sexta-feira, 26 de julho de 2013

Sopas são dicas para o cardápio saudável do inverno


Leves, nutritivas, práticas ou sofisticadas, as sopas conquistaram seu espaço, principalmente no inverno, quando se transformam num dos principais pratos da estação. A sopa pode ir além de uma refeição saborosa. Basta possuir uma composição correta de ingredientes que podem trazer diversos benefícios à saúde, como reposição de nutrientes e auxílio na perda ou ganho de peso, por exemplo.

Batata, macarrão, e mandioquinha são ótimas fontes de energia. A nutricionista Daísa Pinhal, do Oba Hortifruti, ressalta seus valores nutricionais: "Ricos em carboidratos, podem ser consumidos com moderação, substituindo outros alimentos, como pão e arroz". Ela também lembra dos benefícios da carne branca, que é rica em proteínas, zinco e ferro, além de ser digerida mais facilmente que a carne bovina. Reaproveitar alimentos também é uma boa opção. "Folhas e talos de brócolis são excelentes fontes de ferro, fibra, cálcio e magnésio. As sementes de abóbora também podem ser acrescentadas nas sopas. Elas podem ser torradas, depois moídas e usadas para substituir o sal no tempero de comidas", destaca a nutricionista.

O gengibre, por exemplo, está diretamente relacionado à perda de peso. A nutricionista da Risa Restaurantes, Suzana Lima, recomenda a raiz porque "acelera o metabolismo, a queima de calorias, reduz a gordura localizada, controla a ansiedade e ainda aumenta a sensação de saciedade. Também é considerado um excelente anti-inflamatório".

Um comentário:

  1. Adorei! Sou fã de sopa e nesse tempo chuvoso, cai muito bem uma sopinha. E, segundo li nessa página, pode até ajudar a emagrecer. Como não amar a sopa?

    ResponderExcluir

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize