segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Especial Novelas: Brilhante (1981)


Brilhante tem como mote a exploração e o comércio de pedras preciosas. Luiza (Vera Fischer) é designer de uma grande empresa de jóias. Ela mora com os pais e a irmã Virgínia (Joana Fomm). Durante as férias, Luiza consegue realizar o seu grande sonho de viajar para a Europa. Em Londres, ela encontra Vera (Aracy Balabanian), uma antiga amiga do colégio, casada com Oswaldo (José Wilker). Os dois vivem na Suíça, mas estão em Londres para assistir ao casamento do príncipe Charles. O casal envolve Luiza numa série de confusões. Vera confidencia à amiga que está preocupada com o estado emocional de Oswaldo. Com a intenção de ajudá-la, Luiza tenta conversar com o amigo, mas ele tem uma crise nervosa e arranca com o carro em alta velocidade, deixando Luiza sozinha. No dia seguinte, Vera procura a amiga e conta que Oswaldo morreu num acidente de carro. De volta ao Brasil, Luiza reencontra o marido da amiga, mas ele se apresenta com o nome de Sidney. A partir daí, começa a busca de Luiza em revelar a verdadeira identidade de Sidney.

Vera Fischer
No Brasil, Luiza se aproxima da família Newman, dona da empresa de joias onde trabalha. A matriarca Chica (Fernanda Montenegro) se encanta com Luiza e decide aproximá-la do seu filho Inácio (Dennis Carvalho). Chica é casada com Vitor Newman (Mário Lago) e tem outra filha, Isabel (Renée de Vielmond). Em pouco tempo, Luiza percebe que Inácio é homossexual. Ela decide, então, contar para Chica, que fica com muita raiva dela e passa a tratá-la com hostilidade. O problema é que Luiza se apaixona por Paulo César (Tarcísio Meira), marido de Isabel. Chica fica obstinada em encontrar uma mulher para o filho. Ela se une a Leonor (Renata Sorrah), funcionária oportunista da empresa, que tenta seduzir Inácio. Leonor é filha de Edith (Eloísa Mafalda), uma mulher que procurou educar seus filhos para eles ascenderem socialmente. A personagem protagoniza os momentos mais cômicos da história.

Dennis Carvalho e Fernanda Montenegro
A novela entra em nova fase começou com a doença de Vitor Newman. Após a morte do pai, Inácio assume a direção da empresa e se casa com Leonor, apenas para se ver livre da pressão da mãe. Inácio disputa a direção da joalheria com Bruno (Jardel Filho). Luíza descobre que Sidney era mesmo Oswado, mas acaba perdoando o amigo, que fora envolvido nas inúmeras confusões de Vera. Nos últimos capítulos, Luiza consegue montar uma pequena empresa de joias e passa a exportar as suas peças para uma loja nos Estados Unidos. A protagonista termina a novela ao lado de Paulo César. Na última cena, os dois caminham juntos, abraçados, pelo Jardim Botânico. Sidney revela que é filho de um grande fazendeiro na Bahia, mas que saiu da sua cidade natal porque o seu pai não o reconhecia como filho. Ele descobre, então, que o pai lhe deixou uma parte da sua fortuna. Sidney termina a história ao lado de Isabel, filha de Chica Newman.

Tramas Paralelas:

Renata Sorrah e Jardel Filho
Bruno e Leonor
Bruno (Jardel Filho) e Leonor (Renata Sorrah) tiveram destaque na história. Bruno é casado com Regina (Célia Helena) e tem um caso com Leonor, mulher de Inácio. Os dois conseguiram conquistar a simpatia dos telespectadores e da crítica. Na nova fase da novela, marcada pela doença e morte de Vitor Newman, alguns personagens foram incorporados à trama, como Letícia (Rosita Thomaz Lopes) e sua filha Vânia (Nádia Lippy). Vânia acaba se envolvendo com Afonso (Kadu Moliterno), que já tinha um romance com Sônia (Carla Camurati). 

Curiosidades:
José Wilker, Aracy Balabanian e
Vera Fischer
A atriz Aracy Balabanian conta que, durante a gravação de uma cena com José Wilker e Vera Fischer no Hyde Park, em Londres, as pessoas que estavam no local pararam para assistir e aplaudiram os atores.

Em Brilhante, a personagem de Fernanda Montenegro, Chica Newman, tinha uma neta, Marília, interpretada pela filha da atriz,Fernanda Torres.

Brilhante foi vendida para mais de 20 países, entre eles França, Itália e Polônia. A novela também foi exibida, em 1988, no Marrocos com o título Coeur de Diamant, e alcançou grande sucesso pela TVM, então única emissora do país.

Tarcísio Meira e Vera Fischer
Censura:

Brilhante teve problemas com a Censura. Gilberto Braga conta que não foi autorizado o uso da palavra “homossexual” nos diálogos da novela. Segundo ele, isso dificultava muito o desenvolvimento da trama, porque um dos eixos centrais envolvia o personagem Inácio, um homossexual. Certa vez, Fernanda Montenegro queria que Gilberto autorizasse o emprego da palavra, mas ele sabia que a Censura iria cortar a cena. No entanto, a pressão de Fernanda Montenegro funcionou. Vera Fischer, que interpretava Luiza, num diálogo com Chica Newman, mencionou “os problemas sexuais de seu filho”, e a frase não foi censurada. 

Elenco:
Vera Fischer – Luiza

Tarcísio Meira – Paulo César
Fernanda Montenegro – Chica Newman
Dennis Carvalho – Inácio
Renata Sorrah – Leonor
Jardel Filho – Bruno
Renée de Vielmond – Maria Isabel
José Wilker – Sidney/Osvaldo
Joana Fomm – Virgínia
Cláudio Marzo – Carlos
Célia Helena – Regina
Rodolfo Mayer – Ernani
Eloísa Mafalda – Edite
Mário Lago – Vitor Newman
Laura Cardoso – Alda
Kadu Moliterno – Afonso
Rosita Tomaz Lopes – Letícia
Caíque Ferreira – Fred
Aracy Balabanian - Vera
Carla Camuratti – Sônia
Sérgio Mamberti – Galeno
Fernanda Torres – Marília
Oswaldo Louzada – Leonel
Nádia Lippi – Wânia
Arthur Muhlemberg – Guto
Suzana Faini – Renê
Anselmo Vasconcellos - Tavares
Lídia Matos – Nilza
Maria Gladys – Dinalva
Maurício Barroso – Serpa
Márcia Rodrigues – Yara
Rômulo Arantes – Osmar
Graziela di Laurentis – Heloísa
Luciano Sabino – Rick
Andréa Beltrão – Neuza
Janser Barreto – Lino
Amelin Fiani – Vitória
Fábio Vilaverde - Silvinho

Trilha Sonora

Nacional:

Me Deixas Louca – Elis Regina 

Dans Mon Ile – Caetano Veloso 
Meu Bem Meu Mal – Gal Costa 
Mistério – Ângela Ro Ro
Decisão – Joanna
Luiza – Tom Jobim 
Naquela Noite Com Yoko – Simone
Acontecências – Cláudio Nucci 
De Leve – Lulu Santos 
Doce de Côco – Elizeth Cardoso
Luzes e Estrelas – Edson e Terezinha 
Canção Da Manhã Feliz – Nana Caymmi


Internacional:

Comin’ In And Out Of Your Life – Barbra Streisand 

Do You Miss Me – Morris Albert 
Hurt – Carly Simon 
Good Time Tonight – Kool & The Gang 
Queen Of Hearts – Linda Kooly 
If Leaving Me Is Easy – Phil Collins 
Love Games – Ian And Christopher
Sugar – Ronay
Murmures – Richard Clayderman
You Weren’t In Love – Mike Fleetwood
Old Photographs – Jim Capaldi
Little Darling – Sheila
Take Me Now – David Gates 
Angelica And Ramone – Secret Service 
Song Of Laura – Sound Orchestra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize