segunda-feira, 6 de maio de 2013

Especial Novelas - Amor com Amor se Paga (1984)


Ary Fontoura foi o avarento Nonô Corrêa
A história é ambientada em Monte Santo, uma fictícia cidade do interior em desenvolvimento. Nonô Corrêa (Ary Fontoura), personagem inspirado em O Avarento, de Molière, é o protagonista da trama, daqueles que marcam a história da teledramaturgia brasileira. Pão duro ao extremo, Nonô coloca cadeados na geladeira e nos armários da despensa para evitar que os filhos, Elisa (Bia Nunes) e Tomaz (Edson Celulari), comam mais do que ele considera necessário. Além disso, Nonô proíbe os jovens de repetirem as refeições, desliga a luz da casa a partir de determinada hora da noite e anda com roupas velhas. Sua maior preocupação na vida é fazer economia. Nonô nunca se esquece de aumentar os aluguéis dos apartamentos que aluga, deixando os inquilinos desesperados. O engraçado da história é que Nonô é muito rico e esconde de todos sua preciosa fortuna. O único que conhece seu segredo é Anselmo (Carlos Kroeber), seu fiel parceiro, que aguenta todas as suas esquisitices em nome de anos de amizade. Além disso, Anselmo é apaixonado por Elisa, e adora visitar Nonô para ficar mais próximo da amada.

Berta Loran e Ary Fontoura
Outra personagem que sofre com as mesquinharias de Nonô é a empregada Frosina (Berta Loran), que há mais de 20 anos trabalha para ele. Ela não recebe o salário há meses, mas não abandona a casa, pois, além de adorar Elisa e Tomaz, prometera à falecida mãe dos dois que cuidaria bem deles. Tomaz é um jovem alegre, otimista e muito brincalhão. Seu maior divertimento é tentar descobrir onde o pai esconde seu tesouro. É muito ligado à irmã, Elisa, uma moça tímida e insegura, a quem protege. Elisa morre de medo do pai e faz tudo para não contrariá-lo.

Oderban Junior
Em determinado momento da história, um órfão, Zezinho (Oberdan Junior), cruza o caminho de Nonô. O menino conquista o coração do neurótico senhor, e os dois começam a se divertir muito em companhia um do outro. Nonô se afeiçoa cada dia mais ao menino até que decide adotá-lo, deixando todos os moradores da pequena cidade surpresos. O vínculo afetivo com Zezinho muda inteiramente a vida de Nonô: o avarento rude e cruel torna-se cada vez mais doce e sensível. O grande mistério sobre o esconderijo de Nonô é desvendado por Frosina. Nos capítulos finais da trama, ela finalmente descobre o lugar secreto do quarto onde ele guarda dinheiro e muitas joias. Influenciado por Zezinho, Nonô acaba pedindo Frosina em casamento, e ela aceita. No último capítulo da novela, os dois oficializam a união em uma bela cerimônia.

Tramas Paralelas

Claudia Ohana e Edson Celulari
Tio Romão e o povo de Monte Santo
O místico Tio Romão (Fernando Torres) é outro personagem importante em Amor com Amor se Paga. Todos desconhecem sua origem, mas simpatizam com suas doces e sábias palavras, às vezes, proféticas. Tio Romão distribui chazinhos de camomila com bem-me-quer para os moradores de Monte Santo, com o intuito de trazer-lhes tranquilidade. Solidário ao extremo, é o oposto de Nonô (Ary Fontoura): conversa com todos os que o procuram e está sempre disposto a ajudar ao próximo.

Outros personagens importantes na trama são o prefeito Barreto (Milton Moraes), um político demagogo e ambicioso; Maria das Graças (Yoná Magalhães), a sobrinha americanófila de Nonô, que só aceita ser chamada de Grace e é dona de uma loja de produtos importados; e o médico Vinícius (Adriano Reys), um homem íntegro, que ama sua profissão acima de tudo. Vinícius é pai da bela Mariana (Claudia Ohana), da invejosa Isabel (Narjara Turetta) e de Renato (Miguel Falabella), que sonha ser médico, assim como o pai.
 
Os casais 

Miguel Falabella foi o vilão Renato
A trama se complica quando a jovem Mariana cruza o caminho de Nonô e Tomaz (Edson Celulari). Ao conhecê-la, Nonô fica encantado com a jovem e, insistente, decide pedi-la em casamento. Ela decide aceitar a proposta, pensando em seus pais, Vinícius e Helena (Beatriz Lyra), que têm uma dívida com o velho avarento. Casando-se com Nonô, a dívida estaria perdoada. Mariana, no entanto, é apaixonada por Tomaz, com quem teve um romance nos primeiros capítulos da novela. Todos ficam muito surpresos quando a jovem declara que irá se casar com Nonô, principalmente Tomaz, que passa a disputar o amor da moça com o pai.

Narjara Turetta
CURIOSIDADES
Amor com Amor se Paga era uma reedição atualizada da novela Camomila e Bem-Me-Quer, de autoria da própria Ivani Ribeiro, apresentada na TV Tupi entre outubro de 1972 e março de 1973. Amor com Amor se Paga  marcou a estreia da atriz Claudia Ohana na TV Globo.

A novela foi reapresentada entre 26 de outubro de 1987 e 1º de abril de 1988, no Vale a Pena Ver de Novo e foi vendida para diversos países, como África do Sul, Bolívia, Canadá, Chile, China, Cuba, Emirados Árabes, Estados Unidos, Guatemala, Namíbia, Nicarágua, Nigéria, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Cingapura, Turquia e Venezuela.

Ações Socioeducativas
O preconceito racial foi um tema levantado pela novela, através do núcleo de Judith (Chica Xavier), cuja própria filha se envergonhava de sua origem pobre e negra. No decorrer da história, Judith descobre ser mãe de Ângela (Júlia Lemmertz), o que provoca um rebuliço na vida da jovem. O noivo dela, Renato (Miguel Falabella), por preconceito, decide romper o noivado. 

Elenco
uma novela de Ivani Ribeiro


Ary Fontoura - Nonô Correia
Yoná Magalhães - Grace (Maria da Graça)
Carlos Eduardo Dolabella - Bruno
Edson Celulari - Tomás
Cláudia Ohana - Mariana
Fernando Torres - Tio Romão
Berta Loran - Frosina
Bia Nunnes - Elisa
Oberdan Júnior - Zezinho
Carlos Kroeber - Anselmo
Caíque Ferreira - Gustavo
Milton Moraes - Barreto
Arlete Salles - Sílvia
Mayara Magri - Rosemary
Matheus Carrieri - Johnny (João Paulo)
Adriano Reys - Vinícius
Beatriz Lyra - Helena
Narjara Turetta - Bel (Isabel)
Flávio Galvão - Tito
Wanda Stefânia - Santusa
Miguel Falabella - Renato
Júlia Lemmertz - Ângela
Chica Xavier - Judite
Wanda Kosmo - Elvira
Mário Cardoso - Roger
Vera Gimenez - Zélia
Giovana Pieck - Camilinha
Graziela Di Laurentis - Dóris
Paulo César Grande - Sérgio
Ana Ariel - Leonor
Paulo Gonçalves - Padre Inácio
Lajar Muzuris - Tonicão
José Carlos Sanches - Edu
Egon Aszman - Carlito
Hugo Gross - Cacá
Yaçanã Martins - Magali
Darcy de Souza - Duvige
Andréa Avancini - Funcionária da prefeitura


Trilha Sonora:
Nacional
Água e Luz - Amelinha 
Por Quê Não Eu? - Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens
Você em Minha Vida - Fafá de Belém
Bichinho Colorido - Nova Embalagem
Tenho Medo - Renato Teixeira
Fim de Semana - Chicletes
Levantar o Astral - Santa Cruz
Deusa do Amor - Pepeu Gomes
Quando te Vi (Till There Was You) - Beto Guedes
Emaranhado - Dudu França
Adivinhão - Magazine
Vem Nessa - Ruban
Perto de Você - Elias
Vem Comigo – Dedé


Internacional
Over You - Lane Brody
Somebody Else's Guy - Jocelyn Brown
Moments of Love - After All
Somebody to Love - Café Society
Oh Sherrie! - Steve Perry
We All Need Love - Ebony
Tanta Tristeza - Los Moros
Heart Don't Lie - LaToya Jackson
Time After Time - Cyndi Lauper
Believe in Me - Dan Fogelberg
Dancing in the Dark - Bruce Springsteen
Dancin' Shoes - Pancho Ballet
Happy Children - P. Lion
C'est Bon Pour Le Moral - La Compagnie Créole


A riqueza de Nonô

Miguel Falabella

Tema de Abertura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize