quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Ucrânia anuncia cessar-fogo permanente


O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, anunciou nesta quarta-feira um cessar-fogo permanente acordado com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. O acordo foi firmado por telefone entre os dois líderes, segundo um comunicado emitido pela presidência ucraniana. O porta-voz do Kremlin confirmou que Putin discutiu com Poroshenko uma solução para o conflito na Ucrânia, mas negou que se tratasse de um cessar-fogo, já que "a Rússia não é parte do conflito". O conflito na Ucrânia opõe as tropas oficiais do governo ucraniano e militantes rebeldes separatistas pró-Rússia. A Rússia é acusada de apoiá-los; no entanto o Kremlin sempre negou esta relação.

O anúncio já teve repercussões no mercado financeiro europeu, com alta do euro diante das outras moedas. Havia temores de que um prolongado conflito na Ucrânia pudesse prejudicar a economia europeia, ao abalar as relações comerciais da Europa com a Rússia. Ainda nesta quarta-feira, o presidente Barack Obama se encontra com líderes da aliança militar Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na Estônia.

A crise na Ucrânia começou no ano passado, quando a Ucrânia desistiu de aprofundar relações diplomáticas com a Europa, preteridas em favor de acordos bilaterais com a Rússia. Essa reaproximação com a Rússia indignou muitos ucranianos que foram às ruas de Kiev. Em fevereiro, eles derrubaram o presidente Viktor Yanukovych, visto como aliado do Kremlin. A queda de Yanukovych provocou um conflito entre dois grandes grupos no país - os nacionalistas ucranianos e os ucranianos de ascendência russa -, alguns deles formando milícias separatistas. Em março, a Rússia anunciou a anexação da Crimeia, região na península do Mar Morto com grande população russa. A medida foi amplamente condenada por países da aliança militar Otan.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize