quinta-feira, 7 de julho de 2016

Destaques da Semana

MUNDO

Putin promulga polêmica série de leis antiterroristas

O presidente russo Vladimir Putin assinou nesta quinta-feira (7) um conjunto de leis antiterroristas, amplamente criticadas, para fortalecer a vigilância das comunicações, forçando as empresas da internet a armazenar os dados do usuários durante meses. As medidas, publicadas nesta quinta-feira no site do governo, mas que já foram adotadas no final de junho pelos deputados russos, penalizam o ato de não relatar um crime, reduzem a idade penal para 14 anos e introduzem penalidades de até sete anos de prisão por "apologia pública do terrorismo", incluindo na internet. A oposição denunciou as leis como uma tentativa de "vigilância total" pelas autoridades.

Justiça do Vaticano absolve jornalistas e condena bispo no caso Vatileaks 2
A justiça do Vaticano condenou o bispo espanhol da Opus Dei Lucio Vallejo Balda a 18 meses de prisão por divulgar documentos confidenciais da Santa Sé e absolveu os jornalistas italianos Gianluigi Nuzzi e Emiliano Fittipaldi no caso conhecido como Vatileaks 2. O tribunal condenou também a especialista italiana em relações públicas Francesca Chaouqui a 10 meses de prisão com sursis (suspensão condicional da pena) e absolveu Nicola Maio, colaborador de Vallejo, por não ter cometido o delito. Os cinco foram julgados por "associação criminosa" no escândalo de divulgação de documentos confidenciais sobre supostos desvios de dinheiro dentro da Igreja Católica. O julgamento começou em novembro passado, depois da detenção do bispo Vallejo Balda e da acusação contra Chaouqui de ter vazado documentos confidenciais para a imprensa. O ato é considerado crime pela Justiça vaticana.


Número de mortos em atentado em Bagdá passa de 290

Um balanço divulgado nesta quinta-feira (7) mostra que subiu para 292 o número de mortos no ataque do Estado Islâmico a um bairro de maioria xiita de Bagdá, no domingo (3). O atentado é um dos mais graves da história do país, segundo a France Presse. O ataque deixou quase 200 feridos, informou a ministra da saúde, Adila Hammoud. Até o momento foram identificados e entregues às famílias 115 corpos. As autoridades trabalham para identificar os outros 177 corpos. O suicida detonou um caminhão frigorífico que trafegava no meio de uma multidão reunida perto da sorveteria Yabar Abu al Sharbat, em Al Karrada. A sorveteria, que é a mais popular e antiga de Bagdá, estava movimentada à 1h (horário local, 19h em Brasília), porque os iraquianos costumam comer fora de casa durante o mês do Ramadã, já que passam o dia jejuando. A explosão também provocou danos importantes. Vários imóveis e lojas foram arrasados pelas chamas, em incêndios que continuavam ativos 12 horas após o atentado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize