O
Ministério Público denunciou à Justiça um suposto esquema de fraude contratual
na ampliação da Marginal Tietê, em São Paulo, em
2009. A Promotoria apontou que, após o vencimento da licitação aberta pela
Dersa e ganha pelo Consórcio Nova Tietê por R$ 289 milhões para execução do 2º
lote da obra, a vencedora recebeu pagamento de R$ 71 milhõesda Dersa
relacionado a um aditivo do contrato. Este aditivo é questionado pelo MP, que
considera que este acréscimo deveria ter sido previsto ainda no processo
licitatório.
O
MP defende que, apesar de o aditamento de contrato estar dentro da margem
prevista por lei (25%), ele não se encaixa em nenhuma das hipóteses legais
permitidas, sendo ilegal e abusivo em favor do consórcio.
A
denúncia sobre as fraudes nas obras de ampliação da Marginal Tietê foi
protocolada na 14ª Vara Criminal nesta quarta-feira (27). Seis pessoas foram
denunciadas, entre elas o sócio-fundador e diretor-executivo da Delta, Fernando
Antonio Cavendish Soares, além de sócios das empresas consideradas de fachada
pelo MP. As acusações são de crimes de fraudes à licitação, lavagem de
dinheiro, falsidades ideológicas e associação criminosa.
As obras de ampliação da Marginal Tietê começaram em junho de 2009. A obra foi licitada pela Dersa, por meio de um convênio entre a Prefeitura de São Paulo e o governo paulista, para o projeto da "Nova Marginal". Na época, o prefeito era Gilberto Kassab (PSD) e o governador, José Serra (PSDB). Em março de 2010, foi inaugurada a 1ª etapa do projeto, com três novas faixas e 23 quilômetros de pistas em cada sentido. Em 2010, a obra avançou para a construção de novas pontes e viadutos.
As obras de ampliação da Marginal Tietê começaram em junho de 2009. A obra foi licitada pela Dersa, por meio de um convênio entre a Prefeitura de São Paulo e o governo paulista, para o projeto da "Nova Marginal". Na época, o prefeito era Gilberto Kassab (PSD) e o governador, José Serra (PSDB). Em março de 2010, foi inaugurada a 1ª etapa do projeto, com três novas faixas e 23 quilômetros de pistas em cada sentido. Em 2010, a obra avançou para a construção de novas pontes e viadutos.
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