sexta-feira, 15 de julho de 2016

Destaques da Semana

MUNDO

Ataque com caminhão no sul da França deixa ao menos 84 mortos e feridos


Um ataque com um caminhão na cidade de Nice, no sul da França, deixou dezenas de mortos e feridos nesta quinta-feira (14), quando a multidão comemorava o feriado da Tomada da Bastilha, maior festa nacional. Segundo o último balanço divulgado pelo Ministério do Interior, ao menos 84 pessoas morreram, incluindo várias crianças, e há 18 feridos com gravidade. O presidente francês, François Hollande, afirmou em Paris que o "caráter terrorista do ataque não pode ser negado". Logo após a queima de fogos do dia 14 de julho, um caminhão atropelou as pessoas que enchiam uma avenida à beira-mar  por volta das 23h (horário local). Segundo testemunhas, enquanto avançava contra a multidão, o motorista abriu fogo contra as pessoas que estavam no local. Ele ainda desceu do veículo e efetuou mais disparos contra a população. De acordo com o Ministério do Interior, o motorista foi morto a tiros por forças de segurança.

De origem tunisiana, autor de atentado em Nice tinha antecedentes criminais


O homem que matou ao menos 84 pessoas em um ataque com um caminhão em Nice foi identificado como Mohamed Lahouaiej Bouhlel, um franco-tunisiano de 31 anos, disseram fontes policiais. Morador de Nice, na Riviera francesa, o terrorista tinha três filhos e era divorciado. Fichado na polícia por crimes como roubo e violência, ele não era conhecido por ter opiniões radicais islâmicas. Ele teria percorrido 2 quilômetros atropelando as pessoas, fazendo zigue-zague para atingir o maior número possível de vítimas. Documentos dentro do veículo pertencem a um francês de 31 anos com cidadania tunisiana. Ele seria morador de Nice. Também foram achadas metralhadoras e granadas dentro do veículo. 

Alemanha intensifica controle na fronteira, e Reino Unido revisa segurança

Após o ataque que deixou ao menos 84 pessoas mortas em Nice, Alemanha e Reino Unido anunciaram que vão tomar medidas de segurança. Em um comunicado, a polícia federal alemã afirmou nesta sexta-feira que irá intensificar seus controles de fronteira em aeroportos assim como em estradas e ferrovias para a França. O prefeito de Londres, Sadiq Khan, por sua vez, disse que medidas de segurança da cidade serão revisadas.

Macri enfrenta panelaços contra aumento de até 1.000% em tarifas


O presidente argentino, Mauricio Macri, enfrentou na noite de quinta-feira os primeiros panelaços contra seu governo. Em vários bairros de Buenos Aires e, também, em outras cidades do interior da Argentina, centenas de pessoas saíram às ruas para protestar pelo tarifaço nas contas de luz, água e gás, que implicou, em alguns casos, aumentos de até 1.000%. A Casa Rosada insiste em defender a medida, argumentando que os subsídios aplicados pelos governos kirchneristas eram insustentáveis. No ano passado, economistas locais estimam que o governo da ex-presidente Cristina Kirchner (2007-2015) destinou cerca de US$ 30 bilhões a subsídios. Para Macri e sua equipe econômica, é necessário provocar uma mudança de hábitos no país e ensinar aos argentinos como consumir menos, principalmente, energia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize