quarta-feira, 25 de setembro de 2013

63 anos da TV Brasileira: Os Festivais de Música da Record



A televisão no Brasil começou em 18 de setembro de 1950, trazida por Assis Chateaubriand que fundou o primeiro canal de televisão no país, a TV Tupi. Chateaubriand queria aumentar seu conglomerado de mídia Diários Associados, e para isso, resolveu trazer a televisão para o Brasil. Como na época o equipamento não era produzido no país, toda a aparelhagem teve de ser trazida dos Estados Unidos. Junto aos seus funcionários, foi buscar todos os equipamentos que chegaram por navio no porto de Santos no dia 25 de março de 1950, no litoral do estado de São Paulo. Em 10 de setembro, é realizada uma transmissão pela TV Tupi ainda em sua fase experimental. O conteúdo exibido era um filme onde o ex-presidente brasileiro Getúlio Vargas relatava seu retorno à vida política. Então, no dia 18 de setembro de 1950, Assis realiza seu grande sonho: coloca no ar oficialmente a TV Tupi canal 3 de São Paulo.

Na época a programação era improvisada e gerada completamente ao vivo. Os imprevistos ocorriam freqüentemente; somente na inauguração do canal uma câmera importada estragou poucas horas antes de entrar no ar, e todo o programa foi feito com somente uma câmera. Como não havia televisores ainda em São Paulo e nem outro lugar do país, Chateaubriand espalhou 200 aparelhos em lugares "estratégicos" da cidade de São Paulo.

Durante todo o mês de novembro vamos relembrar grandes momentos da TV Brasileira!

Para começar, vamos relembrar os Festivais da Música Popular Brasileira, que foi uma série de programas transmitidos por algumas emissoras de televisão brasileira entre os anos de 1965 a 1985. O primeiro festival foi na TV Excelsior, em que a música Arrastão, cantada por Elis Regina, foi a vencedora. A Rede Record realizou o segundo ao quinto festival, onde se destacaram as músicas A Banda e Roda Viva, de Chico Buarque; Domingo no Parque, de Gilberto Gil; Alegria Alegria, de Caetano Veloso; e Ponteio, de Edu Lobo. 

Em 1967, o festival foi marcado por vaias. O clima parecia de torcida de futebol, em que as músicas preferidas eram ovacionadas, e as outras, hostilizadas, lembrando que boa parte do público presente no auditório integrava uma nascente esquerda universitária. Um acontecimento marcante nesse festival foi a vaia estrepitosa, seguida da reação irada do cantor Sérgio Ricardo, quando fora defender sua canção "Beto Bom de Bola". Quando foi se apresentar, Sérgio Ricardo, mesmo antes de começar a cantar, foi recebido com duras vaias. Sérgio, então, pede calma ao público, diz que o público vaia a si mesmo, mas de pouco adiantou. No entanto, com tamanho barulho, Sergio terminou por desafinar, e falou: “Vocês ganharam! Vocês ganharam! Isso é o Brasil subdesenvolvido! Vocês são uns animais!”. E a cena que ficou para a história: o violão sendo espatifado, contra um suporte que estava no palco, e em seguida arremessado à plateia.


Veja o Vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize