segunda-feira, 21 de abril de 2014

Especial Novelas: Final Feliz (1982)


César (Roberto Maya), um usineiro de açúcar em Pernambuco, vive no Rio de Janeiro com a mulher Maria Luiza (Lilian Lemmertz) e as filhas, Débora (Natália do Vale) e Suzy (Lídia Brondi). Um dia, cansado de sua vida, decide simular a própria morte e assumir outra identidade. César faz isso com a ajuda de França (José Augusto Branco), diretor financeiro da usina de açúcar – que também pertence a Alaor (Milton Moraes). César e França simulam um acidente de carro, que despenca da Av. Niemayer, no Rio de Janeiro, desaparecendo no mar. César deixa Alaor à beira da falência e Maria Luiza e as duas meninas na miséria, transformando inteiramente suas vidas. 

Tramas Paralelas

A volta de César:
O inesperado retorno de César movimenta a trama da novela. Mestre Antônio (Stênio Garcia), pescador cearense e muito amigo de Rodrigo, é quem descobre o paradeiro do empresário. Ele estava em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O pescador avisa imediatamente Rodrigo, que vai atrás do tio. Ao rever o sobrinho, César se diz arrependido do que fez. Confessa que planejou dar o golpe no sócio, enganou a família para poder aproveitar melhor a vida e que voltou ao Brasil depois de gastar na Europa todo o dinheiro que roubou.

Rodrigo decide comunicar à polícia que César está vivo, contando com o apoio de Maria Luiza e suas filhas. Uma nova reviravolta, no entanto, dá um rumo policial à Final Feliz: César é assassinado a tiros, criando um mistério na história que só é desvendado no penúltimo capítulo da novela. França (José Augusto Branco) é o autor dos disparos que matam César. Ele confessa ter assassinado o amigo por não ter aguentado a decepção de ter sido roubado por ele.  

Débora, Suzy e Maria Luiza:
Débora (Natália do Vale), a filha de César (Roberto Maya) e Maria Luiza (Lilian Lemmertz), é uma moça mimada. Apesar de noiva de Guto (Eduardo Lago), é apaixonada por Leandro (Adriano Reys), noivo de sua prima Mirtô (Priscila Camargo). Depois de muitos anos sem se verem, Débora reencontra o primo Rodrigo (José Wilker), irmão de Mirtô. De início, eles antipatizam um com o outro, mas logo se apaixonam e começam a namorar. Vivem como cão e gato, devido ao gênio difícil dos dois.

A doce Suzy (Lídia Brondi) é a heroína romântica do folhetim. Ela e o veterinário Paulo (Buza Ferraz) se apaixonam à primeira vista, mas o romance é conturbado por um equívoco: Paulo acredita estar doente e ter pouco tempo de vida. Com medo de que Suzy sofra muito, ele faz tudo para se afastar dela. Maria Luiza, por sua vez, recuperando-se da desilusão provocada pela suposta morte do marido, conhece o médico Wagner (Walmor Chagas), um homem honesto e sincero. Ela se apaixona por ele, redescobrindo o prazer em viver novamente.

Curiosidades

Ivani Ribeiro é o pseudônimo de Cleide Freitas Alves Ferreira, que então estreava na TV Globo, após uma longa e bem-sucedida carreira em outras emissoras. Começou no rádio, na década de 1950, e, a partir de 1965 passou a escrever telenovelas. Entre alguns de seus sucessos até então estavam A Deusa Vencida (TV Excelsior, 1965), A Muralha (TV Excelsior, 1968) e Mulheres de Areia (TV Tupi, 1973). Final Feliz foi a única novela inédita de Ivani Ribeiro na TV Globo. Os demais trabalhos foram remakes ou adaptações de outros folhetins de sua autoria.

Por sua interpretação como o pescador Mestre Antônio, Stênio Garcia ganhou os prêmios Destaque do Ano e da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). A empatia do personagem e a boa repercussão da novela fizeram com que o ator fosse convidado pelo governo do Ceará para promover o turismo no estado durante um ano. O personagem chegou a dar nome a um prato cearense, o “escaldadinho”. O ator se inspirou em um pescador cearense, Mestre Agripino, e no filme japonês,Dersu Uzala (Akira Kurosawa / 1975) para construir seu personagem.

O comportamento de Rafael (Irving São Paulo), marcado por atitudes infantis e por uma linguagem simples, foi construído sob a consultoria do psiquiatra Stanislau Krinsky.

Final Feliz foi o último trabalho da atriz Elza Gomes, que faleceu em 17 de maio 1984.

Final Feliz foi o primeiro trabalho de ator que Wolf Maya fez com Ivani Ribeiro. Também foi a primeira novela em que exerceu duas funções: as de ator e diretor. Ele interpretou um delegado, e ensaiou seus primeiros textos para a novela com José Wilker (Rodrigo) e adicionou os óculos escuros Ray-Ban ao figurino do personagem.

A novela foi reapresentada entre 3 de setembro de 1984 e 8 de fevereiro de 1985, em Vale a Pena Ver de Novo.

Final Feliz destacou as belas naturais do litoral cearense, como as praias de Morro Branco e Canoa Quebrada. A novela foi vendida para diversos países, como Espanha, Itália, Paraguai, Peru, Portugal e Suíça.

Ações Socioeducativas
Através da personagem Lucinha (Cissa Guimarães), Ivani Ribeiro promoveu uma campanha antitabagismo em Final Feliz, contrariando o merchandising de fabricantes de cigarro, até então habitual nas telenovelas.

Elenco:
José Wilker – Rodrigo
Natália do Valle – Débora
Lilian Lemmertz – Maria Luiza
Buza Ferraz – Paulo
Lídia Brondi – Suzy
Milton Moraes – Alaor
Elza Gomes – Dona Sinhá
Walmor Chagas - Wagner
Stênio Garcia – Mestre Antônio
Adriano Reys – Leandro
Priscila Camargo – Mirtô
Roberto Maya – César Brandão
Célia Biar – Jandira
José Augusto Branco – França
Ênio Santos – Messias
Miriam Pires – Marina
Angelina Muniz – Gláucia
Ney Santanna – Ivan
Francisco Milani – Vasco
Aracy Cardoso – Augusta
Cissa Guimarães – Lúcia
Oswaldo Louzada – Olegário
Irving São Paulo – Rafael
Tetê Pritzl – Ana Maria
Cininha de Paula – Kátia
Patrícia Bueno – Lourdes
Tony Ferreira – Gastão Nicolini
Eduardo Lago – Augusto
Suzana Queiroz - Gaby


Trilha Sonora

Nacional

Coisa Acesa – Moraes Moreira
O Que é Que Há? – Fábio Jr.
Sinal de Amor – Gilliard
Verbos do Amor – Gal Costa
Down Em Mim – Barão Vermelho
Menino Deus – A Cor do Som
Flagra – Rita Lee
Exemplo – Ângela Maria e Cauby Peixoto
Embarcação – Francis Hime
Quebra Gelo – Renato Terra
Simples Carinho – Ângela Rô Rô
Pensamento – Fagner
Lençóis de Linho - Billy Blanco
Prazer e Viver – Paulinho Boca de Cantor
Sublime Amor – Paulo Soarez


Internacional

Try My Side – The Chi-Lites
Got To Be There – Chaka Khan
Everybody – Madonna
It Started With a Kiss – Hot Chocolate
Never Gonna Let You Go – Sérgio Mendes
Saddle Up – David Christie
Let's Get Started – Voyage
Maneater – Daryl Hall & John Oates
I'm Never Gonna Say Goodbye – Billy Preston
Don't Go – Yazoo
Bluer Than Blue – Ruby Wilson
The Lion Sleeps Tonight – Smoothsayer
On My Own – Montezuma
Knock Me Out – Gary Gang

Abertura 

Cenas finais de Débora e Rodrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize