Morreu na manhã deste sábado (27), em Salvador, a atriz baiana Regina Dourado, aos 59 anos, segundo informações de familiares. Ela lutava contra um câncer descoberto em 2003 e estava internada há uma semana no Hospital Português, na capital baiana.
A atriz Regina Maria Dourado, conhecida como Regina Dourado, nasceu em 22 de agosto de 1953, em Irecê, Bahia. Aos 15 anos, deu início à carreira de atriz, na Companhia Baiana de Comédias, sob a direção de Leonel Nunes. Na mesma época estudava canto e dança e, em sua trajetória artística, participou do Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal de Bahia, do Coral Ars Livre e do Grupo Zambo. Regina Dourado estreou na televisão no especial “A Morte e a Morte de Quincas Berro D`água”, dirigido por Walter Avancini em 1978, e no ano seguinte faz sua primeira novela, “Pai Herói”, de Janete Clair. Na seqüência esteve em "Cavalo Amarelo" (1980) e "Rosa Baiana" (1981), mas brilhou mesmo em 1992, como a inesquecível personagem Lara Sereno de “Pão Pão, Beijo Beijo”.
Sua carreira na televisão é marcada por vários personagens em mais de 20 trabalhos entre novelas e minisséries. Ainda na Globo, atuou, dentre outras, nas novelas “ Felicidade” e "Renascer" como a personagem Morena, que era mulher que Deocleciano (Roberto Bomfim) que a tira do bordel de Jacutinga (Fernanda Montenegro), e com quem se casa. Mas ela não é feliz porque não realiza seu maior desejo: ser mãe. Em 1994 atuaou na novela "Tropicaliente" formando um triângulo amoroso com Herson Capri e Silvia Pfeiffer. Em "Explode Coração" fez um dos personagens mais marcantes de sua carreira, a Luzineide. Quem não se lembra da atriz ao lado de Rogério Cardoso, o Salgadinho? O bordão Stop Salgadinho! pegou o público de jeito.
Em 1996 fez uma pequena participação na novela "Rei do Gado". Em 1997 foi escalada para a novela “Anjo Mau”. No remake de Maria Adelaide Amaral, Regina interpretou a mãe da babá Nice (Glória Pires). Outras novelas que Regina dourado participou foram “Esperança" e “América”. Entre seriados e minisséries alguns destaques são: “Lampião e Maria Bonita”, “O Pagador de Promessas”, “O Sorriso do Lagarto” e “Tereza Batista”. Além da TV Globo, Regina Dourado fez a novela “Seus Olhos”, no SBT (2004). Na TV Record desde 2006, Regina Dourado atuou em "Bicho do Mato", e, em 2007, esteve no elenco da novela “Caminhos do Coração”. Em 2011, Regina Dourado participou da encenação da Paixão de Cristo, em Salvador, no papel da Virgem Maria. Aos 59 anos, recuperando-se de um segundo câncer, diagnosticado em 2010, Regina faleceu na manhã deste sábado, deixando grandes interpretações na memória do brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário