segunda-feira, 28 de abril de 2014

Biblioteca Virtual: A Terceira Xícara de Chá

Título: A Terceira Xícara de Chá

Autor: Greg Mortenson e David Oliver Relin
Editora: Ediouro
Número de Páginas: 343

O livro conta a história verídica de um montanhista inspirado pela trágica morte da irmã em 1992, que inicia o projeto de escalar o K2 no Paquistão, a segunda montanha mais alta do mundo. Após 78 dias de escalada, o norte-americano Greg Mortenson se encontra exausto, abatido e emocionalmente cansado. Um homem da região se torna amigo dele e o ajuda a se recuperar em  uma aldeia, nas encostas do Himalaia. Tocado pela brutal pobreza da região, Greg decide dedicar sua vida estabelecendo escolas para meninas em zonas remotas da Ásia Central, principalmente na região paquistanesa e no vizinho Afeganistão.

Vendendo tudo que tinha, que não era muito, começa uma das campanhas humanitárias mais notáveis de nossos dias. Nestas remotas vilas, Greg é uma lenda viva e um herói pelo seu trabalho de construir escolas. Sendo um dos poucos estrangeiros na região, foi vítima de sequestro por militares extremistas, além de ameaças de morte pelos seus compatriotas norte-americanos, mas em vez de desistir, ganhou a confiança e o respeito de líderes islâmicos, comandantes militares, líderes tribais, entre outros. Em 2004, Mortenson já inaugurava 34 escolas.  A maioria de suas escolas são as primeiras que se estabeleceram na região. Uma história inspiradora.


O livro também conta também sobre as severas ortodoxas escolas religiosas , mas o que chama mais a atenção, são os personagens que aparecem ao longo das páginas, como os anciãos tribais, o taxista que tornou-se seu guardião, entre outros. Um livro que mostra o quão é importante a educação e como ela pode substituir armas e violência, por livros e fundamentalismo por leitura.  Super recomendo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize