segunda-feira, 2 de junho de 2014

Snowden diz que tinha cargo alto na NSA e pede asilo ao Brasil


O ex-técnico da CIA Edward Snowden disse em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, que tinha um cargo de alto nível na NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) e a vida na Rússia é melhor do que ir para a cadeia. Ele também pediu asilo no Brasil.

"Não é tão ruim quanto parece, discordo de muitas coisas que o governo [russo] faz, mas é bem melhor que a cadeia", disse o ex-agente americano. "Eu nunca escolhi ir pra Rússia. Eu estava a caminho do Equador quando os EUA cancelaram meu passaporte de propósito para me fazer parecer um espião russo."

A fonte que revelou ao mundo o esquema de espionagem realizado pelos EUA disse que o governo americano tentou minimizar seu papel dentro da NSA. "Eu tinha um cargo alto na NSA, é um erro amplificado no mundo todo", acrescentou.  

Segundo o jornalista Glenn Greenwald, há mais documentos que comprovariam a espionagem do governo americano no Brasil. Na entrevista, Snowden rechaçou trocar o asilo por documentos que supostamente teria em seu poder, mas admitiu que gostaria de ser acolhido no Brasil -- seu asilo temporário na Rússia expira em agosto. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize