segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Especial Novelas: Pai Herói (1979)


André Cajarana (Tony Ramos) é criado na cidade de Paço Alegre, em Minas Gerais, pelo avô paterno (Lima Duarte). André cresceu acreditando que seu pai era um grande homem. Com a morte do avô, ele vai para o Rio de Janeiro, na tentativa de esclarecer a morte do pai, Malta Cajarana (também Lima Duarte), e descobre que ele era tido como um bandido, bicheiro e traficante. Malta foi acusado de roubar terras de Nestor Garcia (Dionísio Azevedo), ter sido o autor do disparo que o deixou com a saúde debilitada e, ainda, de ter assassinado o Padre Nicolau, que virou uma espécie de santo. No Rio, André desconfia de que o homem que se casara com sua mãe, Gilda (Maria Fernanda), era o principal responsável pelo desaparecimento do seu pai. O padrasto de André, Bruno Baldaracci (Paulo Autran), se torna seu antagonista na trama. André, então, tenta provar a todo custo que seu pai foi um herói e não um bandido, como todos acreditam.

Elizabeth Savalla e Carlos Zara
André se envolve com duas mulheres: Carina (Elizabeth Savala) e Ana Preta (Glória Menezes). A primeira é uma bailarina de sucesso e pertence a uma tradicional família carioca. Ela é neta de Januária Limeira Brandão (Lélia Abramo) e se casou com o tio César Reis (Carlos Zara), um homem desonesto que está interessado apenas em seu dinheiro. Carina acaba se apaixonando por André. Porém, o personagem também se envolve com Ana Preta, moradora do subúrbio carioca e dona de uma casa de samba, a Flor de Lys. Os três passam a formar, então, um triângulo amoroso. A história de Carina começa em 1971, quatro anos antes do início da trama, quando ela se apaixona por um bailarino do Theatro Municipal, chamado César. O namoro não era aceito pela sua família e, numa discussão com seu pai, o rapaz passou mal e teve um infarto. A partir daquele dia, Carina prometeu nunca mais pisar num palco. Acontece que Carina havia engravidado e, para não manchar seu nome, sua filha, Ângela (Alexandra Vasconcellos/Isabela Garcia) foi criada por sua tia, Irene (Yara Lins).

Tony Ramos
Quando Carina volta dos Estados Unidos, onde foi estudar balé, César (Carlos Zara), seu tio, pede sua mão em casamento. Eles se casam e, em seguida, Carina conta a ele que tem uma filha. Para não perder Carina, César registra Ângela como sua filha, e os três passam a morar juntos. A relação do casal parece se acertar, até que Carina descobre que César teve uma amante, Milene Dumont (Marie Antoinette). De posse de uma carta que ele havia escrito à amante, Carina descobre que César só está interessado em seu dinheiro e numa posição nas empresas do Grupo Limeira Brandão. Alem disso, César não admite que a mulher volte a dançar, o que torna a relação ainda mais complicada. César se apaixona pela mulher e se torna obsessivo, fazendo tudo para não perdê-la. Os dois acabam se separando, e, por vingança, César bola um plano para que Ângela seja flagrada abandonada no apartamento de Carina – e consegue a guarda definitiva da menina.

Durante a crise conjugal, Carina faz uma viagem à cidade de Paço Alegre e conhece André. Depois de uma briga com César, Carina leva seu violão para André consertar. Repleto de trabalho, ele diz que não pode fazer o serviço. Transtornada com problemas com o seu casamento, Carina se joga num rio e André a salva, deixando com ela outro violão. Antes de partir para o Rio, Carina encontra André e paga pelo conserto do violão. Tempos depois, André é envolvido num assalto e, em sua fuga, acaba se escondendo no prédio de Carina, indo parar justamente em seu apartamento. Desesperada com a perda da filha para César e o final de seu casamento, Carina esconde André com a condição de que ele acabe com sua vida, em troca de toda a sua fortuna. Os dois partem para a casa de praia de Carina, em Ibicuí, mas o pacto de morte dá lugar a um ardente romance entre eles. Um acidente, entretanto, muda a vida de Carina. Numa viagem à fazenda de Dona Januária (Lélia Abramo) para ver Ângela, César obriga Carina a entrar no seu carro e os dois discutem. Nervosa, a bailarina se joga do carro em movimento e sofre uma grave fratura na perna, o que a impede de voltar a dançar.

Elizabeth Savalla
Quando a bailarina sofre o acidente, sua família diz a André que ela viajou com o marido, impedindo-o de visitá-la. Depois do tratamento, César recebe de Mário Renner (Fernando José) a informação de que André foi um dos assaltantes e que está sendo procurado pela polícia. Com este trunfo em mãos, César obriga Carina a escrever para André uma carta de rompimento definitivo e força uma reconciliação com a ex-mulher. Apavorada, Carina grava uma fita dizendo que César pode matá-la e decide fugir para o exterior. Algum tempo depois, entra em contato com André, que vai ao seu encontro em Bariloche. Eles se casam na Argentina e passam a morar num romântico chalé nas montanhas. Em seguida, Carina assina uma procuração dando plenos poderes a André e pedindo que tire César do comando das empresas do Grupo Econômico Limeira Brandão, que reúne a fábrica de calçados Aquarius, a Malharia Carina, três fazendas no Sul de Minas e vários magazines localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. Após perder o poder, César consegue interceptar uma carta que Carina havia enviado para André, dizendo que estava grávida, descobre o endereço da ex-mulher em Bariloche e contrata um bandido – que diz ter sido enviado por André – para matá-la. Carina leva um tiro e decide desaparecer de vez, com dúvidas sobre o verdadeiro mandante do atentado.

Os anos se passam e Carina é dada como morta. André é acusado de ter mandado matar Carina e vai a julgamento, sendo inocentado por falta de provas. Após o julgamento, Carina aparece com Igor (Rafael), o filho de André, nos braços. Quando descobre que André está morando com Ana Preta (Glória Menezes), fica enciumada. André e Carina se reencontram e passam a morar com os filhos numa casa nova. Apesar de apaixonados, a relação do casal é marcada por discussões e ciúmes. Quando Carina descobre que César foi o autor do atentado, se livra da desconfiança em relação a André e finalmente o procura para uma reconciliação definitiva. Na última semana da novela, César Reis é assassinado. Entre os principais suspeitos estavam Walkíria (Rosamaria Murtinho), Hilário (Reinaldo Gonzaga), Bruno Baldaracci e Gustavo Gurgel (Cláudio Cavalcanti). Mas a autora decidiu inovar e deixou no ar o suspense sobre a verdadeira identidade do assassino. Após a exibição do último capítulo, Janete Clair esclareceu, em entrevista à imprensa, que o único que teria coragem de matar César Reis seria Baldaracci, já que César ameaçara entregar seu comparsa, Deocleciano, que sabia tudo sobre seu envolvimento no atentado a Carina. O último capítulo de Pai Herói teve um dos mais altos índices de audiência de uma telenovela até então. Os telespectadores acompanharam a fuga do vilão Baldaracci – que, vestido de pierrô, escapou da prisão a bordo de um helicóptero –, o desfile de Ana Preta na Escola de Samba Beija-Flor de Nilopólis e a reconciliação do casal André e Carina. 

Paulo Autran e Glória Menezes
Cenas marcantes:
Numa viagem à fazenda de Dona Januária, com o intuito de buscar a filha, Ângela, Carina sofre um acidente que muda sua vida radicalmente. Na tentativa de reatar seu casamento, César pega a direção do carro e leva Carina para um passeio pela estrada. Nervosa, Carina pede ao ex-marido que pare o carro e, como ele não obedece, abre a porta e se joga, rolando pela estrada. Carina é levada para um hospital particular, na Zona Sul do Rio, com uma fratura da tíbia e comprometimento articular, abaixo do joelho. Depois de um mês internada, os médicos chegam a um diagnóstico que deixa Carina revoltada: dificilmente ela poderá voltar a dançar.

Curiosidades:
Para interpretar a bailarina Carina Brandão, Elizabeth Savala emagreceu e chegou a pesar 48 kg. A atriz teve aulas com a professora Eugênia Feodorova para aprender os principais passos de dança clássica. Dois bailarinos franceses da Ópera de Paris, Attilio Labis e Françoise Legreé, foram convidados a participar das encenações dos espetáculos Lago dos Cisnes e Gisele, montados especialmente para a novela.

Para acompanhar a recuperação de Carina após o acidente, o Dr. Carlos Bernardo M. de Carvalho prestou consultoria à equipe da novela, cedendo radiografias e orientando o elenco sobre procedimentos médicos.

Algumas personalidades fizeram participações especiais para animar a casa de samba Flor de Lys, como Elza Soares, Nelson Gonçalves e Ângela Maria.

Em 1958, a Rádio Nacional apresentou a história de Pai Herói com o título de Um Estranho na Terra de Ninguém. A trama teve que ser atualizada às pressas por Janete Clair no final da década de 1970:Pai Herói substituiu a história que Lauro César Muniz estava escrevendo, na época, depois que ele precisou se afastar por problemas de saúde.

O vilão Bruno Baldaracci, interpretado por Paulo Autran, conquistou a simpatia do público, apesar das maldades do personagem. Pai Herói marcou a estreia do ator em novelas, assim como de Jorge Fernando, que viveu o Cirilo Baldaracci, e de Regina Maria Dourado, intérprete de Nancy.

O vilão César Reis foi o primeiro personagem de Carlos Zara na TV Globo.

O título provisório da novela era André de La Mancha; depois, passou a ser André Cajarana, até chegar ao definitivo Pai Herói.

Pai Herói foi vendida para Argentina, Estados Unidos, Itália, Panamá e Portugal, entre outros países.

Em 1983,  Lélia Abramo e Elizabeth Savala repetiram a dobradinha como avó e neta interpretando Mamma Vittoria e Bruna na novela Pão Pão, Beijo Beijo, de Walther Negrão. 


Elenco:
Tony Ramos – André Cajarana
Elizabeth Savala – Carina 
Paulo Autran – Bruno “Nuno” Baldaracci
Glória Menezes – Ana Preta
Carlos Zara – César Reis
Rosamaria Murtinho – Walkíria
Cláudio Cavalcanti – Gustavo Gurgel 
Lélia Abramo – Januária
Maria Fernanda – Gilda
Jonas Bloch – Rafael
Flávio Migliaccio – Genésio
Jorge Fernando – Cirilo
Fernando Eiras – Romão
Dionísio Azevedo – Nestor Garcia
Beatriz Segall – Norah Limeira
Emiliano Queiróz – Horácio
Osmar Prado – Pepo
Nádia Lippi – Aline
Paulo Gonçalves – Leôncio Souza
Ana Lúcia Ribeiro – Lena
Sônia Regina – Geni
Fernando José – Mário Renner
Carlos Kroeber – Tiago
Ivan Cândido – Reginaldo
Yara Lins – Irene
Nildo Parente – Haroldo
Suzana Faini – Jussara
Reynaldo Gonzaga – Hilário
Thaís De Andrade – Odete
Monah Delacy – Eugênia
Hélio Ary – Dr. Soares
Maria Helena Dias – Filhinha
Maria Helena Velasco – Mirtes
Manfredo Colassanti – Pietro
Rejane Marques – Clara
Rogério Bacelar – Gil
Lícia Magna – Adélia
Lajar Muzuris – Coxo
Tessy Callado – Tarcila
Regina Dourado – Nancí
Timóteo Da Costa – Curió
Renato Puppo – Padre Felício
Áurea Hammerli – Lia
Marie Antoinette – Milene Dumont
Érica Kupper – Helen
Riva Blanche – Nenê
Irma Alvarez – Maria Vitória
Renata Schumann – Lígia
Noira Mello – Olga
Vanda Costa – Aurora
Lúcia Helena – Lindaura
Carlão Elegante – Teodoro
Mário Petráglia – Titan / Vidal
Luís Orioni – Osório


Participações
Lima Duarte –Malta Cajarana
Elza Gomes – Mãe Tiana 
Paulo Gracindo – Dr. Caio 
Carlos Eduardo Dolabella – Promotor
Carlos Alberto – Juiz
Reginaldo Faria – Raul 
Ana Ariel – Dona Lurdes

Trilha Sonora:

Nacional

Pai – Fábio Jr. 
Pode Esperar – Alcione 
Nos Horizontes Do Mundo – Paulinho Da Viola
Passarinho – Beth Carvalho 
Explode Coração – Maria Bethânia 
Espírito Esportivo – Moraes Moreira 
Cavalo Bravo – Renato Teixeira 
Meu Drama – Roberto Ribeiro
14 Anos – Guilherme Arantes 
Homem Calado – Carlinhos Vergueiro 
A Chave Do Mundo – Marina 
Vivendo Perigosamente – Márcio Montarroyos 

Internacional

I Will Survive – Gloria Gaynor
Sharing The Night Together – Dr. Hook
You Needed Me – Anne Murray 
Aa Aa Uu Aa Ee – Zack Ferguson
How You Gonna See Me Now – Alice Cooper 
E Un Altro Giorno Se Ne Va – Memo Remigi 
Mirrors – Sally Oldfield 
Sun Is Here – Sun
Allouette – Denise Emmer 
I’d Rather Hurt Myself – Randy Brown 
Heart Of Glass – Blondie
Pigeon Without A Dove – Patrick Dimon 
I Just Wanna Stop – Gino Vannelli
Piano… Piano, M’innamorai Di Te – Collage 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize