segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Especial Novelas: Despedida de Solteiro (1992)


Tássia Camargo e Felipe Camargo
A trama tem início em 1985, na fictícia cidade de Remanso, quando os amigos Pedro (Paulo Gorgulho), Pasqual (Eduardo Galvão) e Xampu (João Vitti) se reúnem para a despedida de solteiro de João Marcos (Felipe Camargo). A farra termina numa cachoeira, onde Salete (Gabriela Alves), uma das jovens que estava no grupo, é assassinada. Durante a cerimônia de seu casamento com Lenita (Tássia Camargo), João Marcos é levado preso, junto com os três amigos, e todos são condenados a 21 anos de prisão pelo assassinato de Salete – crime que não cometeram. A tragédia envolvendo os quatro jovens atinge a vida de outros personagens da história, como Flávia (Lúcia Veríssimo), irmã de Xampu e apaixonada por Pedro, e Marta (Lucinha Lins), que acaba assumindo os negócios de seu irmão Pasqual. A vida de Lenita também muda radicalmente. Ela desiste de esperar João Marcos sair da cadeia e se casa com o mau-caráter Sérgio Santarém (Marcos Paulo). 

Marcos Paulo e Fernanda Nobre
Depois de sete anos na prisão, os quatro amigos voltam para Remanso em liberdade condicional, mas Xampu, gravemente doente, morre. Emília (Lolita Rodrigues), sua mãe, não aceita a morte do filho e passa a odiar Pedro, a quem culpa por todo o seu sofrimento. Ela faz o que pode para atrapalhar o namoro dele com sua filha Flávia. Pedro, Pasqual e João Marcos ainda têm de enfrentar Sérgio Santarém, que não mede esforços para fazer com que eles voltem para a prisão. Ele quer ver João Marcos bem longe de sua mulher, Lenita, que ainda é apaixonada pelo ex-noivo. Mas Sérgio não consegue impedir que os dois passem a se encontrar. Lenita pede o divórcio, mas ele a ameaça com a perda da guarda da filha, e chega a agredi-la fisicamente. Em determinado momento, Lenita revela a João Marcos que aceitou se casar com Sérgio porque ele prometeu que o tiraria da cadeia. 

Lúcia Veríssimo e Lolita Rodrigues
Perseguido por Sérgio Santarém, João faz tudo para provar sua inocência e a de seus amigos, contando com a ajuda do advogado Mike (Jayme Périard). Investigando a vida de Sérgio, João descobre que o mau-caráter está envolvido na morte de Salete. Ao final da trama, ele consegue que o processo seja revisto, e é inocentado. Sérgio ainda tenta fugir do país, mas é preso. No último capítulo da novela, ao sair da cadeia em liberdade condicional, o vilão se encontra com Glória (Cinira Camargo), que lhe oferece uma maçã envenenada. Ele morre na hora. Lenita e João Marcos finalmente ficam juntos e iniciam uma vida em família. Pedro se casa com Flávia, e os dois têm um filho. Pasqual, o mais farrista dos amigos, finalmente se decide entre Socorro (Cristina Müllins) e Carol (Leila Lopes), e fica com a segunda.

Tramas Paralelas

Elias Gleizer
Léo e Vitório:
Uma das histórias paralelas que se destacaram na trama é a do menino Léo (Patrick de Oliveira), criado pelo doce e irreverente Vitório (Elias Gleizer). O sábio artesão também foi o responsável pela criação de Pedro (Paulo Gorgulho), a quem acolheu como um filho. Nos capítulos finais é revelado que Léo é filho de Marta (Lucinha Lins): ela deixou o bebê na porta da fazenda de Vitório e foi embora, retornando à cidade anos mais tarde. 

Helena Ranaldi e Mauro Mendonça
Curiosidades:

O autor Walther Negrão foi chamado às pressas para escrever Despedida de Solteiro, pois a novela então prevista para o horário, Mulheres de Areia, teve de ser adiada devido à gravidez da protagonista Glória Pires.

Despedida de Solteiro marcou as estreias de Helena Ranaldi, Rita Guedes e Patrick de Oliveira na TV Globo.

Esta foi a primeira novela de Letícia Spiller, ex-paquita do programa Xou da Xuxa (1986), no qual trabalhou de 1989 a 1992.

Eduardo Galvão, João Vitti, Paulo Gorgulho e Felipe Camargo
O vilão Sérgio Santarém foi tão odiado pelo público da novela que Marcos Paulo, seu intérprete, era xingado nas ruas. O ator conta que uma senhora chegou a tirar o sapato para bater nele.

A novela foi reapresentada entre 04/03 e 09/08/1996, em Vale a Pena ver de Novo.

 Despedida de Solteiro fez grande sucesso em Portugal. Também foi vendida, entre outros países, para Bolívia, Chile, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.


Elenco:
Paulo Gorgulho – Pedro
Lúcia Veríssimo – Flávia
Felipe Camargo – João Marcos
Tássia Camargo – Lenita
Marcos Paulo – Sérgio
Helena Ranaldi - Nina
Ana Rosa – Soraya
Elias Gleizer – Vitório
Lucinha Lins – Marta
João Vitti – Xampu
Lolita Rodrigues - Emília
Mauro Mendonça – Sirineu
Maria Estela – Inês
Eduardo Galvão – Paschoal Papagaio
Cristina Mullins – Maria do Socorro
Sérgio Viotti – Dr. Gabriel
Yoná Magalhães - Lola
Jayme Periard – Mike
Jacyra Sampaio – Elza
Othon Bastos – Jorge Jordão
Bárbara Fazzio – Regina
André Valli – Gil
Léa Camargo – Dona Dala
Danton Mello – Rafa
Leila Lopes - Carol
Cinira Camargo – Glória
Frederico Mayrink – Dudu
Patrícia Perrone – Paula
Letícia Spiller - Debbie
Guga Coelho – Franco
Rita Guedes – Bianca
Fernanda Nobre – Abigail “Bibi”

Trilha Sonora:

Nacional
Capa: Lúcia Veríssimo

01. SER MAIS FELIZ – Roupa Nova 
02. DESÁGUA – Selma Reis
03. VENDAVAL – Joanna 
04. MENTIRA (LA MENTIRA) – Sílvio César 
05. COCEIRA DE BEM QUERER – Tiãozinho & Alessandro
06. SUGAR SUGAR – D.J. Les and The Kool Kat featuring The Archies
07. SIRINEU O FARFAN – Roger Henri
08. NÓS DOIS – Maurício Duboc e Varda
09. MEU AMOR (MY LOVE) – Tunai
10. O QUE VOCÊ QUER – Roberto de Carvalho
11. TODA VEZ QUE A GENTE ENCONTRA UM NOVO AMOR – Sérgio Reis
12. BROKEN SEA (MAR QUEBRADO) – Robertinho de Recife
13. BRINQUEDOS – Roger Henri

Internacional
Capa: Paulo Gorgulho, Felipe Camargo, João Vitti e Eduardo Galvão

01. BREAKAWAY – Donna Summer 
02. DO IT TO ME – Lionel Ritchie 
03. PLEASE DON’T GO – Double You 
04. WHY SHOULD I LOVE YOU – Des’ree 
05. WHY – Annie Lennox 
06. YOU – Ten Sharp 
07. SWEETER THAN YOU – Chris Shelton
08. DON’T TALK, JUST KISS – Right Said Fred 
09. JUST TAKE MY HEART – Mr. Big 
10. I LIKE CHOPIN 91′ – Gazebo
11. STAY – Shakespeare Sister 
12. MY GIRL (MY GUY) – Brigitte Nielsen
13. I WONDER WHY – Curtis Stigers 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize