terça-feira, 9 de julho de 2013

Especial Novelas - Deus nos Acuda (1992)


Deus nos Acuda conta a história de Celestina (Dercy Gonçalves), um anjo responsável pelo Brasil. Ao ser ameaçada por Deus de ser enviada para o país que deveria ajudar a crescer, ela entra em desespero e procura o anjo Gabriel, seu amigo (Cláudio Corrêa e Castro). Para ajudar Celestina, Gabriel pede ao Todo-Poderoso que a deixe ficar no céu por mais seis meses. Deus, no entanto, impõe uma condição: Celestina terá que tornar um cidadão brasileiro mais honesto, digno e solidário, sem desrespeitar o livre-arbítrio que todo ser humano deve ter. 

Cláudia Raia, Edson Celulari e Dercy Gonçalves
Para cumprir sua missão, Celestina escolhe a trambiqueira Maria Escandalosa (Cláudia Raia), uma jovem carismática, bonita e com bom coração, filha do também trapaceiro Tomás Euclides (Jorge Dória). Convencida de que transformará o caráter da moça, Celestina desobedece às leis divinas e a salva de uma explosão, passando a zelar pela vida da jovem na Terra. A trambiqueira, no entanto, não sabe que é objeto da atenção divina e muito menos que é vigiada dia e noite. 

Glória Menezes, Francisco Cuoco e Marieta Severo
Além de Celestina, outro personagem invade a vida de Maria Escandalosa. Trata-se do milionário Ricardo (Edson Celulari), o filho mais velho de Otto Bismark (Francisco Cuoco). Maria conhece o rapaz e se apaixona perdidamente por ele. Seu sentimento é correspondido, mas ela não consegue revelar para Ricardo que ganha a vida aplicando golpes e, por conta disso, vive um romance conturbado, cheio de segredos. A empatia do casal foi enorme e fez sucesso com o público. 

Aracy Balabanian, Jorge Dória e Claudio Correa e Castro
Tramas Paralelas:

Fama de Barba Azul 
Outra trama de destaque na novela envolve Otto Bismark, um viúvo acusado de matar suas ex-mulheres. Sobre ele pesam as piores acusações, mas ninguém consegue provar nada. Baby Bueno (Glória Menezes), cunhada de Otto, é uma das muitas pessoas que tentam colocar o milionário na cadeia. Ela volta ao Brasil para fazer justiça à irmã, mas tem que enfrentar uma oponente de peso: Elvira (Marieta Severo), a secretária de Otto, que, além de fiel ao chefe, é apaixonada por ele. No final da história descobre-se que Otto tem bom caráter. Ele e Baby se envolvem e iniciam um romance. Já a mau-caráter Elvira tem um destino trágico. Depois de fugir do país e virar guia turístico, vigiada pelos anjos, ela é transformada em estátua de pedra, na forma de um leão. Em seguida, a estátua explode, e Elvira torna-se pó.  


Dona Armênia e seus “filhinhas” 
O autor Silvio de Abreu recriou na trama a personagem dona Armênia, interpretada por Aracy Balabanian na novela Rainha da Sucata (1990), e seus filhos Gérson (Gerson Brenner), Gera (Marcello Novaes) e Gino (Jandir Ferrari). Abandonada pelos três rapazes, ela volta em Deus Nos Acuda como dona da pensão onde moram Maria Escandalosa (Claudia Raia) e seu pai, Tomás Euclides (Jorge Dória). Em determinado momento da história, Gino faz uma viagem para a Europa e volta travestido de “Gina”. Gina desperta a paixão do malandro Wagner (Paulo César Grande), que fica encantado com a moça sem saber que, na realidade, trata-se de um homem. No último capítulo, Gina revela para Wagner que é homem, e os dois caem na briga. 

Gerson Brenner, Jandir Ferrari e Marcello Novaes
A Cara do Brasil Deus nos Acuda abordou temas de relevância social por meio do videomaker Igor, personagem de Cláudio Fontana, que ia para as ruas e colhia depoimentos para um documentário. Os depoimentos mostrados na trama eram reais. Através dos vídeos, o autor abriu espaço para o povo falar dos problemas brasileiros – como a realidade das filas do Inamps (precursor do SUS) –, e até da própria novela. No final da trama, houve uma festa para comemorar o lançamento do vídeo A Cara do Brasil. 

Ary Fontoura, Louise Cardoso e Diogo Vilela

Cláudia Raia e Edson Celulari
Produção:A novela teve cenas gravadas no exterior. As externas do cruzeiro em que Maria (Claudia Raia) e Ricardo (Edson Celulari) se apaixonam foram gravadas no navio Norway, no Caribe. As sequências de interior foram todas feitas em estúdio. Os cenários reproduziram fielmente os corredores e quartos do navio.

Claudio Correa e Castro e Dercy Gonçalves
Cenografia e Produção de Arte
O cenário do céu era branco, cercado de luzes, transparências e objetos brilhantes e metálicos. A sala de trabalho de Celestina (Dercy Gonçalves) e Gabriel (Cláudio Corrêa e Castro) eram bem diferentes. Celestina ficava instalada no corredor do Terceiro Mundo e tinha uma sala bagunçada, repleta de aparelhos de televisão velhos e danificados. O visual lembrava uma repartição pública, um deboche com o atraso tecnológico dos países mais pobres. Gabriel, por sua vez, ficava no corredor do Primeiro Mundo, e assistia a tudo o que acontecia na Terra através de sofisticados equipamentos, repletos de comandos e controles de última geração. Para dar a impressão de que o cenário estava sobre nuvens, a produção usou gelo seco. Foram necessários mais de 600 kg nos primeiros dias de gravação. 

Curiosidades:Deus nos Acuda estreou com grande repercussão por ser vista como uma crítica aos escândalos de corrupção que pipocavam no momento. Um mês após sua estreia houve o impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, que, segundo Silvio de Abreu, esvaziou um pouco a discussão da trama. Para o diretor Jorge Fernando, porém, a abertura da novela, que mostrava o Brasil mergulhado em um mar de lama, era muito mais crítica que a novela em si, que não abordava o tema em profundidade. Segundo ele, passou a existir uma cobrança de que a novela fosse mais incisiva nas críticas. 

A comediante Dercy Gonçalves, com 86 anos na época, contou com a ajuda dos atores Luís Carlos e Luci Fontes nas gravações. Eles liam as falas para ela num ponto eletrônico. Silvio de Abreu afirma que, como já havia assistido a muitas peças estreladas por Dercy, conseguia escrever exatamente como ela falava, isto é, intercalando assuntos e fazendo piadas. 

Marisa Orth
Alcides Nogueira afirma que Deus nos Acuda reuniu, pela primeira vez, o trio de autores formado por ele, Silvio de Abreu e Maria Adelaide Amaral. Os três voltariam a trabalhar juntos em outras novelas. 

Aracy Balabanian conta que, antes de começar a gravar a novela, Dercy Gonçalves foi taxativa ao dizer-lhe que era um absurdo ela voltar a fazer Dona Armênia porque “não se repete sucesso”, e profetizando que não daria certo. Depois que a personagem foi para o ar e voltou a ter uma ótima repercussão, a comediante fez questão de enviar um buquê de flores para a atriz, acompanhado de um bilhete carinhoso parabenizando pelo trabalho e onde também se lia: “Que bom que eu me enganei”. 

Claudia Raia aprendeu a andar de bicicleta por conta da trambiqueira Maria Escandalosa. Tudo porque Silvio de Abreu idealizou a personagem em cenas que lembrassem a atriz italiana Sophia Loren em alguns de seus filmes. 

Depois de protagonizarem o romance de Maria Escandalosa e Ricardo Bismark na novela, Claudia Raia e Edson Celulari se casaram na vida real. 

Abertura:A abertura de Deus nos Acuda satiriza a corrupção no Brasil mostrando um mar de lama invadindo o salão em que se realiza uma festa da alta sociedade. O set de gravação foi construído como uma gaiola suspensa sobre uma piscina, com o chão feito de arame vazado para permitir que a lama – isopor ralado, anilina e álcool – cobrisse os convidados à medida que o cenário era mergulhado na piscina. Em seguida, por computação gráfica, um rodamoinho misturava o salão a outros elementos, como aviões, iates e lanchas, e tudo ia sendo escoado por um ralo, que, ao final, transformava-se no contorno do mapa do Brasil. O país que desce pelo ralo, na realidade, é um tanque em forma de Brasil, com água marrom descendo até o fundo. 


Ações Socioeducativas:O personagem Nicolau (João Rebello), um trombadinha adotado por Baby (Glória Menezes), foi criado para se falar do problema do menor abandonado e do preconceito social que o cerca mesmo depois da adoção.

Elenco:
Glória Menezes – Baby Bueno
Francis Cuoco – Otto Bismark
Marieta Severo – Elvira
Cláudia Raia – Maria Escandalosa
Edson Celulari – Ricardo Bismark
Dercy Gonçalves – Celestina
Claudio Correa e Castro – anjo Gabriel
Cláudio Fontana – Igor
Jorge Dória – Tomás Euclides
Aracy Balabanian – Dona Armênia
Ary Fontoura – Félix
Louise Cardoso – Gilda
Carmem Verônica – Xena
Diogo Vilela –Danilo
Marisa Orth – Valquíria
Emiliano Queiroz – Quaresma
Regina Braga - Clarisse
Cristina Mutarelli – Laureta
Gerson Brenner – Gerson
Jandir Ferrari – Gino / Gina
Marcello Novaes – Gera
Maria Cláudia – Kelly Garcia
Gracindo Junior – Heitor Garcia
Flavio Silvino – Hugo
Adelaide Chiozzo – Juscelina
Luigi Baricelli – Zelito
Jairo Matos – Ivan
Edgar Amorim – Jasão
Mylla Christie – Ully
Oscar Magrini – Marco
Marcela Muniz – Edith
Eduardo Martini – Querubim
Hilda Rebello – Violante
Paula Manda – Sabrina
Paulo César Grande – Wagner
Raul Gazolla – Paco
Fernanda Rodrigues – Eduarda
João Rebello – Nicolau
Tatiana Issa - Yeda


Trilha Sonora:
Nacional:
Não Olhe Assim - Leandro & Leonardo
Rio e Canoa - Fábio Junior
Ainda Lembro - Marisa Monte e Ed Motta
Deus Nos Acuda - Tadeu Matthias
Vento Ventania - Biquíni Cavadão
Falso - Brigitte
Heaven Seven - A Caverna
Brigas - Altemar Dutra e Cauby Peixoto
La Barca - Luis Miguel
Maria Escandalosa - Ney Matogrosso
Taça de Veneno- Guilherme Arantes
Paixão Esquecida - Yahoo
Canta Brasil - Gal Costa
Balada do Otto - A Caverna


Internacional:
Would I Lie To You - Charles & Eddie
Mr. Loverman - Shabba Ranks
Friday I'm in Love - The Cure
Bang Bang - David Sanborn
I Fall All Over Again - Dan Hill
I Get a Kick Out Of You - Louis Armstrong & Oscar Peterson Trio
Hard Fight - Lorrie Company
Cry Baby - Information Society
My Lovin' (You're Never Gonna Get It) - En Vogue
You Won't See Me Crying - Wilson Phillips
Work To Do - Vanessa Williams
Good Enough - Bobby Brown
Decadence Avec Elegance - Deborah Blando
Frantic Temptation - Peter Trad

Abertura

Cenas

Gloria Menezes e Francisco Cuoco

Cenas:

Claudia Raia e Jorge Dória

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize