domingo, 15 de setembro de 2013

Especial Novelas: Andando nas Nuvens (1999)


Comédia romântica ambientada no Rio de Janeiro, Andando nas Nuvens conta as aventuras de Otávio Montana (Marco Nanini), um homem sem memória que luta para redescobrir o passado ao mesmo tempo em que tem de aprender a viver no presente. Em uma noite de 1981, o jornalista Gregório Montana (Ary Coslov), dono do jornal Correio Carioca, é assassinado em sua mansão no bairro da Urca, no Rio. Uma figura misteriosa invade seu quarto enquanto ele está dormindo e o sufoca com um travesseiro. O filho do jornalista, Otávio, chega a tempo de lutar com o assassino, mas é jogado do alto da varanda da casa e perde a consciência.

Como consequência do acidente, Otávio passa 18 anos em estado de encefalite letárgica, um distúrbio conhecido como “doença do sono”. Ele se move e se alimenta com a ajuda de enfermeiras, mas permanece o tempo inteiro inconsciente, incapaz de ver, ouvir, falar ou pensar. O paciente começa a responder bem a um revolucionário tratamento administrado pela doutora Lídia (Helena Ranaldi), médica especialista na doença, mas ela tem poucas esperanças de uma recuperação total. Até que um acidente muda tudo: ao bater com um braço em um dos aparelhos do hospital, Otávio leva uma forte descarga elétrica que o faz despertar com 100% de consciência.


A má notícia é que Otávio perdeu boa parte da memória. Suas últimas lembranças remontam a 1968, bem antes da queda da varanda, quando ele ainda era noivo de Eva (Renata Sorrah). Ele descobre que os dois se casaram e tiveram três filhas, mas que sua mulher está morta. Os dois únicos vínculos de Otávio com o passado são Alex (Otávio Augusto), fiel amigo que cuidou dele durante os anos em que esteve adormecido; e Antônio San Marino (Cláudio Marzo), o filho da empregada, criado desde criança como se fosse seu irmão. San Marino herdou o Correio Carioca do pai de Otávio e se tornou um empresário poderoso. Satisfeito por se lembrar do velho amigo, Otávio descobre, aos poucos, que San Marino é o responsável por suas mazelas.

Sempre acompanhado de seu “marqueteiro” pessoal, o tresloucado Bob Lacerda (Felipe Camargo) – que escolhe até as gravatas do patrão –, Antônio San Marino é, na verdade, um homem inescrupuloso, que usa o Correio Carioca como instrumento de manipulação política para tornar-se senador da República. Ele não gosta de saber da recuperação de Otávio, porque teme que seu passado seja revelado, mas sente-se mais seguro quando percebe que o outro perdeu a memória. Parte do ódio de San Marino por Otávio reside no fato de o empresário ter sido apaixonado pela mulher do amigo. Ele tem um retrato de Eva pendurado na parede do seu escritório e costuma adorá-lo, remoendo o ressentimento por Otávio.

Ao saber da recuperação do pai, as três filhas de Otávio se reúnem. Ironicamente, todas estão ligadas de alguma forma a San Marino. A mais velha, a jornalista Júlia Montana (Débora Bloch), acaba indo trabalhar no Correio Carioca; Bete (Vivianne Pasmanter), a filha do meio – jovem fútil e ambiciosa –, casa-se com o cafajeste Arnaldinho (Márcio Garcia), filho mais velho de San Marino, embora seja apaixonada por Raul Pedreira (Marcello Novaes), um fotógrafo que trabalha com a irmã. Já Celi (Mariana Ximenes), a caçula, vive como noviça até se apaixonar pelo filho mais novo de San Marino, o jovem Thiago (Caio Blat). Não demora muito para que o próprio Otávio se encante por um dos San Marino: Gonçala (Susana Vieira), esposa do seu inimigo. Submissa ao marido, e humilhada por seu desprezo e por sua obsessão por Eva, ela descobre uma chance de ser feliz ao lado de Otávio.

Otávio começa a investigar Antônio San Marino e descobre que foi ele o assassino do pai. O mistério sobre a morte de Eva continua até que a própria reaparece, como Condessa Von Brandenburg, uma poderosa magnata das comunicações interessada em comprar o Correio Carioca. Com o rosto completamente modificado por uma operação plástica, ela revela que teve um caso com San Marino mas que, depois do acidente com Otávio, arrependeu-se e fugiu para o exterior para escapar do assédio do empresário e também para proteger as filhas de sua fúria. Ela conta a Otávio que tem pouco tempo de vida por causa de uma doença respiratória, e revela a Júlia que ela é filha de San Marino.

No capítulo final, depois de ser desmascarado e prestes a ser preso graças a uma fita na qual confessa todos os seus crimes, San Marino tenta fugir levando Eva como refém. Otávio e o empresário se enfrentam no alto do convés de um navio. Durante a luta, Eva se atira sobre San Marino, os dois despencam do convés e morrem. Otávio recupera o direito aos bens que foram de seu pai, e toda a família termina reunida no casamento de Júlia e Chico (Marcos Palmeira), que finalmente se acertam. Bete termina a relação com Raul, mas tem um filho dele. Celi abandona de vez o hábito e fica com Thiago. Na última cena da novela, Gonçala e Otávio aparecem juntos e felizes em um sítio em Araras, região serrana do Rio. Antes de beijar Gonçala, Otávio se vira para a câmera e diz: “Se vamos ser felizes para sempre? Só nos resta tentar. Fazer o que estiver ao nosso alcance, o possível e o impossível. Porque ser feliz é a melhor vingança, que nos perdoem os San Marino e os abutres de plantão”.

Tramas Paralelas:


Correio Carioca:

No Correio Carioca, Júlia Montana disputa ferozmente o posto de estrela da redação com o também repórter Chico Mota (Marcos Palmeira). Extremamente competitivos, eles não conseguem deixar de brigar nem depois que se apaixonam um pelo outro. O romance dos dois sofre a interferência constante da mãe superpossessiva do jornalista, a temperamental Judite (Nicette Bruno), e da ex-mulher de Chico, Lúcia Helena (Júlia Lemmertz) – que ainda é apaixonada por ele e com quem ele tem uma filha, Constancinha (Gabriela Martins). Embora Lúcia e a ex-sogra vivam às turras, não hesitam em aliar suas forças contra Júlia, a quem odeiam. Para piorar, Chico Mota ainda tem de dividir um apartamento minúsculo com o fotógrafo Raul Pedreira (Marcello Novaes) e aguentar as confusões que ele arruma nos seus encontros e desencontros com Beth Montana (Vivianne Pasmanter), por quem é apaixonado.

Além de Chico, Júlia e Raul, também trabalham no Correio Carioca o chefe de redação Wagner Macieira (Hugo Carvana), um solteirão de meia-idade que tenta fazer um bom jornal, apesar da veia sensacionalista imposta por San Marino (Cláudio Marzo); o dublê de repórter e dançarino de gafieira Dino Israel (Otávio Müller); o colunista social e editor de cultura Jacques Delon (Antônio Pedro); a repórter Ana Paula (Carla Regina) e a estagiária Zezé (Thalma de Freitas). Todos são clientes assíduos do Bar e Café Samba Berlim, localizado ao lado da sede do jornal, no bairro da Urca, e administrado pelo ex-marinheiro Tião Alemão (Toni Tornado).

Dança de Salão:

Um dos pontos de encontro de alguns dos personagens de Andando nas Nuvens é a Academia Vargas de Dança de Salão, dirigida pela professora Janete (Eliane Giardini), uma mulher madura e bonita que coleciona casos com homens mais jovens, como o mau-caráter Átila (Taumaturgo Ferreira). As aventuras amorosas da mãe levam ao desespero a filha da professora, a tímida Joana (Fernanda Souza).

Figurino e Caracterização:
O figurino do jovem Thiago, interpretado por Caio Blat, agradou aos mais descolados: roupas de aparência surrada, sandálias, boné, cachos e barba malfeita. O público também curtiu as blusas florais e os acessórios de couro adotados pela ex-noviça Celi (Mariana Ximenes), e aprovou a bolsa estilosa da jornalista Julia (Débora Bloch): uma mochila de couro preta com uma alça única transpassada.

Curiosidades:
Andando nas Nuvens marcou a estreia de Euclydes Marinho como autor principal de telenovelas. As comédias românticas americanas dos anos 1940 e 1950 serviram-lhe de inspiração para a criação da trama.

Com Andando nas Nuvens, Marco Nanini retornou às telenovelas após sete anos trabalhando em minisséries e especiais. O personagem Otávio Montana foi escrito especialmente para o ator.

Um dos diretores da novela, Ary Coslov fez duas participações especiais na trama: no primeiro capítulo, interpretou Gregório Montana, pai do protagonista vivido por Marco Nanini. No último, apareceu como um garçom de uma festa. Na gravação da sequência, Nanini, que estava na mesma cena, brincou: “Que garçom estranho, parece meu pai”. A fala foi para o ar. Dennis Carvalho, por sua vez, gravou a voz do comissário que anuncia a chegada de Júlia (Débora Bloch) ao Rio de Janeiro, no primeiro capítulo.


Júlia Lemmertz trabalhou grávida durante a novela. Nos últimos dias de gravação, como já não era possível esconder a gravidez, a atriz passou a ser focalizada em closes e em outros enquadramentos que escondessem a barriga.

Os atores Caio Blat, Mariana Ximenes e Fernanda Souza estrearam na TV Globo nesta novela.

Andando nas Nuvens foi vendida, entre outros países, para Equador, Grécia, Polônia, Rússia, Uruguai e Venezuela.

Elenco:
Marco Nanini – Otávio Montana
Susana Vieira – Gonçala San Marino
Cláudio Marzo – Antonio San Marino
Débora Bloch – Júlia Montana
Marcos Palmeira – Chico Mota
Vivianne Pasmanter – Elisabete Montana
Marcello Novaes – Raul Pedreira
Mariana Ximenes – Celi Montana
Renata Sorrah – Eva Montana/Condessa Astrid
Júlia Lemmertz – Lúcia Helena
Felipe Camargo – Bob Lacerda
Bruna Lombardi – Frida
Nicette Bruno – Judite Mota
Márcio Garcia – Arnaldo San Marino
Eliane Giardini – Janete Mota
Isabela Garcia – Oneide
Otávio Augusto – Alex
Helena Ranaldi – Dra. Lídia Leblon
Hugo Carvana – Wagner
Lúcia Veríssimo – Flora
Taumaturgo Ferreira – Átila
Caio Blat – Tiago San Marino
Fernanda Souza – Joana
Ana Beatriz Nogueira – Marta
Otavio Muller – Dino
Antonio Pedro – Jacques Delon
Tony Tornado – Tião Alemão
Dalton Vigh – Cícero
Antonio Abujamra – Álvaro
Carla Regina – Ana Paula
Thalma de Freitas – Zezé
Virginia Cavendish – Patrycia
Tonico Pereira – Torquato
José D’Artagnan Junior – Arnon
Silvio Guindane – MC Clayton
Ary França – Juvenal
Pedro Brício – Lilua
Ivone Hoffman – Zelda

Trilha Sonora

Nacional:
Machuca Demais - Alexandre Pires
Não Há Dinheiro Que Pague - Paulo Ricardo
Garganta - Ana Carolina
Resposta - Milton Nascimento 
Rachadinho – Soweto
Me Dê Motivo - Tim Maia
Ouro Pra Mim - Renata Arruda
Indecisão – Netinho
Você Mentiu Pra Mim (You Fooled Me) - Ed Motta
Tempestade – Harmadilha
Gulosa - Fat Family (tema de abertura)
Minha Menina - Maurício Manieri
Mais Uma Vez (Back For Good) - Pepê & Neném
Despertar - Paulo Henrique


Internacional:
True Colors - Phil Collins
You Needed Me – Boyzone
She's All I Ever Had - Ricky Martin
Crush - Jennifer Paige
Te Perdi - Chris Duran
Dust In The Wind - Sarah Brightman
No Scrubs – TLC
Tiembla Mi Piel – Javier
More Than a Feeling - No Mercy
Inevitable (Soft Final Ballad) – Shakira
Wait Till I Get Home - C-Note
I'm Yours - Quincy Jones
Ci Saró (I'll Be) - Mafalda Minnozzi
I Could Be The One - Vanessa Mann
Everything Is Gonna Be Alright - Sweetbox
Delicious - Sweet Tide


Abertura

Chamada de Elenco


Cenas


Último Capítulo




Veja as outras edições do Especial Novelas - O Rei do Gado, Vale Tudo, Uga Uga, Pecado Capital, A Gata Comeu, Guerra dos Sexos, Barriga de Aluguel, A Favorita, Mulheres de Areia, Te Contei?, Estrela Guia, Éramos Seis, Estupido Cupido, Direito de Amar, Belíssima, Anjo Mau, Dona Xepa, Um Anjo Caiu do Céu, Vereda Tropical, Dancin Days, Quatro por Quatro, Coração de Estudante, Tieta, Escrava Isaura, A Próxima Vítima, Mulheres Apaixonadas, A Sucessora, Ti Ti Ti, Vamp, Cabocla, O Astro, Amor com Amor se Paga, Força de um Desejo, Caras e Bocas, Locomotivas, Fera Radical, A Viagem, O Clone, Escalada, Sinhá Moça, Deus nos Acuda, Alma Gêmea, Pecado Rasgado, Roque Santeiro, A Indomada, O Beijo do Vampiro, Sassaricando, Renascer, Ciranda de Pedra, O Salvador da Pátria, Andando nas Nuvens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize