sexta-feira, 25 de abril de 2014

Obama diz que China já reconhece que a Coreia do Norte é uma ameaça


O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse esta sexta-feira que a China “começa a reconhecer que a Coreia do Norte é não só uma dor de cabeça mas uma ameaça significativa para a segurança”. Na Coreia do Sul, a segunda etapa da sua viagem aos países aliados dos Estados Unidos na Ásia, Obama disse que Pequim é “fulcral” para conter os norte-coreanos que já realizaram três testes nucleares e poderão estar a preparar um quarto.


A questão norte-coreana foi o centro da reunião entre o Presidente norte-americano e a chefe de Estado sul-coreana, Park Geun-Hye. Dias antes da chegada de Obama, o Governo de Seul anunciara ter detectado grande movimentação nos locais do Norte onde se realizaram os testes nucleares e advertia que um novo ensaio poderia estar em preparação.

Os analistas explicaram, porém, que as movimentações fazem provavelmente parte de intimidação e que só deverão durar o tempo que Obama estiver na Ásia. O Governo de Pyongyang, liderado por Kim Jong-un (o terceiro dirigente da dinastia Kim), criticara a viagem do Presidente americano e classificara a sua ida à Coreia do Sul como uma provocação que traria “nuvens negras à questão nuclear”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize