quinta-feira, 26 de setembro de 2013

63 anos da TV Brasileira: Vila Sésamo




O seriado infantil Vila Sésamo começou a ser transmitido em 12 de outubro de 1972. A ideia de criar a adaptação do “Sesame Street” foi de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni), então diretor da Central Globo de Produções e de Claudio Petraglia, diretor da TV Cultura de São Paulo. Na época, a Rede Cultura e a Rede Globo estavam bastante interessadas em adaptar o programa norte-americano. Como a Rede Globo inicialmente não tinha estúdios para filmar o seriado, foi criada uma parceria entre as emissoras. Eis o motivo de Vila Sésamo ter sido exibida pelas duas emissoras até 1974, quando a TV Globo assumiu totalmente a produção do programa.

O cenário de Vila Sésamo era uma vila operária onde conviviam crianças, adultos e bonecos. Muitos destes personagens são lembrados até hoje pelas pessoas que assistiram o seriado quando crianças. Havia Garibaldo (Laerte Morrone), um pássaro gigante bastante levado e desengonçado,que adorava aprender coisas novas. Ele vivia discutindo com Gugu, um boneco bem mau-humorado, que não gostava de sair do barril em que morava. Também existia o Funga-Funga, um Tamanduá bem estranho, que adorava cantar e vivia deprimido, pois não o viam como gente. Era o amigo imaginário de Garibaldo, portanto só aparecia para o amigo e para as crianças.

Além dos bonecos, existiam personagens adultos. Juca (Armando Bógus), um operário que sabia consertar qualquer coisa; ele era casado com Gabriela (Aracy Balabanian), uma moça graciosa, que gostava de praticar ginástica e era uma grande cozinheira. Havia Ana Maria (Sônia Braga), a professora da escolinha de Vila Sésamo, bastante animada e divertida, era a namorada de Antônio, um motorista de caminhão. Ainda existia o Seu Almeida (Manuel Inocêncio), dono da venda da vila. Esses eram os principais personagens do programa, mas ao longo das três fases, Vila Sésamo recebia cada vez mais personagens, pois ainda havia o Edifício (Flávio Migliaccio), o Professor Leão (Milton Gonçalves), o Bruno (Luiz Antonio Angelucci), o Jujuba, o Marinheiro (Antonio Petri), o Bidu (Aziz Bajur) e muitos outros.

Abertura

Veja um capítulo no link > http://www.youtube.com/watch?v=PPAp_eTa7Qw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize