick descreve uma esposa fria e um casamento desmoronando, Amy escreve sobre amor, recomeços, e um Nick alheio às tentativas de reconciliação de sua esposa. Portanto a grande dúvida da trama não é apenas a respeito do que realmente aconteceu com Amy, mas sim de quem, nesse emaranhado de emoções e lembranças, está dizendo a verdade: Nick, com sua frieza e indiferença calculada, ou Amy, com seu sorriso dócil e memórias calorosas?

Gillian Flynn
E o charme da história é que, independente de nossas teorias, a autora consegue surpreender completamente o leitor, deixando-nos de queixo caído com seu talento e criatividade. 

O livro Garota Exemplar, como a maioria de vocês já sabem, foi adaptado para o cinema. A estreia ocorreu no início de outubro. Inclusive, a atriz Rosamund Pike, que interpreta Amy, concorre na categoria de melhor atriz no Oscar 2015.


Fonte: http://www.livrosefuxicos.com/

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Especial Novelas: Pé na Jaca (2006)


O advogado hipocondríaco Arthur (Murilo Benício), a modelo Maria (Fernanda Lima), a religiosa Elizabeth (Deborah Secco), a batalhadora Guinevere (Juliana Paes) e o mulherengo personal trainer Lancelotti (Marcos Pasquim) voltam a se encontrar, após 25 anos, na fictícia cidade de Deus me Livre, no interior de São Paulo. Dispostos a consertar erros cometidos no passado e recomeçar suas vidas, eles acabam resgatando antigos amores. Esta é a trama principal de Pé na Jaca que, a partir do reencontro dos cinco amigos de infância, mostra uma desenfreada caça à fortuna, temperada por divertidas confusões amorosas. Arthur se deu bem na vida: tem um bom emprego, está prestes a assumir um cargo superior na corretora de valores em que trabalha, e é casado com a estonteante Vanessa (Flávia Alessandra), com quem tem dois filhos, Maurício (Igor Rudolf) e Percival (Rafael Miguel). Seu grande rival é o ambicioso e sedutor Juan (Bruno Garcia). Os dois trabalham juntos na empresa de Vilela (Paulo Goulart), e Juan vive tentando derrubar Arthur. Além disso, o mau-caráter é amante de Vanessa.

Arthur perde todos os seus bens depois que Juan o faz perder o emprego e a credibilidade no mercado, arruinando sua carreira e deixando-o sem dinheiro e com o nome sujo na praça. Ele vai morar com o tio José (Leonardo Villar), dono de um sítio perto de Deus me Livre. Cheio de manias e longe do conforto e da agitação da cidade grande, sua vida se transforma inteiramente. Além de reencontrar Guinevere e se apaixonar por ela, Arthur descobre que o tio está endividado e prestes a perder sua propriedade para Último Botelho Bulhões (Fulvio Stefanini), o homem mais rico da região, dono de uma enorme propriedade em Deus me Livre e da fábrica de cerveja de Piracicaba, principal força econômica da cidade. Para defender seu patrimônio, Arthur decide brigar pela fazenda do tio José.

Guinevere, a Gui, é uma mulher sensível e batalhadora que, para ganhar a vida, faz uma série de bicos: vende salgadinhos, lava roupa para fora, vende leite da vaca que mantém escondida no prédio onde mora, e ainda trabalha como sereia no parque de diversões da cidade. No início da história, ela é casada com Caco (Alexandre Schumacher), filho de Último, que tem uma péssima relação com o pai. Ele cresceu revoltado, e renunciou ao amor e ao dinheiro da família. Bebe muito, o que o deixa agressivo, fazendo-o descontar sua raiva na mulher que, apesar de sofrer muito, sempre acolhe o marido, tentando ser compreensiva. Durante uma discussão do casal, Caco cai da janela do apartamento dos dois e morre. Gui é acusada de assassinato e sua vida se transforma em um inferno. É nesse momento que ela reencontra Arthur, por quem também se apaixona. Para defender a amiga da acusação de assassinato, Arthur conta com a ajuda da advogada Maria Celina (Daniele Valente), jovem atrapalhada que morre de medo de enfrentar um júri.

A vida de Elizabeth também virou de cabeça para baixo nos últimos tempos. Envergonhada por ser filha de mãe solteira, decidiu se dedicar à religião e entrou para o convento. Amargurada, Elizabeth não aceita sua mãe, Laura (Betty Faria), a mulher mais ousada e sensual da cidade. Laura nasceu pobre, trabalha como costureira e foi mãe solteira três vezes. Teve um caso com Último, de quem Elizabeth pensa que é filha. Ainda no início da trama, a moça se surpreende quando Último se aproxima dela, demonstrando um carinho que nunca teve. Depois, ela descobre que o empresário está doente e precisa de alguém que possa lhe doar um dos rins. Como Caco não é um doador compatível, ele vê em Elizabeth sua única chance. Assim que consegue o que quer, Último volta a ignorá-la. A decepção faz com que a jovem se torne mais amargurada, a ponto de não socorrê-lo quando ele passa mal, deixando-o morrer.

A morte de Último movimenta a vida de todos os personagens centrais. Elizabeth se mostra a principal interessada na herança do suposto pai, para surpresa de outros familiares, como Maria Clara (Silvia Pfeifer), irmã de Último, seu marido, Átila (Alexandre Barros), e a prima, Morgana (Betty Lago). Morgana é mais um personagem importante na história. Aparentemente, é só a prima pobre e governanta da família Botelho Bulhões – uma empregada de luxo. Não se casou, não se formou e não construiu nada seu. É uma mulher amarga que, num dia de tempestade, foi atingida por um raio que a deixou com uma mecha branca em seu cabelo. Por conta disso, tem a fama de ser uma bruxa. Com a morte de Último, Elizabeth  abandona o convento e se transforma numa mulher sensual e ambiciosa, disposta a tudo para ficar com a herança de seu suposto pai. Ela passa a concentrar sua ira em Maria, sobrinha de Último, a quarta personagem central da novela.

Maria perdeu o pai cedo e sempre foi muito mimada por todos da família, especialmente pela cozinheira Carmen (Lolita Rodrigues). Após as férias em que todos se conheceram crianças, ela voltou a se encontrar com Lance aos 13 anos, na fazenda do tio, em Deus me Livre. Os dois se apaixonaram e viveram uma história de amor. Após três anos juntos, terminaram o namoro e se separaram novamente. Linda e exuberante, Maria se tornou uma modelo reconhecida internacionalmente. Casou-se com o nobre francês Jean Luc (Peter Ketnath), com quem teve uma filha, Isabelle (Sofia Terra), e passou a morar em Paris. Maria sempre se manteve longe dos assuntos que envolviam sua família mas, com o fim do casamento e a morte do tio, volta ao Brasil disposta a lutar pelo que é seu.

Lance nunca se recuperou da paixão de adolescência. Desiludido com o fim do namoro, cometeu inúmeros excessos: envolveu-se com péssimas companhias, bebeu muito, meteu-se em várias encrencas e se deslumbrou com uma vida sem compromissos e responsabilidades. Por conta de seu comportamento, entrou em choque com o pai, Giácomo (Elias Gleizer), e com o irmão, o honesto e responsável Tadeu (Rodrigo Lombardi). Lance ainda se envolveu com a vizinha Dora (Carla Marins), que engravidou, e os dois acabaram se casando. Ele tentou organizar sua vida depois do casamento e do nascimento do filho, Marquinho (Miguel Rômulo), mas não conseguiu: abandonou mulher e filho e se mudou para São Paulo. Lance não para em emprego algum e vive seduzindo todas as mulheres que cruzam seu caminho. Para trabalhar como professor, falsificou um diploma de uma faculdade de Educação Física, envolvendo-se numa confusão ao dar aulas para a mulher de um delegado, que armou um plano para colocá-lo atrás das grades. Sem alternativa, ele foge de São Paulo para escapar da cadeia e vai parar em Paris, onde reencontra Maria. 

A paixão dos dois explode novamente. Disposto a reconstruir sua vida, Lance volta para Deus me Livre com Maria. A certa altura, Lance descobre que tem poderes de cura. Durante uma apresentação no circo da cidade, ele consegue curar a dor de cabeça de uma mulher da plateia e, depois, descobre que, a cada vez que cura a dor de uma pessoa, passa a sentir aquela dor. Na verdade, Lance tem um tumor cerebral, o que fez com que ele desenvolvesse tal sensibilidade. O médico comunica que ele tem apenas seis meses de vida. Nesse meio tempo, Elizabeth é expulsa por Morgana da mansão dos Botelho Bulhões e demitida da diretoria da fábrica de cervejas, após a revelação de que não é filha de Último. Sem o apoio de ninguém, a moça é obrigada a dormir no banco da praça e começa a enlouquecer. A situação se agrava quando ela tenta matar a mãe e Tadeu, o que a leva a ser internada em um sanatório. Após muito sofrimento, Elizabeth se arrepende de tudo o que fez, deixa o sanatório e passa a dar aulas para crianças no convento onde foi noviça.

Também nos capítulos finais da novela, Morgana revela a Maria que é sua mãe, e que só a entregou aos cuidados de Irina porque era muito nova quando ela nasceu. As duas se abraçam, emocionadas. No último capítulo de Pé na Jaca, é revelada a identidade do filho de Último. Trata-se de Cândido (Ricardo Tozzi), sobrinho do tio José, que se mudou para o sítio depois da morte de sua mãe. Simpático mas muito lento, Cândido não tem responsabilidades e não se preocupa com nada, nem mesmo em ajudar o velho tio com as tarefas do sítio. Depois de saber que é herdeiro de uma fortuna, Cândido termina a história ao lado de Vanessa, um mulherão que ele nunca pensou em ter ao lado. Já o aventureiro Lance, depois de salvar a vida do filho, Marquinho – que morre vítima de um plano de Leila e é ressuscitado graças aos poderes do pai –, desmaia e morre. Tadeu o leva até Cigano, que usa sua força para fazê-lo voltar a viver. Como aconteceu com Lance e Marquinho, Cigano ressuscita Lance, mas morre.

Curado do tumor, e esperançoso em construir uma nova vida, Lance descobre que seu verdadeiro amor é Maria, a quem sempre amou desde criança. Paralelamente, Gui também descobre que não consegue viver sem Arthur. Gui e Lance se separam e correm para os braços de seus pares. Elizabeth, por sua vez, também descobre o amor ao se envolver com Deodato (Gero Pestalozzi), e reconquista a amizade de Arthur, Gui, Maria e Lance. No capítulo final, Vanessa dá à luz uma menina, e Maria, a um menino.

Tramas Paralelas

Padaria:
A padaria de seu Giácomo (Elais Gleizer) é um dos núcleos movimentados da trama. Ali trabalham Tadeu (Rodrigo Lombardi), seu filho, e Leila Aparecida (Fernanda de Freitas), sua futura nora, jovem sensual e interesseira, irmã de Elizabeth (Deborah Secco). Tadeu é o filho sério e responsável, cuja maior referência sempre foi o irmão, Lance (Marcos Pasquim). Depois que este desapareceu no mundo, sua vida perdeu um pouco a graça. No decorrer da novela, Tadeu se envolve com sua ex-cunhada, Dora (Carla Marins).

Parque de Diversões:
Quando Lance (Marcos Pasquim) chega a Deus me Livre, consegue abrigo no pequeno parque de diversões da cidade, de propriedade de Cigano (Chico Anysio), homem cego que vive em uma cadeira de rodas e diz ser romeno-polaco, apesar do sotaque pernambucano. Ali trabalham Mimi (Érika Evantini) – a mulher barbada que também faz as vezes de cartomante – e Pipoca (Duda Azevedo), um ajudante geral. Apesar da decadência do parque, Cigano toca o empreendimento com firmeza e leva sua pequena trupe na ponta do laço, fazendo todos tremerem de medo de suas caras feias. Cigano acaba se transformando em um segundo pai para Lance.

Curiosidades:
Carlos Lombardi se inspirou na lenda do Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda para criar alguns personagens do núcleo central da trama: Arthur (Murilo Benício), Guinevere (Juliana Paes) e Lance (Marcos Pasquim). Já Elizabeth e Maria, vividas por Deborah Secco e Fernanda Lima, foram inspiradas, respectivamente, em Elizabete I, conhecida como “a rainha virgem”, e sua prima bastarda, Maria Stuart, a rainha da Escócia.

Carlos Lombardi fez várias referências a seriados norte-americanos em sua trama, entre eles Lost, Battlestar Galactica, Heroes e Monk.

Murilo Benício foi um dos destaques da novela como o hilário Arthur, um sujeito atrapalhado e cheio de trejeitos. O ator diz que se inspirou nas características de dois amigos para montar o perfil engraçado e desajeitado do personagem. A maneira de falar veio de Evandro Mesquita, cujo sotaque carioca é exageradamente carregado. Já a mania de mexer compulsivamente as mãos veio de Pedro Cardoso que, segundo Murilo Benício, gesticula muito enquanto fala. O autor Carlos Lombardi conta que se inspirou em si próprio para criar muitas das características do personagem.

Um dos destaques da novela foi a pequena Sofia Terra, que interpretou Maria criança no primeiro capítulo e, depois, a filha de Maria (Fernanda Lima), a pequena Josephine.


Nair Bello gravou cenas inicias de Pé na Jaca, mas quando a novela estreou, estava hospitalizada, em coma. Sua personagem, Gioconda, passou a ser interpretada por Arlete Salles, que regravou as cenas feitas anteriormente pela atriz. Nair Bello faleceu em 17 de abril de 2007.  

Elenco:
Murilo Benício – Arthur
Juliana Paes – Guinevere
Marcos Pasquim – Lance
Fernanda Lima – Maria Bo
Deborah Secco – Elizabeth
Bruno Garcia – Juan Arrabal
Flávia Alessandra – Vanessa
Fúlvio Stefanini – Último Botelho Bulhões
Betty Lago – Morgana
Humberto Martins – Merlin
Sílvia Pfeiffer – Maria Clara
Betty Faria – Laura
Elias Gleizer - Giácomo
Ricardo Tozzi – primo Cândido
Carla Marins – Dorinha
Rodrigo Lombardi – Tadeu
Daniele Suzuki – Rosa Tanaka
Alexandre Schumacher – Caco
Fernanda de Freitas – Leila
Carlos Bonow – Edmilson
Daniele Valente – Maria Celina
Sérgio Hondjakoff – Nuno
Natália Lage – Cecília
Oscar Magrini – delegado Palhares
Alexandre Barros – Átila
Cláudia Ventura – Duda
Cristina Sano – Mitiko
Dan Nakagawa – Mário
Dudu Azevedo – Pipoca
Emanuelle Araújo – Clotilda
Érika Evantini – Mimi
Gero Pestalozzi – Deodato
Lucy Ramos - Guguta
Guilherme Piva – Nirdo
Maria Estela Rivera – Irina
Rodrigo Hilbert – Barrão
Samantha Schmutz – Célia
Luiza Valdetaro – Tânia
João Vieira – Zidane
Miguel Rômulo – Marquinhos
Sofia Terra – Josephine
Selma Lopes – Lúcia


Participações Especiais:
Leonardo Villar – Tio José
Arlete Salles – Gioconda
Paulo Goulart – Roberto Vilela
Lolita Rodrigues – Carmem
Walmor Chagas – Canabrava
Neuza Amaral – Gema
Chico Anysio - Cigano


Trilha Sonora

Rocks - Caetano Veloso
Lenda – Céu
Você Vai Estar na Minha - Negra Li
Ainda Bem - Vanessa da Mata
Infinito Particular - Marisa Monte
A Gente Merece Ser Feliz - Ivan Lins
Hoje - Cidade Negra
Espirais (Remix Novela) - Marjorie Estiano
Tudo Por Acaso – Lenine
Escuta - Luiza Possi
Estranho Jeito de Amar - Sandy & Júnior
Fazenda - Milton Nascimento
Corsário - Elis Regina
Chance de Amar - Ângela Rô Rô
Paixão - Clara Becker
Cheiro de Amor - Maria Bethânia
Eu Ando OK - Zizi Possi

Abertura

Reencontro
Chamada de Elenco

Último Capítulo

sábado, 24 de janeiro de 2015

Estreias do Cinema

Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo
Campeão olímpico de luta greco-romana, Mark Schultz (Channing Tatum) sempre treinou com seu irmão mais velho, David (Mark Ruffalo), que é também uma lenda no esporte. Até que, um dia, recebe um convite para visitar o milionário John du Pont (Steve Carell) em sua mansão. Apaixonado pelo esporte, du Pont oferece a Mark que entre em sua própria equipe, a Foxcatcher, onde teria todas as condições necessárias para se aprimorar. Atraído pelo salário e as condições de vida oferecidas, Mark aceita a proposta e, assim, se muda para uma casa na propriedade do milionário. Aos poucos eles se tornam amigos, mas a difícil personalidade de du Pont faz com que Mark acabe seguindo uma trilha perigosa para um atleta.

Busca Implacável 3
O ex-agente do governo norte-americano Bryan Mills (Liam Neeson) tenta tornar-se um homem família, mas vê tudo ruir quando Lenore (Famke Janssen) é assassinada. Acusado de ter cometido o crime, ele entra na mira da polícia de Los Angeles. Desolado e caçado, ele tenta encontrar os verdadeiros culpados e proteger a única coisa que lhe resta: a filha Kim (Maggie Grace).


Antes de Dormir
Dia após dia, Christine Lucas (Nicole Kidman) desperta sem se lembrar de absolutamente nada que aconteceu em sua vida nos últimos 20 anos. Isto acontece devido a um acidente sofrido uma década atrás, que fez com que seu cérebro não consiga reter as informações recebidas ao longo do dia. Com isso, cabe ao seu marido Ben (Colin Firth) a tarefa de relembrá-la de sua vida, através de um mural de fotos e detalhes do passado. Além disto, ela passa por uma terapia sigilosa com o dr. Nasch (Mark Strong), que procura incitá-la a ter lembranças sobre o que aconteceu. Só que, aos poucos, ela percebe que nem tudo é o que parece ser.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Seis meses após inauguração, Arena Pantanal é interditada pelo Governo


Inaugurada há seis meses, a Arena Pantanal, em Cuiabá, foi interditada pelo Governo do Mato Grosso na quarta (21), para obras de reparo. O estádio apresenta problemas na rede elétrica, infiltrações e alagamentos. Por isso, não tem condições de receber qualquer tipo de evento.

Erguida totalmente com recursos públicos, a arena custou R$ 626 milhões e recebeu quatro jogos da Copa do Mundo 2014.


A empreiteira Mendes Júnior, responsável pela construção da Arena, deverá fazer as correções necessárias apontadas pelos engenheiros do governo e da Controladoria Geral do Estado. Eles realizaram as inspeções no estádio, juntamente com representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. O governo disse que não irá gastar nada com os reparos.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Brasil desperdiça 37% da água tratada, segundo relatório do Governo Federal


Em meio a uma das mais graves crises de abastecimento no Brasil, um relatório do Governo Federal mostra que 37% da água tratada para consumo é perdida antes de chegar às torneiras da população. Essa água potável é desperdiçada principalmente devido às falhas das tubulações. Além disso, há perdas com fraudes e ligações clandestinas no caminho. Os dados de 2013 foram incluídos no Sistema Nacional de Informações de Saneamento Básico do Ministério das Cidades.


No levantamento anterior, referente a 2012, as perdas de água no país estavam em 36,9%. Isso significa que não houve nenhuma melhoria, durante um ano.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Surfista baleado em SC morre após quatro cirurgias


O surfista Ricardo dos Santos, de 24 anos, morreu nesta terça-feira, em Florianópolis, um dia depois de levar três tiros, na Guarda do Embaú, em Palhoça, Santa Catarina. Ricardinho, como era conhecido pelos colegas de surfe, passou por quatro cirurgias no Hospital Regional de São José, a última delas nesta manhã, mas perdeu muito sangue e sofreu uma parada cardíaca no início da tarde. Ricardo foi baleado após discutir com dois homens que estacionaram em frente à casa de seu avô. De acordo com a Polícia Militar de Santa Catarina, em nota oficial divulgada durante a tarde, o soldado Luiz Paulo Mota Brentano, de 25 anos, e o irmão dele, de 17, são os únicos suspeitos de terem atirado no surfista. Ambos foram detidos. O soldado diz que agiu em legítima defesa, alegando que o surfista veio para cima dele com um facão em punho por uma discussão sobre o lugar em que estava parado com o carro.


Natural de Palhoça, região da Grande Florianópolis, Ricardinho estreou como profissional em 2008 e participou de sete etapas do WCT. Ele tinha como principal vitória na carreira uma bateria em Teahupoo, no Taiti, em 2012, quando superou uma das maiores lendas do esporte, o norte-americano Kelly Slater. Sua última participação na elite do surfe aconteceu o em Pipeline, no Havaí, em 2013, quando terminou na 37ª colocação. Desde então, ele vinha competindo em divisões menores da modalidade. Sua especialidade era surfar ondas pesadas e tubulares.

Apagão de energia elétrica atinge 11 estados e o Distrito Federal


Consumo alto, falhas em linha de transmissão e produção no limite levaram a um apagão de energia elétrica em 11 estados e mais o Distrito Federal na segunda-feira (19). Por volta das 15h, faltou energia em toda a Região Sul, nos quatro estados do Sudeste, na região Centro-Oeste e também em Rondônia. Em São Paulo, postos de saúde interromperam o atendimento e uma linha de metrô parou. Segundo o ONS, houve uma falha na transmissão de energia das regiões Norte e Nordeste para o Sudeste, e também a perda de 2,2 mil megawatts gerados por 11 usinas. Ainda de acordo com o ONS, o corte foi determinado para evitar um problema ainda maior no sistema, já que com o aumento da demanda no horário de pico, a frequência elétrica caiu para abaixo do normal, o que costuma acontecer quando o consumo é maior do que a energia fornecida.

Ministro da Fazenda anuncia pacote de aumento de impostos


O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciou na segunda-feira (19) uma série de aumento de impostos, que deve incrementar o caixa do governo em R$ 20 bilhões neste ano. O pacote inclui a volta do tributo regulador do preço do combustível e aumento do PIS/Cofis sobre a gasolina. A alta da tributação dos combustíveis representará uma arrecadação extra de R$ 12,2 bilhões. A alta na taxação do combustível começa a partir de 1º de fevereiro. Outra medida foi o aumento do IOF (imposto sobre operações financeiras) sobre empréstimos e financiamentos a pessoas físicas , de 1,5% a 3%. Segundo Levy, será mantida a alíquota de 0,38% por operação. Essa medida representará arrecadação extra de R$ 7,4 bilhões. 

Após elevar tributos, Dilma veta correção da tabela do IR em 6,5%


Depois que seu governo anunciou um pacote de elevação de tributos, a presidente Dilma Rousseff vetou o texto aprovado pelo Congresso que corrigia em 6,5% a tabela do Imposto de Renda das pessoas físicas. A medida aliviaria a tributação dos salários e outros rendimentos, ao utilizar um índice mais compatível com a inflação do ano passado, de 6,41%. Neste momento, porém, a prioridade mais imediata é conseguir mais receitas para reequilibrar as contas do Tesouro Nacional. A administração petista deverá promover novamente uma correção de 4,5% da tabela, correspondente à meta oficial de inflação -que é descumprida desde 2010. Na prática, haverá, novamente, um aumento do IR.

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize