domingo, 17 de novembro de 2013

Especial Novelas: Bebê a Bordo (1988)


Isabela Garcia e Tony Ramos
Com texto irreverente e bem-humorado, Bebê a Bordo analisava as relações familiares – temas como maternidade, paternidade e afetividade – através de uma trama cheia de ação. O fio condutor da história, ambientada em São Paulo, é a relação da pequena Helena com Ana (Isabela Garcia), Laura (Dina Sfat) e Tonico Ladeira (Tony Ramos). Depois de se envolver em um assalto, Ana dá à luz uma criança no carro de Tonico, mas a abandona para conseguir fugir da polícia. Tonico passa a cuidar da menina, até o momento em que Ana volta para buscá-la. 


Dina Sfat
A mãe de Ana, Laura, por sua vez, culpada por também ter abandonado a filha ainda bebê, decide procurá-la. Laura descobre, então, que tem uma neta e decide lutar pela guarda da pequena Helena. No decorrer da história, Ana acaba tendo que abandonar novamente a filha e, sem saber, deixa Heleninha na porta da casa de Laura. Para aumentar ainda mais a confusão, Ana não sabe quem é o verdadeiro pai de sua filha, e a paternidade da criança é disputada por Zezinho (Leo Jaime), Antônio Antonucci (Rodolfo Bottino) e os irmãos Rei (Guilherme Fontes) e Rico (Guilherme Leme). 
Tramas Paralelas:

Maria Zilda e José de Abreu
Ângela:
A pequena Heleninha faz o elo entre os demais núcleos de Bebê a Bordo. Merece destaque a história da solteirona Ângela (Maria Zilda Bethlem), uma mulher reprimida, que dedicou a vida a cuidar dos irmãos Zetó (Jorge Fernando) e Caco (Tarcísio Filho). Ângela trabalha como secretária no escritório de Walquíria (Márcia Real) e é apaixonada pela voz de um locutor de rádio, Tonhão (José de Abreu), com quem tem sonhos sensuais.

Guilherme Fontes e Guilherme Leme
Rico e Rei:
Outro núcleo importante é o de Seu Tico (Sebastião Vasconcelos), ex-presidiário, pai de Tonhão, Rei (Guilherme Fontes) e Rico (Guilherme Leme). Rei e Rico passaram a morar em uma fábrica desativada após terem sido abandonados pelo pai e pelo irmão mais velho. Por terem apenas um ao outro, desenvolveram laços afetivos muito fortes. Outros personagens de destaque são Branca (Nicette Bruno) e Nero (Ary Fontoura). Branca é mãe de Tonico (Tony Ramos), Ester (Patricya Travassos) e Glória (Françoise Forton). A viúva mimou muito os filhos, e eles ficaram muito dependentes da figura materna. Nero é sogro de Laura (Dina Sfat). Ele é um ator, há 20 anos afastado da profissão, e que gosta de recitar textos de William Shakespeare de cor. Nero implica com a nora, por quem na realidade tem enorme carinho, e faz tudo para reconquistar Walquíria (Márcia Real), seu grande amor do passado.
Produção:
Isabela Garcia
Para a realização de algumas cenas externas, foi construído um bairro típico de São Paulo na cidade cenográfica, no Rio de Janeiro. Os sonhos de Ângela (Maria Zilda Bethlem), nos quais ela dá vazão às suas fantasias com Tonhão (José de Abreu), eram verdadeiros filmes, dirigidos por Paulo Trevisan, diretor de clipes musicais. Trevisan deu um tratamento especial ao clima de sensualidade criado pelo inconsciente da personagem.

Quatro crianças se revezaram no papel de Heleninha: enquanto bebê de colo, ela foi representada pelos nenéns Adriana e Roberto; quando começou a engatinhar, por Beatriz Bertú e Caroline. 
O parto de Heleninha foi gravado na esquina da Avenida Brigadeiro Faria Lima com Avenida Nove de Julho e na Rua Augusta, em São Paulo. As gravações pararam a Zona Oeste paulista.
Curiosidades:

Tereza Rachel e Débora Duarte
O título da novela foi uma ideia de Boni, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho. Ele não gostou do nome inicial, A Filha da Mãe, e sugeriu Bebê a Bordo.
A novela foi o último trabalho na televisão da atriz Dina Sfat, falecida em março de 1989.
Guilherme Leme e Françoise Forton
Carlos Lombardi escreveu o personagem de Tony Ramos, o Tonico, pensando em dar ao ator um papel que ele nunca tinha vivido até então, o de um rapaz muito ansioso. Segundo Lombardi, ele seria uma mistura da personalidade do próprio autor com a do diretor Roberto Talma.

Jorge Fernando, intérprete de Zetó, deixou a novela antes de seu término para ingressar em Que Rei Sou Eu? (1989).
A novela foi reapresentada entre novembro de 1992 e março de 1993, em Vale a Pena Ver de Novo.
A novela foi exibida em Moçambique e Portugal.
Isabela Garcia e Léo Jaime
Censura:
Em depoimento ao Memória Globo, Carlos Lombardi lembra que a novela Bebê a Bordo sofreu cortes da Censura. Algumas cenas com a atriz Carla Marins, por exemplo, não foram levadas ao ar. O diretor Roberto Talma corrobora a informação. Ele precisou ir a Brasília para assegurar a exibição da novela. A Censura queria liberar a trama para as 21h, mas a emissora havia se programado para exibi-la às 19h. Talma precisou cortar cenas, como a de uma briga que envolvia Isabela Garcia, intérprete de Ana, mas conseguiu liberar a novela.

Elenco:

Isabela Garcia – Ana
Tony Ramos – Tonico Ladeira
Dia Sfat - Laura
Maria Zilda – Ângela
José de Abreu – Tonhão
Ary Fontoura – Neto Petraglia
Nicette Bruno - Branca
Armando Bógus – Liminha
Tereza Rachel – Luciana Mendonça
Débora Duarte – Joana Mendonça
Deborah Evelyn – Fânia
Tarcísio Filho – Caco
Sebastião Vasconcelos – Tico
Márcia Real – Walkíria
Rodolfo Bottino – Antonio Antonucci
Inês Galvão – Soninha
Carla Marins – Sininho
Guilherme Fontes – Rei
Guilherme Leme – Rico
Silvia Buarque – Raio de Luar
Léo Jaime - Zezinho
Patrycia Travassos – Ester
Paulo Guarnieri – Nicolau
Irving São Paulo – Bad Cat
Sonia Mamede – Ilka
Françoise Forton – Glória
Duda Mamberti – Téo
Paulo Figueiredo – Dinho
Silvia Bandeira – Dinha
Ilva Niño – Mainha
Felipe Pinheiro – Ladslau
Cláudia Magno – Gilda
João Rabello – Juninho
Anderson Muller – Bad Boy
Fábio Pillar – Amado
Jorge Fernando – Zetó
Edson Silva – Severo

e Beatriz Bertu e Adriana Valbon - Heleninha


Trilha Sonora
Nacional:

Mordida de Amor - Yahoo 
Adoro - Léo Jaime
Quase Não Dá Pra Ser Feliz - Dalto
Preciso Dizer Que Te Amo - Marina
O Beco - Os Paralamas do Sucesso
Rendez Vous - Carla Daniel
As Bruxas - Beto Saroldi 
Amor Bandido - Joanna
De Igual Pra Igual - José Augusto
Me Ame Ou Me Deixe - Wanderléia
Viver e Reviver - Gal Costa
Ronda - Emílio Santiago
Me Dá Um Alô - Solange 
Amor e Bombas - Eduardo Dusek


Internacional:

I Don't Want To Go On With You Like Tha - Elton John
Build - Housemartins
1, 2, 3 - Gloria Estefan & Miami Sound Machine
I Wonder Who She's Seeing Now - The Temptations
Le Bal Masqué - La Compagnie Créole
So Long - Eddy Benedict
Downtown Life - Daryl Hall & John Oates
I Don't Want To Live Without You - Foreigner
I'm No Rebel - View From The Hill 
No Pain (No Gain) - Betty Wright
Strange Love - Depeche Mode
Qu'est-ce Que Tu Fais? - Formule II
Never Tear Us Apart - INXS
Electrica Salsa (Baba Baba) - Off

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize