segunda-feira, 7 de abril de 2014

Especial Novelas: Tropicaliente (1994)


O litoral cearense serviu de pano de fundo para histórias de amor marcadas pelas diferenças de classe. No início da novela, a rica e rebelde Letícia (Silvia Pfeifer) tem 17 anos e, contrariando a vontade do pai, o industrial Gaspar (Francisco Cuoco), abandona a família e o conforto em que vive para morar em uma cabana de praia com seu grande amor, Ramiro (Herson Capri), um pescador sete anos mais velho do que ela. Um dia, Ramiro sai para pescar e acaba passando três meses em alto-mar. Certa de ter sido abandonada por seu amor, Letícia decide voltar para a casa dos pais e terminar os estudos fora do Brasil. Quando Ramiro retorna, não encontra Letícia e conclui que o romance entre os dois não passara de um capricho de uma jovem rica e mimada.


Anos mais tarde, Letícia volta ao Brasil, viúva e mãe de dois filhos, Vitor (Selton Mello) e Amanda (Paloma Duarte). Ela recebe do pai a tarefa de cuidar do estaleiro e da indústria pesqueira da família, no Ceará. Quando chega ao Nordeste, ela reencontra Ramiro, que se tornou líder de uma comunidade de pescadores, casou-se com Serena (Regina Dourado) e também teve dois filhos, Açucena (Carolina Dieckmann) e Cassiano (Márcio Garcia). Apesar do amor e do respeito por Serena, mulher valente e companheira, Ramiro sucumbe à paixão por Letícia. Como o pescado da aldeia é vendido pela empresa de sua família, eles acabam se aproximando. A paixão entre os dois gera diversos conflitos e faz Serena sofrer. No final da novela, após muitas idas e vindas, Ramiro decide ficar ao lado de Serena, sua fiel companheira.

Tramas Paralelas:

Fraçois e Letícia:
Paralelo à história de amor com Ramiro (Herson Capri), Letícia (Silvia Pfeifer) faz tudo para escapar das investidas de François (Victor Fasano), um mau-caráter que quer conquistá-la a todo custo, apenas de olho em sua fortuna. Para tal, François conta com a ajuda do trambiqueiro Franchico (Cássio Gabus Mendes), cujas artimanhas renderam muitas cenas de humor à novela. Ao longo da trama, François se revela verdadeiramente apaixonado por Letícia, que, afinal, decide dar uma chance a ele.

Franchico:
Outra trama de destaque em Tropicaliente é a do romance entre os filhos de Letícia e Ramiro, Vitor (Selton Mello) e Açucena (Carolina Dieckmann). Vitor tem problemas psicológicos e culpa a mãe pela morte do pai. Com os encantos de um jovem da cidade grande, ele acaba conquistando o coração de Açucena, uma menina doce e ingênua. Quando conhece Franchico, no entanto, Açucena fica dividida entre os dois amores. Trambiqueiro, mas divertido e sedutor, Franchico se apaixona perdidamente pela jovem. Ao longo da novela, o personagem mostra que, na realidade, não é mau-caráter e acaba conquistando a simpatia do público. Mesmo insegura, Açucena decide marcar o casamento com Vitor. No último capítulo, entrando na igreja de véu e grinalda, ela decide ficar com Franchico. Açucena deixa Vitor no altar e corre para os braços de seu verdadeiro amor. 

Outro casal de destaque na história é Cassiano (Márcio Garcia) e Dalila (Carla Marins), filha do pescador Samuel (Stênio Garcia), grande amigo de Ramiro. O casal protagonizou diversas cenas de amor nas belas paisagens cearenses. A relação sensual, alegre e apaixonada dos dois fez sucesso com os telespectadores.

Produção:
A cidade cenográfica de Tropicaliente tinha 3.000 m² e foi construída na praia de Porto das Dunas, no município de Aquiraz, perto de Fortaleza, capital do Ceará. Era uma vila de pescadores, com casas com detalhes coloridos que davam uma atmosfera caribenha ao cenário. Os interiores das casas foram montados em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Os atores deixavam a capital carioca alguns dias a cada mês para gravar cenas em Fortaleza. A produção da novela contou com a ajuda do governo do Ceará. A exibição da trama aumentou o turismo no Nordeste, especialmente no estado. Nos meses de baixa temporada, em que Tropicaliente foi ao ar, os hotéis ficaram lotados e o movimento de turistas foi 30% superior ao dos anos anteriores.

Curiosidades:

Walther Negrão inspirou-se nas paisagens caribenhas para escrever a trama das 18h.

O capixaba Stênio Garcia (Samuel) se orgulha de ele e o diretor artístico Paulo Ubiratan, um paulista, terem recebido o título de cidadãos do município de Beberibe, no Ceará, por conta da novela.

Stênio Garcia aprendeu a jogar tarrafa a partir do seu convívio com os pescadores.


Tropicaliente marcou a estreia dos atores Márcio Garcia, Giovanna Antonelli e Daniela Escobar em novelas da Rede Globo.

A novela foi reapresentada entre 20 de março e 07 de julho de 2000, em Vale a Pena Ver de Novo.

Tropicaliente foi exibida na Bolívia, Chile, Chipre, Guatemala, Indonésia, Nicarágua, Noruega, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Rússia, Turquia, Uruguai e Venezuela. Na Rússia, teve um grande sucesso, sendo exibida duas vezes. Lá recebeu o título de Tropikanka e registrou bons índices de audiência na emissora ORT.

Elenco:
Herson Capri – Ramiro

Sílvia Pfeiffer – Letícia
Regina Dourado – Serena
Cássio Gabus Mendes – Franchico
Francisco Cuoco – Gaspar Velásquez
Vitor Fasano – François
Nívea Maria – Soledad
Stênio Garcia – Samuel
Vranca de Camargo – Stella Velásquez
Carla Marins – Dalila
Selton Mello – Vitor
Paloma Duarte – Amanda
Carolina Dieckmann – Açucena
Márcio Garcia – Cassiano
Natália Lage – Adrenalina (Ana Carolina)
Cleyde Blota – Ivanilda
Ana Rosa – Ester
Edney Giovenazzi – Bonfim
Carolina Ferraz – Soraya 
Leila Lopes – Olívia
Guga Coelho – Pessoa
Gabriela Alves – Pitanga
Cinira Camargo – Manuela
João Carlos Barroso – Pimpinella
Karina Perez – Lilian
Lu Martan – Fred
Nelson Dantas – Velho Buja
Ricardo Pavão – Damasceno
Antônio Grassi – Conrado
Lúcia Alves – Isabel
Márcia Barros – Inês
Ilva Niño – Neide
Daniela Escobar – Berenice
Mônica Fraga – Janaína
Giovanna Antonelli – Benvinda
Francisco Sanches - Manjubinha


Trilha Sonora:


Nacional
Capa: Paloma Duarte

Meu Amor, Não Vá Embora - Beto Barbosa

Pensamento - Cidade Negra
Menina - Netinho
A Praieira - Chico Science e Nação Zumbi
Sim Ou Não – Djavan
Não Dá Para Mim – Megabeat
Coração da Gente - Elba Ramalho
Tanta Solidão - Roberto Carlos
Menino Lindo - Flor de Cheiro
Muito Romântico - Maurício Mattar
Princesa - Jorge Ben Jor
O Bem do Mar - Dorival Caymmi
Praia Nua - Jorge Vercilo
Swing da Aldeia - A Caverna


Internacional

Capa: Herson Capri

Porque Te Vas - Jose Luis Perales

Conga - Gloria Estefan
Ansiedad de Besarte - Nat King Cole
Piel Canela - Linda Ronstadt
Quien Me Tienda La Mano Al Pasar - Pablo Milanés
La Magia Del Ritmo - Marie Claire D'Ubaldo
Años - Mercedes Sosa & Pablo Milanés
Viviré - Juan Luis Guerra
La Gota Fria - Carlos Vives
El Dia En Que Me Quieras - Luis Miguel
Cuando Calienta El Sol - Trini Lopez
Nosotros - Eydie Gormé & Trio Los Panchos
Oye Como Va – Santana
El Reloj - Francisco Xavier
De Que Callada Manera - Ana Belén & Pablo Milanés
Canción Por La Unidad Latinoamericana - Pablo Milanés

Abertura:

Chamada de Elenco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize