sexta-feira, 22 de julho de 2016

Destaques da Semana

MUNDO

Atletismo da Rússia é banido da Olimpíada após escândalo de doping
O atletismo russo está fora dos Jogos Olímpicos do Rio por causa do escândalo de doping. O Tribunal Arbitral do Esporte, com sede na Suíça, rejeitou um apelo da Rússia contra uma decisão da Federação Internacional de Atletismo, que tinha decidido banir o país de competições oficiais. A Rússia alegava que os atletas que não tinham testado positivo, como a bicampeã olímpica do salto com vara Yelena Isinbayeva, estavam sendo punidos por um erro de outros atletas, mas o tribunal levou em conta as evidências de que o governo russo patrocinou o esquema de doping. Nos próximos dias, o Comitê Olímpico Internacional decide se vai banir os atletas russos de todas as modalidades.


Discurso de Trump é aprovado por 75% dos espectadores
Donald Trump pode ainda não ter conseguido unir o Partido Republicano em torno de sua candidatura, mas seu discurso no último dia da convenção nacional da legenda, em Cleveland, agradou a boa parte dos espectadores. Uma pesquisa da CNN indicou que 57% tiveram uma “reação muito positiva” à fala de Trump e 18% uma reação de certo modo positiva, enquanto 24% disseram ter tido um efeito negativo. O magnata foi finalmente oficializado candidato na noite de quinta-feira, quando aceitou formalmente a nomeação do partido para disputar a presidência nas eleições de novembro. Numa campanha de medo e afirmação de poder, ele se apresentou como o candidato da lei e da ordem, mas sem ideias claras, de acordo com o jornal “New York Times”.

Premiê turco diz que risco de 2ª tentativa de golpe ainda não terminou
O primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, disse na sexta-feira (22) que o risco de uma outro tentativa de golpe não desapareceu, mas que o governo e outras instituições estão controlando a situação. A tentativa malsucedida de derrubar o presidente Recep Tayyip Erdogan, deixou 312 mortos, segundo o último balanço oficial. Yildirim também pediu para os turcos manterem a calma. Ele declarou que a vida no país voltou ao normal. Pela primeira vez em quase 15 anos, a Turquia decretou o estado de emergência, adotado na quinta-feira pelo Parlamento.


Terrorista planejou ataque em Nice meses antes e contou com ajuda de cúmplices
O autor do atentado em Nice, o tunisiano Mohamed Lahouaiej Bouhlel, contou com a ajuda de cinco cúmplices, anunciou na quinta-feira o procurador encarregado da investigação, François Molins. Em um novo vídeo, o Estado Islâmico, que reivindicou o ataque na Riviera Francesa, ameaçou o país com mais atentados. Durante uma entrevista coletiva em Paris, ele afirmou ainda que foram feitos avanços notáveis na investigação que envolve ao menos 400 agentes, e que eles descobriram que Bouhlel teria planejado o ataque provavelmente meses antes de realizá-lo. O terrorista matou 84 pessoas e feriu mais de 300 em 14 de julho, quando avançou com um caminhão contra uma multidão que celebrava o Dia da Queda da Bastilha, em Nice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize